Os Pensamentos Dragões por Manoel Thomaz Carneiro
Os Pensamentos Dragões
por Manoel Thomaz Carneiro
Lembro-me da época em que a televisão parava de ter emissão por volta da meia noite. A partir desse horário tinha aquele chiado com a imagem cheia de chuvisco sobre o cinza. Parava tudo. Quando mais tarde Célia Biar começou com o gato a apresentar o último filme da noite, nos sentíamos num programa da altíssima madrugada. Hoje a TV funciona 24 horas sobre 24, de segunda a segunda. Tornou-se como nossos pensamentos.
Pensamos o tempo todo como se fossem incansáveis letreiros luminosos. Até quando dormimos o pensamento continua através do sonho, da produção poderosa do inconsciente. Somos banhados de ideias, lembranças, planos, desistências e muitas vezes como uma emissão enguiçada frases e cenas se repetem. Tudo o tempo todo estimulado pelo nosso cérebro.
Hoje temos na TV o seletor de canais, procuramos o que nos interessa mais. Eu, por exemplo, deleto de minha visão determinadas noticias e filmes…
Já para a emissão dos pensamentos o seletor de canais existe, mas para muitos fica no fundo da caixa e as pessoas não estão habilitadas a utilizá-lo.
As emissões invadem a tela mental e muitos continuam estáticos, dominados pelas cenas desagradáveis que só despertam angústia, ansiedades e raivas. Permanecem diante disto tudo como um expectador passivo, sem conseguir sair da poltrona.
É bem verdade que sair de si mesmo é impossível. As tentativas através das drogas, do sexo compulsivo, do álcool, através também das compras frenéticas, das hiperatividades são meios que podem até atordoar, mas estão longe de trazerem para cada um a capacitação de controlar determinadas emissões negativas.
Você já ficou hipnotizado diante da TV, durante programas que nem gosta de assistir?
Imagens tem esse poder. São captadoras da consciência e nos deixa em estado de transe… Se fixar em determinados pensamentos também. Quase hipnotizado pela mágoa… Pelo filme de terror emocional…
Já que os nossos pensamentos não param e têm o poder de serem estimuladores de vontades, sentimentos, emoções e sensações, é fundamental internalizar um bom diretor que tenha excelentes conteúdos para que a emissão seja o mais possível limpa de neuroses.
Podemos nos desviar de alguns canais que produzem emissões negativas. Começou um programa mental ruim, passe para outro estímulo. Muitas vezes é solucionador um bom desvio através de um cinema, uma volta, uma atividade intelectual. Levante faça um café, limpe armário e deixe de assistir certas emissões.
Se o seu seletor enguiçou de vez, procure um técnico para treinar o manuseio do seu controle remoto.
Em 23 de Abril dia de São Jorge. Ele montado no cavalo com a espada em punho para vencer o dragão.
O cavalo deste guerreiro simboliza a nossa libido, energia que através do desejo de sair de uma condição para ingressar em outra é disponibilizada. De posse dela, montamos nessa força que nos dará potência. Para que? Para que através dos nossos conhecimentos, possamos aumentar a extensão de nossos braços para vencermos o dragão que se chegar muito perto nos queima ou mesmo nos destrói.
Eliminar todos os dragões da vida é uma tarefa impossível de ser realizada, mas com a espada em punho podemos mantê-los em distância segura.
São muitos dragões. Alguns em nós, outros tantos fora.
Quais são eles?
Primeiro? Os dragões naqueles que amamos. Presentes nos traços difíceis de serem eliminados, mas com o nosso lado “São Jorge” damos com firmeza limite e distância a estes aspectos. O lado dragão aprende com o tempo que ali não tem mais vez. De vez em quando testa de novo e a espada é acionada.
Outros mais? Os dragões que surgem nos sentimentos devoradores de nosso prazer que por falta de controle, deixa-se chegar até a proximidade de queimar o momento.
Temos também os dragões das ideias de impossibilidade de mudanças e dos recomeços. São estes os dragões que queimam chances…
Dia do dragão nem existe. Existe sim o dia daquele que exerce a vitória sobre ele.
Este dia se dá toda vez que você se veste de São Jorge, estimulado por Freud, por Buda, ou pela Cabala pouco importa. Quando se dá este dia?
O dia que você pegar o comando com o seletor para se colocar em sintonia com as emissões de equilíbrio, zelo e amor próprio.
Quem sabe fazer o documentário daquele que virou um herói de si mesmo? O nome da emissão?
Dia do Bom Combate.
Salve São Jorge.
Me Salve!! Salve, Salve!!!
————————
Administrador de Empresas, Professor, Psicanalista
Fundador em 1989 do Grupo de Estudos Pensar. No qual ministra há 25 anos no Rio de Janeiro semanalmente temas sobre as estruturas psicológicas humana.
Autor do livro “Pense Bem” que foi lançado em 2013 pela Casa da Palavra- Leya
Participante do Ciclo de Seminários Psicanalítico de Paris.
- April 19, 2015
- 0
Susanna
19 de April de 2015Adorei MTC !
Salve Sao Jorge ! E alle alle alle !!!
X
Susanna
ps
sou Dragao no horoscopo chines, but that is another story!
Ritinha Medina
19 de April de 2015Gostei demais do texto de MTC - suas analogias, suas metáforas.
'Bora' dar conta dos nossos dragões diários!!!
E reiterando...
Salve São Jorge!
Me Salve!!!Salve, Salve!!!
Bjkas,
Luciene Felix Lamy
19 de April de 2015E eis que, Manoel Thomaz, nos brinda com toda essa sabedoria! \o/
E bora lutar, minha amiga querida: Salve!!!
Zilhões,
lu.
Ritinha Medina
19 de April de 2015E prá darmos conta dos dragões nossos de cada dia, além da ajuda prestimosa do Santo Guerreiro, nada como contarmos tb com uma mãozinha dos amigos queridos...
Salve Lu!!!
Salve Salotto!!!
Salve ConsueLOVEsky!!!
Bjkas,
Denise Luna
19 de April de 2015Com certeza, Ritinha,
Nosso Salotto tem me feito um bem DANADO.
Nada como reinventar a vida, não é mesmo, queridovsky?kkk
Bjs
Susanna
20 de April de 2015love Ritinha, love De
X
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Lot's of love!!!
Marina Di Lullo
19 de April de 2015Certa vez havia um dragão branco, numa montanha de gelo, encarando um monge, que estava de olhos fechados, imóvel e vestido de preto. O dragão convidou-o pra entrar em sua boca. Afinal, como deve ser por dentro da boca de um dragão? Há situações em que o combate é longo e ficaremos por muito tempo assim, um olhando ao outro, antes que saibamos o que está adiante. São Jorge nos proteja!! Salve, Salve!! Bjs
Marina Di Lullo
19 de April de 2015Observação: olhar não significa ficar imóvel.
Mia Athayde
19 de April de 2015Que boas reflexões este texto nos oferece ...
E, como os dragões estão a solta por aí e São Jorge não dá conta de matá-los todos, escolho, sempre que é possível, olhar, ouvir, sentir e me ater ao que é do bem, da Luz, da beleza, do amor, da generosidade ...
E acredito que os dragões devem também ter a função de nos fazer decidir que caminho tomar nas nossas atitudes diárias ...
Bjsssssss
Denise Luna
19 de April de 2015Meu querido professor,
Cheguei a conclusão nos meus 50´s que a vida é movimento e se ficarmos estáticos paralizados pela dúvida, insegurança ou medo, seremos devorados pelo dragão da depressão e da auto-depreciação. Que texto lindo e tão prático.
Que todas nós lutemos para nos desviar dos canais que produzem emissões negativas. Que possamos tomar a decisão de levantar da poltrona para recomeçar ou como você aconselhou, ir à um cinema, tomar um café com uma amiga e celebrar a esperança de um bom futuro.
Viva o Prof Manoel!!!!!!!!!!!!!!!!
Margareth
19 de April de 2015A vida é um combate!
Salve Jorge!
Daniela Giuliboni Coelho
19 de April de 2015Tudo é uma questão de Equilíbrio!!!! Obrigado pela oportunidade de refletir sobre esse tema!!!! Bjssss a todos!!!
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Dani, como diz a canção; "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo." Bjs
Denise Luna
20 de April de 2015Gostei, Marina! kkkk
Bjs
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Bjão De querida!!
manoelthomaz
20 de April de 2015Os dragões precisam ser vencidos....Reconhecidos e administrados.
São Jorge, Arcanjo Miguel e nós devemos combate-los no bom combate.
Um Abraço
Manoel
Susanna
20 de April de 2015Um abrac,o p voce tambem! Obrigada pelo post e Love!
X
Maria Vilma
20 de April de 2015Salve Prof. Manoel Thomaz!
Salve todos os credos, todos os Santos, Arcanjos, que ajudam
a revestirmos-nos das mais belas e poderosas armaduras, para
enfrentarmos os nossos dragões...
Salve!!!
Obrigada pelo post, Professor!
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Obrigada Prof. Manoel!! Seus textos me fazem refletir muito!! Um grande abraço
Andreia Mota
20 de April de 2015Bom dia Salotto!!!!
Saudade, saudade e saudade, até de quem está na moita que eu sei, rssssss!!!
Eu já vivi momentos de dragão, mas como nada é eterno, tive a ajuda de um anjo para dizer ao meu ouvido quase sussurrando "não pense o que não quer que aconteça", depois deste dia, graças a Deus e ao anjo nunca mais tive aquela sensação ruim dentro de mim, agora uso a frase como um mantra. TV quando dá para assistir, as preferências são sempre para programas de viagens, moda, culinária, decoração e shows. Parabéns pelo texto professor Manoel, amigo de minha Delinda também é meu amigo. Se bem que, vamos combinar, Salotto foi, é e sempre será a melhor coisa que aconteceu na minha vida adulta, aqui somos queridos, abraçados, respeitados, somos EMOÇÃO. Beijos Diva, beijos Salotto.
Susanna
20 de April de 2015love Andreia !
X
Maria Vilma
20 de April de 2015Igual a Susanna: Love Andreita!!!
Cheiros, minha amiga...!!!
Andreia Mota
20 de April de 2015♡♡♡♡ Cheiros Baianinha querida!!!
Andreia Mota
20 de April de 2015Suuu querida, um beijo enorme!!!
Denise Luna
20 de April de 2015Andreia, que estória linda. É isso mesmo, amiga, nada de assistir "lixo" pois quem gosta de programa "lixo" é lixeiro, mas ele recebe para esse tipo de coisa...kkk
Bjs
Andreia Mota
20 de April de 2015♡♡♡♡♡Beijos Delinda!!!
claudia battistelli polato
21 de April de 2015Para mim o recomeço!!! Viva o Salotto e toda essa gente linda que faz parte!!! Bjs
Maria Vilma
20 de April de 2015Muito bom dia, Consuelo e Salotto amado!!!
Post espetacular! Conselhos preciosos do professor MTC, que mostram claramente que, apesar de muitas vezes parecer que não temos controle sobre os nossos
dragões, deles aparecerem quando menos esperamos e de forma caprichosa, rodopiarem, planarem a nossa volta... fingindo que vão embora... mas não vão...
não se afastam, insistem, reviram, remexem com a gente... o melhor mesmo é enfrentá-los com determinação, encará-los de frente e falar-lhes de todas as
dores já superadas, das batalhas vencidas, e sobretudo, das bênçãos vividas...
assim, eles voarão, definitivamente pra bem longe... afinal, não esqueçamos...
dragões voam...rsrsrs...
Como disse a linda Ritoka, para domarmos os nossos dragões interiores e
exteriores, nos caminhos que passam por nós e pelos que passamos, podemos
contar com as armas de São Jorge e de tantas outras poderosas como, anjos de
luz que habitam a nossa vida. Aqui no Salotto tá cheio deles... Aqui, tenho
deixado os meus dragões bem mansinhos...
Salve Jorge!
Salve professor Manoel Tomaz Carneiro!
Salve Salotto querido!
Salve Consuelo!
MaVi
Luciene Felix Lamy
20 de April de 2015Andreia, MaVi,
Buongiorno!
Acabo de ler o comentário de vocês e... Nesse Salotto, só fadas!!!
Sartre já nos chamava a atenção de que estamos condenados a "escolher".
E Jung, que tudo o que detestamos nos outros, revela algo sobre nós mesmos.
O bom da maturidade é isso: a gente "bate" o olho e capta onde convém (ou não) lançar a âncora. Todos a bordo! \o/
Zilhões, lu.
PS: Caso haja interesse, postei Sartre aqui: http://www.esdc.com.br/CSF/artigo_2008_02_sartre.htm
Luciene Felix Lamy
20 de April de 2015Buongiorno a TODO Salotto!
E, bem antes de Sartre, Sören Kierkegaard.
Mas não vou me estender mais, tem no meu Blog. ;)
Maria Vilma
20 de April de 2015Linda Lu!!! Que emocão...! Estou com os olhos
marejados... de saudades... Ouvi claramente a sua linda
voz... Senti o seu cheiro...até...
Um Salve especial pra vc, Lu, que com sua
sabedoria e generosidade, nos ajuda a combater os
nossos dragões diários e até uns outros tantos... já
com morada estabelecida... rsrsr...
Salve a sua existência, querida!
Denise Luna
20 de April de 2015Vou fuxicar seu blog hoje, Lu! kkk
Bjs
Denise Luna
20 de April de 2015Nossa, Lu, adoro sua cultura! Você é uma danadinha!
Meu professor não é um espetáculo? Sou fã de carteirinha desse psicanalista que fala claro e que toca nossa alma!
Bjs
Andreia Mota
20 de April de 2015Lu minha maestra super querida, adorei o texto de Sarte e já criei um mantra, quer ver?
Sartre – A existência precede a essência. Cabe ao homem produzir sua própria essência.
Você é uma pessoa muito especial e querida, obrigada por tudo!!! Beijos do tamanho do universo :)
Andreia Mota
20 de April de 2015Ops Sartre, sorry :)
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Maravilha de texto Lu!! Posso perguntar, já o fazendo Lu, o que os existencialistas falavam sobre o imponderável? Bjs
Susanna
20 de April de 2015love Mavi !
X
Susanna
20 de April de 2015Love Luciene, ador0 seu blog!
Susanna
20 de April de 2015Love Mavi!
Cassiano Lopes
20 de April de 2015Disse tudo MaVi! Que texto incrível professor! Um beijo ENORME Salotto amado! Bom feriado e boa semana! Cassi
Marina Di Lullo
20 de April de 2015MaVi querida, deixei um recadinho pra vc no post "É hoje!!!", de 18/04. Adorei te ver, mesmo que por fotos e confirmar o que eu já sabia, sorriso doce e olhar profundo. Vc amiga, sempre com palavras que pegam nas nossas mãos e nos tranquilizam, pois vc é um anjo de luz. Muito obrigada por nos dar um pouco dos seus conhecimento e sabedoria por este canal repleto de luz, que é o Salotto. Beijo grande e um abraço beeeeem apertado minha amiga
Maria Vilma
20 de April de 2015Contagiada pela doce Susanna e emocionada pela sua ternura
e carinho... I Love You, minha querida Nina!
Ritoka e todas nós sentimos muito a sua falta!
Queria ter dado esse abraço apertado pessoalmente...
E quem teme dragão, tendo por perto gente como vc...???
Marina Di Lullo
20 de April de 2015Ai ai MaVi, assim vc me mata!!! Te amo também minha doçura de amiga
Maria Vilma
20 de April de 2015I Love You too, Susanna!!! Muiiiiito.
Um abração, Su!!!
fatiminha
20 de April de 2015adorei a leitura, viva sao jorge!
Marly Papa
21 de April de 2015Adorei ser surpreendida por este post , qta sabedoria a ser absolvida , Salve Jorge !!!
Meu santo guerreiro , meu amado !!! Sempre que preciso , me ajuda com sua espada
Flamejante , o nosso grupo é abençoado , lendo o que cd uma escreveu , me sinto
pequenininha , vcs são demais !!! Amo todas ( os ) vcs. !!! Saudades já da nossa
Consu !!!