Sabaudia: cidade linda e exemplo de “racionalismo italiano” próxima a Roma
No fim de semana passado, em ótima companhia, fomos à casa de praia dos amigos Costanza e Guglielmo. A 100 kilómetros de Roma, Sabaudia é uma cidade que foi criada do nada em 1933 por Mussolini durante o governo fascista do país.
Visualizzazione ingrandita della mappa
Apesar dos fascistas terem se aliado com os nazistas durante a segunda guerra mundial, antes disto, o governo de Mussolini teve seus grandes momentos onde ajudou a Itália. Um deles foi este projeto ao sul de Roma onde uma grande palude devastada pela malária, foi completamente recuperada através de um aterro que não só ofereceu emprego a vários trabalhadores do Norte do país, criou habitações à população que imigrava aos centros urbanos como também criou uma ótima zona para a lavoura.
Sendo uma cidade planejada, ela é toda em um único estilo arquitetônico. Este reflete o espírito do partido. Com forte influência da Art Decô porém com uma linha mais severa, o que se chama de racionalismo italiano ou arquitetura fascista, é, na minha opinião de grande beleza. Inclusive, temos alguns exemplos no Brasil como o estádio do Pacaembu em São Paulo.
Linhas retas, racionais, poucas decorações, símbolos heróicos são típicos deste movimento estético.
Gostaram?… Ainda tem vários capítulos nos próximos dias… Ah, falei que Sabaudia fica no mar?… Vou mostrar a praia, o grupo de amigos, a bagunça, receitas e um dos 10 jardins mais lindos do mundo!!… Voltem para fazer parte da farra comigo!!
- May 28, 2013
- 1
- praia na Itália, Roma, Sabaudia
ANA PERUCHI MILANEZ
28 de May de 2013Lindo Consuelo, obrigada por compartilhar esses lugares maravilhosos que dificilmente visitaríamos. bjs
Antonia
28 de May de 2013Ola Consuelo,
Vc vem mapeando os diversos polos para turismo em cidades proximas a Roma / Florenca e ate mesmo naquelas bem distantes dai. Sua iniciativa e bastante positiva,uma vez que assim podemos ter acesso a informacoes preciosas,as quais nao teriamos sem sua ajuda.
O conhecimento desses dados e fundamental para o planejamento de viagens futuras porque facilita a vida dos globe trotters em diversos aspectos.
Essa que vc nos apresentou agora, Sabaudia, e totalmente inedita para mim e super interessante pela arquitetura com referencias historicas.
Pelo andar da carruagem o livro de consultoria da nossa Cara Consulesa em breve devera estar pronto, para deleite de quem quer apreciar tudo que existe de bom do lado de la do Equador.
consueloblog
28 de May de 2013Rssss Antonia, ta mais pra carroça que carruagem!... rsss bjs c
MARIA BENINCASA
28 de May de 2013Delicia passear com Lady Consu!!!
bjs
Daniela - São Paulo
28 de May de 2013O blog da Consuelo também é cultura!!
A cada post aprendemos coisas novas e interessantíssimas sobre nossa querida Itália, nunca tinha ouvido falar nessa cidade!!
Sabe que esse estilo fascista também me lembrou o prédio da Faap, em SP.
Estou ansiosa pelas cenas dos proximos capítulos !!!
bjos
Dany
Luciana R.
28 de May de 2013Consu, recentemente me interessei historicamente pela arquitetura fascista. Aqui perto da minha casa tem alguns prédios bem "fascistões". Inclusive a inauguração de um desses prédios está retratado nesse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=noWIr1I_2do . Sem falar do "Colosseo Quadrato", do inteiro bairro EUR, o Foro Italico (que se chamava Foro Mussolini), o prédio da FAO (que na época era o Ministero delle Colonie), a inteira cidade universitária da Roma La Sapienza, a Via della Conciliazione (aquela avenida grande que liga o Lungo Tevere à Basilica de São Pedro). Os exemplos são inúmeros. Queria até ir a essa mostra aqui, que infelizmente termina amanhã: http://www.civicworks.net/wastelands/fascismo-abbandonato/
consueloblog
28 de May de 2013É uma época estética muito interessante! bjs c
Luciana R.
29 de May de 2013Importante também considerar que o racionalismo não nasceu para o fascismo, mas era a corrente arquitetônica em voga na época. O fascismo dele se apropriou. Uma curiosidade: aqui no meu bairro (Monteverde) onde construíram alguns prédios bem populares e foram os personagens desses prédios que inspiraram o romance "Ragazzi di Vita" do Pasolini, que era morador aqui do bairro tb.
Obrigada por ter compartilhado essas fotos lindassssss :-). Curta Sabaudia e, se encontrar com o Totti (que tem casa ali), manda um beijo :-)
Andrea - Curitiba
28 de May de 2013E vc ainda ¨nos convida¨a voltarmos?? Imagine se nao voltariamos.....Adoro estar junto com vc e Robby nessas festas tao legais!! Adoro um freje!!!!!! E como disseram a Antonia e a Daniela, vc sempre nos brinda com fotos de novas cidadezinhas e coisas pitorescas a respeito de nossa amada e bela Italia!Bjs......
Liz Feldman
28 de May de 2013Sorry Consuelo. Arquitetura nazista sem chance......
consueloblog
28 de May de 2013Respeito a tua opinião. bj c
vera
28 de May de 2013Huummm... sinceramente não gostei.
consueloblog
28 de May de 2013É muito severo, nem todo mundo gosta, mas reflete exatamente a época. bjs c
Cláudia-Curitiba
28 de May de 2013Caramba...bem diferente do que estamos acostumados a ver pela Itália. Tbém nunca tinha ouvido falar...dá prá perceber que é toda estruturada, meio alinhada...rsrsr, me deu a impressão de estar em alguma cidade americana! De qq forma, também aguardo ansiosamente pelas cenas dos próximos capítulos em Sabaudia :)
Eliane Foglia
28 de May de 2013Sperlonga também é uma cidadezinha linda !
Patricia Fernanda
28 de May de 2013Olá, gostei do que compartilhou conosco! Não vejo problema em 'contar' um pouco de história... Lindas fotos! Abraço
consueloblog
29 de May de 2013Oi Patricia, sim, não estou aprovando da época, e sim falando da arquitetura e estética dela. obrigada e bjs c
Beatriz Dotorovici
28 de May de 2013Querida Consuelo,
sumida dos comments , mas não de ler e ver seus posts. Realmente " fascismo " causa arrepios, mas dá pra entender que foi a época e o etilo propósto. Fiquei encantada pela porta de cobre !
Mais uma vez obrigada pelo passeio , vou visitar o site da JF , se puder visite meu site também e veja o meu trabalho com os bichinhos : www.beatrizdotorovici.com.br
Bjks
Mar
28 de May de 2013Nossa!!! Não podia imaginar que tinha uma cidade Art Deco na Itália.Obrigada por essa lição de cultura Consu! Estou ansiosa para ver o jardim que vc falou,amo jardins!!!
Bjks
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
29 de May de 2013Não sabia nada disso e comecei a lembrar alguns prédios aqui em Porto Alegre com estilo parecido que vou olhar com mais cuidado, um olhar de Consuelo.
Já estou curiosa com a próxima postagem, decoração , festas...
Bjos.
Ana Laura Rabelo
29 de May de 2013Miami Beach very low profile! A Itália tem coisas surpreendentes! Bj,AL
Cassiano Lopes
29 de May de 2013Ótima aula cultural =-) E eu que achava que o estilo arquitetêonico da Itália se resumia somente àqueles prédios antigos e maravilhosos... "Santa Ignorância" rsrsrsrs Mas vivendo e aprendendo. ADOREI! E empolgadíssimo com os posts das "festcheenhas"! Uhu! XOXO
Cassiano Lopes
29 de May de 2013Esqueci de comentar: que céu de brigadeiro!!!!! Lindo, lindo, lindo!!!
Tania Mara
29 de May de 2013Nunca imaginei que existisse uma Sabaudia na Itália. Eu conheço a Sabaudia no Paraná.
Lindíssima a sua Sabaudia, quem dera um dia tenhamos cidades organizadas, limpas, sem pichações.
Rosália Moreira
29 de May de 2013Boa tarde Consuelo!
Interessantíssimo, e muito bem documentado visualmente, o material de hoje!
Desconhecia o facto de Mussolini ter construido uma cidade de raiz. Penso que é um caso único entre os três líderes fascistas europeus da época: Mussolini em Itália, Franco em Espanha e Salazar em Portugal. Em Sabaudia não estamos perante um edifício histórico, mas sim perante uma cidade histórica. Fiquei imediatamente com vontade de investigar todo o processo: da idéia até à chegada dos primeiros habitantes, a história posterior, até aos nossos dias, a origem do nome.
A História da Humanidade não é um todo completo pois muita informação perdeu-se. Nunca será uma equação bem resolvida já que muitas variáveis não foram tomadas em conta. E o resultado possível não é estático, mas dinâmico, devido à constante adição e subtracção de parcelas. Mas é a História que temos: verdadeira ou não tanto, heróica ou não tanto, inspiradora ou não tanto, escrita ou não pelos vencedores . Se nos interessarmos por ela, a estudarmos, a interpretarmos, aproximar-nos-emos cada vez mais da verdade e consequentemente da compreensão da nossa realidade actual.
Coragem Consuelo, muita coragem foi necessária para lançar este material para a blogosfera. Obrigada.
O consueloblog é também aula de história e é um orgulho fazer parte do Salotto.
Rosália
Ruth Kakogiannos
30 de May de 2013Nossa Rosalia, voce expressou com as suas palavras meu sentimento quando li o post. Eu nao gostei da arquitetura dos predios, me parece muito fria, impessoal, uma cidade onde eu nao gostaria de morar. Mas ao mesmo tempo interessantissima do ponto de vista da Historia, para talvez conseguirmos entender como pensavam esses lideres que dominaram tantos.
Apesar de ainda nao ter vontade de visitar esse lugar, foi otimo conhece-lo atraves das lindas fotos e com os olhos da Consuelo! Sempre charmosissima.
Ruth
Rosália Moreira
29 de May de 2013Olá Consuelo!
Esqueci de dizer que o seu visual em Sabaudia está avassalador!
Beijinhos
Rosália
Isa
29 de May de 2013Oi,Consuelo,
Muito interessante esse post. Não conhecia Sabaudia e fiquei bastante curiosa. Vou me programar.
Um abraço,
Isa
Monica Pena
29 de May de 2013Muito bom Consuelo! Viajamos e aprendemos muitíssimos nos seus posts.
A história desta cidade é interessante, aliás a forma como se desenvolveram as culturas e civilizações - estágios evolutivos das sociedades, me encanta de forma geral.
Meu sonho de consumo é viajar uns oito meses e de carro pela Italia! rsrs
É um país muito rico de referências! Seja na arquitetura, geografia, cultura, idioma, gastronomia, moda...
Claro que todo país apresenta sua diversidade, mas a diversidade italiana é a que mais me encanta. Talvez seja pelo idioma, cuja sonoridade é piu bella! :)
E fazendo um contraponto à cidade do post: assisti o filme Reality (no Brasil, Reality - A Grande Ilusão) onde parece ser um filme felliniano! Se passa em Napoles/cidade e parte em Roma, e é uma crítica de costumes.
bj
Monica
Monica Pena
29 de May de 2013ooops.....muitíssimo!
Simone
29 de May de 2013Definitivamente, nao faz o meu estilo. Guardando as devidas proporções , lembra- me , minha chata Brasília, mas com menos grandiosidade.
virginia maia
30 de May de 2013Realmente Sabaudia não faz parte da Italia que tanto amo,mas.........a praia é maravilhosa!!!!!! Valeu demais conhecer!!!!!!! bj
Maecira dos Santos Lorente
1 de June de 2013Consuelo vc ainda não comentou sobre vinicolas.Tomamos um vinho gostoso de Sabaudia
C'Annata Vino Rosso, não conhecíamos o vinho nem a cidade.Há outras indicações!!!! kkk
obrigada, seu blog é muito bom.Bj
consueloblog
2 de June de 2013Na verdade naõ exploramos os vinhos da área e não sei o suficiente para fazer um post...me perdoe!! bjs c