Caminhando por Florença e falando de arte…


Passeando por Florença! Casaco e top COS, colar Lygia Durand, calça Banana Republic, sapato Topshop, bolsa Mara Mac por Márcio Petrucci e foto por Lela Schneider

Passeando por Florença! Casaco e top COS, colar Lygia Durand, calça Banana Republic, sapato Topshop, bolsa Mara Mac por Márcio Petrucci e foto por Lela Schneider

Ontem fui a Florença para tomar um drinque com amigos e assistir o novo diretor da Galleria degli Uffizi, o Prof. Eike Schmidt, dar uma palestra.

Prof. Eike Schmidt o novo diretor das Gallerie degli Uffizi em Florença

Prof. Eike Schmidt o novo diretor das Gallerie degli Uffizi em Florença

A tarde estava linda e aproveitei para tirar algumas fotos.

A linda cupola do Duomo de Brunelleschi de 1436, a catedral e o divino Battistero na frente! O Battistero é de 1124 e a fachada de mármore é original. Já a fachada da catedral é do fim de 1800!

A linda cupola do Duomo de Brunelleschi de 1436, a catedral e o divino Battistero na frente! O Battistero é de 1124 e a fachada de mármore é original. Já a fachada da catedral é do fim de 1800!

A cúpula de Brunelleschi é magnifica e uma das maiores do mundo. Eles ainda não entendem exatamente como ela foi construída.

A cúpula de Brunelleschi é magnifica e uma das maiores do mundo. Eles ainda não entendem exatamente como foi construída.

Florença

A fachada da Catedral com decoração em mármore do fim de 1800

dsc03197 dsc03201

As portas do Paraíso de Ghiberti. Estas são cópias. As originais estão no museu lindo logo atrás do Duomo.

As portas do Paraíso de Ghiberti no Battistero. Estas são cópias. As originais estão no museu lindo logo atrás do Duomo.

Link ao post que fiz quando reabriram o lindo museu do Duomo é este AQUI.

Passeando pela Piazza della Republica

Passeando pela Piazza della Republica

Seu arco de 1892

Seu arco de 1895

O Palazzo Strozzi, que hospeda grandes exposições da cidade, está apresentando Ai Wei Wei. As canoas fazem parte da exposição.

O Palazzo Strozzi, que hospeda grandes exposições da cidade, está apresentando Ai Wei Wei até 22 de Janeiro 2017. As canoas fazem parte da exposição.

dsc03209

A Via Tornabuoni

A Via Tornabuoni

Algumas curiosidades… O centro da cidade de Florença é restrito à maioria dos carros.  Mas pode-se entrar e ir direto a uma das garagens e pedir para “scaricare la targa” ou seja tirar o número da tua placa da lista dos carros que entraram no centro sem a autorização.  Isto é legal e o melhor jeito de transitar no centro.  No Google maps você encontra as várias garagens que existem no centro.  Todas fazem este serviço.

O Roberto prefere rodar em bicicleta

O Roberto prefere rodar em bicicleta

Sobre à entrevista que foi na casa de leilão Pandolfini.  A entrevistadora, muito capaz e simpática, Marina Mojana é jornalista do Il Sole 24 Ore. Ela foi fantástica!

Marina Mojana

Marina Mojana

Como o Prof. Schmidt é alemão, ele foi recebido com frieza pela comunidade fiorentina.  Mas o museu, um dos 3 maiores da Itália e proprietário da maior coleção de arte renascentista do mundo precisa de importantes mudanças e ele parece ser o homem certo para isto!   Ao longo dos 45 minutos que conversaram, discutiram vários pontos interessantes… Os meus favoritos.

  • A jornalista perguntou qual quadro o diretor gosta de visitar para acalmar os nervos quando sai de uma reunião muito chata,?  Ele hesitou.  Talvez por ser alemão não queria optar só por um dizendo que tem tantos lindos trabalhos no museu.  Pressionado ele disse O Tondo Doni de Michelangelo (1504).  É divino e até a moldura é original.  E adicionou, “se o museu incendiasse, e não vai acontecer, seria o quadro que eu salvaria.  Mas tenho que ir à academia, pois é muito pesado!  Rsss
Tondo Doni de Michelangelo

Tondo Doni de Michelangelo (1504)

  • O diretor, que fala italiano e inglês perfeitamente, contou como a coleção do museu é resultado de grandes colecionadores e de relacionamentos comerciais e diplomáticos nos vários anos.  Portanto, é um estudo de amantes da arte.   Pois alguns museus, como o Louvre ou o British Museum, tem muitíssimas peças importantes que são espólios de guerras e ainda razão de tensão entre países.   Eu nunca tinha pensado nisto!!  Por essa e outras que é tão bom ver pessoas inteligentes falarem!
  • Comentaram como a coleção dos Medici (origem da maior parte das obras do Uffizi) era de artistas contemporâneos da época.  Como é a importante identificar os novos talentos.  Pessoalmente exploro muito esse mundo da arte contemporânea dos nossos tempos.  Às vezes acho que é como a fábula do rei nu… Porém quero tentar entendê-la.   Mas acredito que deve ser algo que cada geração passa com a arte do momento.   A diferença hoje é que muito mais pessoas compram arte para auto-promoção… mas pensando bem… qual será que era a intensão dos Medici de colecionar arte contemporânea?  Será que também não tinha um pouquinho de auto-promoção?
  • Mojana perguntou quais são os mecenas, banqueiros (os Medici eram banqueiros) ou apoiadores do museu hoje.  Schmidt respondeu que são os visitantes do museu.  Isso é muito interessante pois muda o objetivo a quem as obras devem agradar.  Por isto que uma das primeiras providências foi criar uma nova sala para os maravilhosos quadros de Boticelli .  Na sala antiga quase não víamos as peças por causa da quantidade de pessoas!
Venus de Botticelli

Venus de Botticelli 1486

Primavera de Botticelli

Primavera de Botticelli 1484

  • O diretor também mencionou o que está na moda hoje quanto à arte.  Duas coisas… 1. a arte contemporânea 2. As grandes obras de arte como a Primavera ou Venus, ou a Mona Lisa de Leonardo da Vinci de 1503 ou o Davide de Michelangelo de 1504.  Schmidt atribui o sucesso às mídias sociais e à distribuição capilar da informação.  E foi além.  Mencionou que isto já aconteceu na história quando a fotografia foi inventada em 1800.

Achei tudo isto tão fascinante!!!  Aprendi muito pois unimos esses novos conhecimentos a o que já se sabia para criarmos a nossa opinião!  Por isto que não paro procurando estímulos por todos os lados.  Me alegra! Me faz feliz!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Miami: Wynwood, Design District, Little River e Coral Gables!! = MYAMI!
December 10, 2015
Descobrindo Miami!!
December 09, 2015
Passeando pela SP Arte 2015
April 13, 2015
Chovendo Arte
August 23, 2014
Serpentine Gallery Summer Pavilion 2014 por Smiljan Radić
August 21, 2014
Adriana Varejão cria o espetacular Polvo!
May 20, 2014
Wynwood Walls, Miami- arte pelas ruas!!
April 23, 2014
Yayoi Kusama e a sua parceria com a Louis Vuitton, em uma análise arte e moda na medida certa!!
November 29, 2013

40 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 4 de November de 2016

Arte sempre esta na moda, seja ela contemporanea, classica, antiga.....Robbie eleganterrimo ate para andar de bicicleta! Lindo post, Cons! Bjssss

    Cassiano
    Reply 7 de November de 2016

    Concordo com a Andy! Bjocas!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Ditto! bjs c

Mia Athayde
Reply 4 de November de 2016

ADOREIIIIII aprender mais e conhecer outros aspectos da arte como é vista atualmente.
Pelo menos do ponto de vista do Prof. Eike Schmidt.
Super interessante saber como a Galleria degli Uffizi se diferencia de outros museus - a procedência de seu acervo e de sua receita, por exemplo.
E outro ponto a se pensar é que talvez o rei esteja mesmo nu mas a sua corte possui uns "Apps" que ainda não estão disponíveis no mercado :)) ... será????
De qualquer forma, este encontro do qual vc participou, foi uma aula que eu gostaria muito de ter tido!!!
Grazie!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Mia , não sei se entendei a analogia com os apps... bjs c

      Maria Carvalho
      Reply 14 de November de 2016

      Acho que entendi, quanto aos " Apps" será que ela não quis dizer, que a corte teria uns Aplicativosbque os alienaçãe, tipo os aplicativos que temos hoje que faz termos uma pele linda e perfeita quando não temos, a bajulação e o medo da Cortê serviram, facilmente como um desses aplicativos, já que ninguém teve a coragem ou a ousadia de decpcionar o rei falando que ele estava nu e assim ridicularizá-lo, como hoje não temos coragem de dizer ao ver uma foto que tá cheia de foto shop. Desculpe o português...

Lucia
Reply 4 de November de 2016

Arte!!!!
Sonho em fazer um curso de arte em Florença.
Obrigada por esta aula!!
Aprendemos juntas...

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    q legal! bjs c

Laura Abreu
Reply 4 de November de 2016

Olá Consuelo, que oportunidade preciosa! Agradeço ter compartilhado conosco! Em 2015, a Itália inovou abrindo uma chamada pública internacional para ocupação da direção de 20 dos principais museus italianos. Iniciativa corajosa e inovadora! Segue um link sobre o assunto: http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/sito-MiBAC/Contenuti/visualizza_asset.html_1785022305.html.
beijos

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Este diretor faz parte disto. É muito bom trazer um ponto de vista "fresco" para estes bens tão especiais! bjs c

Mar
Reply 4 de November de 2016

Que post fantástico!!! Amei tudo que vc escreveu, assim como amo Firenze, cidade que tenho visitado anualmente.
Puxa, se fosse para salvar algo da Uffiizzi, seria um drama! Meu voto vai para o Nascimento de Vênus...mas é enorme!!! Kkkk
Daqui a pouco vão precisar outra sala para os Boticcelli, pq a atual já anda lotadíssima...
A arte contemporânea é polêmica mesmo, estou encerrando um semestre sobre arte brasileira, e agora estamos na contemporânea. A questão é que tem muitos interesses envolvidos...movimentando um grande mercado!
Obrigada pelo post! Bjks

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Sem dúvida interesses existem na arte contemporânea. Acho q já falei um pouco no blog. Coloque na busca arte contemporânea ! bjs c

Leo
Reply 5 de November de 2016

Adorei seu post e a entrevista, realmente nunca tinha pensado que os Medici incentivaram os artistas contemporâneos da época, não foi espólio de guerra como em outros grandes museus. Viajo quando vejo suas fotos. Outro dia estava assistindo o canal do Caio Braz no Youtube e fiquei muito feliz quando vi que tinha você. Tem muitos blogs na internet, mas o seu tem conteúdo e é super charmoso. Eu e minha esposa somos seus fãs de carteirinha. Um grande abraço, e não fique neurótica de postar quando não estiver afim, pois obrigação é o contrário de prazer.

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Por isso os Medici são considerados alguns dos maiores mecenas de todos os tempos! Obrigada Leo (e tua esposa) pelo carinho! bjs
    c

Sandra Rebelatto
Reply 5 de November de 2016

Bom dia, Consuelo, e pessoal do Salotto!
Obrigada pela aula de história! Eu e meu marido conhecemos Florença dois anos atrás e amamos! Rodamos de cima a baixo, tomamos muito Café Zero, e nos realizamos nos museus, igrejas e respirando a arte a céu aberto. Para quem ainda não foi, corra pra lá, é tudo lindo. Parabéns pelo post!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Verdade! rsss! bjs c

Felipe Montagnana Antunes
Reply 5 de November de 2016

Olá Consuelo!! parabéns pelo blog!!! P-E-R-F-E-I-T-O esse post!!!! Che figata!
Outro dia atrás fiz um comentário no seu snap, falando de uma fachada.... na verdade, a fachada que eu queria comentar (acabei trocando alhos por bugalhos, Che palle!!!) era a fachada da Basilica de Santa Maria Novella!
Na segunda metade do século XVI, o astrônomo Egnazio Danti, da corte de Cosimo I de' Medici, colocou 2 instrumentos astronômicos na fachada dessa igreja, para o estudo do movimento do sol.
Na esquerda há 2 círculos do equinócio, e na direita há 2 relógios de sol na base. Com isso, Danti conseguiu corrigir os calendários usados até então (em 1582, foi implementado o calendário gregoriano e o dia 04/10/1582 pulou para 15/10/1582).
Danti também começou a construir um enorme relógio de sol na mesma igreja, mas não terminou. Acima da janela rosa, no meio da faixa verde, pode-se ver um buraco por onde o raio de sol entra quando atinge certa altitude meridiana, até o chão da igreja.
Impressionante, né não??! Imagina o tanto de segredo que essas fachadas escondem por toda a Itália!!!
um abraço,

Felipe Montagnana Antunes
montagnana_antunes@hotmail.com

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Nossa!! Amei saber isto!! bjs c

maria valéria de moraes
Reply 5 de November de 2016

Adorei este post, também aprendi muito.

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Q bom! bjs c

Luciana Garcia
Reply 5 de November de 2016

Muito legal esse post! Sempre que vou a um museu importante, fico me perguntando o que foi doado e o que foi tomado. Adorei saber sobre o Uffizi, um dos meus preferidos! Obrigado por compartilhar tanta experiência bacana! 😘

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Interessante, né?! E iluminada vc q já pensava nisto! bjs c

luciene felix lamy
Reply 5 de November de 2016

Lindo Post, Consuelo! \o/
Também muito charmoso o novo diretor da Gallerie degli Uffizi, o Prof. Eike Schmidt: amei os olhos e a gravata dele. Penso que seja MUITO competente, pois para aceitarem um alemão... ;-)
Lembrando que, ministramos um "mini Curso sobre Renascimento" aqui, no CONSUELOBLOG! \o/
Para acessar, basta digitar os nomes dos artistas renascentistas (Giotto, Botticelli, Michelangelo, Da Vinci, etc) no canto superior direito (busca) e conferir a análise detalhada dessas obras.
Zilhões, boa viagem ao Brasil e ótimo FDS a todo Salotto!
lu.
PS: Robbie, um charme de libriano!

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Lu, obrigada por lembrar ao pessoal! Sim!! Falamos de lindas obras por aqui! bjs
    c

ana
Reply 6 de November de 2016

ola, sobre o roubo de obras de arte que acabam entrando para o catálogo de museus, já viu o filme "A Dama Dourada" (com Helen Mirren)? Maravilhosos, e foi à partir deste filme que também comecei a refletir sobre como muitas obras acabam entrando para X ou Y museu. Vale á pena ver, muito interessante e, principalmente,uma história real sobre uma quadro de Klimt.

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    Eu assisti. A segunda guerra deslocou muitas obras de arte contemporâneas... Se puder procure o Leonard Lauder falando como ele criou sua coleção de Cubismo (q doou ao Met dois anos atrás). É fascinante!
    bjs c

      Ana
      Reply 7 de November de 2016

      Obrigada, vou procurar!

ana
Reply 6 de November de 2016

esqueci de te falar, conhece a designer francesa que mora em SP e faz só pulseiras? Me lembrei automaticamente dos teus pulseirismos.... Olha o site e instagram!
Instagram: bycielle
www.cielledesign.com

    Andrea - Curitiba
    Reply 6 de November de 2016

    Oi Ana! Vi as fotos do site e ameiiiiii!! Bjssssssss

      consueloblog
      Reply 7 de November de 2016

      Conheço e acho ela maravilhosa! Uma amiga do Salotto meu presenteou com uma peça dela feita para mim que tem escrito "merci". Uso todos os dias para lembrar de agradecer! bjs c

Frederica
Reply 7 de November de 2016

Florença é sem dúvida das cidades que mais gosto do que já conheço no mundo! Consuelo, obrigada por nos transmitir a entrevista com o Professor, fico muito feliz com o aumento do espaço nas salas com obras tão importantes, dá a sensação de modernização consciente, sem perder o rumo. A última vez que fui a Florença vi uma exposição de Picasso no Palazzo Strozzi, belíssima! Que saudades! Beijos

    consueloblog
    Reply 7 de November de 2016

    "modernização consciente, sem perder o rumo2. Isso mesmo!! Adoro o Palazzo Strozzi! bjs
    c

Juliana
Reply 7 de November de 2016

Consuelo, mais um post muito interessante! A questão da origem das obras de arte nos museus é mesmo um problemão, que gera grandes disputas. Sei que o British Museum, por exemplo, defende que tem a propriedade das esculturas que compunham o Partenon (maior monumento grego). A Grécia contesta. O pedido de devolução grego se arrasta desde os anos 80 num comitê da Unesco... Esse é um dos casos famosos, mas há outros menos conhecidos e também polêmicos. Sorte da Uffizi que não tem esse tipo de problema como vários outros museus europeus. O filme citado pela Ana, "A Dama Dourada" (com Helen Mirren), é mesmo muito bom! Outro filme sobre o tema: Caçadores de Obras-Primas (The Monument Men). Beijos!

    ana
    Reply 7 de November de 2016

    Sobre o caso dos mármores gregos do Partenon que estão de posse do Museu Britânico, também tem um filme fantástico que explica um pouco esta disputa: THE FIRST LINE. Tem no Netflix e foi feito há pouco, é fantástico e bem real. Recomendo!

      consueloblog
      Reply 7 de November de 2016

      Ju e Ana, obrigada! O Monument Men tomb vi... menos divertido como filme, mas mostra claramente o q estava acontecendo. Coisas q não conseguimos imaginar nos dias de "paz" q vivemos hoje.
      Adorei saber do The First Line!
      3-2-1 tô indo! bjs c

        ana
        Reply 9 de November de 2016

        e também há um documentário sobre o maior falsificador de obras de arte que por 32 anos enganou galerias e leiloeiros do mundo todo: "BELTRACCHI: A ARTE DA FALSIFICAÇÃO (2013).
        http://www.dw.com/pt-br/falsificador-do-s%C3%A9culo-exp%C3%B5e-trabalhos-pr%C3%B3prios-em-munique/a-18439542

Angela Motta
Reply 9 de November de 2016

Arte é fascinante e e sempre delicioso aprender! Adorei o post! Bjs

Maria Carvalho
Reply 14 de November de 2016

Consuelo, parabéns que bom que existe seu blog, pois a arte e a moda estão ligadas, ler pessoas inteligentes e sempre bom.. Parabéns por sua diversidade e humildade em tentar responder a todos, isso deve ser uma trabalheira...
A arte moderna não me fascina muito, porem vejo coisas em artistas totalmente anónimos que me faz ficar bestificada e vejo muita coisa em galerias que não me dizem absolutamente nada, mas arte tem que tocar o coração, amo a chuva quando muitos odeiam, que bom que o mundo e um palco e tem gosto e publico para tudo.Amo sua dedicação e trabalho parabens

    consueloblog
    Reply 14 de November de 2016

    Adorei teu comentário Maria! Obrigada! Sim, arte tem q vir do coração! bjs
    c

Maria
Reply 14 de November de 2016

Consuelo, parabéns que bom que existe seu blog, pois a arte e a moda estão ligadas, ler pessoas inteligentes e sempre bom.. Parabéns por sua diversidade e humildade em tentar responder a todos, isso deve ser uma trabalheira...
A arte moderna não me fascina muito, porem vejo coisas em artistas totalmente anónimos que me faz ficar bestificada e vejo muita coisa em galerias que não me dizem absolutamente nada, mas arte tem que tocar o coração, amo a chuva quando muitos odeiam, que bom que o mundo e um palco e tem gosto e publico para tudo.Amo sua dedicação e trabalho parabens

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *