Astrologia: 3ª e 9ª Casas: o mundinho aqui e o mundão, lá.


Nessa imagem, ladeada por duas lamparinas – o Saber é iluminado! –, uma coruja abre as asas sobre o mapa mundi circundado pelos doze signos zodiacais, a ampulheta (embaixo) e quatro figuras humanas, talvez numa analogia aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Nessa imagem, ladeada por duas lamparinas – o Saber é iluminado! –, uma coruja abre as asas sobre o mapa mundi circundado pelos doze signos zodiacais, a ampulheta (embaixo) e quatro figuras humanas, talvez numa analogia aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Nossa amiga do Salotto, Luciene Felix Lamy nos apresenta com outro post de astrologia!!  Mas se não é a tua praia, mais abaixo uma análise muito interessante dos membros da obra  “A Escola de Atenas”, do ariano (6 de abril) Raffaelo Sanzio (1483-1520), que nasceu em Urbino, morou em Florença.

__________________________

Amigos do ConsueloBlog, neste Sétimo Post, desvencilharemos os mistérios das 3ª e 9ª Casas, analisaremos a obra “A Escola de Atenas” (1509-1511), de Rafael Sanzio e, por fim tentaremos elucidar a angustiante e objetiva pergunta de uma leitora: “Vou me separar?”.

Se você chegou agora, mas quer participar da brincadeira, faça seu mapa no link abaixo e confira os Post’s anteriores para poder prosseguir em seu strip-tease psíquico!

Se você chegou agora, mas quer participar da brincadeira, faça seu mapa no link abaixo e confira os Post’s anteriores para poder prosseguir em seu strip-tease psíquico!

Faça seu mapa AQUI.

Os assuntos da 3ª Casa (análoga, correspondente ao signo de Gêmeos) são: a primeira infância, os primeiros estudos, os cursos rápidos, o ambiente próximo, os irmãos, os primos, os vizinhos, as viagens curtas, a fala, a escrita, enfim, a mente e a comunicação.

Os assuntos da 3ª Casa (análoga, correspondente ao signo de Gêmeos) são: a primeira infância, os primeiros estudos, os cursos rápidos, o ambiente próximo, os irmãos, os primos, os vizinhos, as viagens curtas, a fala, a escrita, enfim, a mente e a comunicação.

♈ ÁRIES na 3ª Casa – Sua mente é enérgica, ativa e construtiva. Se o Ascendente é Aquário, a combinação da originalidade desse signo com a característica aberta e direta de Áries na cúspide da Casa das comunicações tem como resultado uma pessoa muito franca e interessante. Você é um bom conversador, capaz de defender seus pontos de vista em qualquer discussão, mas é melhor no ataque do que na defesa. A menos que Marte esteja bem aspectado, você não aceita facilmente a crítica. Um Saturno estável vai ajudar a dar maior concentração à sua mente rápida. A sua infância pode ter sido muito movimentada; se houver irmãos, é possível que o ambiente de sua juventude tenha sido bastante animado.

♉ TOURO na 3ª Casa – Esse posicionamento confere magnetismo pessoal. Mesmo que você pareça bonachão e flexível, pode ser teimoso como uma mula, a menos que o Ascendente seja Peixes e Mercúrio esteja num signo mutável. Você é muito artístico, musical e criativo, principalmente com Aquário ou Peixes em elevação. Deveria usar esse talento na literatura ou na música. Parece que você entende os outros intuitivamente, principalmente se Vênus estiver bem colocado. Você teve uma infância agradável, uma juventude bastante estável, sem muitas mudanças ou deslocamentos, a menos que Vênus esteja muito aflito. Se você tem irmãos, gosta de sua companhia e conserva uma boa amizade com eles. Você se dá bem em ambientes descontraídos e agradáveis, e sempre tenta demonstrar seu apreço pelos valores dos outros.

♊ GÊMEOS na 3ª Casa – Gêmeos se sente em casa nesse posicionamento. Todas as áreas da vida ligadas à terceira Casa assumem maior importância na sua vida. Você se interessa por quase tudo. É capaz de entender as tarefas e problemas mais complicados com muito pouca dificuldade. Tem a mente rápida, é hábil com as palavras, ágil com a caneta e esperto o bastante para torcer a maioria das situações em seu favor; aparentemente você sempre sabe o que fazer em qualquer situação, principalmente se Mercúrio estiver bem aspectado. Com Touro em ascensão, você pode ter uma voz invulgarmente bonita, mas o aprendizado escolar é lento. Com Áries no Ascendente, em geral é preciso cultivar a resistência; você não consegue fixar a atenção por muito tempo. Existe, com frequência, muito envolvimento com os irmãos. É possível que você seja responsável por eles ou que eles venham morar com você.

♋ CÂNCER na 3ª Casa – Quando Touro se eleva, você não é dos melhores alunos quando jovem, devido à preguiça e falta de atenção; mas realmente tem boa memória tem boa memória e consegue aprender através da absorção e da leitura. É bastante difícil lidar com você por causa das suas acentuadas preferências e antipatias. Você é tão sensível que a sua palavra-chave é sentimento, e não pensamento. Com Áries ou Gêmeos em elevação, você gosta de viagens curtas. Muitas vezes é difícil encontrá-lo em casa, pois você se envolve muito em atividades comunitárias. Às vezes esse posicionamento indica um bom cozinheiro e o interesse por jardinagem.

♌ LEÃO na 3ª Casa – Ambicioso e empreendedor, dotado de boa mente e raciocínio claro, você é ávido por conhecimento; gosta de ler e se manter bem informado. Com Gêmeos ascendendo, você é um bom conversador, tem um espírito afiado e o poder da autoexpressão. Em geral, a infância é feliz e ativa, sendo você o centro das atenções da família. Frequentemente esse é o posicionamento dos escritores de sucesso que deixam o seu Sol brilhar através da comunicação. Com Touro em ascensão, você tende a tornar-se muito obstinado e as pessoas podem achá-lo muito vaidoso ou teimoso. Com Câncer ascendendo, você pode usar a terceira Casa como um modo de esconder o seu verdadeiro jeito e assumir inteiramente um papel.

♍ VIRGEM na 3ª Casa – Analítico, crítico e científico – você é um questionador com dificuldade em se decidir até ter reunido todos os fatos. Age bem em situações críticas. É capaz de aprender rapidamente e comunica-se bem, principalmente depois de superar um sentimento de inferioridade. Com Gêmeos ou Câncer em ascensão, existe grande preocupação com os irmãos; com frequência mantém extensa correspondência com eles, depois de deixar o lar paterno. Gêmeos ascendendo com um Mercúrio proeminente muitas vezes significa sucesso na literatura. Com Leão em elevação, pode dar uma aplicação prática a sua inata capacidade dramática.

♎ LIBRA na 3ª Casa – Você ama a justiça e gosta de cooperar com os que o cercam, de modo que em geral tem um bom relacionamento com seus irmãos. A grande versatilidade de sua mente – a não ser que seja canalizada para uma área que não requeira especialização – pode levar ao diletantismo. Amante da música, das artes e da literatura, quando está motivado você pode ser a alma das festas. Sua capacidade de ver os dois lados de uma questão faz com que os outros o procurem para pedir seus conselhos. Sua maneira de comunicar-se é agradável e dificilmente você entra em brigas ou discussões, a menos que Vênus esteja mal colocado. Com Leão ascendendo, você poderá facilmente combinar sua personalidade dramática com algum hobby ou talento artístico. Com Virgem ou Câncer no Ascendente, é possível que você se comunique de forma mais tranquila e menos ostentosa.

♏ ESCORPIÃO na 3ª Casa – Você é um observador perspicaz e tanto pode ser reservado e desconfiado quanto misterioso e dissimulado. Escolhe cuidadosamente as palavras e pode usá-las como armas. Com Libra ascendendo, você pondera e considera tudo cuidadosamente antes de se comprometer. Não se comunica muito por palavras e a rigidez de suas ideias pode, às vezes, provocar julgamentos severos por parte dos outros, principalmente se Marte ou Plutão tiverem aspectos desafiadores. Porém, se Mercúrio for proeminente, Escorpião nesse posicionamento pode fazê-lo comunicar-se da maneira mais atilada e precisa. Com Virgem em elevação, você é analítico, de compreensão rápida e boa memória. Sua mente incisiva faz de você um bom crítico literário ou artístico.

♐ SAGITÁRIO na 3ª Casa – Você se adapta às circunstâncias, exceto quando Escorpião se eleva e Júpiter ocupa um signo fixo. Com Libra no Ascendente, você tem charme natural e bons modos. É imaginativo, tem boa cabeça para questões legais e executivas e pode ser profético ou religioso. Se na sua família existem tendências literárias, é possível que elas sejam acentuadas em você, principalmente com Escorpião em ascensão, dotando-o de um espírito ágil e irônico. Você gosta de viajar. Sagitário nesse posicionamento é uma promessa de bom relacionamento com os irmãos, quando Júpiter está bem aspectado. Quando tem aspectos desfavoráveis, é frequente haver uma interrupção nos estudos; pode também haver uma separação precoce dos membros da família.

♑ CAPRICÓRNIO na 3ª Casa – Com Escorpião em elevação, você é meditativo, cauteloso, desconfiado e sério, porque o ambiente em que viveu na infância provavelmente não era muito feliz ou descontraído. Você pode se sentir incompreendido e ter dificuldade em expressar seus verdadeiros sentimentos escondendo-os por trás de uma fachada, principalmente com Libra ou Sagitário em elevação. Você tende a levar a vida muito a sério, a menos que Saturno tenha aspectos fluentes. Esse posicionamento pode indicar dificuldade com os irmãos e, com frequência, o fato de que você precisa assumir responsabilidades por irmãos menores. Algumas vezes, a educação primária é impossibilitada, quando Saturno está aflito pelo regente do Ascendente.

♒ AQUÁRIO na 3ª Casa – Você é altamente motivado para se comunicar e se expressar. Fica mais feliz quando pode fazê-lo de maneira única e realmente individualizada; até se orgulha quando as pessoas o consideram diferente. Você fala principalmente das causas que defende. As áreas relacionadas com a sua mente são muito importantes para você, em especial se houver aspectos unindo Urano e Mercúrio, o que também deve conferir-lhe talento para aprender línguas estrangeiras e matemática. Com Sagitário em elevação, pode ser que você disperse sua energia intelectual em muitas direções, ou que fale sem parar. Com Escorpião ou Capricórnio em ascensão, você fala menos, mas a sua mente é igualmente ativa. A menos que Urano receba aspectos muito desfavoráveis, você tem disposição e facilidade para aprender, e gosta muito de ler. Seus irmãos e parentes podem não compreendê-lo, ou não entender o que o faz diferente, e podem até considerá-lo a ovelha negra da família; mas aceitam o seu jeito, a menos que Urano tenha aspectos desfavoráveis. Em algum ponto de sua vida, talvez simplesmente por tédio, pode ser que você decida interromper sua educação.

♓ PEIXES na 3ª Casa – Você é musical e intuitivo, imaginativo e, em geral, criativo para escrever, mas com Aquário ou Sagitário em elevação precisa aprender a se concentrar – do contrário, o estudo pode ser uma tarefa árdua. Quando Netuno tem aspectos desfavoráveis, pode haver problemas e desgostos com os irmãos; pode até se separar deles. Com Sagitário ou Capricórnio em elevação, você é bastante voltado para a sociedade e não gosta de destoar dos outros. A sensibilidade de Peixes na Casa das comunicações pode aumentar seu gosto por escrever ou ler poesias, mas não significa que sua forma de se expressar seja sensível – na verdade, às vezes você pode ser bastante brusco.

Já os assuntos da 9ª Casa (análoga ao signo de Sagitário) são: os estudos superiores, o ambiente no exterior, as viagens longas, os ideais, a Fé, a religião e a Filosofia. É sua relação com o theós (divino).

Já os assuntos da 9ª Casa (análoga ao signo de Sagitário) são: os estudos superiores, o ambiente no exterior, as viagens longas, os ideais, a Fé, a religião e a Filosofia. É sua relação com o theós (divino).

♈ ÁRIES na 9ª Casa – Quando o Ascendente é Leão, Áries aqui vai se expressar de uma maneira muito individualista e entusiástica, e até mesmo pioneira. É possível que abra novos caminhos na sua abordagem da vida. Leão e Áries formam um trígono; assim, você pode expressar sua personalidade facilmente em todos os assuntos da nona Casa, a menos que Marte esteja muito fraco ou tenha muitos aspectos difíceis. As viagens, ou qualquer outra forma de expandir seus horizontes, serão benéficas. Se você tem inclinação para as profissões jurídicas, pode se sair melhor como advogado criminalista do que cuidando de impostos ou assuntos comerciais. Sua filosofia não é dogmática ou tradicional, pois você dá preferência a tudo que possibilite abordagens novas. Você pode mesmo ser agnóstico ou ateu em vez de aceitar o tradicional.

♉ TOURO na 9ª Casa – Com Virgem ascendendo, o pensamento prático é importante para você. A sua filosofia precisa fazer sentido. Você tende a criticar o que não pode ser provado. Mesmo assim, com um Vênus sensível, é possível que você seja bastante poético; se houver apoio de Mercúrio no mapa pode ser um escritor. Seus padrões e princípios são elevados e você os respeita fielmente, a ponto de ignorar quaisquer conflitos de consciência que eles possam provocar. Quando Leão está ascendendo, há uma quadratura por signo entre Touro e o Ascendente; a energia resultante deve ser canalizada para o trabalho, para algum hobby ou para uma atividade física. Você tem ideias e sentimentos estáveis, mas em geral lhe falta senso místico e capacidade de apreciar o intangível.

♊ GÊMEOS na 9ª Casa – Ao lidar com o seu conflito interno entre fé e razão, raramente você toma o caminho de uma abordagem mística ou religiosa da vida, a menos que Escorpião esteja ascendendo. Tem curiosidade a respeito dos mistérios da vida e deseja experimentar todas as facetas da vida. É perito em influenciar os outros através das palavras, o que pode atraí-lo para a área política. Com Virgem ascendendo, Mercúrio se torna duplamente importante; se tiver aspectos desafiadores, pode ser que você seja vítima de mexericos e discórdia com os parentes do seu cônjuge. Você adora viajar. Se não puder ver e explorar o mundo, vai devorar livros que lhe permitam viajar sentado numa poltrona.

♋ CÂNCER na 9ª Casa – A menos que Escorpião se eleve, você é facilmente levado pelos mais velhos enquanto jovem, mas quando amadurece é capaz de exercer muita influência sobre os outros, por causa de sua intuição e capacidade de persuasão. É um ótimo professor, que entende as necessidades do público e se sai bem em qualquer campo onde a autoestima e a aceitação social sejam importantes. Gosta de viajar e é bem provável que viaje bastante. Pode até morar algum tempo no exterior, principalmente se a Lua estiver num signo mutável. Com Libra ou Sagitário em elevação, você pode ingressar na área jurídica, passando daí para a política.

♌ LEÃO na 9ª Casa – Seu grande amor pela verdade o dota de uma filosofia idealista, porém baseada no conceito do déspota benevolente. Otimisticamente sincero, principalmente com Sagitário ascendendo, você dá um bom professor e adora viajar. Um Sol aflito nessa posição pode torná-lo arrogante e convencido. Todas as áreas da mente superior são muito importantes para você, que vai se empenhar em crescer mentalmente. Com Escorpião ou Capricórnio no Ascendente, você tem muita fé em si mesmo. Raramente aceita a derrota, por piores que sejam os fatos do momento.

♍ VIRGEM na 9ª Casa – Você, particularmente, precisa entender a vida tanto através do coração como da mente. É muito diplomata e aborda a religião e a filosofia com praticidade. Pode ser que viaje a trabalho; com Sagitário em elevação, viajar e alargar os horizontes são fundamentais para o seu bem-estar. Com Capricórnio no Ascendente, você deseja ter educação superior e não deve ter dificuldades para consegui-la. Você tem tato e astúcia e provavelmente se sai bem a serviço de outras pessoas, muitas vezes na qualidade de gerente, ajudante ou agente.

♎ LIBRA na 9ª Casa – Você é ardorosamente idealista, tem uma visão bastante liberal e é dedicado à paz e à justiça, muitas vezes tomando o partido dos desfavorecidos (principalmente com Aquário em elevação). Com Peixes ascendendo, as suas ambições podem carecer de realismo mas, muito provavelmente você tem dons artísticos. O bom gosto é de suma importância na sua abordagem da vida; a conduta grosseira ou estúpida o irrita. Não gosta muito de viajar, a não ser que seja de primeira classe – pelo que lhe diz respeito, a única forma possível. Com Capricórnio ascendendo, você procura uma filosofia prática, que o ajude na vida – algo que seja concreto e útil. Com Aquário ascendendo, pelo contrário, você pode dar preferência a concepções mais ousadas; a astrologia pode estar bem no seu caminho, principalmente agora que está tendo aceitação social.

♏ ESCORPIÃO na 9ª Casa – Você coloca intensidade emocional – não ortodoxia – na sua procura do significado da vida; prefere a via oculta ou mística. Viaja toda a vida, se não no sentido literal, através da mente. Frequentemente é lento na ação e tem excesso de prudência, a menos que Áries se eleve. Este é um bom posicionamento para médicos, professores e editores, devido à sua compreensão inata e tácita da vida. Plutão com aspectos desafiadores pode resultar num fanático religioso. Com Aquário em ascensão, é provável que você não siga a religião de seus pais, mas procure uma filosofia de vida e uma religião que se harmonizem com as suas crenças e seu estilo de vida.

♐ SAGITÁRIO na 9ª Casa – Essa é a Casa natural de Sagitário no mapa plano, portanto, a menos que Júpiter esteja muito desafiado, todas as questões filosóficas e da mente superior são primordiais para você. Você é uma pessoa idealista, gosta de se envolver com causas sociais e humanitárias em geral. Com Áries em elevação e Marte mal aspectado, é possível que atos imprudentes e irrefletidos tragam sérias dificuldades legais. Entretanto, em geral, principalmente com Peixes em ascensão, você é um cidadão devoto, religioso e cumpridor da lei. Gosta de viajar, interessa-se pelas questões externas e procura constantemente expandir seus horizontes. O sucesso e a boa reputação são particularmente importantes para você, que assim geralmente faz o que for necessário para obtê-los.

♑ CAPRICÓRNIO na 9ª Casa – Você tem uma boa cabeça para o direito; mesmo sendo cético por natureza, você se dispõe a ouvir os argumentos. A menos que Saturno esteja bem aspectado, você não gosta muito de viajar, a não ser que seja a negócios; desconfia dos estrangeiros. Aqui existe um conflito entre materialismo e espiritualidade, a não ser com Touro em ascensão, o que o torna mais dogmático. Se Áries ou Touro ascendem, você organiza e gerencia bem, com muito senso comum e levando em conta tudo o que é tangível. Se você tiver uma formação universitária, ela será devida, provavelmente, em grande parte, aos seus próprios esforços.

♒ AQUÁRIO na 9ª Casa – Sua imaginação é muito vívida. Com Gêmeos em elevação, pode ser que você seja escritor ou algum tipo de inventor. Sua mente é altamente ativa. A educação superior é importante para você; se, por algum motivo, não puder cursar uma universidade, você vai continuar estudando e aprendendo a vida toda, frequentando cursos noturnos ou o que aparecer. Tem curiosidade a respeito da vida e procura suas próprias respostas através de alguma filosofia ou religião totalmente suas. Com Gêmeos ou Câncer em ascensão, as viagens e as culturas estrangeiras o fascinam. Suas ideias e ideais não são ortodoxos, a menos que Urano seja fraco no mapa.

♓ PEIXES na 9ª Casa – Você tem uma abordagem mística da religião e é mais devotado do que intelectual, se tem Câncer no Ascendente. Com Gêmeos em elevação, você procura mais uma filosofia de vida do que uma religião. Com Leão em elevação, você pode ser muito espiritual. A ternura e a compaixão fazem de você um bom enfermeiro, capaz de desenvolver uma valiosa habilidade de cura. Gosta de viajar por água e acha relaxante passar as férias perto de lagos ou rios. Se Netuno tiver destaque no seu mapa, é possível que você passe grande parte de sua vida no exterior.

No detalhe de Rafael, o persa Zoroastro ( 628-551 a.C.) ostenta um globo estrelado. O zoroastrismo tem como divindade Ahura-Mazda, que abarca o bem e o mal em si mesmo. Seu profeta é Zaratustra.

No detalhe de Rafael, o persa Zoroastro ( 628-551 a.C.) ostenta um globo estrelado. O zoroastrismo tem como divindade Ahura-Mazda, que abarca o bem e o mal em si mesmo. Seu profeta é Zaratustra.

Estamos concluindo a análise de dois quadrantes (se você dividir seu mapa em 4 partes, já contamos com duas partes completas: 1 e 3, vide imagem acima), vamos ao que nos dizem os alemães Bruno e Louise Huber em sua obra “Die astrologischen häuser: der mensch und seine welt”, já traduzida para o francês, inglês, espanhol, norueguês e português: “As casas astrológicas”, pela Totalidade Editora.

O 1º Quadrante (1ª, 2ª e 3ª Casas) – IMPULSO – Afirmação do Eu, fatores hereditários, constituição:

As três primeiras casas são o primeiro quadrante no horóscopo. É aquela parte de nós mesmos que não conhecemos o suficiente, pois se encontra abaixo do horizonte. Mas, assim mesmo, tem a ver com o EU, com o mundo do EU. Esse EU, porém, vive aqui no setor das funções de autopreservação, não diferenciadas e controladas pelos impulsos. Por isso são delineados nesse quadrante primeiramente os fatores hereditários, a constituição da nossa natureza impulsiva. Neste ponto, vê-se como o ser humano se defende contra as intempéries da natureza e do meio humano, e como sobrevive. Orientado para uma autodefesa instintiva, ele constrói mecanismos de segurança e de defesa, observa e aprende a preservar-se e a vencer na vida. A vida aqui é material, centrada em si mesma, defensiva, e consiste de objetos. A motivação principal deste quadrante é a autopreservação.

Na 1ª Casa (AQUI), nós vivenciamos como EU com todas as suas exigências impulsivas em relação ao mundo. Temos certo conceito, certa autoimagem e gostaríamos de pensar! O mundo pertence-nos. Aqui nós nos manifestamos como um ente, figura física que se confronta com outros seres humanos e como tal quer ser percebido e respeitado pelo meio. Por isso, esforçamo-nos para ter certa imagem, para causar uma boa impressão e mudamos muitas vezes as nossas máscaras, manipulamos nossa imagem, conforme nossos interesses.

Na 2ª Casa (AQUI), estamos ocupados com o nosso sustento, cuidados da alimentação, da segurança, das provisões. Adquirimos substâncias, talentos e habilidades a fim de aplicá-los proveitosamente. Somos possuidores de bens imóveis, dinheiro ou de atributos mentais. Tudo o que pertence à preservação e à segurança da vida, é mostrado aqui. É a casa da economia, em seu sentido menor, mas também no sentido mais amplo. Por isso, construímos barreiras facilmente a fim de defendermos a nós mesmos e às nossas posses. O EU está orientado para a autodefesa; a autoestima cresce coma as posses, apoia-se naquilo que temos, incluindo coisas, talentos, conhecimentos, como também pessoas.

Na 3ª Casa (Post atual), faz-se a primeira conexão, o indivíduo relaciona-se pela primeira vez com o meio. Ela nos informa sobre as nossas relações com os irmãos, parentes e vizinhos, sobre o círculo mais próximo, seu modo de pensar e atitude mental, sobre o pensamento coletivo, portanto, aquilo com o que somos impressos pelo nosso círculo mais próximo. Indica de que forma nós nos adaptamos a esse meio e, ao mesmo tempo, como somos influenciados e formados por esse meio. Essa medida forma o pensamento coletivo, dependente do meio.

O 3º Quadrante (7ª, 8ª e 9ª Casas) – PENSAMENTO – Reconhecimento do meio, filosofia de vida, adaptação consciente.

Aqui inicia a ascensão para o consciente. Acima do horizonte, no quadrante do pensamento, percebemos o OUTRO/VOCÊ conscientemente. Isso exige adaptação consciente. Obriga à confrontação com o VOCÊ, com a sociedade humana em si. Um depende do outro e buscam-se formas de convivência, escalas de valores no contato comum. Aqui encontramos contratos de sociedades, vínculos de proteção e de lealdade, acordos matrimoniais e de herança, como consequência da vivência/experiência refletida.

Enquanto no segundo quadrante ainda somos fortemente moldados pelo meio, reagindo a ele instintivamente, no terceiro está indicado o que nós mesmos pretendemos fazer e onde vai a nossa capacidade de satisfazer a nosso meio.

A característica deste quadrante é o pensamento. Aqui tentamos reunir, sob um sistema uniforme, diversos pontos de vista ou interesses, sejam eles contratos, sistemas de pensamento, filosofia ou religião. Esse é o setor onde reconhecemos as leis objetivas, sistemas de pensamento formalizados ou de ideias transpessoais.

Na 7ª Casa (AQUI ), está indicada a relação com o VOCÊ. O EU encontra-se no outro polo, diretamente oposto ao VOCÊ, e reconhece-se que as forças próprias são, insuficientes para vencer na vida. Queremos nos unir ao VOCÊ, motivá-lo para a cooperação, estarmos seguros dele. Empenhamo-nos por um verdadeiro companheirismo e devemos aprender a nos sujeitar a esta situação. Disso podem resultar atritos, pois o VOCÊ apontará as falhas que se opõem a uma vida harmoniosa. Começamos com a adaptação consciente, através do trabalho no nosso interior, em nosso EU.

A 8ª Casa (AQUI), exige a adaptação à realidade da sociedade existente que muitas vezes traz a morte de velhos conceitos ou de uma ligação única, impeditiva. Essa casa é também denominada a Casa da Morte, dos processos de morrer e vir-a-ser. Devemos nos desfazer do desnecessário, descartar o peso morto, muitas vezes através de uma separação dolorosa, pois aqui é o ponto decisivo, o local de renovação, da ascensão para a individualidade que dá conscientemente à sociedade aquilo que ela, por direito, pode exigir. Trata-se das obrigações e responsabilidades. Em troca, recebemos aqui os legados, as heranças ou suporte, bem como posições e honras do VOCÊ ou da sociedade.

Na 9ª Casa (Post atual), o tema não é mais o fazer, mas sim o pensar. Essa casa é chamada de a do pensamento próprio, independente, em oposição à terceira, que é a do pensamento adquirido através da educação. Aqui, nós mesmos buscamos encontrar as soluções para o questionamento da vida e compreendê-lo. Ousamos passar além das fronteiras estabelecidas e tentarmos dar rumo e objetivo às outras pessoas, animá-las, entusiasmando-as a colaborarem nos projetos para a comunidade ou em propósitos idealistas. É a casa da filosofia e da visão cósmica, da pedagogia e das relações mundiais.

Para ilustrar esse Post, nada mais apropriado que prestar minha singela homenagem à bela e gloriosa cidade que acaba de comemorar 2.676 anos (21 de abril) e que tão amorosamente, nos acolhe, ROMA.

Para ilustrar esse Post, nada mais apropriado que prestar minha singela homenagem à bela e gloriosa cidade que acaba de comemorar 2.676 anos (21 de abril) e que tão amorosamente, nos acolhe, ROMA.

Apreciemos a magnífica “A Escola de Atenas”, do ariano (6 de abril) Raffaelo Sanzio (1483-1520), que nasceu em Urbino, morou em Florença, alçou a fama tão cedo em Roma e partiu tão precocemente, com apenas 37 anos de idade.

Rafael era tão, mas tão prodígio que, só para ter uma ideia, enquanto Michelangelo pincelava os afrescos da Capela Sistina, lá estava o jovem de 25 aninhos, encarregado do salão que seria a Biblioteca (Stanza della Segnatura) do Vaticano.

Por sorte, “A Escola de Atenas” traz muitos dos ilustres de minha área: mitologia greco-romana e “Antiga” (como designamos a disciplina de Filosofia que abarca as épocas Arcaica, Clássica e Helenística). Como já estudei e escrevi sobre alguns deles, postarei os links dos artigos nos comentários, para quem se interessar em aprofundar nas suas filosofias. Vamos à análise!

Nessa obra, famosos filósofos, guerreiros, matemáticos, astrônomos, sábios e demais pensadores, figuram entre os lúcidos deuses do lógos (ratio) Apolo e Athena (Hélios e Minerva, na mitologia romana).

Apolo e Atena

Apolo e Atena

A escultura de Apolo está no canto superior esquerdo. O deus da saúde e da harmonia ostenta sua lira, que fora presente de Hermes (Mercúrio), confeccionada inicialmente com tripas de carneiro e casco de tartaruga.

A deusa da Sabedoria e Justiça (e também da téchne), Palas Athena, porta sua lança, o elmo e o escudo com a cabeça da rainha das Górgonas, Medusa, que fora presente do herói Perseu.

Platão e Aristóteles

Platão e Aristóteles

Em destaque, no centro, os dois maiores filósofos da Antiguidade: Platão, segurando sua obra “Timeu” (sobre o Cosmos), aponta o dedo para o alto, chamando a atenção para o mundo das ideias. Rafael presta homenagem a Leonardo da Vinci ao retratar Platão com suas feições.

E, Aristóteles (manto azul), discípulo de Platão, carrega sua “Ética [a Nicômaco]” e, com sua mão apontando para o chão, chama a atenção para realidade.

Alexandre e Sócrates

Alexandre, Xenófanes e Sócrates

Aqui, temos o rei da Macedônia e discípulo de Aristóteles, o Grande Alexandre (356-323 a.C.), ricamente trajado, com elmo, espada, ouvindo a Sócrates (470-399 a.C.) usa vestes num verde-oliva, que parece exemplificar algum saber através dos dedos das mãos. Alguns autores crêem que o idoso de vestes avermelhadas que também o ouve atentamente seja Xenófanes (ou Antístenes).

Zenão e Epicuro

Zenão e Epicuro

Zenão de Eleia (o idoso de capuz verde) e Epicuro, com uma guirlanda de parreira na cabeça. Assim como houve o movimento hippie e o grunge, por exemplo, tanto Zenão quanto Epicuro fundaram movimentos filosóficos helenísticos: o estoicismo e o epicurismo.

Hipásia e Parmênides

Hipásia, Parmênides, Pitágoras, Averrois e Boécio

Nesse trecho, a nos fitar, observamos a única figura feminina do quadro: Hipásia? Monalisa Fornarina personificando o Amor ou ainda Francesco Maria della Rovere? De pé, a seu lado, Parmênides (“O Ser, É.”), com vestes dourada. Sentado, escrevendo algo, encontra-se o matemático grego Pitágoras (580-500 a.C.). Um aluno segura a lousa de sua demonstração, enquanto o árabe Averrois (de turbante) presta atenção e, Boécio (calvo, com sua caderneta sobre os joelhos) faz suas anotações.

Heráclito

Heráclito

Com a mão sobre a têmpora, naquela típica posição de pensador (inspirador de Rodin?), eis o magnânimo filósofo pré-socrático, Heráclito de Éfesos, que tanto inspirou Platão: “Tudo flui”; “Não se pode entrar das vezes no mesmo rio”; “O sol é e não do tamanho de um pé” e tantos outros aforismos. Rafael homenageia Michelangelo, ao retratar Heráclito com suas feições.

Diógenes

Diógenes

É digno de nota o destaque que o artista deu a Diógenes (412-323 a.C.), o “mendigo” fundador da escola “cínica” (nada a ver com o que hoje entendemos por cinismo) que, alheio ao burburinho, esparrama-se sobre a escadaria. Diz a anedota que, certa vez, o Grande Alexandre, tendo ouvido falar de Diógenes, foi até ele e disse: “Sou Alexandre, o rei da Macedônia e posso lhe o conceder o que quiseres.”, ao que Diógenes prontamente respondeu: “Saia da frente do Sol!”. E, o guerreiro: “Não fosse eu Alexandre, gostaria de ser Diógenes.”.

Euclides e Ptolomeu

Euclides, Ptolomeu, Zoroastro, Plotino e Rafael Sanzio

Rodeado por quatro atentos alunos, o matemático grego Euclides, debruça-se sobre uma pequena lousa e, com o uso de um compasso, demonstra um princípio geométrico. De costas, trajando dourado e calçando sandálias vermelhas, está o astrônomo Ptolomeu (teórico do Heliocentrismo), diante dele, também com um globo, mas estrelado, Zoroastro. No alto, de pé, com um longo manto vermelho, eis meu adorado filósofo grego Plotino: “Sábio é quem em tudo lê.”. No cantinho à direita, olhando diretamente para nós, está o autor dessa obra: Rafael Sanzio.

Finalizamos esse Post tentando responder a uma pergunta de uma amiga do Salotto:

Mapa secreto

O mapa acima é de uma bela mulher de quarenta e poucos anos, casada e mãe de três filhos. Os dois mais velhos são independentes, já estão na Universidade, mas há a caçula, de 12 aninhos, muito apegada aos pais. Depois de mais de duas décadas de casamento, ela engordou e o marido já não era mais o de tempos d’outrora. Bem, ela decidiu se cuidar!

Conheceu um endócrino (só um pouco mais velho que ela) bonito e… Solteiro! Apaixonaram-se e, mesmo que jamais tenham, digamos, se conhecido no sentido bíblico do termo, ela vive um dilema: será que o médico a ama de verdade? Será que ele a assumiria se ela decidisse se separar do marido?

Embora relate uma paixão avassaladora, o endócrino é de Virgem e ela tem a Lua também no signo de Virgem (está explicado porque não foram às vias, de fato) e essa configuração indica afinidade ímpar, sem sombra de dúvida. Por questões éticas, ele a dispensou e indicou-lhe outro colega para prosseguir o tratamento (embora ela já esteja magra).

Também relatou estar vivendo problemas familiares, principalmente conflitos com os pais e as irmãs. Bem, ela é do signo de Escorpião e, devido ao fato do planeta dos desafios, Saturno, transitar, atualmente, por esse signo (20°R), não tem sido tempos fáceis para os de Escorpião, seja no signo, Ascendente ou Lua. Observem no mapa que o Sol dela em Escorpião ocupa justamente a 3ª Casa (que, dentre os assuntos, como vimos acima, inclui os irmãos).

Outro indício do porquê dela ansiar por alguma “garantia” por parte do amado ANTES de incorrer no imediatismo das satisfações sensórias (físicas) é que, mesmo que a 26°, o Ascendente dela é… Leão! Uma rainha sempre passa pelo desafio de saber o quanto pesa ostentar a coroa, mas reluta em abandonar o seu trono. Leão jamais compactua com leviandades, no entanto, se for por um amor de verdade, nenhum outro signo o perseguirá com todas as presas e garras.

Observem que, assim que sair de Escorpião, Saturno ingressará em Sagitário e transitará sobre a 4ª Casa dela: a casa, o Lar, a base, o esteio, a família. Passará sobre os planetas natais, Netuno, Mercúrio, Vênus e Júpiter. É inegável que ela terá que refazer seus alicerces. Quando? Em menos de um ano. E o caos imperará por uns dois anos (ou menos), até que uma nova estrutura de vida possa eclodir daí.

A 4ª Casa faz uma quadratura (ângulo de 90°, aspecto dissonante) com a 7ª Casa, a do casamento, onde está nada menos que o bélico planeta Marte, o deus da guerra.

Na 2ª Casa, a das finanças, ela tem o planeta Urano, no signo de Libra (lembre-se que Libra é o signo do casamento). E a 7ª Casa começa no finalzinho do signo de Aquário (que é regido por Urano), ou seja, os recursos dela vêm do parceiro. Realmente, o marido é um homem de posses.

Na 1ª Casa, o Ascendente está a 26° de Leão e o signo de Virgem, com a Lua e Plutão também ali. É intuitiva (Lua), capta o ambiente, pessoas e coisas instantaneamente. Plutão (transformação), em Libra (casamento), mas na 1ª Casa (ego) indica alguém que passa por profundas transformações.

Saturno natal (no mapa de nascença) está em Gêmeos, na 10ª Casa, a do status mundano: isso indica elevação e também risco de queda de posição social.

Atualmente, Júpiter está em Câncer, transitando pela 11ª Casa dela (a dos amigos, grupos e associações). É nessa esfera que o mundo sorri atualmente para ela. Depois (agosto desse ano), ingressará em Leão e ela se será protegida por forças “sobrenaturais” (12ª Casa). Mas bacana mesmo será lá por meados de 2015, quando ingressará com força sobre seu Ascendente! O trânsito de planetas sobre as Casas Angulares (as Cardinais, que formam uma “cruz”: 1ª, 4ª, 7ª e 10ª) são muito mais FORTES!

Bem, poderíamos ficar aqui por páginas e páginas tentando “ler” os indícios, tanto do mapa natal quanto dos trânsitos atuais, mas o que ela quer saber (e que uma astróloga já respondeu) é se vai ou não se separar.

O momento atual é tenso, difícil mesmo. Saturno na 4ª Casa nos tira o chão. E, sinto dizer, ainda vai piorar um pouco ANTES de melhorar. Seu mapa caminha para a desestrutura, sem dúvida. Seu casamento irá mudar, não necessariamente acabar: poderá ser refeito sobre outras bases, outras regras, poderá renascer.

Os astros inclinam, mas não determinam, amiga. Se você optar por uma separação (o que está fácil de ocorrer, pois quando Júpiter já estiver no finalzinho de Leão você se sentirá uma Antígona, fortíssima e armada, contra tudo e contra todos), irá sofrer uma queda em seu status social, em seu bolso e, a menos que eu tenha o mapa do endócrino, apenas com uma única informação (Sol em Virgem), não há como garantir que vocês realmente tenham mais afinidades (mental, só analisando Mercúrio, sexual, somente analisando Marte & Vênus de ambos, por exemplo) além de um notável senso de… Dever.

Como sua Lua está em Terra (Virgem) e sua 5ª Casa (a de Leão), dos jogos amorosos está no signo do sério e responsável Capricórnio, ouso discordar de sua astróloga: você não vai se separar.

Mesmo que decida se separar, não faça isso justamente num trânsito de Saturno sobre sua 4ª Casa: seu mundo virá abaixo! Se for realmente um amor sério, profundo e verdadeiro, porque não esperar apenas por uns dois anos? Penélope esperou por Ulisses por vinte anos, o que são dois anos “para viver um grande amor”?

“A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio. A chuva é o destino, a possibilidade de se molhar ou não é escolha sua”. Sri Sri Ravi Shankar. Bem, vai chover. Na verdade, vai cair uma tempestade. Qualquer astrólogo(a) pode lhe dizer isso. Levar ou não o guarda-chuva, é contigo. Você é do tipo que leva (Capricórnio na 5ª Casa). Eu aposto que levará. 😉

YOU MIGHT ALSO LIKE

ASTROLOGIA – A tatuagem ideal de cada signo
May 11, 2018
O Pretinho básico para cada signo!
March 19, 2018
ASTROLOGIA – Qual a fantasia de carnaval para o meu signo
February 07, 2018
Previsões para 2018
January 06, 2018
O Presente Ideal para cada Signo, e suas incumbências!…
December 18, 2017
ASTROLOGIA: O quarto (e o parceiro ideal) de cada signo!
October 12, 2017
Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017