Greatest show on earth! Pinturas de Leonardo no National Gallery de Londres


The National Gallery in London, amazingly, has brought together an astounding 9 of the 16 surviving paintings of Leonardo da Vinci (1452-1519).  Although he is the author of “the most famous painting in the world”, the Mona Lisa, he is best known as an inventor and scientist.  That is why, this is the first time ever, and probably the last (these are very rare and fragile paintings to transport), that there will be an exhibition of  his paintings.

It is brilliantly displayed with preparatory sketches which lead to the painting.  In this manner, the show unveils Leonardo’s fascination with the geometric construction of an image and the search for its divine perfection.

He broke many grounds for his time, like painting his subjects in a three quarter pose instead of in profile, the shading and transparencies that he was able to master with new paint techniques.

The exhibition in itself is a blockbuster!   Ticketmaster crashed during the first hours that entrances were available and there are now no more advanced tickets for sale.  Cues start at 6:30 in the morning for the 500 available entrances a day.  The show is on until February 5, 2012.

THIS and THIS BBC videos are fun and instructive, and so is THIS article which explains the extraordinary task of putting something like this in place.

——————————————————

A National Gallery de Londres, incrivelmente, reuniu 9 das 16 pinturas de Leonardo da Vinci (1452-1519) ainda em existência.  Mesmo sendo autor do “quadro mais famoso do mundo”, a Mona Lisa (veja post anterior), Leonardo é mais conhecido como um inventor e cientista.  Razão pela qual esta é a primeira, e provavelmente última vez (seus quadros são muito raros e frágeis para transportar) que tantas obras serão expostas juntas.

A entrada do National Gallery com o início da fila.

A National Gallery fica no Trafalgar Square.

Tem mais algumas “primeiras vezes” nesta exposição.  É a primeira vez que as duas Virgem dos Rochedos, a versão do National Gallery e a versão do Louvre, são expostas juntas, na mesma sala!  Também é a primeira vez que o enigmático quadro de Jesus Cristo, Salvator Mundi, atribuído faz pouquíssimo tempo a da Vinci, é visto pelo público.

A exposição em si tem status de bestseller ou blockbuster!  Nas primeiras horas que os bilhetes estavam disponíveis na Ticketmaster, o sistema faliu pelo volume de pedidos!!  Não existem mais bilhetes on line.  Para viver esta “once in a lifetime experience”, precisa -se chegar ao museu às 6:30 da manhã para conseguir um dos 500 bilhetes disponíveis diariamente… Até dia 5 de fevereiro…

 

A exposição começa com este desenho. Para Leonardo, observação, criatividade artística e a cintila divina na alma são todas colegadas. Este desenho ilustra isto. Leonardo sempre escrevia de forma espelhada.

Leonardo parte de Florença e vai trabalhar em Milão para Ludovico Maria Sforza, o Duque de Milão, de 1482 a 1499.  Todos estes quadros são do período que ele trabalhou para Il Moro, apelido de Sforza por causa de seus cabelos pretos.

O Musicista 1486-7. O papel com notas musicais revela que este jovem é um cantor. Reparem como a boca parece ter apenas acabado de cantar...

Neste, um dos primeiros quadros (inacabado, se vê pelo casaco) de Leonardo, observa-se como ele quebra os paradigmas de pintura da época, como posar de três quartos ao invés que de perfil, como era de costume.  ESTE vídeo da BBC explica maravilhosamente a técnica e intensão do quadro.  Interessante notar que da Vinci acredita que nas artes, a pintura fica para sempre, enquanto a música desaparece.

Retrato de Mulher de Perfil, 1493 por Ambrogio de Pedris, é um exemplo dos retratos feitos na época, todos em perfil.

Esta foto foi feita com o iPhone. Mostra o quanto a mostra está lotada! No guia audio, depois de uma curta explicação, eles pedem para você dar dois passos para trás para deixar outras pessoas verem o quadro enquanto aprofundam a explicação. Nada mais British!! Adorei!

A minha foto do Musicista. Observem como pode-se chegar ultra perto aos quadros!!

Na próxima sala, os meus dois favoritos...

Dama com Arminho 1489-90. Esta é Cecilia Gallerani, amante de Ludovico Sforza, o duque, de apenas 16 anos. O arminho representa pureza. Este maravilhoso quadro veio da Polonia. Tem quem vai à Cracóvia só para ver esta obra.

Um crítico de arte observa a beleza de Dama com Arminho

Da Vinci acredita que retratos como este comemoram ao mesmo tempo que inspiram amor.  Leonardo consegue criar um quadro realístico mas com uma beleza eterna.

ESTE vídeo da BBC com o professor de Oxford, Martin Kemp, explica como as pinturas de Leonardo tem uma presença uma vida…elas são psicologicamente e visualmente ambíguas deixando o observador intrigado, desta forma transportando-o a si.

Logo ao lado outro deslumbramento…

La Belle Ferronnière 1493-4. Esta é Beatrice d'Este, a esposa de Ludovico Sforza. Leonardo idealiza à perfeição suas feições através do que chama de geometria divina. O olhar enigmatico é hipnótico!

 

Na próxima sala, A Virgem dos Rochedos na primeira versão, a do Louvre...

e do outro lado a segunda versão, feita 10 anos mais tarde, da National Gallery. Foi o restauro desta obra que inspirou esta exposição que demorou 5 anos para montar. Olhem só o tumulto já às 10 da manhã quando abre o museu.

As duas versões, uma ao lado da outra. A primeira versão é a da direita. Comparando os dois quadros se aprende muito sobre o desenvolvimento da técnica de Leonardo nos 10 anos que os separam.

Achei interessante como a versão do Louvre estava coberta com vidro e a da National Gallery não.  Obviamente exigências do museu que emprestou a obra ou do seguro.

Nas paredes aspas de Leonardo:

“A divindade que é a ciência da pintura, transforma a mente do pintor no que parece ser a mente do divino.”

ESTA entrevista da BBC explica super bem as complexidades de montar uma exposição como esta.

São vários os desenhos, muitos do acervo particular da rainha Elisabeth, que demonstram os estudos de Leonardo para chegar ao que ele acreditava ser a perfeição geométrica e estética da obra.

Este maravilhoso estudo das mãos, é só um dos desenhos que mostram os estudos de Leonardo.

O desenho da abertura da exposição, a primeira foto deste post, é o deslumbrante estudo da cabeça para a obra abaixo, A Madonna Litta.  Leonardo estudava meticulosamente a cabeça, mãos, composição e expressões nos seus quadros.  Foi um dos primeiros a usar tinta a óleo para poder criar nuances e transparências.

A Madonna Litta 1491-5

Outro tesouro desta exposição...

...este enigmático quadro, Cristo Salvator Mundi (1499). Esta obra foi atribuida a Leonardo faz pouco tempo e é a primeira vez que é exposta ao público. O rosto sofreu muitos danos. A esfera de cristal de rocha (a qual na época não teria existido já que não existiam instrumentos para criar-la) representa o universo. A mão é um deslumbramento.

Fiquei surpresa comigo mesma do quanto fiquei apaixonada por este desenho. Este é um estudo do quadro que está no Louvre.

Em Março, como retribuição do "favor", este desenho estará no Louvre ao lado da pintura Santa Ana por Leonardo da Vinci.

As duas grandes obras que estão faltando nesta exposição são a Mona Lisa, que nunca teria sido emprestada já que todos os dias milhares de turistas passam pelo Louvre quase só para vê-la, e A Última Ceia que é um afresco e não pode ser transportado.

Porém os organizadores conseguiram sorpassar este último obstáculo.  Existe uma bela reprodução em tamanho original da Última Ceia feita por um pupilo de Leonardo e este está na última sala da exposição.

Esta reprodução, em tamanho original, do afresco da Última Ceia por Leonardo (que está em Milão no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie) é por Giovanni Pietro Rizzoli, um pupilo de Leonardo. O afresco foi restaurado de 1978 a 1998, 20 anos (!), mesmo assim ainda está muito danificado. Esta reprodução ajudou o restauro pois serviu como "cola"...

Em volta da sala onde está a reprodução da Última Ceia, estão estudos de Leonardo para cada rosto que colocará no afresco. Ao lado, uma foto indica a qual discípulo pertence aquele desenho. O afresco de Leonardo retrata a reação de cada discípulo quando Cristo revela que um deles o trairá.

Considero um presente enorme ter visto esta exposição.  Saí três horas depois emocionada.  Os quadros são hipnoticamente deslumbrantes e os desenhos de uma elegância impar!  Acredito que ninguém pode ter saído de lá indiferente, arrisco mais, acho que todos saem admirados.

Obrigada Leonardo!

Autoretrato.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Porque a Mona Lisa é o quadro mais famoso do mundo?
December 12, 2011

41 Comments

Sandra Sasaki
Reply 13 de December de 2011

MARAVILHOSO!!!
Obrigada Consuelo!!! :)

Bernardo Bichucher
Reply 13 de December de 2011

Consu, esse foi um dos momentos em que me senti feliz por estar vivo! Fiquei la quase 5 horas, nao conseguia ir embora. Que GENIO!!!
Bj e saudades, Bernardo

    consueloblog
    Reply 13 de December de 2011

    Oi Bernardo!! Realmente um deslumbramento!! Que legal q vc conseguiu ir também!
    bjs
    c

Ana Laura Rabelo
Reply 13 de December de 2011

Emocionada estou e feliz por ter ido contigo...volto em breve depois de ler,reler,ver e rever cada detalhe que você postou, agora nao consigo comentar nada. Por hora só muito obrigada. XXX AL

    Ana Laura Rabelo
    Reply 14 de December de 2011

    Maravilha ver que as pessoas ainda se emocionam e que de alguma forma se entregam a beleza da arte! Cada detalhe nos quadros que você postou coloca em alerta uma emoção diferente em cada um que vê. E como se tivessem o poder de mostrar as características das pessoas pelo o que elas sao tocadas. E isso que admiro na arte, seu poder de sedução, seu poder de emocionar.
    Leonardo foi um grande ser humano! Achei muito interessante saber de sua crença na ligacao da "observação, criação artística e a centelha divina da alma".
    Acredito que os artistas carregam um algo mais divino! Divino esse post. Que bom que você foi e compartilhou esse tesouro conosco. Emocionante! Bj,AL

      consueloblog
      Reply 14 de December de 2011

      Faz ele ainda mais especial podendo dividir! Sim, artistas tem algo de divino...
      bjs e obrigada!
      c

Carol Alfinetes de Morango
Reply 13 de December de 2011

Estudei os pintores do Renascimento na minha graduação e tenho uma paixão especial por eles. Confesso que meu preferido é Rafael, mas Leonardo ultrapassa os limites do ser artista, uma grande gênio da história.
Bjos

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Difícil mesmo escolher entre os dois!
    bjs
    c

antoine courtecuisse
Reply 13 de December de 2011

what a pleasure to be with Leonardo d. V. thanks to you and your camera, certainly much emotion with those so rare paintings, thank you so much, I forward to Margaux, best regards Consuelo,

    consueloblog
    Reply 13 de December de 2011

    So glad you enjoyed it!! My pictures this time aren't great since you were not allowed. But I hope I passed the concept.
    Say hi to Margaux
    Consuelo

Ana Cristina
Reply 13 de December de 2011

Obrigada!

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Prego carissima!
    bjs

    c

Dani Sartori
Reply 13 de December de 2011

confesso que hoje, particularmente, a senhorita me emocionou ;)

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Ah querida!! Vcs me emocionam a cada dia passando por aqui!
    bjs

    c

Michelle Moltini
Reply 13 de December de 2011

Que grandiosa exposição!
Realmente apreciá-la deve ser emocionante!Obrigada por transmitir tão sábio conhecimento e informação!
bjs

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    É tudo tão lindo e interessante q não dava para não compartilhar!
    bjs
    c

Elizabeth
Reply 13 de December de 2011

Eu fui uma dessas que foi até a Cracóvia ver a Dama com Arminho. Adorei o post. Parabéns

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    E como é o museu e a cidade? Não conheço...
    bjs
    c
    PS Obrigada!

Flavia
Reply 14 de December de 2011

Deve ter sido realmente muito emocionante visitar essa exposição tão única, tão envolta em mistérios e assoberbada de significados. Não deu uma vontade de chorar? (ainda que por dentro?)
Arrisco a dizer que a pintura figurativa, considerada por muitos “ultrapassada” na Arte Contemporânea, deva receber um novo fôlego depois da exposição da National Gallery… Obrigada Consu, as always!!

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Interessante, muito, o conceito que esta exposição será influente nos pintores contemporâneos!...Vamos ficar de olho! Obrigada pela dica!
    bjs
    c

Mia
Reply 14 de December de 2011

Tambem recebo a postagem "como um presente"!
Soh quero deixar registrado, o que nao eh novidade nenhuma, o quanto sao preciosos os seus relatos: pela emocao que transmite ao ver cada obra, pela preocupacao em contextualizar a exposicao, agregando informacoes sobre a montagem da mesma, a localizacao, o lado de fora ( tah frio!), a delicadeza de " levar a gente junto"!

Tambem recebo como presente "os comments", eta galera boa a deste salotto!

    Estêvão toledo
    Reply 14 de December de 2011

    Querida Mia,
    quero engrossar o coro do OBRIGADO CONSU!!!! Sensacional!!!
    Se acreditamos num Deus criador, criar se torna uma forma de nos parecermos com esta Sua faceta.
    Beijossss e muitos beijosss de obrigado, pq vc merece demais!!!!
    Estê.

      Ana Laura Rabelo
      Reply 14 de December de 2011

      Adorei seu seu comment Estevão! Bjs em todos os Toledos, AL

      consueloblog
      Reply 14 de December de 2011

      Estê, esta tua frase chega a parecer muito com o que acreditava Leonardo, ou Leo pros íntimos!
      Parabéns!
      bjs
      cs
      PS Obrigada!!

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Querida é impressionante como vc me conhece bem!! E vc sabe com que prazer o faço e como fico feliz quando o resultado é como vc descreve: levar vcs juntos e relatar algo de novo, interessante, diferente, emocionante!!!!!
    Obrigada querida!
    bjs
    c
    PS Os comments são divinos!

Claudia Alves Pereira
Reply 14 de December de 2011

Consu querida,
Você agradece ao Da Vinci, nós agradecemos à você.
Obrigada por dividir esse momento único em um post tão completo e espetacular.
Por essas e por outras me tornei uma viciada no seu blog.
Grazie mille.
Bacio,
Cláudia

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Que bom Claudia!! Queria mesmo passar este jeito único, especial de ver obras que em si só já são magníficas!
    obrigada a vcs todos e bjs!!
    c

Cláudia Prado Reis
Reply 14 de December de 2011

Oii,
Que coisa maravilhosa essa exposição!!!!
Obrigada por este presente de Natal!!!
Bjs,
C

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Welcome!!! Na verdade o presente acaba sendo meu por toda a felicidade que vcs me dão!
    bjs
    c

Laura
Reply 14 de December de 2011

Sim, é um dos maiores gênios, um grande inventor. Que privilégio e uma pena não estar aí para poder admirar ao vivo suas obras. É por essas e outras, que eu sonho sempre com a minha Europa querida e dona de uma beleza particular... Quero muito voltar...

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    Você voltará e poderá ir visitar cada cidade que tem uma obra de Leonardo para montar esta exposição no teu diário de viagem!
    bjs
    c

Sarah
Reply 14 de December de 2011

Que presentao de natal. Alguem atento, nem mesmo precisa ir ate la. Tao maravilhoso tudo!!!! Obrigado de verdade
Sarah

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2011

    É um prazer Sarah! Na realidade, poucas pessoas poderão ver esta expo, então quis ver se conseguia passar pelo menos um pouco...
    bjs
    c

Ana Ziccardi
Reply 14 de December de 2011

Consuelo, obrigada!!!!
valeu a pena esperar pelo post, voltarei nele muitas vezes para poder apreciar todos os detalhes.
Abraços,
Ana

Hercilia
Reply 15 de December de 2011

Incrivelmente detalhista, sensivelmente informativa !
Mais um dos seus post impares. Obrigada!

    consueloblog
    Reply 15 de December de 2011

    Hercilia! Agradeço muito pelo seu comentário tão gentíl!! Tentei contar o que achei interessante sem ser pedante...Por o que vc escreve, consegui!
    bjs
    c

Claudia
Reply 15 de December de 2011

Ja comprei meu ticket online pro dia 2 de Janeiro! Nao vejo a hora!!! Adorei o post xx

    consueloblog
    Reply 15 de December de 2011

    QUE MARAVILHA!!!!!! Vc é uma das sortudas então e fico tão feliz por vc!!! Depois, por favor, nos conte a tua experiência!
    bjs e Parabéns!
    C

MÁRCIA DMERICIS BARBOSA P. PEREIRA
Reply 16 de December de 2011

Obrigada também a você Consuelo! Por permitir que outras pessoas, através do seu blog possam viajar neste mundo fabuloso e conhecer com tanta riqueza de detalhes e com uma sensibilidade incrível obras de valores inestimáveis, tão deslumbrantes e de difícil acesso. É de emocionar, um grande beijo aqui de Salvador - BA!

Mirella Consuelo
Reply 18 de December de 2011

Como eu costumo dizer: uma aula de cultura!

Obrigada, Cons !

Larissa Banister
Reply 19 de December de 2011

Consuelo vc eh famtastica, atraves de um blog trazendo tantas coisas lindas para nos brasileiros. Eu moro em Cambridge, deu uma super vontade de dar um pulinho em londres! Que exposicao maravilhosa!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *