Tosca by Zubin Mehta em Florença


Para terminar o weekend delicioso com minhas amigas, decidimos ir à ópera.  Bem prefiro o ballet, mas neste dia, em prol da Busajo que ajuda crinças na Etiópia, podíamos ver a prova geral da ópera de Puccini, Tosca, com direção de orquestra por Zubin Mehta!  Uma oportunidade maravilhosa!  Mas foi milhares de vezes melhor do que esperava!  Os cenários, os costumes, a música, executada maravilhosamente e…as vozes!!!!

Além de tudo, tivemos uma surpresa.  Duas horas antes do espetáculo, a soprano protagonista Adina Nitescu perdeu completamente a voz!!! Como a sua substituta havia cantado a noite anterior e teria que cantar na “prima” o dia seguinte, não pode tomar seu lugar.  O que fazer?  Como por milagre foi descoberto que a esposa de um dos personagens, Martina Serafin, é uma das maiores interpretes de Tosca no mundo.  Mas por estar grávida de 8 meses não podia estar no palco.  Portanto, Adina atuou a cena enquanto Martina cantava com enorme verve no pit da orquestra bem à frente de Mehta.  Foi divino!  A emoção de tudo e a voz cristalina de Serafin nos deslumbrou.

Não conhecia a história, o que foi melhor ainda.  Pois o drama foi decorrendo e eu cada vez mais envolvida.  Linda, corajosa e trágica história de amor entre Tosca e seu Mario… Sendo que neste teatro projetam as letras, pode-se seguir muito bem a trama.

O Teatro Comunale de Florença. O giglio é o símbolo da cidade.

O diretor artístico toma o palco antes do espetáculo e nos informa que haveríamos duas Toscas.

Adina Nitescu que mima a sua parte ao lado de Mario dentro da igreja Romana de Sant'Andrea della Valle. No pit da orchestra vê-se em pé de preto a soprano Martina Serafin que por sua vez canta a parte de Tosca. As letras sendo projetadas no alto, ajudam a seguir a trama.

O final do primeiro ato com o bispo e a congregação agradecendo a Deus por o que pensassem fosse a vitória das tropas Romanas sobre Napoleão.

O cenário do segundo ato onde negocia-se a vida de Mario.

No belíssimo Castel Sant'Angelo de Roma passam-se as últimas horas de Mario.

Sei que a foto não é boa, mas mostra Serafin (com cabelos ruivos) sair de mãos dadas com Mehta (com cabelo cinza) ao fim do maravilhoso desempenho. Durante a ópera, no final da primeira ária, a orchestra aplaudiu entusiasmada à soprano batendo os pés. Foi emocionante.

Kika, Mema e moi de casaco novo do outlet...

...no detalhe em casa. As costas lembram uma silhueta anos 30 e as mangas são um corte que mais parecem uma capa. Deste jeito dá para colocar peças maiores por baixo.

O teatro estava lotado com classes de jovens do colegial que haviam organizado grupos para ir ao evento.

Outro detalhe bacana.  Hoje é a primeira noite da ópera, e na quinta, por 10 Euros, esta será projetada em HD contemporaneamente em 5 cinemas da Toscana.

Direção de Mario Pontiggia, cenário e costumes de Francesco Zito, luzes de Gianni Paolo Mirenda, Orquestra e Couro do Maggio Musicale Fiorentino. Até 14 de Dezembro.

  • December 07, 2010
  • 0

8 Comments

maria
Reply 7 de December de 2010

Ladies,mais uma vez superaram as expectativas.Programa,produção,alegria.
Mema,Madona,MJacobs,Kate Moss.O q eles têm em comum?
Não é o M.
Bj
Maria

    consueloblog
    Reply 8 de December de 2010

    Pensei todo o dia e não encontrei a resposta!!!!

      maria
      Reply 9 de December de 2010

      O astrakhan coat.I love it.
      bj

        consueloblog
        Reply 9 de December de 2010

        AHHHHHhhhhhh!!!!!

Jaqueline Müller
Reply 8 de December de 2010

UAuuuu!!!

Angela Vido Nadur
Reply 8 de December de 2010

Post incrivel Consuelo.
Vontade de estar ao lado, vendo também.

bjs

Ana Laura Rabelo
Reply 8 de December de 2010

Produçoes lindas: das três elegantes espectadoras e da Tosca!

bj,AL

Rosaly B.
Reply 9 de December de 2010

Pois é, e eu escutando MP3 enquanto tomava banho, rss...

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *