O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!


Mais astrologia com a amiga do Salotto e professora Luciene Felix Lamy.

O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!

 “Personificação da Astrologia”, por Guercino (1650-55). Blanton Museu de Arte, Texas. Segundo a Wiki, Giovanni Francesco Barbieri, é mais conhecido como Guercino ou Il Guercino (Cento, 1591 — Bolonha, 1666), palavra italiana para "estrábico", apelido que lhe foi dado por conta de seu desvio ocular.

“Personificação da Astrologia”, por Guercino (1650-55). Blanton Museu de Arte, Texas. Segundo a Wiki, Giovanni Francesco Barbieri, é mais conhecido como Guercino ou Il Guercino (Cento, 1591 — Bolonha, 1666), palavra italiana para “estrábico”, apelido que lhe foi dado por conta de seu desvio ocular.

Amigos do Consueloblog, dos inúmeros e-mails que recebo perguntando sobre mapas astrais, muitos relatam estar passando por momentos cruciais em suas vidas e, quando vou dar uma olhada, constato que estão vivenciando um trânsito saturnino ou, um dos mais marcantes deles, o famoso “1º regresso de Saturno”.

Mesmo sabendo que a maioria de nós ruma ao 2º regresso (por volta dos 58/60 anos de vida), vamos falar sobre essa 1ª “chacoalhada” do destino, que pode ser de grande ajuda àqueles que amamos, pois entre os 28 e 30 aninhos, muitas vezes, “dá um tilt”!

Sim, tanto os trânsitos quanto o 1º regresso de Saturno ocorrem, existem! Dura cerca de 2 anos e meio e, se serve de consolo: passa, nos tornando muito mais maduros, centrados e mais fortes.

Sabemos que o lindo planetinha que habitamos leva cerca de 365 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Já o lindo planeta dos anéis, nomeado Saturno, o deus do Tempo na mitologia romana (na mitologia grega ele é Chronos), leva em torno de 29 anos para completar essa mesma “voltinha”.

Sabemos que o lindo planetinha que habitamos leva cerca de 365 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Já o lindo planeta dos anéis, nomeado Saturno, o deus do Tempo na mitologia romana (na mitologia grega ele é Chronos), leva em torno de 29 anos para completar essa mesma “voltinha”.

Saturno é o último planeta visível a olho nu e sua associação com limites, responsabilidade, desafio, amadurecimento, seriedade, é notória.

Durante o 1º regresso de Saturno, que é o retorno para o signo onde ele estava quando você inspirou pela primeira vez a atmosfera terrestre, são comuns as angústias, tais como, em relação ao início ou término de um amor, dúvidas sobre a carreira, além de, quase sempre, incertezas sobre o ambiente familiar, englobando a própria moradia em si, culminando num súbito anseio por mudar de ares e de chão. Bem, isso se você ainda tiver tudo isso, porque com Saturno, muitas vezes… Vejamos o que ocorre.

ampulheta1

Pela primeira vez, a vida nos “joga na cara” que o Tempo passa. Impiedoso e implacável, como lhe é peculiar. Nem é nada assim tão arrebatador, os sinais vem aos pouquinhos, mas vem! Não adianta nos esquivarmos: o fôlego não é mais o mesmo dos vinte, a própria pele já resseca com mais facilidade… Mas é na mente, na cabeça, nas ideias e ideais que ele nos sacode: começamos a nos tornar um pouco mais introspectivos, confabulamos com nossos botões sobre o que alcançamos versus o que deixamos para trás. E redirecionamos o leme!

Durante o 1º regresso, “cai a ficha”, e pela primeira vez, temos consciência de que a juventude, a juventude mesmo, já se foi, é coisa do passado (e esse primeiro “Adeus” é sentido). Será durante o 1º regresso que atinaremos aos primeiros sinais de maturidade. Os antigos diziam que todos somos inocentes até o primeiro regresso de Saturno.

 “Todos nós estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando as estrelas...”. Oscar Wilde.

“Todos nós estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando as estrelas…”. Oscar Wilde em Dorian Gray

No entanto, se há a irrefutável constatação de que o tempo passa (exceto para Dorian Gray, famoso personagem do literato inglês Oscar Wilde), há também a consciência (que alento!) de que a velhice, com seus problemas e limitações, se encontra a uma margem segura de distância. E isso nos energiza! É quando nos sentimos imbuídos de tomar as rédeas, ajustar a rota, reestabelecer novos objetivos e seguir renovados, com todo gás!

Durante o 1º regresso, é como se o Universo nos chamasse pelo nome e fôssemos convocados a olharmos para dentro de nós e fazermos um balanço tentando equacionar as vitórias, as conquistas, os erros e os enganos. Mas esse acerto de contas é somente entre você e você mesmo(a).

Por mais que tenhamos seguido a cartilha direitinho (dos pais, da sociedade, da cultura na qual nos inserimos), há um quê de irrealização, alguma peça que não se encaixa, uma sensação de: “Era isso? Então era… Só isso? Oh, mas isso não é o bastante!”

Pã consola Psyché (a Alma). Escultura de Reinhold Begas (1858), Museu Nacional de Berlim.

Pã consola Psyché (a Alma). Escultura de Reinhold Begas (1858), Museu Nacional de Berlim.

Subitamente, sabemos que não era só isso ou apenas “isso” o que tanto almejávamos. Mas o problema é que também não sabemos ainda exatamente o que é que nos satisfará. Se atingimos certo status profissional, nos ressentimos pela parte amorosa ainda capengando; se já encontramos o que pensamos ser “o grande amor de nossas vidas”, começa a parecer custoso limitarmo-nos ao cercadinho que a relação exige.

Se tivemos filhos, parece que a responsabilidade sobre a criação deles tornou-se descomunal; se ainda não os tivemos, começamos a olhar para as “famílias propaganda de margarina” ao lado e… A grama do vizinho parece mesmo mais verde. Atentamos que, às vezes, tudo não passa de um engôdo.

Embora haja (raras) exceções, o fato é que durante o 1º regresso de Saturno, poucos estão satisfeitos com o que amealharam, a maioria está ávida por uma nova vida. Mas qual caminho seguir? Qual???

Talvez possamos ajudá-los a descobrir sobre para qual área da vida (Casas astrológicas de I a XII) o 1º regresso OU um trânsito de Saturno chamará sua atenção.

Para tanto, confira o que o sábio astrólogo Stephen Arroyo, em sua obra “Astrologia, Karma & Transformação” (infelizmente esgotada) tem a revelar sobre o 1º Regresso de Saturno clicando AQUI

E, mesmo que o “1º ou 2º Regressos” não seja seu caso no momento, vale a pena verificar qual Casa Astrológica de SEU mapa astral é ocupada por Sagitário (o signo da Fé, da religião e da filosofia, da mente mais ampla e “abstrata”, que busca o sentido, contextualizando o micro no macro), pois é lá que Saturno se encontra atualmente, nos oferecendo a possibilidade de darmos um salto em direção ao aprimoramento da Alma.

Casas Astrológicas

Em qual esfera, qual área da vida haverá esse salto? Descubra fazendo seu mapa AQUI

Considerando que, independente de qual seja seu signo astrológico e qual Casa o signo de Sagitário ocupe em SEU mapa, o atual trânsito de Saturno por Sagitário chama a todos nós para – numa palavra – questões de Fé, portanto, eis a imagem que sintetiza nosso momento:

Sacrifício de Isaac por Abraão, afresco no Palazzo da Villa D'Este, em Tivoli. Foto de Luciana Rodrigues, do blog romapravoce.com

Sacrifício de Isaac por Abraão, afresco no Palazzo da Villa D’Este, em Tivoli. Foto de Luciana Rodrigues, do blog romapravoce.com

Se em SEU mapa astrológico, o signo de Sagitário estiver ocupando as…

Casas I, V ou IX (análogas aos signos de Áries, Leão e Sagitário), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas II, VI ou X (análogas aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas III, VII ou XI (análogas aos signos de Gêmeos, Libra ou Aquário), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Casas IV, VIII ou XII (análogas aos signos de Câncer, Escorpião ou Peixes), desvende e saiba como superar essa fase clicando AQUI

Como sempre, estou à inteira disposição do Salotto para ajudar a sanar as dúvidas!
Zilhões!!!

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016
Meu mapa astral… parte 1
August 08, 2016
ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!
July 22, 2016
ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy
June 24, 2016
Maneirismo: à maneira do autor!
February 20, 2016
ASTROLOGIA: Urano no mapa e o Maneirismo na Arte!
February 19, 2016

44 Comments

Angela Motta
Reply 15 de April de 2016

Lu querida, que lindo post!! Amei, acho que Saturno está há muitos anos na minha vida, pq essas questões são permanentes p mim kkkk Gostaria muito de fazer um mapa c vc!! Parabéns, bjs

luciene felix lamy
Reply 15 de April de 2016

Angela, minha querida, sendo você, uma sensível canceriana com Ascendente no régio signo de Leão (ocupando, portanto, sua Casa I), o signo de Sagitário deve estar em sua Casa V.
Isso significa que, atualmente, Saturno está desafiando-a para aprimorar sua auto-expressão. Talvez vc esteja se sentindo "tímida". Dê uma conferida no link acima onde se lê: "Casas I, V ou IX (análogas aos signos de Áries, Leão e Sagitário), desvende e saiba como superar essa fase".
Envie seus dados (data, horário e local de nascimento) por e-mail que o faço com todo prazer.

Nesse momento específico, com o Sol, Vênus e Urano em Áries, a Lua Crescente em Leão (13º), Marte e Saturno em Sagitário, contamos com muitos planetas em signos do Elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário), e isso nos entusiasma, energiza e chama à ação. Além de nos encher de Fé!
Zilhões!!!

    Audrey
    Reply 15 de April de 2016

    Luciene,

    me desculpe…mas não consegui descobrir minha casa ! adoro Saturno!
    Sou Sagitariana com ascendente em Libra.Pois Nasci as 3.25 hs do dia 03 de Dezembro!

    Você me diria qual é por gentileza?
    Sei que ele é forte…preciso me preparar !

    bejiosss,muito obrigada!

      luciene felix lamy
      Reply 15 de April de 2016

      Olá, Audrey!
      Muito obrigada por ter perguntado! Adoro tentar responder. :-)
      Se seu signo Ascendente é Libra (Casa I), é provável que Sagitário ocupe sua Casa III.
      Para saber qual o teor de seu desafio atual, clique acima em: "Casas III, VII ou XI (análogas aos signos de Gêmeos, Libra ou Aquário), desvende e saiba como superar essa fase!". E, sim, amiga, quando já sabemos de antemão sobre qual esfera da vida chamará nossa atenção podemos nos preparar melhor para enfrentá-la. Sendo sagitariana, este trânsito de Saturno lhe fala bem de perto, pois se ainda não passou sobre seu Sol natal, transitará por ele (está retrógrado, a 16º). Isso a fará rever certas convicções, sobretudo no âmbito do que tinha como líquido e certo em termos de filosofia de vida e redirecionará suas crenças, pois levará-la a vivenciar experiências de Fé de forma genuína, pessoal. Isso, mesmo que você não tenha uma crença nem seja adepta de nenhuma religião. Será como se "Deus" a chamasse para uma conversa. Coisa fácil para quem é de Sagitário (sabes do que falo!). Seu Ascendente, sendo no signo Cardinal de AR (Libra) atenuará os desafios, pois o que você é (Fogo) está em conformidade com seu Ascendente, que é seu jeito de ser e de ver a vida (Ar). Trata-se de elementos compatíveis (Fogo + Ar). Numa Casa tranquila e favorável (risos), que é a Casa III.
      Zilhões!!! E, mais uma vez, grata por ter vindo conferir nosso Post.

        audrey
        Reply 15 de April de 2016

        Lu,

        Obrigada pela extensa resposta!

        Acredito que seja um bom momento para rever meu mapa! fizemos há tempos atrás.
        Com Saturno por perto…minha espiritualidade que já é intensa…
        Você por gentileza, quando for possível,me de um alô!

        Um beijo!

Renata Di Pietro
Reply 15 de April de 2016

LU ,SO TE AGRADEÇO. UM BJ

    luciene felix lamy
    Reply 15 de April de 2016

    Oh, Renata...
    Sou eu quem agradece por teres vindo apreciar o Post, amiga.
    Que Saturno nos traga a preciosíssima pérola que somente ele produz.
    Zilhões!!!

Marina Di Lullo
Reply 15 de April de 2016

Olá Lu querida! E, nos levando pelos caminhos do Olimpo, você nos traz Saturno!! Sagitário é meu ascendente e como o texto correspondente tem tanto significados pra mim!!
Professora Lu, por quanto tempo mais Saturno transitará por Sagitário?
Obrigada! Beijos

    Marina Di Lullo
    Reply 15 de April de 2016

    ...tantos significados...

    luciene felix lamy
    Reply 15 de April de 2016

    Marina querida,
    É meu Ascendente também!!! \o/
    Bem, uma das coisas boas é que emagreceremos "naturalmente"*.
    A palavra chave para esse trânsito de Saturno pela Casa I é: IDENTIDADE.
    Saturno deve permanecer em Sagitário até meados de dezembro de 2017.
    Mas, obviamente, a gente não precisará de tanto tempo para reavaliar "quem somos".
    Fico MUITO feliz que tenhas te identificado com o texto de Stephen Arroyo.
    Meu acervo nessa área é bem razoável, e o escolhi a dedo (curadoria é tudo!).
    Zilhões!!!
    (*) Saturno em Áries ou na Casa I augura magreza. \o/ Mas, no nosso caso, trata-se apenas de um trânsito, ou seja, será momentâneo... :-( Mas quem sabe a gente não se anima em manter?
    PS: Estou aqui para toda e qualquer dúvida em que puder ajudar. Saturno em signos de Fogo (Elemento ligado ao "Espírito" - Áries, Leão e Sagitário) e sobre uma das Casas angulares (formam uma cruz + ), que são as Casas I, IV, VII e X) são os mais desafiadores.

      Marina Di Lullo
      Reply 15 de April de 2016

      Lu, também tinha gostado dessa parte! Lu, obrigada, teus posts sempre revelam tanto de nós mesmos, são para ler e reler, aprender e apreender. Beijo grande

Andrea - Curitiba
Reply 15 de April de 2016

Essa eh a nossa grande, querida e talentosa LU!!!! Obrigada por tanto nos proporcionar!! Bjs.......

    luciene felix lamy
    Reply 17 de April de 2016

    Andrea, donzela,
    Sou eu quem agradece por seu afeto, minha querida.
    Falar daquilo pelo qual a gente sente verdadeira paixão e ter quem nos ouça, é uma bênção.
    Uma semana gloriosa para você e sua amada maninha, Isa.
    Zilhoes!!!

Gloria Jane Melo
Reply 15 de April de 2016

Luciene
Astrologia com você tem um gostinho de quero mais...é encantadora a maneira como você escreve.

E a curiosidade cresceu e nao consigo fazer o mapa. Ajude-me a saber onde anda Saturno perto de mim. Sou Leão com ascendente em cancer, mais câncer do que leão hahaha...e já estou no segundo regresso.
Bjos

    luciene felix lamy
    Reply 16 de April de 2016

    Gloria, minha querida,
    Astrologia é uma ferramenta de autoconhecimento espetacular!
    E o melhor: ao alcance de todos.
    Para fazer seu mapa, basta clicar em qualquer um dos inúmeros sites disponíveis na web. Tente o astro.com, é preciso, pois já o testei. Mais Câncer* que Leão, sem dúvida! Isso porque após o 1º Regresso de Saturno as características do signo Ascendente passam a - senão predominar -, ao menos se tornam mais notórias. 2º Regresso? Então, 2ª colheita!!! \o/
    É provável que Sagitário ocupe sua Casa VI. Sugiro então que clique acima no link onde diz: "Casas II, VI ou X (análogas aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio), desvende e saiba como superar essa fase."
    Muitíssimo grata por ter vindo conferir, amiga!
    Zilhões!!!
    (*) A rainha que sempre cuida de todos! Olha só que carinha aconchegante e convidativa de canceriana que vc tem, Gloria! Signo de Água, sensível, de quem se empenha, zela por toda a família (e encara até a humanidade como sendo uma grande família), preserva a memória (o passado com todas as fotos nos álbuns!) com todo amor e carinho. É também o Ascendente da atriz Angelina Jolie, outra mãezona.

      Glória Jane Araújo de Melo
      Reply 17 de April de 2016

      Bom dia Luciene!
      Domingo, mais um tempinho na cama e minha primeira leitura foi sua resposta carinhosa, que abraça e afaga.
      Muito grata por seu retorno, você é uma pessoa inspiradora.
      Hoje, dia histórico para nosso país, vamos renovar as esperanças por tempos melhores.
      Um beijo,

        luciene felix lamy
        Reply 17 de April de 2016

        Oh, Gloria...
        Inspirador é esse Salotto, sempre tão carinhoso.
        Sim, amiga! Hoje, talvez iniciemos a GRANDE faxina que tanto precisamos em nosso país. É só um começo, mas quem sabe servirá de lição e dará o recado de que estamos atentos aos desmandos de nossos corruptos governantes? Renovemos as esperanças! \o/
        Tenha um ótimo domingo junto aos seus, amiga.
        Zilhões!!!

Frederica
Reply 16 de April de 2016

Obrigada pelo post, Lu! Gosto muito de Astrologia, preciso até, porque me ajuda a tentar compreender a vida...acho que Saturno está na Casa VI no meu mapa...e retrógado também, imagina como isso tudo tem sido lento na minha vida...adorei a sua forma de contextualizar o tema.
Beijos

    luciene felix lamy
    Reply 17 de April de 2016

    Buongiorno, Frederica!

    Saturno na Casa tradicional de Virgem, que é a Casa VI faz com que o nativo sinta algum tipo de inadequação e que se empenhe, com disciplina e foco inabaláveis na conquista da melhoria de si mesmo(a).

    Trata-se de um posicionamento um tanto incômodo, mas é importante que saibas que - seja lá o que for que enfies na cachola que precisas corrigir, melhorar, aperfeiçoar -, é coisa da SUA cabeça, não necessariamente exigência dos outros ou do meio.

    Esse posiconamento, natal ou por conta de algum trânsito, faz com que a pessoa descubra recursos inimagináveis, uma força de vontade férrea para seguir uma dieta, praticar alguma atividade física ou ainda, dedicar-se a um trabalho com todo esmero, pois Virgem é o "cri-cri" do zodíaco (vê defeito em tudo. Ou melhor, sabe o que e onde há algo a ser aprimorado), não se contenta com menos que a "perfeição". Sendo uma Casa de saúde, convém atentar aos probleminhas de saúde tipicamente saturninos: pele, dentes e ossos (estruturas e limites).

    Muito obrigada por teres se manifestado, amiga!
    Zilhões!!!

      Frederica
      Reply 17 de April de 2016

      Obrigada Lu! É verdade, tudo verdade! Já tenho algum trabalho feito, mas sinto que ainda falta muito...o que, na verdade, vejo como um caminho que se vai fazendo e não como uma meta angustiante. E a vida é boa demais!! Como esse blog onde tanto se partilha...
      Beijos

Alexandra
Reply 19 de April de 2016

Lú querida, você sempre perfeita em sua explicação e texto!
Essa inquietação me acompanha vida a fora (nem me lembro desde quando. Talvez desde sempre!).
Será que Saturno anda me perseguindo?....rsrs
Amei o post.
Obrigada!
Beijos mil.

    luciene felix lamy
    Reply 19 de April de 2016

    Buongiorno, Lê!
    Há nosso Saturno "natal", que é o posicionamento por signo e por Casa astrológica (área de experiência) de quando nascemos e há os trânsitos de Saturno, que passeia por cerca de 2 anos e 1/2 sobre cada um dos doze signos astrológicos. Ou seja, há nosso desafio íntimo e pessoal (meio que permanente) e aqueles pelos quais passamos circunstancialmente. É muito importante saber que, se atualmente Saturno transita pelo signo de Sagitário, em qual esfera da vida ele está a nos ensinar como nos auto-aprimorarmos. Para isso, basta que identifiquemos qual Casa o signo de Sagitário ocupa em nosso mapa e clicar no link acima que corresponde a esta Casa. Caso não saiba, me envie seu mapa que a identifico para você, amiga.
    Mil beijos, saudades...
    lu.
    PS: Faça o mapa no astro.com, pois as Casas astrológicas (de I a XII) são contadas à partir do signo Ascendente e não do signo solar (que no seu caso é Capricórnio).

      Alexandra
      Reply 19 de April de 2016

      Vou fazer isso, Lú querida!
      Saudades também.....
      Beijos mil!

Hellen
Reply 20 de April de 2016

Lú, adorei!! aprendendo cada dia mais... Saturno na casa 8 com lua e netuno... rs... Bjos

Hellen
Reply 20 de April de 2016

Não, Lú .... Sagitário na casa 8 com a lua e netuno ... saturno está em outra casa... :) :D

Hellen
Reply 20 de April de 2016

Lú, troquei ... Sagitário na casa 8 com Netuno e a Lua ;)

    luciene felix lamy
    Reply 20 de April de 2016

    Entendi, Helen.
    Saturno transita atualmente sobre o signo de Sagitário que ocupa sua Casa VIII e lá, se encontra com a Lua e com o planeta Netuno de seu mapa natal. E olha só quanta coisa dá para aferir desse "detalhe" de seu mapa: em caso de separação conjugal ou societária, você leva a melhor (Sagitário na Casa VIII); recebe herança (provavelmente da mãe ou outra figura feminina, como uma tia, por exemplo), tem vida longa, sobrevive ao parceiro (viuvez) e é provável que esteja anestesiada ou inconsciente quando vier a falecer. No sexo, é desencanada e aventureira, mas - paradoxalmente -, também romântica, sonhadora e extremamente intuitiva, sensível, adequando-se "camaleonicamente" aos anseios do parceiro. Quanto a esse assunto especifico (sexo), sabendo onde está sua Vênus (por signo e por Casa) eu poderia pormenorizar ainda mais. Mas não em público, of course!
    No momento, com Saturno transitando por aí, no reduto de Scorpio*, algumas perdas serão inevitáveis... E os ganhos (Hades/Pluto) que virão dessas perdas também. Tenha Fé, amiga.
    Zilhões!!!
    (*) A Casa VIII também refere-se à sexo, morte, transformação e também às riquezas vindas dos outros.

Hellen
Reply 20 de April de 2016

Uau!!!amei!!! como sempre você arrasa. Adoro suas explicações.... Queria muito a sua explicação .. bjos e obrigada

    luciene felix lamy
    Reply 21 de April de 2016

    E eu nem gosto de explicar, néah?
    Mas, olha, devemos atentar ao "Todo", maior que as partes!
    Para uma melhor tradução dessa sua Casa VIII, ocupada pela Lua e por Netuno, é fundamental verificar qual é a fase lunar, por exemplo, pois é a Lua Cheia que augura o sobreviver ao cônjuge. Também precisamos perscrutar o posicionamento do regente dessa Casa ocupada pelo signo de Sagitário, que é o planeta Júpiter e também dar uma olhada para a Casa em que o signo de Peixes ocupa (cujo regente é Netuno). Somente "lendo" cada uma dessas informações é que podemos dar um veredicto mais preciso, pois serão essas demais informações que irão corroborar ou refutar o que acabamos de ler.
    Interpretar um mapa é ir montando um quebra-cabeças e nada é + fascinante que decodificar a abóbada celeste, ver a toda a imagem arquetípica formada. Um(a) astrólogo(a) ajuda, mas não supera o olhar do "dono". E é para isso que estou aqui, para ajudar, guiando-a a enxergar o que você já sabe melhor que eu, Hellen.
    Mil beijos e um ótimo feriadão à vc e todo o Salotto adorável!

Ledyanne
Reply 21 de April de 2016

Nossa! Exatamente pelo que estou passando! Parece que nada está no lugar, que tem alguma coisa de errado comigo. Sempre me pergunto: mas antes eu gostava tanto de uma coisa, porque agora não gosto mais?! Tenho 29 anos e desde o final dos 27 estou enfrentando esse "tilt". Ano passado foi a pior fase! Mas, ainda sinto uma insatisfação pelo que estudo e tenho pensando mt em mudar, além das crises existenciais que já passei, rs... Como uma boa capricorniana, fico sempre buscando explicações para minhas angústias e questionamentos. Agora é que tenho começaaado a sentir que as coisas estão entrando no seu eixo, pelo menos o fato de chagar próximo dos 30: tenho me sentido, de fato, mais madura e feliz por ter tido uma juventude tão bem aproveitada!
Adorei o post e ainda bem que essa fase passa! Ufa!
Bjs.

    luciene felix lamy
    Reply 22 de April de 2016

    Ledyanne,
    E, creia-me, não foi somente você quem se identificou, amiga, pois só em nosso blog de "Astrologia&Arte", esse tema já foi acessados mais de 500 vezes! E será muito mais, pois ficará lá, à disposição de todos os que buscam uma luz às suas angústias.
    Sendo capricorniana, independente de seu signo Ascendente (o que vai lhe dá uma informação mais precisa sobre em qual área da vida se dá seu desafio atual), vale a pena conferir também o que Stephen Arroyo tem a dizer sobre o trânsito de Saturno sobre a Casa XII, (Casa de Elemento Água, análoga ao signo de Peixes), pois Sagitário é justamente o signo anterior a Capricórnio.
    Após o 1º Regresso de Saturno, sentirás a estrada livre, estarás pronta para dar as cartas rumo a um 2º regresso, quando a colheita será ainda mais farta, pois já terá sido dirigida, focada naquilo que você mesma elegeu como sendo objetivos únicos e exclusivamente seus.
    Qualquer dúvida, saiba que estou aqui, às ordens!
    Zilhões!!!

Hellen
Reply 21 de April de 2016

Lú, mais uma vez TKS!!! vou verificar ;) estou encaixando meu quebra - cabeça da vida..

Maria Vilma
Reply 23 de April de 2016

Minha sábia predileta!!! perfeita! Como sempre aliá! Que post Maravilhoso! Lindo!
Inquietação... Vixe...! Não me lembro de ter vivido sem... Já foi motivo de muito desconforto e sofrimento. Hoje convivo melhor com a minha inquietação...
“O antigo nômade ainda vive dentro de nós, não morre nunca, e, quando a gente menos espera, a sua inquietude neurótica desperta do sono para nos obrigar a sair por aí” (Domenico de Masi).
Eu tenho esse nômade inquieto (às vezes neurótico...rsrsr) dentro de mim...rsrsr...
Obrigada, sempre! Este post me ajudou muito a entender certos questionamentos que me perseguem.
Muiiitos beijos!!!

luciene felix lamy
Reply 25 de April de 2016

Que é isso menina, "menos" para essa sabedoria toda... Perfeição, então...
Ah, nossas inquietações, tão preciosas. Adorei a frase de Domenico De Masi.
Fico felix da vida que esse Post tenha ajudado (e esteja ajudando!) a elucididar as inquietações e os questionamentos de tantos leitores, MaVi.
É uma dádiva contar com seu parecer, minha amiga.
Ansiosa por matar as saudades, em breve. Zilhões!!!

João Manoel Csiszer
Reply 2 de June de 2016

Mais conhecimento, quero mais, quando vai postar sobre Netuno e Plutão?? Acredito que passei as ultimas 12 horas apenas lendo os seus textos. Esta de parabéns pelo jeito que nos apresenta cada detalhe.... Esperarei ansioso pelo próximo....

luciene felix lamy
Reply 2 de June de 2016

Mais conhecimento! É tudo o que queremos, meu amigo! 12 horas??? É um recorde, João!!!
Menino, jamais trabalhei taaaanto quanto nos últimos dias, sobretudo no mês de maio, passsado. Desconfio que tenha sido até por conta desse Post, pois Saturno nos tira o chão (ao menos, temporariamente, para depois erigir convicções sobre novas bases, mais sólidas, muito mais seguras).
Para complicar, estou envolvida com problemas de saúde (gravíssimos!) na família de meu consorte, o que tem nos levado a viajar. Enfim, o fato é que, excepcionalmente, atrasei o Post sobre a localização de Netuno no mapa! Mas, para nossa felicidade, ele já está no forno, dando uma dourada para estar à altura desse belo deus (me arrebatou!) e desse Salotto MARAVILHOSO, humano, encantador!
Aguarde somente mais alguns dias, João. Logo mais, desembrulharás um belo presente.
Zilhões!!!
lu.
PS: Quanto à Plutão no mapa, seguirá após a análise de El Greco, último Maneirista. Com Plutão, iniciaremos o Barroco, com ninguém menos que Gian Lorenzo Bernini. \o/

Niedja
Reply 10 de June de 2016

Ola Lu! tudo bem?
Amo o modo como você explica com cada detalhe, isso me alegra muito e satisfaz minha "fome" por conhecimentos rsrsrs.
Sou escorpiana com ascendente em Sagitário e eu gostaria de saber se quem tem Saturno em Aries (tenho na casa 4) por estar retrogrado, esse retorno vem mais cedo, antes do 29 anos?
E mais uma pergunta muito importante, sou devagar (lerda) quando faço alguma coisa e isso me prejudica muito, só consigo ser um pouco mais ágil quando estou com raiva, mas não é nada bom para a mente e o espirito ficar com raiva por muito tempo, porém, mesmo se tenta-se minha lua em libra não permitiria não é mesmo? recentemente descobri que Saturno em Aries tem essa influencia em ser lerda, pois, estou tentando me autoconhecer (não só através da astrologia) na intenção de mudar isso. você tem alguma dica que possa me ajudar nisso?

    luciene felix lamy
    Reply 10 de June de 2016

    Querida Niedja,

    Apesar da correria, tudo em paz, graças a Zeus, digo, Deus!
    Ah, amas as explicações? E eu AMO ler um mapa, decodificar arquétipos.

    Olha, o fato de estar retrógrado não antecipa nem atrasa seu efeito. 1º Regresso de Saturno ocorre entre os 28 e, no máximo, 32 anos, varia de pessoa para pessoa, mas é nesse período.

    Se seu Saturno natal está em Áries e na Casa IV... Seus alicerces, suas bases, seu esteio, seu lar, sua família, sua casa (até mesmo do ponto de vista físico) irá ruir. Ou, estremecerá.

    Haverá necessidade e OPORTUNIDADE de refazer tudo isso por si mesma! Não se furte a esse desafio, pois uma vez realicerçada por você, nada nem ninguém poderá lhe tirar esse CHÃO! E quando digo "chão" me refiro ao enraizamento de seu "eu", de seu espírito. Você poderia ser jogada no deserto, e ainda assim, independente das adversidades do mundo exterior, contar com "um norte" dentro de si. Saturno dá uma judiadinha, mas é imbatível na solidez do presente que nos traz! \o/

    Menina, que fase hein??? Digo isso porque Saturno saiu de Scorpio (fez conjunção com seu Sol natal, entre outras coisas, diminuindo sua energia) e ingressou em Sagitário (seu Ascendente), ou seja, faz tempo que não te dá sossego.

    Mas, como dizia o "bigode"*: "Tudo o que não nos mata, nos torna ainda + fortes!" Esse trânsito atual de Saturno por Sagitário sobre SEU Ascendente reitera os desafios a serem enfrentados no âmbito da personalidade, da expressão do "eu", da necessidade de responder por você e para vc mesma "quem sou?".

    Isso tem martelado sua cachola porque você também conta com um Saturno natal em Áries (primeiro signo zodiacal, análogo à Casa I, o Ascendente). Essa configuração, seja por trânsito ou de "nascença", arrefece as energias, diminui o ímpeto, eclipsa a ousadia, traz certa timidez, alguma solidão e, oh dádiva divina: a capacidade de estar só (e super bem com isso), de reencontrar o "theós" (divino) dentro de si e amar a vida de paixão!

    Áries é autosuficiente (egoista também!) e, quanto à lerdeza que mencionas, com Saturno em Áries ou na Casa I, existe sim, é fato! Mas atente que certa "paralização" ocorre porque Saturno exige que toda ação (Áries) seja focada e tenha propósito.

    É por isso que Marte (ação, energia, o impetuoso signo do "eu quero é guerra!", em Capricórnio (signo regido por Saturno) está super bem posicionado para quem se propõe a atingir um objetivo (seja lá o que for que estabeleça como meta). Como dizia uma antiga propaganda da Pirelli: "Potência não é nada sem controle". Saturno é esse controle!

    Áries é signo do "eu quero" (é tb considerado o bebê do zodíaco justamente por ser caprichoso, exigente!) e Saturno exige que esse "eu quero", que essa vontade, tenha um propósito, digamos que, mais bem fundamentado, mais digno que um mero capricho.

    Sua Lua em Libra é diplomática, pondera sobre todos os lados antes de agir e a decodificação de mais essa informação corrobora que antes de agir, você precisa mesmo de tempo para pensar. E que prioriza a paz, a harmonia, a justiça.

    Fundamental será olhar a posição do planeta Marte em seu mapa, pois é ele que irá atenuar ou não o que você chama de "lerdeza". Por enquanto, essa paralização está sendo indicada por 3 leituras: Saturno em Sagitário (atualmente sobre seu Ascendente) + Saturno em Áries (de nascença) + Lua em Libra (signo do Elemento AR, avesso às explosões, que prioriza o PENSAR, resolvendo tudo na diplomacia).

    Lembre-se, amiga, que toda configuração tem seus prós e contras.

    Quanto às dicas, você já conferiu aqui mesmo, no Consueloblog, os posicionamentos do planeta Marte e de qual das 12 Casas astrológicas ele ocupa? Se não, busque!

    O posicionamento de seu Marte, tanto por signo quanto por Casa te dará uma luz sobre em que tipo de atividade sua energia flui e revela-se dotada de muita energia e disposição.

    A maturidade nos ensina a não insistir em portas que não se abrem. Aprender a decodificar seu próprio mapa adiantará e muito seu trabalho, pois revelará exatamente qual é e onde está a porta que, desde que nasceste, já está destrancada para você.

    Como sempre, tô às ordens em auxiliar a todo Salotto nessa identificação.

    Zilhões!!!
    lu.

      Niedja
      Reply 12 de June de 2016

      Querida Lu muito obrigada por ter me respondido, significa muito isso para mim, pois, esclareceu bastante coisas
      Fico feliz que você esteja bem *-*
      Também amo ler Mapas, pena que faz pouco tempo que descobri que existe mapa astral e não só o signo solar.
      é inevitável que isso aconteça de ruir ou estremecer a família?
      Que bom eu gostar de desafios! caso contrario estaria "arrancando os cabelos" rsrs
      realmente estou procurando muito mais o meu verdadeiro EU recentemente
      O sol em escorpião e saturno em aries é um bom posicionamento por causa do foco escorpiano né?
      Meu Marte é em Sagitário (vénus e plutão também e todos na casa 12) me explica em qual atividade a minha energia flui? estou te pedindo porque estou aprendendo a avaliar como um todo ainda. ter tudo isso em Sagitário chega a um ser stellium?
      Lua em Libra ajuda no caso de Saturno em Aries?
      Tudo isso de pensar sera bom eu fazer psicologia como quero? (não tem astrologia aqui perto)

        luciene felix lamy
        Reply 5 de July de 2016

        Sorry, Niedja, somente agora vi que postasses aqui, amiga.
        Bem, vamos lá! Sim, com Saturno na Casa 4 é inevitável que você seja chamada a desempenhar justamente aquilo que já faz muito bem: ser o esteio e o alicerce da família. Como diz a piada: "Aceita que doi menos". Ah, mais que isso: você é realmente muito boa em cuidar da família.
        Sol em Scorpio te dá força para enfrentar o enfraquecimento do guerreiro "paralizado" por Saturno. Bem, dá direção, propósito e controle das energias. Com Marte em Sagitário, a ênfase é para o lado filosófico, religioso e professoral, no entanto, estando na Casa 12, a dos bastidores, tudo isso é muito interno. Você carrega uma energia psíquica e metafísica muito forte. Convém dar vazão a esse Marte as atividades filantrópicas em geral e preferencialmente em isolamento. Configuração favorável aos estudos mais profundos e elevados.
        Sim, configura já um Stellium (Vênus + Plutão + Marte) em Sagitário.
        A Lua em Libra anseia pelo par e Saturno em Áries impõe muitas exigências antes de aprovar esse "par".
        Psicologia é excelente para você! Embora convenha que atentes também a teu Mercúrio no mapa, no caso de escolha da carreira.
        Mas só de contares com tantos planetas na Casa 12, há muito no que podes ajudar, até porque conheces de perto os problemas que chegarão.
        Mil beijos,
        lu.

Gabriele
Reply 23 de August de 2016

Luciene gostei muito do seu texto!
Estou entrando nessa fase do 1º retorno de Saturno, pois faço 28 anos dia 25/08. Se bem que acho que já estou nessa fase "crise" desde os 27. Meu ascendente é escorpião e sagitário está na cúspide da casa 2, com saturno retrógrado em sagitário. Estou no final da minha graduação e completamente perdida profissionalmente!! Não aguento mais me descabelar pensando que caminho profissional seguir...parece que por mais que eu pense a resposta nunca vem.

Poderia me dar uma luz a respeito desse desafio de saturno retrogrado na casa 2? Tb tenho urano (sagitário) e netuno *capricórnio) retrógrados na mesma casa. Dados de nascimento: 25/08/1988, 10:30 manhã, Nova Iguaçu - RJ.

    luciene felix lamy
    Reply 1 de October de 2016

    Olá, Gabriele,
    Essa fase é um divisor de águas, amiga.
    Caminho profissional é indicado pelas Casas 2, 6 e 10, além dos planetas pessoais, sobretudo Mercúrio, Marte & Vênus. Envie um email para: mitologia@esdc.com.br
    Zilhões!!!

Wilsy Theophilo
Reply 4 de September de 2016

Caramba! Adorei o passeio descobrindo estes relógios zodíacos, incrível como já tinha visto muitos deles, fotografado e... Meu Deus,não tinha admirado como devia.
Toda empolgada já imprimi meu mapa, porém zero talento para lê-lo.
Vou ser assídua no blog da Luciene e ficar mais íntima do assunto.
Achei muito interessante descobrir esse 1o é 2o regresso.
Super beijo e cada dia acho seu Blog mais interessante.

    luciene felix lamy
    Reply 1 de October de 2016

    Olá, Wilsy,
    É pq, como diz Costanza Pascolato, uma coisa é ver; outra é enxergar. ;-)
    Zilhões, e até o próximo Post.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *