Papa Francisco, vocês gostaram?


Papa Francisco I

Papa Francisco

Ainda não encontrei ninguém que não tenha sido completamente seduzido pelo Papa Francisco.

bergoglio

Ele chega no último minuto do segundo tempo…como usa-se dizer.  Na minha mais que humilde e ignorante opinião, a igreja, além de ter que lidar com escândalos e impropriedades morais e econômicas, não pode mais ignorar a falta de comunicação que tem com seus súditos.  Como digo, o marketing da igreja tem que mudar!

jorge-mario-bergoglio-pope-francis

Ninguém melhor do que este homem com um sorriso encantador que derrete o coração, com um olhar que te fura, com uma simpatia que o faz capaz de dar um “like” com o polegar à toda a multidão que o cerca, para a tarefa.

57829c770eac42d7bc2543f243e74dc3-5605979dad6a4a9a87034d27e4a4219a-9fd671966e849c092c0f6a7067003225

Já vou avisando, o assunto é polêmico, mas não resisto, fazem dias que quero perguntar, “O que vocês acham do Papa Francisco?”  Eu, por enquanto o adoro.  Só tenho um receio, quanto ele vai conseguir, ou queira, ser liberal.  Ouço que apesar de sua generosidade, ele também pode ser muito conservador.

Eu, particularmente, sinto falta de uma igreja que permita anti-concepcionais, que permita que os padres se casem, que permita a comunhão após o divórcio e especialmente, que permita mulheres padres.  Sei que sou louca…

E vocês?  O que gostariam?

353592

  • March 25, 2013
  • 0

122 Comments

Sonia Nascimento
Reply 25 de March de 2013

Consuelo,
Eu li sua matéria sobre o Papa, mas notei que você escreve "Francisco I", e a mídia diz que é só "Francisco".
Adoro seu Blog!
Sonia

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2013

    Não sabia...eu posso arrumar...o q vc acha? bj c

      maria valéria de moraes
      Reply 26 de March de 2013

      Eu gostei dele, precisamos de um Papa atuante, e que de fato avalie alguns conceitos da igreja, esta precisa urgente de renovação. Com não evitar filhos? Anteconceptivo é necessário, casamento entre homosexuais, é um fato, e precisa ser aceito.Os que escolhem a vida religiosa merecem ter amor, e filhos enfim toda a sociedade está mudando. A renovação é importante pra que tenhamos um mundo mais justo, e acima de tudo mais verdadeiro.

Luciana de Oliveira
Reply 25 de March de 2013

Oi Consu,

Não sou católica, sou espirita kardecista, mas fui criada em um ambiente católico. Concordo com tudo o que você disse, sempre acredito que a tolerância pode ser um caminho para a paz.
Acho que este papa está com a faca e o queijo na mão, e tomara que tenha coragem de ser revolucionário e consiga atualizar os costumes da igreja.
Bjs

G. Del Carlo
Reply 25 de March de 2013

ele parece ser muito bonzinho, mas penso igual vc também, temo que ele seja quadrado demais!
Fé no Papa!

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2013

    #fénopapa!!

Rita Medeiros
Reply 25 de March de 2013

O sentimento que tenho sobre ele é o mesmo.
Realmente tudo que a Igreja precisava no momento: o Papa Francisco!
Ele é o símbolo do "deixar passar e renovar".
Quanto aos seus "achos"... rsrsrs... creio que ainda vai rolar muita água até a gente ver essas coisas acontecerem.

cezar
Reply 25 de March de 2013

Papa pra mim sempre foi aquele rostinho simpático do João Paulo II. Depois dele acho q faltou carisma na igreja. Fui educado num ambiente tb católico, sempre achei a historia muito interessante, acho q ali guardam segredos q fascinam o mundo! mas queria muito um espaço onde vc pudesse ser vc e encontrasse paz e conforto sem nada em troca.

Charliany Santos
Reply 25 de March de 2013

Querida, adorei sua iniciativa deste post.
Sou católica por criação e por opção e devo dizer o Papa Francisco me cativou naquele momento em que ele apareceu na sacada e pediu para que os fiéis rezassem por ele. Desde o inicio, achei sua postura muito humilde, sem ostentação. Acredito que a Igreja,como Instituição, tenha muito a progredir, mas como todo processo de mudança, isso levará tempo.
Vale lembrar, que apesar dos escândalos que vem ocorrendo, existem muitos religiosos e leigos que fazem trabalhos maravilhosos ao redor do mundo.
Conheci uma freira italiana quando morei na África, Irmã Antônia, que dedicou todos sua vida cuidando de órfãos refugiados de guerra, e tambem portadores de HIV, num lugar cheio de limitações, dependendo de doações de órgãos de ajuda internacionais. Um exemplo de amor ao próximo, não importando as situações de vida de cada um. Quero deixar claro, que esse tipo de dedicação ao ser humano, tenho encontrado em pessoas de todos as crenças, por todos os lugares que já passei.
Mas enfim, acho que o Sua Santidade vem trazendo uma nova forca à Igreja, abrindo caminho para futuras mudanças.
Beijos ,
Charly

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Acredito que mesmo estes espíritos nobres, se sentem, às vezes, abandonados da igreja...n de Deus. As paróquias muitas vezes são pobres enquanto o Vaticano é tão rico.
    bjs
    c

      M.MANUELA RODRIGUES
      Reply 26 de March de 2013

      É isso mesmo Consu,a igreja tem muito que refazer para ajudar o mundo e não ajudar-se apenas a si própria!Mulheres dando missa pois claro,porque não?Esse assunto tem a ver com o facto de a Igreja não querer abrir mão do poder e do dinheiro que daí advem.Esta seria uma longa conversa....bjhos

        M.MANUELA RODRIGUES
        Reply 26 de March de 2013

        Mas tenho fé neste papa e acredito que se o deixarem ele implementará reformas importantes.

Nancy
Reply 25 de March de 2013

Também gostei do jeitinho do papa, acho que ele tem um jeito sincero , seu sorriso é bem simpático e doce !!! Espero , assim como você , que aconteça mudanças importantes na igreja , é preciso evoluir , transformar , e ter mais caridade!!! Infelizmente penso que a nossa igreja católica está mais preocupada com política , do que com seus fieis......fico triste de ver tanta riqueza na igreja e tantos passando fome !!! Beijos Nancy

Cynthia
Reply 25 de March de 2013

Consuelo vou te passar o que um teólogo me explicou. O papa Francisco só será I quando existir o Francisco II , aí ele fica sendo I, antes disso ele é apenas Francisco.
Amei o novo papa, simpático, simples, humilde, mas com uma força necessária que nossa igreja está precisando.
Bjs
Cynthia

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2013

    Então tô correndo mudar... bjs e muito obrigada! c

      Cynthia
      Reply 26 de March de 2013

      Bjs

Ritinha Medina
Reply 25 de March de 2013

ConsueLOVEsky querida,
Retornando ao Salotto... e com saudades de todos!!!
A princípio também gostei da escolha do arcebispo Jorge Bergoglio por vários motivos: não estar entre os mais cotados; por ser um Jesuita (a sua escolha pelo nome Francisco, me encantou); por ser do hemisfério sul e ter um olhar e sorriso cativantes.
Sem dúvida, ele tem uma missão árdua pela frente...
E, com o tempo, através das suas opções, escolhas e atitudes é q poderemos avaliar a que veio.
Mas eu estou 'botando' a maior Fé!!!
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    #welcomeback #botandofé!

      Maria Salete Floeter
      Reply 28 de March de 2013

      Como disse Nizan Guanaes: "Francisco é uma palavra rica de significados num mundo pobre de significado. Francisco quer dizer coma moderadamente num mundo obeso. Francisco quer dizer o uso responsável do irmão ar, do irmão vento e de todas as riquezas debaixo do irmão Sol e da irmã Lua".
      Estou encantada com Francisco. Deus o ajude a mudar o que for necessário na Igreja. Ele vem com fé!

      Beijinhos
      Salete

        consueloblog
        Reply 29 de March de 2013

        Q coisa mais linda!!! Obrigada!!! Bjs c

Luciene Felix Lamy
Reply 25 de March de 2013

Argentino! Soube que iria adotar "Jesus 2º", mas declinou, rsrs.
Brincadeiras à parte, li que é escorpiano de 17 de novembro e que seu Ascendente é Câncer (água + água = muito intuitivo, sensibilidade extrema).
Também soube que, de acordo com as profecias de Nostradamus, bem, deixa pra lá pq nunca abro esse livro mesmo e não vou repassar algo que não estudei.
"Cuidemos do nosso coração porque é de lá, que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói". Francisco.
Que Deus nos abençoe, amado Francisco. Precisamos muito. :(
Beijos,
lu.

    Maria Araci
    Reply 25 de March de 2013

    Dizem que ele já fez seu primeiro milagre!!!! Fazer com que se gostasse de um argentino!!!!!!! Hihihi! Brincadeirinha! Tenho queridos amigos argentinos!!!!!!!

      consueloblog
      Reply 26 de March de 2013

      MA, hahahahha!!! bjs c

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Amem Lu! bjs c

Ana Paula Monteiro
Reply 25 de March de 2013

Consuelo querida,
Tambem adorei a escolha. Um papa realmente cativante.
No entanto, nao basta apenas carisma. A igreja preicsa muito ser renovada. E ate onde li, o papa Francisco e muito conservador.
Durante uma fase da minha vida, frequentei muito a paroquia do meu bairro.
Ate que comecei a ver tantas incoerencias que me afastei.
Continuo catolica no coracao. Rezo sempre, ensino a Leticia a rezar.... Mas nao me vejo mais frenquentando a igreja como fazia antigamente. Enfim....
Beijos,
Ana Paula.
P.S. Outro dia estava lembrando dos seus pots do Texas ano passado. Foi mais ou menos nesta epoca que voce foi visitar seu pai, nao foi?
E este ano, nao vai?
Bjs.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Vou ao Texas em geral em Julho. Devo ir este ano também!! Você gostou?
    bjs
    c
    PS Quanto a se afastar da igreja mas carregar a religião no coração, condivido!

VANESSA MARIA SAMPAIO DE CASTRO FERRARI
Reply 25 de March de 2013

Consuelo, acho que vou passar pela chata do blog, mas não resisto dar minha opinião... Não acredito que o novo papa vá se rebelar contra os dogmas da Igreja. Acho que ninguém é obrigado a ser católico, temos o livre-arbítrio, mas, se a pessoa deseja pertencer a esta religião, tem que se adequar à sua filosofia, como acontece em todas as outras religiões. É claro que há problemas, pessoas corrompidas demonstrando total falta de vocação religiosa, e problemas relacionados que tem que ser solucionados. Mas, quanto a questões como celibato etc, sinceramente não entendo porque o mundo todo fica esperando ou exigindo que a Igreja "mude". Embora poucas, houve mudanças, através dos séculos, mas a religião não deve ser ajustada aos anseios daquele que a abraçará. Desculpem-me se pareço "retrógrada", mas sou católica e defendo essa fé. Acredito que seja a única igreja criada por Cristo, pessoalmente. Ninguém disse que seria fácil... Admiro a coragem dos religiosos que, mesmo sabendo que seus pontos de vista são impopulares, assumem, argumentam, defendem seu credo. Há que se convir, contudo, que os católicos são o grupo religioso mais tolerante com outras religiões. Boa noite a todos!

    Isolda Risso
    Reply 25 de March de 2013

    Desculpe-me Vanessa , mas vc poderia me apontar na Biblia ou em algum ponto , fato onde Cristo criou a Igreja Católica?

      consueloblog
      Reply 26 de March de 2013

      Se não erro, Jesus pediu a Pedro que "construísse" a sua igreja... Alguém sabe?...
      bjs
      c

        Luciana R.
        Reply 26 de March de 2013

        "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18). Os exegetas católicos a interpretam como Pedro sendo o primeiro Papa (Pedro como figura central). Os exegetas evangélicos e afins a interpretam como Jesus mesmo sendo a pedra/rocha (Cristocentrica, mesmo que Pedro seja o coadjuvante), baseando-se na analogia e comparação com outros textos bíblicos. Viu que a religião, já nasce polemica? [risos respeitosos]

          consueloblog
          26 de March de 2013

          obigada por esta info!! Muito interessante!! Viu que Consueloblog é cultura! ;-)
          mas lógico q religião é polêmica!! Assim para estimular discussões, uma dos melhores exercícios do homem!
          bjs
          c

        Ana Laura Rabelo
        Reply 26 de March de 2013

        Gostaria de complementar o comt da Luciana R. que Pedro não foi o único cabeça da igreja primitiva. Junto com ele, a liderança da igreja que nascia era exercida por outros apóstolos, como o apóstolo Paulo. Sendo que não havia um que fosse "maior", haviam lideranças locais e os apóstolos que tinham a missão(daí vem missionários) de levar a palavra de D'us corrigir as comunidades e orienta-las. É possível ver isso claramente nas cartas/ epístolas de Paulo e dos outros apóstolos no Novo Testamento. Em Atos 15 fica mais claro, quando fazem o Concílio de Jerusalém. bj,AL

    Luciana R.
    Reply 26 de March de 2013

    IMHO, Cristo não criou a igreja católica e nem uma instituição, criou uma nova maneira de pensar e agir (responsavelmente) a fé.

      consueloblog
      Reply 26 de March de 2013

      Luciana, bonito isto! bjs c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 26 de March de 2013

      Quando se menciona IGREJA na Bíblia, deve-se entende-la como o conjunto de pessoas que abraçam Jesus como salvador e segue seus mandamentos. Não se refere a uma instituição com denominação x ou y. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele."
      João 14.21

      bj,AL

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Vanessa, vc n é chata não!! Em uma discussão é importante ter vários pontos de vista. Entendo bem o teu ponto e o respeito muito. Acho nobre aceitar as leis da igreja sem questionar. Exige grande força. É só que com esta atitude, a religião católica está tão longe da realidade do momento que acaba afastando muitos fiéis...
    bjs
    c

    Luciana R.
    Reply 26 de March de 2013

    Vanessa, o celibato obrigatório foi instituido pela igreja católica em 1047 (ou 1074?). Desculpe, mas não lembro da data. O apóstolo Pedro era casado (pelo menos na Bíblia Jesus cura a sogra de Pedro, que estava doente). O apóstolo Paulo lá nas epistolas paulinas diz que quem quer se dedicar integralmente ao apostolado não deve ter família. Mas também diz que se o celibato levar a pensamentos e práticas impuras, ou grande sacrifício, então que o apóstolo se case. Eu só acho que o celibato deveria ser uma escolha pessoal. Muitos padres começam a sua vida apostólica muito jovens, mais tarde mudam de idéia. Talvez se houvesse um tipo de sacerdócio diaconal para padres casados...

      VANESSA MARIA SAMPAIO DE CASTRO FERRARI
      Reply 26 de March de 2013

      Esta questão do celibato pode ser mesmo muito complicada, mas eu, com um marido de gênio difícil, e mais 3 filhos, fico pensando que seria impossível atender fiéis, rezar, visitar doentes e necessitados, ouvir confissões... Quando? Corro o dia todo, tenho que fazer um milhão de coisas por dia para eles, e ainda ganhar algum dinheiro... Então, o sacerdócio é uma opção, e, dentro da Igreja, ele significa aceitar o celibato. Muitos padres deixam mesmo a igreja porque resolvem se casar, e essa era a real vocação deles. A maioria continua próxima à Igreja. E alguém aí mencionou que não encontra ajuda nas igrejas fora do horário de missa. Já tentou se informar na secretaria paroquial quais são os horários em que o padre atende os fiéis? Na minha paróquia, o padre atende diariamente, para confissão ou conversa, aconselhamento. Acho que, por ser a igreja ainda com maior visibilidade, especialmente num país onde amealha imensa maioria de seguidores, a católica acaba meio na "vala comum", as pessoas às vezes ficam repetindo comentários que ouviram em algum lugar, e não se preocupam realmente em conhecer. Se um católico diz que "a Igreja não ajudou em nada o pobre coitado que vejo debaixo da ponte" devia dizer "EU não ajudei em nada o pobre coitado..." A Igreja somos nós, somos cada um fazendo um pouquinho para melhorar o mundo.
      Consuelo, você sempre educada e simpática, não importa a visão de cada um. Beijos.

        consueloblog
        Reply 26 de March de 2013

        Vanessa, tmbm tenho q dizer q não é tudo na igreja q n tem valor. Se fosse uma instituição totalmente falida, n nos preocuparíamos em melhorar-la (na opinião de cada um)... bjs c

        Luciana R.
        Reply 26 de March de 2013

        Vc tem razão: a igreja verdadeira é feita por nós.

    Laura
    Reply 28 de March de 2013

    Vanessa, concordo totalmente com vc. Pensei que era a única a pensar dessa maneira.

Simone
Reply 25 de March de 2013

Não sei. Na maioria das outras religiões quase tudo, para não dizer tudo, é proibido, cerceado, pecado ... Mas nunca angariaram tantos fiéis, como agora.Não creio que o problema seja moral, mas espiritual. Estamos muito distantes dos padres e eles de nós. Já tentaram chegar a alguma igreja que não seja no horário de missa ou de algum evento e que houvesse alguém(um padre seria excelente) para nos dar uma palavra de conforto? Em compensação nas OUTRAS , mesmo que seja por interesse, há sempre grupos , ou mesmo apenas uma pessoa para lhe ouvir. Pra dizer a verdade , um Papa não muda nada pra mim e nem pra minha fé. Além do mais, não acho que ele tenha força para mudar milhões de fiéis, mesmo que a igreja siga suas orientações, é preciso conhecer sua comunidade, seu rebanho e ver o que ele quer. Alguêm quer isso?

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    A idéia de "conhecer o seu rebanho" é linda e muitos padres de paróquia se comportam assim. Fazendo atenção às generalizações, o que gostaria é de uma igreja que sim, me dê a direção, mas que me leve pela mão e não o medo...
    bjs

    c

Wolda Mª
Reply 26 de March de 2013

Se você é louca, saiba que não está sozinha Consuelo! Rsrs. Olha, não sei por quanto tempo isso vai durar, se haverá mudanças ou não, ou até quando esta alegria e espontaneidade vão continuar. Mas, que eu o adoro pelo que ele vem demonstrando, isso eu não posso negar. Ele me parece muito feliz! Adorei o fénopapa!!!

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Sim! bjs c

Maria Rita Otsuka
Reply 26 de March de 2013

A Querida Consuelo!
O assunto é bastante polêmico , mas concordo com vc, a igreja precisa mudar!
Pela postura do novo papa, embora me pareça conservador em algumas colocações, tenho a impressão que algumas coisas vão acontecer!
Fui criada dentro da religião católica, mas ultimamente tenho questionado bastante sobre a postura de muitos religiosos. Vamos aguardar!!!
É sempre um prazer ler os comentários e ver opiniões tão diferentes!
Abraços.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Questionar é sempre sadio, e buscar as respostas também! bjs c

Maria Rita Otsuka
Reply 26 de March de 2013

Desculpe Consuelo me atrapalhei com os dedinhos ( faltou prática!!!!)
Por favor conserte para mim!!!
Obrigada!

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Pronto!

Monica Waldvogel
Reply 26 de March de 2013

Ele é mesmo cativante, o papa Francisco. Sempre acho que pessoas que sorriem com sinceridade e facilidade, como ele, demonstram alegria de viver e abertura para os outros. Os que acham que todo mundo está errado, que o mundo tem de ser consertado, esses são sisudos e econômicos nos seus gestos, são pouco acolhedores. Então fico com a esperança de que o novo papa, simpático como é, possa atuar no mundo como um pacificador, um mediador de conflitos, que seja um símbolo de tolerância e de ausculta das aflições contemporâneas. Ele tem o jeitão do lider, não é mesmo? Não acredito que vá liderar reformas importantes, ousadas, porque todos dizem que ele é um conservador. Mas as religiões, em geral, são conservadoras. É porque são referência de valores perenes, pouco mutáveis, que tanta gente procura, segue, e acata seus preceitos. O catolicismo tem essa propriedade curiosa de conservar entre os seus fiéis os que usam anticoncepcionais, os homossexuais, os divorciados, os transgressores - exigindo pouco deles. Talvez essa seja a grande força da religião católica.

Gostei muito do post. Bela discussão, né?

beijos
Mônica

    Luciana R.
    Reply 26 de March de 2013

    Acho que essa propriedade curiosa, da qual você fala, é que o catolicismo permite uma participação mais discreta, talvez. Um fiel pode ir à missa, sem precisar ter uma paróquia e sem se envolver muito na vida de catequese. Já outras vertentes cristãs, tipo as igrejas evangélicas, possuem uma postura mais tipo "Big Brother", as pessoas ficam mais expostas, suas vidas são um pouco mais conhecidas a fundo. Por isso exige-se mais desses do que daqueles.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Mônica,
    O dom de um ótimo mediador para mim, é passar a idéia sem agressões. É o que vejo nos teus textos e o que talvez possa fazer o Papa Francisco.
    Seu carisma sem duvida o ajudará a ser um líder, pois intelecto para sê-lo, ele tem.
    Achei extremamente interessante o que dizes por último, sobre como o catolicismo aceita os "transgressores" de suas leis exigindo pouco. De primeira, tendo a concordar, mas como tal (sou divorciada) me senti abandonada pelo pároco que me negou a comunhão e disse para esperar em casa a volta do meu marido traidor... Como conciliar o amor pela religião com a interpretação do homem?...
    bjs e obrigada por dar tua opinião,
    c

      Luciana R.
      Reply 26 de March de 2013

      Consuelo, vc deve lembrar o bafafá mediático após a morte do Lucio Dalla. Porque ele era gay, porque ele tinha um companheiro e teve um funeral "católico". Inclusive com o companheiro sentado na primeira fila durante a missa. Too much information para um momento triste na vida de um ser humano.

        consueloblog
        Reply 26 de March de 2013

        Mas como disseram nos comentários, acaba sendo uma religião tolerante...
        E a esposa do príncipe di Savoia casando na igreja grávida de 8 meses?... bjs c

          Luciana R.
          26 de March de 2013

          Minha filha frequenta uma escolinha católica. A madre superiora é um exemplo de tolerância, amor e candura. Uma mulher de fé, mas muito pragmática. A escola tem um approach de unir bem as famílias, e fazer um bom aconselhamento tb a nível pedagógico e psicológico (a madre é psicopedagoga) para o bem-estar dos pequenos. Eu estou super feliz com a nossa escolha. E a pequena adora a escola.

      Ana Paula Monteiro
      Reply 26 de March de 2013

      Consuelo querida,
      Mais uma vez concordo contigo. Nao me senti acolhida pela igreja como mae solteira. Agora vou me casar com um homem divrociado. Gostaria muito da bencao de um padre. Mas sei que e praticamente impossivel. Como entao fazer?
      Estou pensando numa bencao dada pelas pessoas que mais nos amam. Mas ainda conservo a esperanca de que o padre que batizou a Lele e tem a cabeca um pouco mais aberta possa me dar a alegria de uma bencao.
      Bjs.

        Luciana R.
        Reply 26 de March de 2013

        Ana Paula, eu sou protestante e meu marido é católico. Não fui crismada, por exemplo. Então, mesmo que eu o desejasse, não poderia ter me casado na igreja. Achei meio ridículo fazer uma crisma aos 35 anos só para poder casar em um templo. Então, um pastor que é super meu amigo fez o nosso casamento em um sítio. Pedi gentilmente, visto que era início do verão, que a cerimônia fosse bonita, mas breve.

        Alexandra
        Reply 27 de March de 2013

        Ana Paula, o casamento que mais me emocionou nesta vida foi o de um casal de amigos que já estão juntos há anos e tem 2 filhas...uma benção dada por um pastor na própria casa deles. O noivo demostrou tanto amor por ela que fui as lágrimas (como quase todos os outros convidados)....palavras lindas e veradeiras foram ditas e tocaram os corações de todos os presentes.
        Beijos.

    VANESSA MARIA SAMPAIO DE CASTRO FERRARI
    Reply 26 de March de 2013

    Muito bem colocado, Mônica.

Luiz Felipe Erthal
Reply 26 de March de 2013

Consuelo, acredito que Francisco I seja muito tradicional sim, e com sua formação jesuíta deve fazer com que a Igreja volte-se mais para a alma e a salvação das pessoas do que a arrecadação e a ostentação que a Igreja tem mostrado ultimamente. Midiaticamente o Papa Bento XVI começou com essa abertura e ainda uma reaproximação dos mais jovens, para que renovassem sua fé naquilo que o catolicismo prega como verdade e, ainda, salvação. Mas acho que Francisco I tende a fazer isso com mais ternura, mais simpatia. Espero que os membros influentes ( e dissidentes) da Igreja deixem que ele consiga levar o ministério de S Pedro da forma como julga melhor e mais conveniente para o bem de todos os seus fiéis. Dito isto tudo, esclareço que sou mais um dos que teve criação católica (cheguei a fazer crisma) mas não sigo mais os preceitos do catolicismo. Achei muito simpático o novo representante mor do catolicismo, e tb muito modesto. Espero que continue assim, pois acredito que na simplicidade estamos mais próximos de Deus. Desejo muita sabedoria ao novo Papa, e confesso que estou mais predisposto a ouvir o que ele tem a dizer. Só resta-nos ver como será esse seu papado.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    obrigada Luiz Felipe.
    bjs
    c

Tulenka Marinheiro
Reply 26 de March de 2013

Consuelo,

Muito lindo o seu post e suas palavras. Independente de religião ele é um homem cativante e de muita cultura. Como acompanhou o antigo Papa creio que se o sistema do Vaticano não o tolher tanto poderá abordar algumas das quetões que vc levantou.

Com uma eleição rápida e maioria esmagadora já terá o respaldo dos outros cardeais.
Sinto falta principalmente da comunhão após o divórcio embora muitas paróquias não condenem seus fiéis e ofereçam o sacramento.

Lindas imagens e obrigada mais uma vez!!!
Carinho e estima,
Tulenka

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Tulenka, acima cito a mesma coisa de sentir falta da comunhão...
    bjs
    c

Luciana R.
Reply 26 de March de 2013

Apesar de não ser católica, posso dizer que gostei.

    Malu
    Reply 26 de March de 2013

    Olá! Também sou protestante casada com um católico. Nosso casamento também foi no campo e a benção foi dada pelo pastor da minha igreja, que antes de tudo é um grande amigo. Meu esposo vai ao culto comigo mas respeita o fato de eu não ir à missa com ele, e não é por preconceito! É que para mim é difícil entender a liturgia e os rituais de um culto católico...e o meu esposo concorda que minha igreja é mais, digamos assim, "simples" ...
    Mas quanto ao Papa, confesso que me emocionei com a figura simpática de Francisco.
    Abraço!
    Malu

Cassiano Lopes
Reply 26 de March de 2013

Sou católico. Assim como muitos, fiquei apreensivo com relação à essa substituição. Mas confesso que simpatizei de imediato com o novo papa. Ainda mais quando ele escolheu o nome de Francisco! Aí fui às lágrimas. Espero realmente que ele possa dar "uma sacudida" no sistema da igreja e resgatar sentimentos que há muito tempo estão esquecidos.

Estela Spagnol
Reply 26 de March de 2013

Lindo post, lindos comentários.... estou emocionada e com mais cultura! Creio em mudanças, sutis e com o tempo.... Benção Francisco!

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Correta vc esta!! "Sutis e com o tempo"!! Também não vamos assustar o Papa, né?... bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 26 de March de 2013

Não sou católica. Mas, acredito que se o Papa Francisco seguir com essas manifestações de simplicidade e humildade, já vai deixar uma grande marca. A humildade genuína é uma grande revoluções. Quem sou eu?
Gosto dele.

bj,AL

    Ana Laura Rabelo
    Reply 26 de March de 2013

    Gostaria de acrescentar que mesmo não sendo católicos, coloquei minha filha numa escola Franciscana, pois convenhamos em se tratando de educação os colégios católicos, pelo menos aqui em BH são os melhores. Além de ser uma ecola muito exigente, passa os valores familiares e éticos com os quais eu comungo e dos quais não abro mão. O diretor, Frei Jacir, é um homem aberto ao diálogo, e dentro de sua crença, moderno e conhecedor dos tempos. bj,

      Luciana R.
      Reply 26 de March de 2013

      Aqui em casa é a mesma coisa. Em Roma está cheio de escolas católicas, e a escola da nossa filha é de freiras marianistas.

Patricia Furtado
Reply 26 de March de 2013

Ah... eu queria um papa mais "parecido" com Deus do que com os homens, entendem?! que não seja muito deste mundo mesmo não... Viva Francisco!
(Seu blog é o mais legal que já vi, Consuelo, um abraço e continue falando com a gente)

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Falo, falo, falo!!! Rssss!! E achei muito lindo o q vc disse! Traz uma linda inocência/ingenuidade que deve perfumar lindamente a tua vida! bjs c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 26 de March de 2013

    Comoventes!
    As duas. ;)
    Beijos,
    lu.

Mia
Reply 26 de March de 2013

Por ora, não posso falar nada a não ser que a conduta de Francisco me comoveu. Também me cativaram seus gestos e seu sorriso.
Não há como não elogiar a iniciativa da blogger em colocar o assunto por aqui, valeu!
Bjk

Ana Frost
Reply 26 de March de 2013

Eu sou do tempo do querido Joao Paulo II, desde que ele se foi continuo católica mas nao vou mais aos domingos a missa rsrs Cresci ouvindo notícias sobre ele, todos os anos que eu ia pra casa da minha avó de férias lá estava a foto dele na parede com o sorriso carismático e olhar sereno. Pra ser sincera, nao vejo outro Papa que seja capaz de superá-lo, a respeito do Papa Francisco eu ainda nao tive tempo de me informar melhor sobre a história dele mas espero que ele de um ar fresco no sistema da igreja católica. xxx

    Janisete Miller
    Reply 26 de March de 2013

    Ana, concordo com você em relação ao carisma de João Paulo II. Também fui criada em um ambiente católico, mas não me considero praticante ou particularmente religiosa, mas confesso que fiquei emocionada quando o vi no Vaticano na Praça de São Pedro durante a benção de Ano Novo há alguns anos...

Fabianna do Valle
Reply 26 de March de 2013

No meu caso, foi amor à primeira vista. Muito carismático o Papa Francisco :)

consueloblog
Reply 26 de March de 2013

Estou adorando esta discussão!! bjs c

Janisete Miller
Reply 26 de March de 2013

Consuelo, você sempre nos surpreendendo com seus tópicos e sempre muito interessante a discussão aqui no Salotto!
O Papa Francisco realmente parece ser carismático e acho interessante o fato de ser de um país da América Latina, mas também compartilho a preocupação em relação ao seu conservadorismo.
Time will tell...mas vamos ficar na torcida, não?
bjs.,

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2013

    Entendo q não podemos, e talvez não devemos querer que tudo mude. A Mônica falou bem. Mas algumas mudanças que respeitam o ser humano como fazer de mulheres capazes, padres e anti-concepcionais para aqueles em países como a África que estão se destruindo com HIV, acho q mostraria o "Amor" de Deus. Mas é só uma opinião naïve e ignorante.
    bjs
    c

      Carlos
      Reply 26 de March de 2013

      Consuelo, amigas e amigos, acompanhei com muito cuidado todas as notícias anteriores sobre a trajetória do referido sacerdote. Ele precisa avançar muito, principalmente no campo dos direitos humanos. Li declarações, reais - não inventadas, sobre a intolerância com os homossexuais. Coisas terríveis, desnecessárias e desrespeitosas com o ser humano. Eu sou gay e, hoje, superei todos (ou quase todos) os traumas familiares e da sociedade (diretos e indiretos). Ser alvo de preconceito é uma coisa horrível. Nos sentimos mál, inferiorizados, temos que nos esconder, achamos que o problema é com a gente. Como palavras, gestos, olhares e outras violências podem abalar um ser humano? Entendi a sensação nefasta do preconceito sentido por negros, mulheres (no passado e em certos países do presente) e outros sujeitos (ou como o caso que você relatou ao ser culpabilizada pelo religioso local). Depois de anos de terapia consegui vencer o estigma, tirei o sofrimento que carregava nos ombros e sou muito feliz (feliz por ser quem eu sou)! Aprendi que ser gay não é uma opção (como falsamente ou ingenuamente se divulga! E mesmo que fosse deveria ser respeitada!) é orientação sexual (não escolhemos ser ou não ser). Somos! Hoje, acho tão desrespeitoso pensar que outra pessoa, religião ou governo possa querer dizer com que eu devo me relacionar, namorar e casar. Com certeza, ninguém aqui iria gostar de ser pressionado ou constrangido a ser o que não é. Ah, e aprendi algumas coisas tão bonitas com você neste um ano de visita em seu blog. Talvez a mais importante, seja justamente o respeito com todos, a delicadeza, o olhar no olho e enxergar a dignidade do outro. E sentir como aprendemos sempre! Celebrando amores e amizades. Abraços,

        consueloblog
        Reply 27 de March de 2013

        Lindo relato Carlos. Vc é forte e inteligente para enxergar dentro de si e ter respeito por si mesmo. E orgulho!
        Ouvi galar, mas como vc diz, só ou i e não li, q o Papa respeita tidos os seres humanos, inclusive gays. Só é contra o casamento. Mas vou me informar melhor.
        Bjs
        C

Daniela - São Paulo
Reply 26 de March de 2013

Consu:
Sou católica praticante e estou simplesmente "apaixonada" pelo Papa Francesco!!
Ele tem a docilidade e carisma necessários para conduzir este vasto rebanho, em tempos tão conturbados como os atuais.
Tenho certeza que o Espirito Santo iluminou o coração dos partícipes do conclave, para que fizessem essa grande escolha!!
Quanto ao seu pontificado, certamente, será voltado aos necessitados, aos que mais precisam de apoio espiritual.
E não me surpreenderei com atitudes mais arrojadas e menos conservadoras do nosso novo Papa, pois acompanho o trabalho dos jesuítas há muito tempo ( meus filhos estudam no Colégio São Luis, aqui em SP, dirigido por jesuítas).
Bjos
Dany

Rosália Moreira
Reply 26 de March de 2013

Olá Consuelo!
Eu queria tudo o que você quer e ainda mais ... e não sou louca! Principalmente queria um padre mais na linha de Cristo e de São Francisco. Este papa cativou desde o primeiro momento porque a sua primeira impressão foi de alguém com sentido de humor: aquela de que o tiveram que ir buscar ao "Fim do Mundo" teve a sua piada ( não sei se toda a gente percebeu a gracinha)!
Eu desejava um Papa da América do Sul, um Papa da linha da Igreja da Libertação. Infelizmente parece que , segundo dizem, o Papa Francisco , apesar de argentino, está muito afastado dessa corrente. É bem mais conservador ... o que é uma pena, porque o poder terreno da Igreja Católica é imenso e já vamos ficando cansados de tantas mãozinhas pálidas e bem tratadas ( que não fazem nada pelos fiéis a não ser acenar) e de tantos olhinhos santos (que só vêem o que lhes convém. O papa anterior a este, na minha opinião, foi uma autêntica perda de tempo: não tinha madeira de Papa: nem de Papa bom nem de Papa mau. Espero que Deus desta vez tenha inspirado melhor a cúria de cardeais.
Eu, da minha parte, vou dar ao homem o benefício da dúvida. Mas que começou bem, lá isso começou.

Beijinhos.

Rosália

Priscila Hiller
Reply 26 de March de 2013

Estou encantada com a qualidade dos comentários, como é bom ouvir gente inteligente defender suas idéias com elegância!!! Sou luterana mas sempre tive um carinho enorme pelo igreja católica, me sinto bem ao ir à missa, não sou excluida por não ser católica. Quanto ao papa Francisco.... O que dizer? Ele é um fofo!!!!! Pode falar assim do papa ?rsrsrs
Concordo com vc Consuelo no que diz respeito a algumas adequações que a igreja deveria fazer para estar mais " em dia" com a vida dos fiéis.... Alguns dos muitos problemas da vida "moderna" não eram imaginados na época em que a igreja foi formada. Não quero dizer que a igreja tem que mudar seus dogmas e ser permissiva com tudo errado que acontece mas talvez se adequar um pouquinho ..... Bem é só a minha opinião!!!! Um beijo e parabéns pelo post!!!!!!!!

Alexandra
Reply 27 de March de 2013

Querida, desde que Fez este post estou pensando no assunto, então hoje me senti preparada para comentar (você mesma disse que tudo que escrevo é bem pensado, então.....rsrsrs).
Do novo papa sei muito pouco então só posso dizer que o achei bem simpático.
Quanto a religião, bem...vamos lá....
Sou católica de batismo e me casei na igreja católica, quando criança acompanhei muito minha avó materna em uma igreja evangélica (daquelas que as mulheres não podem cortar cabelo, usar maquiagem, só usam saias e por aí vai) e tenho váaaaarios amigos espíritas (os melhores amigos inclusive). Então, com essa salada toda eu cheguei ao que é ideal e confortável para mim...sim, porque não é só roupa e sapato que devem ser confortáveis...rsrsrs.
Para mim Deus habita o meu coração, minha igreja sou eu mesma (não sei se consigo me fazer entender), ou seja...onde estou...Deus está comigo. E isso pauta minhas atitudes e pensamentos. A vida é o maior milagre que existe, e na minha opinião, é o sopro divino que me dá vida, logo....Deus está em mim....
Essa questão de qual religião é a certa, a meu ver é complicada, pois quem disse qual é a certa? A certa é aquela que cada um entende que o satisfaça e ponto. Se está falando e buscando Deus, para mim, está ótimo e é válido.
Por exemplo, não consigo entender o Vaticano tão suntuoso e cheio de obras de arte quando tanta gente passa fome no mundo ou por que o papa precisa se cobrir de ouro...
Também não entendo porque uma mulher não pode se depilar, cortar o cabelo ou usar calças...
Sabe, não quero ofender ninguém de maneira alguma...só quero colocar meu ponto de vista.
A Lelê estuda em uma escola católica e estou feliz por isso. Eu mesma vou a missa de vez em quando (os pais do Waine são bem ativos na igreja), a Lelê sempre vai a missa com a avó....acho importante ter um norte quando criança...quando crescer ela decide qual caminho tomar.
Bem, o comentário ficou extenso...peço desculpas....mas achei importante me expor um pouco aos amigos do salotto...é dessa forma que vamos nos conhecendo e nos respeitando, não é?
Beijos em todos. Adorei os comentários.
Talvez seja uma visão simplista, mas me basta.

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2013

    Ale, vc falou de tantas coisas que concordo. Sinto a religião, e não a igreja. Quando estou em dificuldade, olho aos céus e peço ajuda, mas me sinto hipócrita pois n vou mais às missas.
    Os tempos de hoje nos dão o ok para "criarmos" o que está bom pra nós. Mas é justamente isto q a igreja rejeita. Ela diz que a religião deles, não tem q ser tão confortável assim... Entendi bem quando disse a um padre q à noite, quando dizia as minhas preces, me confessava. Ele disse q assim não vale, é muito fácil. Tens que confessar na frente de alguém. Isto eles tem razão, é muito mais difícil.
    Espero q vc entenda q n estou criticando o q vc diz, pois me sinto muito como vc. A questão é, podemos escolher?... Mas isto é polêmica.
    Meus filhos são religiosos e fico feliz, pois como vc, acredito em um Norte, e o da igreja, de forma geral, está bem calibrado...até um certo ponto!
    bjs
    c

      Alexandra
      Reply 27 de March de 2013

      Minha querida, de maneira nenhuma entendo como uma crítica, e mesmo que o fosse....não haveria problema nenhum. Sem querer criar polêmica.....isso que você falou do fácil e difícil...sabe que pode não ser nada fácil e agradável se confessar pra você mesma? Falo por experiência própria. Quando tomamos consciência de nossas faltas e do quanto somos pequenos e mesquinhos em determinados momentos, isso pode doer muito. Eu não acredito em um Deus de punição então a confissão a um padre, para mim, não significa nada. Ah...esqueci de mencionar....vou a missa de vez em quando mas não tomo a comunhão....entendo que se não estou 100% com a igreja então não é justo tomá-la. Mas como você disse, esse é um assunto difícil e cada um tem um entendimento, que foi moldado por suas vivências, formação, experiências e, por que não, o que trouxe de outras vidas....então....vamos em frente.
      Parabéns por abordar este assunto. Mais uma vez reafirmas a sua diferença e luz entre os blogs e entre as pessoas.
      Adoro você! Beijos.

        consueloblog
        Reply 27 de March de 2013

        Oi Ale, realmente, chegar ao ponto de conseguir julgar a sim mesmo objetivamente, acredito, seja um passo mais próximo à iluminação! obrigada! Adoro vc também, e fiquei muito, muito feliz q vc veio me conhecer!
        bjs
        c

          Alexandra
          27 de March de 2013

          Também fiquei extremamente feliz em te conhecer, amada. Você não tem idéia do que a sua luz provocou em mim...foi lindo e emocionante. Já estou aguardando o próximo encontro....rsrsrs.
          Bjs.

          consueloblog
          27 de March de 2013

          Oba!!! Espero logo! bjs c

    Priscila Hiller
    Reply 27 de March de 2013

    Concordo com tudo que vc disse Alexandra!!!!

      Alexandra
      Reply 27 de March de 2013

      Obrigada querida. Beijo grande.

        Jairene
        Reply 27 de March de 2013

        Oi Alexandra!! Estou acompanhando este post...e como vc,estou pensando antes de postar algum comentário. É um assunto que toca fundo as pessoas,requer cuidado... e acho que vc conseguiu se expressar tão bem! E o fez sem agredir ninguém! Bravo!!
        Quis comentar tbem porque vc disse quase tudo que eu gostaria de dizer! Uma grande coincidência_assino embaixo. Depois da Priscila Hiller. Bjos!! :)

        PS: Consuelo: Parabéns por este post e pela coragem tocar este delicado tema; E por estar sempre antenada ao que vai no mundo,ao 'contexto',que afinal produz a moda,o estilo... e tantos afins. Bjos,querida!! ;)

          Ritinha Medina
          27 de March de 2013

          Jai e Priscila,
          Depois vcs passam a lista prá mim?!
          Essa nossa querida Alê se superando a cada dia!!!
          Dá-lhe garota...
          Bjkas,

          consueloblog
          27 de March de 2013

          Querida obrigada!! Mas é pura curiosidade mesmo! bjs c

          Alexandra
          27 de March de 2013

          Ah meninas! Vocês são demais (incluindo vc, Ritinha....a resposta vai sair no lugar errado...rsrsrs). Tudo que escrevi veio do coração, e fico muito feliz por ter conseguido me fazer entender.
          Beijos demorados em todas.

          Alexandra
          27 de March de 2013

          Ops! Não saiu no lugar errado! Que bom!
          Aproveitando....Ritoka de meu cuore...não estou me superando não....só me deixando mostrar....rsrsrs
          Bjs

jorge matos da silva
Reply 27 de March de 2013

sou do brasil. acredito que este argentino é o unico que posso gostar. este papa Francisco vai com certeza substituir João Paulo II. fiquei muito animado com o novo rumo que ele pode dar a Igreja Católica. Este papa me cativou. Amei o nome Francisco. Não tinha outro nome melhor. A humildade e o carisma faz parte do cotidiano de Francisco I.

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2013

    Realmente, ele também me conquistou!bjs c

jorge matos da silva
Reply 27 de March de 2013

Deus vai iluminar o papa Francisco I para guiar a igrejs católoca para um novo rum

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2013

    Espero que sim! bjs c

Flávia Katiusse
Reply 27 de March de 2013

Oi Consuelo!
nem li os posts acima, mas apesar de achar que vou se repetitiva, aí vai minha opnião sobre o papa Francisco.
Com seu nome, doce e simples , ele já disse um pouco a que veio. Estou amando os seus "discursos", sempre falando de temas que nos toca na alma e que realmente fazem a diferença em nossas vidas, como por exemplo, de nós abolirmos o pessimismo, cultivar o perdão e a felicidade.
Não acredito, que ele vá levantar bandeira em favor do aborto ou em defesas de assuntos polêmicos, como o casamento homossexual. A igreja católica é conservadora e Francisco faz parte dela. De certo é que somos livres para escolhermos que religião seguir. Que maravilha!
Acho que o novo papa só não pode fechar os olhos para os problemas de pedofilia e tantos outros em nível moral e políticos que atingem sua "casa". ;)

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2013

    Flávia, amei q vc escreveu! n foi repetitiva, mas mesmo se fosse, n importa, este é um espaço para que todos possam dar a sua opinião!
    Obrigada pela tua participação.
    bjs
    c

      Flávia Katiusse
      Reply 27 de March de 2013

      Consuelo
      acho que venho mais por aqui.rs
      Toda vez que você me responde, fico toda feliz.rsrs
      Quanta educação! Com isso, você se torna mais linda. bjs

        consueloblog
        Reply 27 de March de 2013

        Ai Flávia...assim fico corada! bjs c

Lucy in the Sky
Reply 27 de March de 2013

Não sou católica, mas eu amei este Papa... acho ele fofo e verdadeiro. Gosto do seu olhar e do que tem dito - Deus o guarde e o use muito!

:)

Janaina
Reply 27 de March de 2013

Olá, Consuelo.
Amei este post sobre o Papa Francisco.
Como você comentou, ele é apaixonante! Três coisas me encantaram: é um padre jesuíta, escolheu o nome Francisco e desencadeou o "amor à primeira vista".
PS: o que a Flávia Katiusse disse tem extrema relevância. A sua gentileza em responder aos comentários torna-se o diferencial no seu blog. Gentileza, respeito, educação... transformam o mundo, a Igreja, as pessoas... e agradam ao coração de Deus.
Bjim. Jana

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2013

    obrigada jana!! Cada um faz o seu pedacinho... ;-)
    bjs
    c

Marly Papa
Reply 28 de March de 2013

Não gostaria de ser repetitiva e não estou tendo tempo agora p/ ler tudo , mas o que importa que Deus nos mandou a pessoa certa p/ este momento em que a igreja católica atravessa , muito parecida do período do final do século 18 e inicio do século 19 , onde havia mta corrupcção , politicamente , complos contra o papa , enfim nada mto diferente do que vemos agora , ele foi mto corajoso em pegar o Vaticano com tanto imbróglio , além do Banco do Vaticano , estar passando pela pior crise dos últimos tempos , Deus queira que deixem ele trabalhar em paz e que não dêem o fim do papa João 1 , a escolha do nome foi uma gde tacada de marketing , acho que não foi de propósito , São Francisco é que nem Nossa Senhora Aparecida no Brasil , cativou a todos imediatamente , e ele é humilde , simpático e tem carisma , vamos torcer por ele ,
Viva Papa Francisco !!!!

    consueloblog
    Reply 28 de March de 2013

    Bacana o q vc disse: Deus nos mandou a pessoa certa p/ este momento
    Obrigada e bjs
    c

Luciene
Reply 28 de March de 2013

Carissima, não tenho muito mais a acrescentar ao teu post, que achei tão precioso, assim os comentários dos amigos do salotto. Mas lembrei de tudo isto ao ler a crônica de hoje do Contardo Calligaris, na Folha de São Paulo. Partilho contigo, assim como a dor de saber da notícia da morte da estilista Clô Orosco, esta manhã. Há coisas que não mudam, não evoluem nem modernizam, infelizmente... http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/1253311-papa-vai-papa-vem.shtml

    consueloblog
    Reply 28 de March de 2013

    Luciene, acabei de saber!! Tão, tão triste! Imagine que era o prédio da minha avó. Como gostaria de estar lá para segurar a sua mão.
    bjs
    c

Maria Aparecida Holtz de Campos
Reply 30 de March de 2013

Eu acho que o Papa Francisco,foi uma escolha muito correta.Ele tem carisma,vem de uma ordem(jesuitas) que eh muito severa ,organizada e foi fundada por intelectuais.
Parece que eh uma pessoa bem centrada,com objetvos definidos em sua missao.Agora vamos esperar....mas ele conquistou todo mundo rapidamente.

Jaqueline Müller
Reply 31 de March de 2013

Realmente, este senhor simpático e cativante, lembra me o papa João Paulo VI. Aquele foi o último que tivemos, tão querido quanto este que parece ser. Não sou católica, mas confesso que até que para uma não católica, ele foi super bem-vindo. Você está muito certa em sentir falta do que citou. E na verdade, acho que hoje a maioria das pessoas, está. O mundo girou e a igreja permaneceu em paradigmas que não funcionam mais. Foi necessário por um tempo, porém agora não mais. Ele não irá mudar estes paradigmas, mas irá com seu exemplo próprio e de vida, que podemos lidar com eles e termos uma vida tranquila, apesar deles. Ele nos seduzirá a todos...rsrs e com todos os senões, da igreja. Bem, que seja bem-vindo o querido Francisco. Ele mudará o rumo da história da igreja Católica, sinto isso. Beijão

    consueloblog
    Reply 2 de April de 2013

    Sabe que acho q vc tem razão... bjs c

Maria Fernanda
Reply 2 de April de 2013

Estou atrasada na leitura do blog - mas com vontade de comentar!
Amei Papa Francisco!
Bem humorado, simples e sempre com um sorriso no rosto (como umas e outras, não é mesmo, Consuelo!?!?!). Já conquistou a todos - como umas e outras ;)

    consueloblog
    Reply 3 de April de 2013

    Exato! bjs c

Nika
Reply 24 de July de 2013

Consuelo, ótimo seu artigo. Só uma correçãozinha: Não existe plural do verbo 'fazer', portanto, quando for se referir aos dias você deve escrever 'faz dias' e não fazem dias, 'faz anos que..' e não fazem anos que..
Ok?

Abraços

    consueloblog
    Reply 24 de July de 2013

    Oi Nika!! Obrigada!! Sabe q já me corrigiram e não me vem naturalmente!! Uffi!! Vou concentrar mais!! Eventualmente aprendo!! Bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *