Wanglenciaga!!: Alexander Wang vai à Balenciaga


Quem é Alexander Wang?  Talvez vocês tenham ouvido falar dele nestes últimos tempos pois na segunda-feira anunciaram que ele será o novo diretor criativo da Balenciaga.  Para o mundo da moda isto é uma notícia muito importante pois mais uma das grandes maisons troca seu timoneiro.

Mas para entender a estória toda, temos que voltar um pouco para trás.  O basco, Cristobal Balenciaga, criou a sua maison em Paris em 1937.  Sem dúvida ele foi um dos grandes couturier de todos os tempos.  Na minha opinião, o melhor.  Sua habilidade estava em construir peças que moldavam e emolduravam a mulher criando novas formas quase como um arquiteto, mantendo uma elegância e originalidade impar!

Cristóbal Balenciaga


Por vários problemas em 1968 fechou-se a maison e Cristobal morre em 72.  Em 1986 a marca é comprada e passa por alguns designers até chegar a Nicolas Ghesquière em 1997.  Ele definirá o estilo da maison nesta sua nova era.

Nicolas Ghesquiére

O Francês consegue trazer uma incrível modernidade à marca, mantendo o lado arquitetônico através do ótimo atelier, sempre na vanguarda como Balenciaga, e ao mesmo tempo respeitando o patrimonio.

À esquerda uma peça de Cristóbal Balenciaga, à direita de Nicolas Ghesquiére que consegue transformar o incrível patrimonio da marca em algo contemporâneo.

Durante os 15 anos que Ghesquiére liderou a maison, entre 1997 e 2012, ele fez parte da elite de estilistas que definiram a tendência de Paris e do mundo.  Yves Saint Laurent, com o próprio e seguido por Tom Ford, e Dior com Galliano eram dois dos outros.

Alguns dos looks icônicos de Nicolas Ghesquiére para a Balenciaga. (Imagens Style.com)

Ele desfilou parkas quando ainda poucos o usavam, e o transformou em peça de alto prêt-à-porter.

E este é o mesmo casaco que estou usando nesta foto de Sartorialist.
Um mês atrás foi declarado que Nicolas Ghesquiére sairia da Balenciaga.  Com esta mudança, o trilátero da moda francesa teve uma mudança drástica; Raf Simons sendo o novo diretor criativo da Dior e Hedi Slimane da Yves Saint Laurent.

Desde o início dos anos 90 algo mudou muito no mundo da moda.  Criaram-se os grandes grupos de moda, sendo os maiores os franceses LVMH e PPR (ao qual pertence a Balenciaga).  Seus proprietários não estão lá para criar moda, mas sim para fazer business.  Com a morte ou aposentadoria dos grandes mestres couturiers, os novos criadores sofrem uma pressão muito maior do que só criar, eles tem que ganhar dinheiro.

Entra a internet e a maior democratização da moda desde a Rive Gauche de Saint Laurent.  Neste último caso abriu-se a moda de qualidade a uma nova parte da população com preços mais acessíveis do que das grandes maisons.  Com a internet, a democratização foi da informação de moda.  Com ela a rua ganhou enorme importância como criadora de tendências.

Em Paris hoje, nomes como Isabel Marant, ditam moda com a mesma força, ou até mais, do que Dior, Saint Laurent ou Balenciaga.  Mas a sua é uma marca comercial.

Milão, que talvez é a melhor harmonização entre tendência e comércio, já mostra segundas linhas (Emporio Armani, Blugirl, etc) há muito tempo, dando assim também o seu aval à moda comercial. Será então esta a direção da moda?

Entra Alexander Wang.  Este americano de 29 anos, com origem de Taiwan, é conhecido por o que foi chamado de M.O.D (Models Off Duty); ou seja modelos fora das passarelas.  Aquele estilo despojado, street, elegante sem afetação que as modelos usam.  Portanto, ele não é um couturier.  E jovem, muito jovem, de idade e experiência pois sua marca foi aberta em 2005.

(Vocês não acham que suas peças lembram um pouco o Balenciaga de Ghesquiére?)
Imagens Stylesight

Como pode ele então tão jovem e inexperiente ser líder criativo de uma das marcas mais importantes do planeta? Heresia!!! Gritam a gang da moda!!

Eu, acredito que é a França se adaptando aos tempos.  Uma busca do contemporâneo (leia-se também comercial) para uma marca icônica que representa a moda francófila! 😉

Para Wang é uma chance enorme!!  Com este cargo ele se une aos top designers e a um dos melhores ateliers do mundo!  Mas a pressão é enorme.  Não só ele vai ter que criar para a Balenciaga, mas também vai continuar desenhando para a sua marca nos Estados Unidos.  Entre o masculino, feminino e acessórios, é capaz que ele tenha que desenhar 20 coleções ao ano!

Honestamente eu não o conheço bem, portanto não consigo julgar se ele terá a capacidade.  Com certeza ele é inteligente e tem energia.  Suas últimas coleções tem algo de Balenciaga simplificado… Então, quem sabe?  Só vendo.  Ele também vai poder contar com o apoio da imprensa americana, o que não é pouco.

Mas e para Paris, e a moda, o que isto tudo quer dizer?… Revolução ou simplesmente novos tempos?…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Enquanto nos preparamos para o SPFW, os meus desejos da semana de moda de Paris e Milão
March 18, 2013
Paris: Balenciaga Inverno 2013, primeira coleçao de Alexander Wang
February 28, 2013
Tuilleries (Cont.)
October 25, 2010

35 Comments

Céline M.N.
Reply 7 de December de 2012

Olá Consuelo!

Sempre fui grande admiradora da Costanza e, depois que conheci seu blog, há pouco, passei a admirar, da mesma forma, o seu trabalho além de seu brilho e estilo próprios. Numa outra oportunidade quero te escrever para me apresentar melhor e dizer como gosto do seu blog, mas hoje quero comentar sobre Alexander Wang na Balenciaga.

Não vou chover no molhado sobre o conteúdo do seu artigo, pois ele é perfeito. Para aqueles que conhecem moda, analítico. E para os que não tem o mesmo privilégio do seu conhecimento, esclarecedor e didático.

Pessoalmente, adorei a notícia, porque Wang tem sido um dos nomes de destaque entre os jovens designers nos últimos 2 anos, pelo menos aqui em Tóquio, onde resido desde 2008. Ele inclusive tem pontos de venda exclusivos no Japão, e como o mercado de moda japonês adota e consome novidades com uma rapidez e voracidade incríveis, ele (Wang), Phillip Lim e Isabel Marant foram alguns nomes que conseguiram abrir lojas próprias num dos pontos mais badalados da cidade. Não por coincidência, quem os representa são empresas de moda que apostaram em Alexandre Herchcovitch e Osklen pela primeira vez no continente asiático (Japão).

A saída de Ghesquière foi uma grande surpresa, mas tenho grandes expectativas quanto à atuação de Wang na Balenciaga. Concordo plenamente com a sua incerteza sobre a capacidade de Wang à frente de duas marcas distintas, como lidará com a enorme pressão, etc. Mas posso dizer também que, a partir do que tenho visto em Tóquio, ele sabe criar peças comerciais porém de estilo.

Aliás, você não tem vontade de conhecer Tóquio (se é que já não conhece...)? Tenho enorme curiosidade em saber como você ilustraria a cidade aqui no blog (e, claro, vontade de conhecê-la pessoalmente^^)!

Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho!
Um grande beijo

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Olá querida Céline (q lindo nome!),
    AMO Tóquio!!!!! Fui duas vezes. Na universidade estudei muito a cultura em cursos de antropologia social. Adoraria voltar, espero logo. Seria fantástico postar daí!!

    Obrigada pela tua opinião quanto a Wang. Acredito q ele é muito capaz, especialmente comercialmente, e acho q é isso q a PPR busca. Eles não apresentaram a sua estratégia, portanto não sabemosss. O q acho, porém, é q enquanto ele sabe representar o presente tão bem, e isto tem seu valor, casas como a Balenciaga deveriam ser de vanguarda.

    Apesar de estar bem desapontada com o Ghesquiére que estava "viajando" demais, vc vê pelas fotos como ele antecipava os tempos com precisão e good timing.

    Acho q por isso digo que são novos tempos, a pedida é outra. Finalmente vivemos no agora! E tem suas vantagens! ;-)

    bjs

    c

Jairene
Reply 7 de December de 2012

Bom dia,querida Consu!!
Um post lindo,e daqueles que amo... Uma aula de moda,inserida no contexto histórico: AMO,AMO,AMO! Como disse com propriedade a Céline, "um artigo perfeito...esclarecedor,didático...analítico" E com fotos maravilhosas!!
Começamos bem o dia,baby ;) Bjos! (I'll be back.rsrs!)

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Obrigada querida!! Deu um trabalhão!! rsss! bj c

      Jairene
      Reply 7 de December de 2012

      Percebe-se por aqui o quanto vc anda trabalhando,honey...Mas tem valido a pena,viu?? O consueloblog está cada dia melhor,de verdade!! Adoro como vc "passeia" por tantos assuntos e temas com desenvoltura e conhecimento!! Danadinha,rsrs! Parabéns!!!
      (e Benza Deus!!) Bjkas! ;) :)

Isabella
Reply 7 de December de 2012

Consu, eu adorei seu post! Não gosto muito do Wang e não fiquei nada feliz com a escolha dele, mas o post ficou lindo mesmo assim. Agora é esperar pra ver no que dá essa história toda...
Voce viu que querem restaurar a alta costura... Com o Wang no comando? Li isso em alguns sites ontem e até assustada fiquei.

bj

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Nossa!! Me mande o link se encontrar, ok?... bjs c

      Isabella
      Reply 7 de December de 2012

      Aqui ta bem resumido, sem muita enrolação: http://modaspot.abril.com.br/news/balenciaga-pode-lancar-linha-couture-sob-supervisao-de-alexander-wang

        consueloblog
        Reply 7 de December de 2012

        Ah entendi...bom...vou ter q ver para crer...Nada contra ele, mas para fazer couture, ACHO q precisa de um pouco de aprendizagem... bjs c

Ana Abate
Reply 7 de December de 2012

Novos tempos... Experiência conta tanto assim? O talento dos jovens tem mudado os conceitos! Antes a experiência contava mais do que atualmente pois o mundo e as pessoas "aceleraram"! As linhas dele lembram as de Pedro Lourenço, mais jovem ainda e quanto talento!!! Bj

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    A minha preocupação é q ele saiba usar a mão de obra super sofisticada de um atelier...
    bjs
    c

      Alessandra (Espaço A)
      Reply 7 de December de 2012

      Sabe que pensei nisto? Vamos esperar para ver. Acho que é um estilista de muito talento, mas assumir o posto de estilista da Balenciaga? Por outro lado, estas grandes grifes não dão ponto sem nó. Vamos aguardar os próximos capítulos! Bjs!

Seli
Reply 7 de December de 2012

Belo conteúdo no seu post.
Balenciaga é must, amo de paixão! Acho que vai demorar umas coleções para o Wang "pegarnotranco"! Morro de pena do primeiro show dos novosestilistasemgrandesmarcas. Ele é comercial, talentoso e deve saber da pressão, pq tb tem uma marca de sucesso.
Só vendo, né?

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Isso mesmo!! bjs c

paulo gomes paccelli
Reply 7 de December de 2012

Peço perdão pela ausência, mas enlouqueci com o tcc no final do ano e não pude acompanhar meus inúmeros blog de moda e tendencias( principalmente este LUXOOOOOO). o que dizer da Balenciaga sem Ghesquiére???????? uma perda fenomenal, (como Galliano e McQueens), os criadores estão indo embora e ficando os medíocres que se acham talentosos porque sabem copiar uns aos outros sem mostrar que é copias. Paris esta um horror. Nada mais pode calar a voz que diz A COUTURE MORREU... PARIS ESTA VENCIDA.......nada em Paris chama mais atenção(tirando Chanel, Lanvin que continuam nos fazendo sonhar).De novo o comercial acaba com a criatividade das maisons. Vemos isso com o sem sal e sem açúcar do Raf na Dior com roupas possíveis s de se encontrar em qualquer lojinha de bairro, sem contar que é copia de outras inúmeras casas . A Balenciaga perde um monstro sagrado para um jovem estilista que agrada a clientes desfiguradas por plasticas e editoras mandonas de revistas de moda. É impossível diferenciar uma marca da outra hoje em dia. Antigamente sabíamos o que era um Dior, um YSL um Balmain, mas tudo mudou o dinheiro infelizmente é mais sagrado do que a arte de criar sonhos e ilusões na passarela. O que Slimane faz com a YSL é absurdo, chegando a levar a sede criativa para Los Angeles ( o que tem Los Angeles???? Lesage, Massaro, Modelistas??? O que tem Los Angeles????) e a Kenzo que morre na criatividade com donos de lojas nos lugares de estilistas (mas Fatura alto no quesito comercial). são tantos os absurdos que simplesmente Paris esta um LIXOOOOOOOO. Viva Milão com Versace (sempre sex), Armani (incomfundivel), Missoni, (como não reconhecer) Cavalli (e suas onças) e todas as outras marcas que continuam com seus estilistas aliando comercial e conceitual. Se a moda continuar nessa copia incessante não precisaremos mais de desfiles e tendencias.

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Oi Paulo, teu comentário vem do coração!! E vc tem razão!! O comercial é a nova fase, pelo menos em Paris. Sobrou para Milão...n havia pensado nisto. Obrigada!! Acho q temos q aceitar mudanças, que sempre tem o lado triste do que n existe mais. Vamos ver se conseguem fazer algo que nos surpreenda. O Raf já o fez na Jil...será q ele n vai se encontrar na Dior. O desfile de Alta costura eu gostei!... bjs c

      paulo gomes paccelli
      Reply 8 de December de 2012

      consu, peço desculpa, percebemos que vç tem uma queda por Raf.....mas eu não consigo...............desisti. AMO Galliano, amo dramas, para mim, uma roupa é uma peça de arte, até o mais básico dos jeans deve ter um "que" para se diferenciar dos demais....mas seu post é uma aula de moda........adoro essa capacidade de interpretar e antever mudanças....deixo uma pergunta. A dança das cadeiras continua e a schiaparelli????????????????????????????????????????

        consueloblog
        Reply 8 de December de 2012

        Paulo, vive la différence!!!! Só com opiniões contrastantes o mundo busca a melhor solução!!
        Schiaparelli ainda não ouvi nada.... Vamos ficar de olho. Vc sabe algo?..
        Bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 7 de December de 2012

Adoro os posts master classes! Como era bonito e elegante o Balenciaga hein? Espero q seja algo novo e interessante. Bj, AL

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    O Cristóbal Balenciaga era uma COISA!!! O Wang, vamos esperar e ver. bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 7 de December de 2012

Eh ver para crer! Ele traz sua juventude e possivel garra. O mundo pede moda mais acessivel sem cair o padrao...Vai ser dificil ele se reinventar, sem acabar copiando alguma coisa aqui e ai...Vamos esperar ele nao se abalar pela grande pressao em seus ombros. Que ele tenha o talento esperado e saiba nao pesar na mao...Estamos na torcida.

Andrea - Curitiba
Reply 7 de December de 2012

Eu quis dizer ¨aqui e ali¨.

Nathalia Daujotas
Reply 7 de December de 2012

Olá, tudo bom?!
Bom, penso que é uma grande mudança para a grife, claro que nada será como antes quando Ghesquière comandava essa maison de peso, mas é como dizem por aí, Lagerfeld fez muito pela Chanel, mas a Chanel teria odiado o que ele fez para a grife.
Wang é um estilista que eu estou estudando há um bom tempo, ele talvez trará boas novas para Balenciaga, ou não. Veremos!

kisses :D

Marly Papa
Reply 7 de December de 2012

Eu sempre fui fã do Balenciaga , que bom gosto , sempre chic , agora nas mãos de uma pessoa tão jovem , quem sabe ele não é um geninho .... Deve ter um algo mais p/ arriscarem uma casa tão tradicional , ainda agora , onde o mundo esta passando por uma crise financeira acentuada , o seu post é uma verdadeira aula , vou passar p/ os alunos de moda da Faap , através da Mirella , minha filha , ela vai avisar do seu post , ela não estava sabendo da troca dentro da Balenciaga , mto obrigada , por este maravilhoso trabalho , valeu Consuelo !!!!

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    Eu que te agradeço!!! bjs c

Maria Ester Reis
Reply 8 de December de 2012

Novos tempos ... tristes tempos.
Onde tudo tem que se adequar e se rebaixar, por que não dizer, ao mercado.
Ainda mais em tempos de crise.
Mas para mim o pior mesmo é o Raf Simons assinando e com toda a certeza assassinando uma maison como a Dior com suas roupas com suas costuras repuxadas...arrg!
bjss

    consueloblog
    Reply 8 de December de 2012

    Eu ainda vou dar-lhe uma chance. Mas entendo super o teu ponto de vista. Mas como vão as coisas hoje, se ele n se provar em mais dias iu três coleções, é rua ora ele. Esse novo mundo conglomerado da moda não tem piedade!! Ver o q aconteceu na Gucci e Valentino!!
    Bjs c

Ana LuizaTavares
Reply 8 de December de 2012

A minhas amigas,
Não entendo nada de marcas ou de grandes estilitas. Só penso em estar bem!!!!! E ao mesmo tempo estar bem indepedente dos grandes estilitas. Mas acredito, em Wang, achei que ele transpos as diferenças socias e adequou o novo. Pode não ser o meu perfil, mas ele agrada!!!!! Na verdade acho que ele tem tudo ver comigo!!!Se

i lá, talvez veja o estilo que o mundo atual esteja vivenciando. Pode acreditar!!!! Ele é um sucesso !!!

Tulenka Marinheiro
Reply 8 de December de 2012

Post maravilhoso, pura aula.
Como Balenciaga, ninguém.
O Nicolas foi magnífico e nāo creio também que o Wang esteja a altura da Maison.

Felipe Mizael
Reply 8 de December de 2012

Oi Consuelo, amei esse teu post, adoro o Nicolas Ghesquière e, adorei saber algo mais do Alexander Wang, fico feliz por ele, afinal chegar em Paris não é fácil, ainda mais na Balenciaga. Antes cogitaram também que seria o Christopher Kane, que estava na Versus, mas o Wang, me parece ter muita capacidade para assumir esse posto que não é para muitos.
Beijos!

Mateus Habib
Reply 15 de December de 2012

Amo suas reflexões acerca dos rumos da moda. Sempre uma aula!
Me sinto honrado.

Bjs!!

    consueloblog
    Reply 16 de December de 2012

    Obrigada querido!! Vindo de ti fico tranquila então q tivesse algum valor! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *