Castello Sonnino, não só um castello, mas um lar.
O Castello Sonnino é um verdadeiro e maravilhoso castelo onde moram um casal de amigos, o Barão e Baronesa de Renzis Sonnino, coisas da Toscana.
Já falei sobre o castello e a torre que alugam neste post AQUI. Os apartamentos da torre são lindos e a propriedade fica no meio da campanha Toscana a só 20 minutos de Florença.
Há algumas semanas atrás fomos jantar lá. Aproveitei para fotografar a casa também, que é elegantérrima como também seus donos. Caterina é uma das mulheres mais chiques que conheço em Florença e Alessandro é um verdadeiro dandy.
Parece incrível que se possa viver em uma estrutura histórica destas (o castelo é do Séc. XVI) de forma tão aconchegante e que a gente possa fazer parte disto!!
Vejam o que vocês acham…
Daí a Caterina nos levou para ver a cantina com o vinho, azeite e seu atelier onde ela desenha etiquetas para vinho.
E acabam de abrir um pequeno restaurante onde também fazem o wine tasting…
Dalí voltamos para a casa jantar. E olhem o que nos esperava…que mesa!!
Que tal? Gostariam de se hospedar neste castelo? Vejam este post AQUI.
O site do Castello Sonnino é esse AQUI.
Cleo
3 de July de 2013Que maravilhoso o lugar, parece sim bem aconchegante e acolhedor. E vc linda e elegante como sempre.
consueloblog
4 de July de 2013Obrigada Cleo! bjs c
Alexandra
3 de July de 2013Tô bem corridinha hoje, mas quando ví no facebook não resisti. Vim dar uma olhada, mas voltarei com tempo para ver cada uma das fotos em detalhes (vc sabe que adoro). Não tenho adjetivos para tanta beleza. Me sinto mesmo privilegiada em ter acesso, através de uma querida amiga, a tanto requinte, beleza e aconchego.
Obrigada, obrigada e obrigada.....
Beijos sempre carinhosos.
consueloblog
4 de July de 2013Oi Ale...volte sim com calma e me diga qual detalhe mais gostastes!! bjs c
Rosália Moreira
3 de July de 2013Boa tarde Consuelo!
Ainda bem que o jantarzinho era informal! Nem quero imaginar se não fosse ...
Não é pela questão de ser um castelo, mas em cada ambiente fotografado pela Consuelo senti que este é um lugar a que eu podia chamar "a minha casa " . Por isso entendo, tão bem, o título deste material: "Castello Sonnino, não só um castello mas um lar".
A velha tijoleira, em ziguezague, que cobre os chãos, traz-me recordações da minha infância, não de castelos mas de casas simples de uma família remediada. É estranho, mas bom, ver dependências nobres de um castelo com um chão desses que eu sempre adorei. Cada detalhe da decoração é perfeito, para mim. E tudo parece tão vivido. É claro que não conheço a Caterina, mas quando cheguei à foto dela no lagar de azeite pensei: não sou loura mas o casaco, a camisa, os fios ... são o meu género de coisa. E se foi ela que pôs a mesa para o jantar, então não digo mais nada. A decoração estava ... de sonho: arranjos florais, velas em castiçais, velas em candelabros, centro de mesa com querubins ... e no entanto o conjunto resultou de uma leveza e informalidade inescidíveis.
O bengaleiro deixou-me sem fôlego, com todos aqueles chapéus, bengalas, guarda-chuvas e sombrinhas ... e o casacão!!????.
Como já referi, todos os ambientes me tocaram, por uma ou outra razão. Mas a salinha da foto nº 12 é a minha devoção. Podia escrever um livro sobre ela, só pelo que adivinho com aquela perspectiva desde a porta: a história daquela racha enorme que desce do tecto pela parede, os segredos contados no recanto daquela janela ...
Ah, Consuelo, Consuelo! Você é uma contadora de histórias. E os nossos corações, os corações do salotto, certamente que ainda guardam alguma inocência e magia de infâncias longínquas, pois sabemos que todas essas fantásticas aventuras que vivemos, em conjunto, através das suas palavras e fotos, não passam da mais perfeita ... realidade.
Obrigada querida.
Rosália
P.S. O seu visual do dia estava perfeito. E desta vez o toque especial não foi dado pelo lencinho na cintura mas sim pelo sapatinho vermelho. Adorei.
P.S A Caterina é mesmo uma artista. Os rótulos são lindérrimos. Parabéns para ela.
consueloblog
4 de July de 2013Rosália adoro a poesia que vc vê em tudo! bjs c
Mar
5 de July de 2013Que lindo,Rosália...
Cassiano Lopes
3 de July de 2013Que sonho de lugar e me hospedaria por aí com o maior prazer! Bjocas. Cassi.
Cassiano Lopes
3 de July de 2013Tudo lindo! Adorei os castiçais de prata na mesa. MARAVILHOSOS!
consueloblog
4 de July de 2013Tudo lindo, com história e de um gosto impecável! bjs c
consueloblog
4 de July de 2013E podes!! Vc viu o outro post? Tem quartos na torre que ela aluga!! bjs c
Bianca Zaramella
3 de July de 2013Nossa,
quero ir pra lá agoraaaa!
consueloblog
4 de July de 2013hahahha!! Venha!!! Pode-se alugar um lindo apartamento dentro da torre! bjs c
MARIA TEREZA
3 de July de 2013Maravilhoso,Consuelo !
Adoro estes passeios a lugares tão lindos a que nos levas junto !
Abraços
MT
consueloblog
4 de July de 2013MT, e é um prazer ir a estes lugares com vcs! bjs c
Wolda Mª
3 de July de 2013Um castelo com ar de casa!!! Que belo cenário! Até fiquei pensando em como seria prazeroso morar num lugar assim, se dedicando a coisas tão deliciosas como o azeite e o vinho. Ah...que delícia sonhar! E aquela jarrinha? Super fofa! Parece que tudo tem um toque especial. Primorosa a mesa de jantar a espera de vocês, hein? Fala sério!!! Ah, amei seu sapato! :) Bjo
consueloblog
4 de July de 2013Oi Wolda...foi uma tarde e tanto...adoro beleza sim!! Meu sapato já está com status de vintage!! rssss Gucci do Tom Ford...um dos primeiros... bjs c
Melissa Matiola
3 de July de 2013Perfeito! Ta aí a família que eu vou morar no meu intercâmbio rsrsrs
Beijosssssss!
consueloblog
4 de July de 2013ótima escolha!!! rssss! bjs c
Ana Laura Rabelo
3 de July de 2013Vc ficou linda. O sapato vermelho trouxe um tom ousado e sofisticafo p o look e ficou bem chique.
O castelo é lindo, amo os tapetes e lustres. Que lugar! Bj, AL
Ana Laura Rabelo
3 de July de 2013Obs.: a Caterina é boa mesmo na criação dos rótulos! Todos com muito estilo e elegância.
consueloblog
4 de July de 2013E são super originais!!... Ela quebra os parâmetros...admirável! bjs c
consueloblog
4 de July de 2013Q lugar!! falou bem!! E aqule lustre de Murano com o pássaro...hmmmm Lindo! bjs c
Isa - Bsb
3 de July de 2013hummm! Requinte com simplicidade e elegância! Adoro esse modo "franco" de viver do italiano!
consueloblog
4 de July de 2013Isso mesmo, franco! Perfeita descrição!! bjs c
Isa - Bsb
3 de July de 2013By the way, arrasou no look! :)
consueloblog
4 de July de 2013thanks!! ;-)
bjs
c
Andrea - Curitiba
3 de July de 2013Amei tudo! Ate as rachaduras tem seu charme! Meus ambientes preferidos: a cozinha e sua decoracao mais que perfeita, com panelas de cobre e mesa para refeicoes ligeiras, de madeira rustica. E adorei tambem a sala de jantar: prataria, porcelana, aparadores em madeira nobre, enfeite de mesa maravilhoso e porta-velas lindissimos! Afrescos de tirar o folego , ordem e limpeza em tudo! Imagino o sequito de empregados para dar conta do recado... Nao sei na Italia, mas aqui seria dificil de imaginar....Sou detalhista ao extremo, artista amadora e metida a decoradora...entao estas fotos me fazem observar cada pormenor...E amei teu Prada vermelho, super atemporal, vc estava show! Bjs.......
consueloblog
4 de July de 2013Oi querida!! Imagino vc aumentando as fotos e olhando cada detalhe!! rsss Adoro isso! bjs c
PS Eu só vi um casal de Portuguêses para ajudar...será?
Maria Eliza Machuca
3 de July de 2013Dica Maravilhosa, lugar acolhedor...
consueloblog
4 de July de 2013Q bom q gostou!! bjs c
Luciene Felix Lamy
3 de July de 2013Um lugar realmente inspirador!
Esse inusitado pavão, de onde sai o lustre não deve ter sido escolhido ao acaso: é a ave da protetora do casamento, deusa Hera (Juno).
Tanta ordem, asseio e adequação nos aposentos, me lembrou um texto sobre Economia de Sócrates, legado por Xenofonte*:
Calçados, vestes, guarnições de mesa, livros: “Como é bom que o conjunto de utensílios fique em ordem e como é fácil encontrar na casa um espaço para acomodá-los como convém.”.
E, concluindo que os objetos, dispostos ordenadamente, parecem mais belos, reitera: “Afirmo ainda – e disso rirá, não o homem austero, mas o pedante – que até panelas parecem algo harmonioso quando arrumadas com bom gosto!”.
Mesmo que desprovida de maiores requintes, ao se adentrar numa casa onde reina a ordem e o comedimento, evitando-se o desperdício, nota-se que “os aposentos são planejados para serem como que recipientes muito bem adequados para o que aí deve ficar de forma que, por si mesmos, reclamem o que convém pôr aí.”.
Cuidados de uma atenta guardiã do lar, ciente e ciosa da relevância de seu trabalho para o bem estar de toda família.
Parcimônia como critério; discernimento quanto à funcionalidade e bom gosto na escolha dos móveis e objetos, asseio, limpeza, além do bom aroma que os pratos exalam, são convidativos. Bons tecidos nos aconchegantes aposentos de banho e de descanso aprazem o corpo, deleitam a Alma. Riqueza, pois tiramos bom proveito disso.
Parabéns à sua amiga, Caterina e o marido Alessandro.
Mil beijos e grata pela surpresa.
lu.
(*) Quem quiser conferir, eis o link: http://lucienefelix.blogspot.com.br/2012/04/xenofonte-licoes-de-economia-com.html
consueloblog
4 de July de 2013Que riqueza o teu texto querida! bjs c
Helga
4 de July de 2013Tenho maior respeito e admiração por pessoas que habitam por escolha ou por herança castelos de tão rara beleza como este, pois a responsabilidade e custos com relação à conservação e preservação são enormes. E tudo isso foi alcançado por esse simpático e chic casal que, com bom gosto mantém a propriedade e a explora com competência através da "fattoria" . Nem posso me ater a tantos detalhes que mereceriam ser descritos e comentados com mais carinho, pois isso geraria um capítulo longo demais, então resumindo, o que tenho a dizer são só elogios ao Castello Sonnino. Bj
consueloblog
4 de July de 2013O castelo está na família de Alessandro há anos! Obrigada e um bj! c
Lisa de Trento
4 de July de 2013É a primeira vez que escrevo e como para mim os castelos são sempre mágicos, quis deixar aqui o meu comentário. Realmente muito, mas muito bonito esse lugar! De fato, as despesas devem ser altas, so’ pensando nos impostos a pagar e para manter tudo arrumado……. Boa a ideia dos cursos e da venda de vinho e oleo.
Anos atrás estive em Portugal e cheguei a me hospedar em um castelo. Porém o meu quarto ficava na prisão do castelo (no calabouço), claro que não tinham as barras da cela; o quarto era bonitinho, pintado e arrumado, mas a janelinha ficava bem lá no alto – impossivel fugir de lá ! Uma coisa bem pitoresca.
Porém sempre em Portugal me hospedei também em Pousadas. A ultima foi uma supresa: Pousada em Queluz que faz parte do Palácio de Queluz do nosso Rei D.João VI. Vale a pena ir lá. Fui há muitos anos atrás, porém acredito que continue tudo como antes.
Beijos
Lisa
consueloblog
4 de July de 2013Nossa ADOREI Queluz!!! Lindo demais!!! Não sabia que tinha uma Pousada dentro!! Quero voltar e ir lá obrigada pela dica! bjs c
Isa
5 de July de 2013Wow!! Que lugar encantador. E o salotto com o caminetto com aquele afresco, os móveis e a decoração e os balangandãs todos, Jesus me abana! Parece que não existe de tão surreal. Adoro quando você fala em uma pessoa chique e eu vejo pela foto uma pessoa normal. Isso é ser elegante. E você é tão elegante quanto Caterina. Um beijo do Veneto!
consueloblog
6 de July de 2013Oi Isinha!! Obrigada! Bela observação! bjs c
Mar
5 de July de 2013Já disseram tudo sobre esse post maravilhoso...