Prazeres Intensos, Professor Carneiro nos explica os ritos de passagem, como o Natal!


holiday_lights_2011_23Essa época do ano te traz um certo estresse emocional?  O Professor Manoel Thomaz Carneiro, amigo da nossa Denise Luna, nos presenteou com este texto que nos ajuda a entender isto tudo melhor…

Prazeres Intensos

Uma amiga em Paris, ao sair do restaurante e se deparar com o Boulevard Saint Germain enfeitado para as festas de fim de ano, me falou num tom questionador – ”Manoel, você não acha que esta decoração, hoje em dia, mais do que para simbolizar um período é projetada para nos induzir a uma animação permanente para o Natal e a passagem do ano?”

Essa indagação me levou a pensar nos rituais e nas tradições da vida humana, onde para cada evento festivo há um traje, uma alegoria e muitos adereços que adornam os lugares e as pessoas. São formas de estímulo mental, de contextualização psicológica para o momento… São tantos os ritos… O nascimento, o batismo, o bar mitzvah, a festa de 15 anos, a formatura, o casamento, o pessah, o natal e a passagem do ano.

Deveríamos ser envolvidos pelo espírito de cada ritual para que pudéssemos incorporar a nova fase que cada rito nos incita.

Este estado de envolvimento foi chamado por Jung, fundador da psicologia analítica, de “Processo de Inuminação”, ou seja, através da condição “Númen” somos influenciados psicologicamente pelo momento. Desse modo somos estimulados a criar a condição psicológica que nos capacita a absorvermos o novo e a deixarmos o que passou para traz… A mulher que se casa, tem que deixar adormecida em si a solteira, a que terá filhos deve constituir um novo traço na personalidade para se habilitar na nova condição.

Cada fase da nossa vida é na verdade um rito de passagem, onde devemos deixar um modo de ser para constituirmos um novo.

Cada rito é uma forma de cerimonia que delimita as fronteiras de uma realidade para outra.

A capacidade para viver envolve se habilitar para o que se impõe e o que chega. Do mesmo modo que nos arrumamos para receber um hospede, devemos nos arrumar, nos preparar para convivermos com as realidades que vão se hospedar em nossas vidas.

Um modo eterno de ser para cada período da vida? O sofrimento esta nesta condição – Querer viver o novo com aspectos anteriores de si mesmo.

Depois destas ponderações em minha mente sobre os ritos e as finalidades de cada um deles, respondi a minha amiga que hoje realmente os enfeites são criados e instalados para nos levar ao consumo e aumentar as expectativas de prazer em cada conquista. Hoje tudo deve ser muito… Amar muito, beijar muito, beber muito, consumir muito, ter muitas excitações.

Viver com sentimentos habituais se tornou inaceitável…

As estratégias de marketing induziram as pessoas à ideia de que possuir é a garantia da satisfação plena na existência… Sem solidão, sem vazios, sem carências, sem inseguranças.

A moderação dos sentidos ficou excluída… A sociedade da anestesia desabilitou o ser humano a lidar com as dores…

Arranca-se a dor, sem elaborar o que ela quer nos dizer, através da busca intensa do uso de estimulantes de prazer… Excitantes, estimulantes para sorrir, gozar a vida e o amor… Aspirar as químicas para inspirar a vida.

E, lógico que com este espirito as festas perderam o sentido simbólico e foram destituídas das significações de cada rito, que esta muito além de um calendário.

Concordo plenamente com minha amiga- O Natal se tornou comida e presentes. Sem contextualizar o sentido original e simbólico ele se tornou uma festa por vezes sem sentido…

Natividade? Presentes, por que realmente?… Aniversário?

Fim de ano se tornou o período do consumo, da busca de prazeres intensos.

A expectativa dos Prazeres Intensos contemporâneos e permanentes levou a humanidade a achar que pouco é nada.

Nessa expectativa as pessoas passaram a viver a sofreguidão de encontrar um não sabe o que os levem ao estado permanente de orgasmo existencial.

Ao invés de se viver intensamente o possível humano, vive-se tensamente a busca de um possível delirante…

Crystal_Prisms_by_bexa

Neste Natal tenho uma proposta de presente. Conquistar para si o Prazer Intenso de se renovar… De saber ser um Natal psicológico de redefinição. Para que através desse novo prisma cada um possa se fazer disponível para usufruir um prazer mais moderado e maduro. Se abrir ao novo… Ao que por vezes se impõe.

Ao sair de Sodoma a mulher de Ló foi aconselhada a seguir em frente sem olhar para o que deixava… Sem resistir, olhou para trás e se tornou pedra… Petrificamos quando não sabemos abandonar velhos caminhos e quando não desistimos da premissa de que só vale apena acordar para vida se o destino trouxer um momento príncipe, que nos daria o beijo de uma realidade encantadora.

A partir dessa premissa do sentir absoluto, foram desenvolvidas tecnologias cada vez mais avançadas para nos estimular, para nos distrair. Tudo hoje nos é oferecido para nos colocar numa alta frequência de ativação cerebral… O que gerou uma incapacidade de se desconectar e desacelerar para dormir…

Deita-se em estado de meio dia… Acorda-se exausto, pois o relaxamento cerebral absoluto se tornou cada vez mais difícil de ser atingido.

Portanto ao invés de buscar os prazeres Intensos Permanentes… Que tal criar em si, o Saber Viver os prazeres nas suas auroras, nas suas plenitudes e nos seus crepúsculos?

Enfeite seus pensamentos desta versão de prazer… Por vezes menos é mais…

Menos expectativas e mais saber ser para construir o Ano que Vale a Pena ser Vivido.

O Ano do Intenso Prazer de Saber Ser.

Manoel Thomaz Carneiro

2014-12-19 19.29.22

Administrador de Empresas, Professor, Psicanalista

Fundador em 1989 do Grupo de Estudos Pensar. No qual ministra há 25 anos no Rio de Janeiro semanalmente temas sobre as estruturas psicológicas humana.

Autor do livro “Pense Bem” que foi lançado em 2013 pela Casa da Palavra- Leya

Participante do Ciclo de Seminários Psicanalítico de Paris.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de presentes entre 50 e 150 reais
Presentes entre 50 e 180 Reais!!
December 19, 2017
amigo secreto
Presente para amigo secreto e nem tão secreto?!!… Chegaram os kits que AMO da Granado e Phebo!!!!
December 05, 2017
natal do salotto
O Natal do Salotto 2016… 2ª parte
December 29, 2016
O Natal do Salotto 2016… 1ª parte
December 28, 2016
O que eu ganhei neste Natal!…
December 27, 2016
Natal em Florença este ano para mim…
December 19, 2016
Nosso Natal em Florença!!
December 26, 2015
Feliz Natal!!!
December 25, 2015
Costumes de Natal na Itália!
December 23, 2015

63 Comments

Cassiano Lopes
Reply 22 de December de 2014

Wow! Que texto incrível e muito apropriado para essa época do ano! Concordo com tudo que o professor Manoel compartilhou conosco! E reforço o sentimento de que a verdadeira finalidade do Natal perdeu-se há tempos... Eu, particularmente, fico muito saudoso e emotivo nessa época do ano. Não sei se já contei essa história para vocês, mas meu falecido avô era Papai Noel da minha cidade todos os anos, desde os meus 05 anos de idade. Quando eu contava para meus amiguinhos que o Papai Noel era meu avô, ninguém acreditava! rsrsrsrs Após seus exaustivos compromissos de casa em casa levando a alegria às familias e contando um pouco do significado do Natal (sim, ele batia um papo gostoso com as familias sobre a importância dessa data especial), ele chegava em tempo para a nossa ceia! E aí, rezávamos juntos, agradeciamos pelo ano, celebrávamos a vida! Era muito especial para mim e minha família. Hoje, continuamos com esse ritual, porém sem a presença física dele e da minha avó. Mas sabemos que eles estão ali conosco, em nossas memórias e em nossos corações... Bjocas à todos com lágrimas nos olhos...

    Denise Luna
    Reply 22 de December de 2014

    Que singelo esse seu relato, Cassi. Que privilégio ter sido neto do Papai Noel! Que coisa mais linda.
    Bjs, querido

      Cassiano Lopes
      Reply 22 de December de 2014

      De, amada... Foi um privilégio e tanto! Obrigado pelo carinho! Bjocas.

    Andreia Mota
    Reply 22 de December de 2014

    Cassi querido, que relato lindo!!! Eu acreditei sim em Papai Noel e fiquei emocionada em saber dos detalhes que era em sua casa. Inesquecível, um beijo carinhoso.

      Cassiano Lopes
      Reply 22 de December de 2014

      Obrigado Andreita! Bjocas.

    consueloblog
    Reply 22 de December de 2014

    Querido Cassi, estes posts nos trazem as lágrimas, mas também estórias incríveis!!! Que maravilha ter no teu coração essa experiência maravilhosa!!!
    bjs
    c

      Cassiano Lopes
      Reply 22 de December de 2014

      Verdade Consu! São sempre histórias incríveis! Super beijo amada!

    Andrea - Curitiba
    Reply 22 de December de 2014

    Cassi, seu danadinho...agora eu eh que estou com lagrimas nos olhos.....Bjs querido....

      Cassiano Lopes
      Reply 22 de December de 2014

      Bjos amore!!!

        Maria Vilma
        Reply 22 de December de 2014

        É por isso que vc é tão especial... Cassi!
        Claro, não poderia ser diferente... neto de
        Papai Noel...Estou brincando, querido, mas como
        disse a Delinda, que privilégio ter como avô e
        conviver com alguém com tamanha capacidade de
        altruísmo... Que belo exemplo...
        Bjs, meu amigo!

          Denise Luna
          22 de December de 2014

          kkk neto de Papai Noel é mesmo demais, né, MaVi? Só Cassi mesmo!
          Bjs e quero seus comentários bárbaros sobre a crônica.

          Cassiano Lopes
          23 de December de 2014

          hahahaha sou quase um elfo!!! hahahahaha bjocas MaVi!!!

    Marina Di Lullo
    Reply 23 de December de 2014

    Seu vovô era o verdadeiro Papai Noel, distribuindo amor e atenção às crianças e às famílias da cidade. Que linda sua história Cassiano!! Bjs e Feliz Natal

Mia Athayde
Reply 22 de December de 2014

Bom dia!
Bem vindas as reflexões do Professor Manoel!
Acredito que a maturidade dá uma forcinha no processo do desapego e da depuração.
Além disso, nossa inteligência também possa ser trabalhada para fazer as escolhas que nos parecerem mais saudáveis.
E vc Cassi querido, deve ter tido uma infância única com o Papai Noel senos seu avô !!!! Tem coisa mais preciosa??????
Amei saber desta história.
Um beijo em todos e uma Linda Semana de Natal :))

    Cassiano Lopes
    Reply 22 de December de 2014

    Mia, nem te conto! Imagina a minha surpresa quando abro o guarda-roupa dele e encontro uma roupa vermelha cuidadosamente pendurada em um cabide! Bjocas amada!

      consueloblog
      Reply 23 de December de 2014

      Mas Cassi, não te deu vontade de ser o Papai Noel agora?... bjs c

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Mia concordo que a maturidade ajuda...e criamos o NOSSO Natal! bjs c

Denise Luna
Reply 22 de December de 2014

Meu lindo, que presente mais lindo recebido hoje, logo dia 22 quando faço aniversário! E Consuelo nem sabia....
Manoel, me sinto privilegiada por seu sua aluna e por ter feito o link seu com nossa amada, Consuelo. Você tem TANTO conhecimento e tanta sabedoria para nos dar....
Obrigada por você existir na minha vida.
Deus lhe conceda muita saúde e que você continue esse profissional e pessoa curiosa, generosa e perspicaz.
Beijos e saudades
Sua aluna Denise
ps: Salotto amado, esse foi meu presente para vocês, tá???????? kkkkk

    Andreia Mota
    Reply 22 de December de 2014

    Bota o seu celular na carga, por favor!!!! Rssssss bjs querida ;)

      Denise Luna
      Reply 22 de December de 2014

      kkkk já coloquei! linda. bjs

    Cassiano Lopes
    Reply 22 de December de 2014

    Parabéns De! Um dia iluminado e cheio de surpresas incríveis! Muitas alegrias e felicidades para você amada! Bjocas.

      Denise Luna
      Reply 22 de December de 2014

      Obrigada, querido Cassi, que em 2015 saiamos do virtual para o real, não é mesmo?
      E praticando tudo que o Prof Manoel nos ensinou hoje! kkkk
      Bjs

    Andrea - Curitiba
    Reply 22 de December de 2014

    Querida De, mais uma vez( ja escrevi via FB) desejo a vc um mundo de felicidades! E muitissimo obrigada por nos trazer este presentao que foi esta super cronica deste incrivel professor!!!Bjs no coracao.........

      Denise Luna
      Reply 22 de December de 2014

      Linda!!!!!! Eu sabia que você iria gostar do Manoel pois você tem sensibilidade e é uma pessoa bacanérrima.
      Obrigada!

        Andrea - Curitiba
        Reply 22 de December de 2014

        Obrigada querida De! Bjs...

    Fatima
    Reply 22 de December de 2014

    Parabéns Denise! Desejo para vc um ano novo que valha a pena ser vivido!!! Amo de paixão o prof Manoel, seus textos são incriveis e fico aqui torcendo P ele vir a BH..... Obrigada Consuelo por mais este momento de sabedoria é um feliz e abençoado Natal para todos!!!
    Fatima v.

      Maria Vilma
      Reply 22 de December de 2014

      Minha querida-amada e loira Delinda!!! Feliz aniversário!!!
      Que Deus a abençoe com muita saúde, para que vc viva a sua
      vida em todo o seu potencial, amiga!
      Parabéns!
      Bjs, MaVi

        Denise Luna
        Reply 22 de December de 2014

        Muito obrigada, minha querida, aliás, nossa querida MaVi.
        Bjs

      Denise Luna
      Reply 22 de December de 2014

      Obrigada, minha bestie! E não sabia que você já conhecia meu professor querido. Que bom.
      Sobre ele ir à BH é só combinar com ele, viu? Mas não vai roubar ele da gente pq a gente só empresta....kkk
      Bjs

        fatima
        Reply 23 de December de 2014

        combinado!!!! me empresta por favor... tomarei cuidado...
        bjs BFF

    Jovita Agra
    Reply 22 de December de 2014

    Parabéns, Denise! Muita saúde, felicidades, alegrias, e sucesso. Que possamos celebrar esta data por muitos anos, e aqui neste Salotto. Beijo.

      Denise Luna
      Reply 22 de December de 2014

      Amém, querida Jovita. Muito obrigada!
      Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    AUGURIIIIII!!!!! Querida Denise! bjs c

      Rosa Canha
      Reply 23 de December de 2014

      Obrigada, querida, Consuelo!!!!!!!
      Bjs

      Denise Luna
      Reply 23 de December de 2014

      Obrigada, Consuelo!!!! Foi um presentão em todos os sentidos!
      My Muse.
      Bjs

    Marina Di Lullo
    Reply 23 de December de 2014

    DE, parabéns!! Desculpe-me pelo atraso, mas ontem não deu pra eu visitar o blog, pois estava de mudança. Que seu novo ano astrológico te traga muitos momentos assim, de paz e quietude interna, tal como o professor Manoel nos disse, com menos expectativas e mais vida!! Beijos e felicidades pra você!! Obrigada pelo presente, é bom de reler e reler.

Andreia Mota
Reply 22 de December de 2014

Já li outros textos do professor, enviados pela Delinda e estou muito feliz por sua chegada ao CBlog.
Vou ler com calma e depois volto para comentar, estou no trabalho e apesar das festanças mundo afora, hoje é dia normal aqui. Beijos meus queridos ;)

    Denise Luna
    Reply 22 de December de 2014

    Andreia, como eu digo para o Manoel, a gente tem q ler e reler as coisas que ele diz (eu tomo nota e sou uma aluna aplicada) pq leva tempo para digerir toda essa informação PRECIOSA.
    Mas dentre tantas frases memoráveis dele, nesse crônica, esta me chamou muito atenção (depois sei que outras também):
    "A expectativa dos Prazeres Intensos contemporâneos e permanentes levou a humanidade a achar que pouco é nada."
    Esse meu professor não é DEMAIS??????
    Tiete assumida, Delinda (já encorporei o apelido)

      consueloblog
      Reply 23 de December de 2014

      Escolheu uma das melhores frases!!! O importante é sentir a frase dentro de nós!! bjsc

Katia Holanda
Reply 22 de December de 2014

Parabéns a todos por essa corrente de compartilhamento kkkk
O texto estar Maravilhoso a História do Cassiano nos toca o coração e nos leva a ser criança novamente . Essa frase " Viver com sentimentos habituais se tornou inaceitável…", nos faz refletir sobre nossa autenticidade, precisamos viver realmente cada momento da nossa vida ! Obrigada

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Só assim seremos felizes! bjs c

Luciene Felix Lamy
Reply 22 de December de 2014

Amigos, queridos,
Não 'sumi', não! Claro que vou ler com calma pois muito me interessa o tema. ;)
Um grande beijo a todos, assim que a correria arrefecer, desfruto de tudo com calma. E, hoje temos aniversariante do Salotto! Parabéns, capricorniana! Toda felicidade do mundo à você, Denise! \o/
Mil beijos e até mais,
lu.

    Denise Luna
    Reply 22 de December de 2014

    Obrigada, Lu, queridíssima e lê a crônica com calma e depois comenta pq seu parecer é sempre MUITO BOM.
    Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Aguardo querida! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 22 de December de 2014

Grande Professor Manoel!! Que sabias suas palavras!! Que texto lindo para ser lido e relido! Quantas explicacoes para nossas duvidas e questionamentos! Somente uma pessoa iluminada como nossa querida De para nos introduzir em seus ensinamentos! Obrigada professor! Obrigada De! Bj a todos.........

maria edna arcoverde cals
Reply 22 de December de 2014

SALVE o PROF e AMIGO,
MANOEL THOMAZ!
Quantos Ensinamentos ILUMINADOS!
E, com muitas SAUDADES aguardando MARÇO no NOVO ANO de 2015 para radiante continuar os inúmeros MERGULHOS no MAR AZUL de nossos encontros semanais.
Toda a minha GRATIDÃO!
com açúcar e com afeto
maria edna

Ana Laura Rabelo
Reply 22 de December de 2014

Simplesmente incontestável. Concordo com cada palavra. Bendito seja!

beijos,

Ana Laura

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Acho que a busca desta sabedoria é algo que nos une aqui no Salotto! bjs c

Maria Vilma
Reply 22 de December de 2014

Querido professor Manoel, seja muito bem-vindo!
Uma estreia de peso com este texto lindo que nos encanta nos instiga a pensar... repensar... a confrontar nossos discursos com nossas ações.
Que bela reflexão natalina! Com a qual eu concordo totalmente!
Obrigada, Consuelo e Delinda por esse presente!
MaVi

Jovita Agra
Reply 22 de December de 2014

Texto incrível, expressa exatamente este sentido comercial da data e que a natividade o Menino Salvador foi relegada a segundo plano. Agradeço ao professor Carneiro pelo post, e a vocês Denise e Consuelo por este presente.

    Denise Luna
    Reply 22 de December de 2014

    Jovita, acho que com a globalização e com a tecnologia frenética, quase tudo tem sido relegado a segundo plano, não é mesmo? É só você ler essa crônica mais de uma vez para se dar conta disso.... Vivemos dias difíceis e se não prestarmos atenção, eles engolem a gente.
    Bjs!

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Mas é justamente importante prestar atenção, eu acho. O sentimento importante do Natal sentimos, no nosso "eu". Ele fica na surdina, mas é o que traz a felicidade de verdade!!... bjs c

manoel thomaz
Reply 22 de December de 2014

Obrigado ...Que prazer que minhas palavras tenham encontrado uma ressonancia nas reflexões. ..
Feliz Saber Ser
a Todos..
Manel Thomaz

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Obrigada Professor!!!

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 22 de December de 2014

Que texto lindo ele nos faz refletir sobre o que realmente importa nesta vida!!!Que presentão esse de poder conhecer o professor Manoel,obrigado Consu e a vc Denise,e aproveito para te desejar muitas felicidades com saúde,amor e sucesso......bjsssss

    Denise Luna
    Reply 22 de December de 2014

    Muito obrigada, Daniela, você disse tudo.
    Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    bj querida!! c

Ana Teresa
Reply 22 de December de 2014

Texto maravilhoso!

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2014

    Concordo! bjs c

Eliana Romanis Diegues
Reply 23 de December de 2014

Querida Consuelo,
mais uma vez obrigada pela publicação de tão lindo texto do Prof Manoel. Uma lição de vida no Natal.
Sua sensibilidade sempre nos brindando com belos momentos.
Ah! E amei seu post de Bologna.
Beijo e feliz Natal com todos os seus.

Rosa Canha
Reply 23 de December de 2014

Muito verdadeira a mensagem dele. Diz ao Manoel, que antes mesmo de ler, no texto dele, a frase que ele coloca precedida de: " por vezes", eu já havia, durante a leitura, pensado nela e acho que não é apenas " por vezes": deveria ser sempre! A tal frase é: MENOS É MAIS, que me foi dita, justamente, no Natal do ano passado por uma vendedora de uma loja cara de bijouteria. Ao entrar lá apenas para "dar uma olhada" e dejesar Boas Festas, ela, em sua função, começou a me sugerir presentes para o Natal, abrir gavetas, mostrar peças, etc. Mas... como voce sabe, tudo lá é caríssimo.

Então eu lhe disse que só iria comprar bem poucos presentes e mais baratos, sem entrar no consumismo, bem característico dessa data - que nos envolve como uma onda - e nos leva a querer mais isso e mais aquilo.
Foi aí que ela mesma, a vendedora, ao invés de insistir, me disse: " voce tem razão, hoje em dia está na moda o: menos é mais! Achei incrível ouvir aquilo e desde então procuro seguir esta filosofia em tudo na minha vida o ano inteiro; e não apenas em datas especiais.

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2014

    Que estória incrível!! obrigada por compartilhar! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *