O que fazer com crianças em Paris…


O artigo do International Herald Tribune por Pamela Druckerman

O artigo do International Herald Tribune por Pamela Druckerman

Outro pedido que recebo muito é: o que fazer com crianças em Paris.  Como os meus filhosj á estão grandes, fico meio sem resposta.  Porém  li o outro dia um artigo no International Herald Tribune (jornal que respeito muitíssimo) exatamente sobre isto.

O artigo é de Pamela Druckerman que é a autora de “Bringing up Bébé: One American Mother Discovers the Wisdom of French Parenting.”   Livro que criou grande controvérsia pelo mundo afora porque a autora discute como o sistema francês de criar um bebê é mais sábio do que o americano.  Independente do que você possa acreditar, o artigo é ótimo e as dicas também.  Aqui vão elas!

Museus:  Ela sugere aqueles menores onde um tour dura pouco mais que uma hora para que ninguém se canse.  Suas sugestões:

Musée de la Chasse et de la Nature (60 rue de Archives, 3º arrondissement): tem um mix de arte e ciências naturais lindo e divertido.  Pamela garante o sucesso às crianças quando se menciona que tem gavetas com excrementos de vários animais!…

Imagem http://hipparis.com/

Jardin des Plantes (Place Valhubert, 5º) tem um zoológico do século XIX como também uma coleção de esqueletos de animais e os lindos jardins são do século XVIII.  Tem um carrossel e lugar para almoçar quando estiverem prontos para um descanso.

imagem http://www.parisiensalon.com

Centro Pompidou (19, Rue Beauboug, 4º arrondissement), um dos museus modernos mais famosos de Paris.  Foi aberto em 1977 e desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano (falamos dele neste post AQUI).  Pamela conta que existe uma área para crianças chamada La Galerie des Enfants (a galeria das crianças).  Nela exposições concebidas por artistas se revezam (em Outubro 2013 começa uma sobre Frida Kahlo).  É grátis para crianças.  Adultos precisam de um bilhete ao museu que dá direito à visita da coleção permanente.  Vale a pena ir ao 6º andar para ver a vista maravilhosa da cidade.  É aí também que tem um lindo restaurante.

Imagem: http://pictify.com/user/Pompidou

Imagem: http://pictify.com/user/Pompidou

O Musée des Arts et Métiers (60 Rue Réaumur, 3º arrondissement) nota bem Pamela, é o modo de mostrar a esta geração de pimpolhos que existia vida antes da internet (será?).  Tem coleções de câmeras de filmar, televisões, carros, prensas, instrumentos científicos todos antigos.  Estes ajudam a explicar a comunicação em massa e contam a história da revolução industrial.  Período o qual, na minha opinião, tem que ser entendido para que possamos explicar quase tudo que acontece nas nossas vidas hoje, tanto tecnicamente quanto socialmente.

Imagem: http://traveltoeat.com

Quanto a monumentos importantes em Paris, a catedral de Notre Dame é a que Pamela sugere para levar crianças, e ela tem razão.  Não só seus lindos vitrais deslumbram, mas fica em uma região gostosa da cidade onde dá para passear.  Ela bem lembra que no domingo das 8 às 19 tem a feira de flores e passarinhos na Place Louis Lépine bem ao lado.

Notre Dame

Notre Dame

Jardins:

Tuileries

Tuileries

Tuileries com o museu do Louvre no fundo

Tuileries com o museu do Louvre no fundo

Os jardins Tuileries (Place da la Concorde 1º arrondissement) e Luxembourg (6º arrondissement) são a pedida para a criançada.  O segundo, inclusive, tem um área a pagamento para crianças com banheiro, passeios em pony e barcos a vela de brinquedo no lago central. Tem até um show de marionetes todos os dias às 16 e nos fins de semana às 11 e 16 (é em fancês).  O Tuileries fica entre o maravilhoso obelisco de Luxor na praça de la Concorde e a pirâmide de I. M. Pei do Louvre (veja abaixo), ambas bacanérrimas para mostrar às crianças.

O obelisca de Luxor na Place de la Concorde

O obelisca de Luxor na Place de la Concorde

Eu também sugiro o Palais Royale, a pirâmide do Louvre e o teto da Galeries Lafayette!! (Cliquem no nome para ver o post)

Um dos pátios do Palais Royale

Vista da pirâmide do Louvre pelo Café Marly

Vista no teto do Galeries Lafayette

Dicas com crianças em Paris:

O artigo continua dizendo que o transporte público é ótimo e que com carrinhos de bebé é melhor usar ônibus.

Todos os cafés com mesinhas na rua fazem sanduíches (inclusive os deliciosos croque monsieur) e omeletes que são sempre favoritos com a criançada.

Existem banheiros públicos gratuitos pela cidade em forma de quiosque.  Um adulto deve entrar com a criança e lembre de levar lenços úmidos! 😉

Ela tem toda razão quando diz para evitar a subida à Torre Eiffel (muita gente e fila) preferindo observá-la de baixo.

—————————————————

Para mais dicas de Paris, colocar “Paris” na busca do blog acima à direita!  Mas só para dar o gostinho, ESTE post é bem bacana!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Paris Capital da Criação é o incrível Roteiro em Paris pela Bem in Paris por Edis Lima
February 26, 2019
Paris
Expo Dior, endereços e dicas de Paris!
October 02, 2017
Highlights da minha Semana de Moda de Paris!
March 15, 2017
Descobrindo Paris através do Marais
November 02, 2016
Primeiro dia em Paris: como chego, onde fico e onde cortei o cabelo
September 30, 2016
Ótimas exposições em Paris, agora!
July 15, 2016
Passeando por Paris: Le Bon Marché, Iris Apfel, Ai Wei Wei e Granado! Chiqueria!
March 15, 2016
Alugar em Paris com À la Parisienne
March 10, 2016
Vida de Blocker- os lugares cool em Paris durante a semana de moda em Paris
February 09, 2016

24 Comments

Alexandra
Reply 9 de August de 2013

Espero poder levar a Lelê para um passeio desses um dia...tenho certeza que ela irá gostar muito. É uma meninha muito atenta e curiosa e já mostra um gosto cultural bem apuradinho. Na medida do possível, tentamos sempre estimular isso nela. Acho importantíssimo para a formação da pessoa que ela será no futuro.
De quebra, mamãe também aprende e cresce.....rsrsrs.
Beijos minha linda.

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2013

    É isso aí!! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 9 de August de 2013

Consueloblog eh sempre cultura, alem de sempre nos ensinar muito mais do que ¨ stupid guides¨!!haha...Bjs..

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2013

    :-)

Ana Laura Rabelo
Reply 9 de August de 2013

Adoro esses posts "serviço"! Guardo tudo. Se você me permitir, gostaria de compartilhar uma dica. Mas, para quem tem meninas. Tem uns brinquedinhos masculinos por lá também.
É o Musée de La Poupée. É bem pequenininho, fica até meio escondidinho(tem-se que entrar num tipo de pátio(court), o Museu fica bem no fundo,em frente de uns jardins que também dá brincar(Jardin Anne -Frank), perto da parada do Metrô da Rue Rambiteau, e muito perto do Centro Georges Pompidou.
É um lugar que recomendo, pois é um museu bem aconchegante, e fora dos padrões parisienses. Eu sonhei muito por lá, e para a Ester foi uma descoberta. bj, AL

http://www.museedelapoupeeparis.com/?lang=fr

https://maps.google.com.br/maps?client=safari&oe=UTF-8&ie=UTF-8&q=musée+de+la+poupee+paris&fb=1&gl=br&hq=musée+de+la+poupee&hnear=0x47e66e1f06e2b70f:0x40b82c3688c9460,Paris,+France&cid=0,0,16227039806230552952&ei=XCYFUs3GF47k8gTzuIDADg&ved=0CLgBEPwSMA0

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2013

    Obrigada sweet AL!!! Imaginei que o Salotto iria enriquecer o post!! bjs c

Marcia Gimenez
Reply 9 de August de 2013

Mais O Arco do Triunfo, meus netos amaram...o onibus de 2 andares, passeando pela cidade sem fazer força..e é claro a Tour Eiffel!

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2013

    Ahhhh!!! Adoro aqueles ônibus!!! em qualquer cidade! bjs c

Mari
Reply 9 de August de 2013

Olá Consuelo!
Você chegou a ler este livro?
Eu terminei há poucos dias e achei uma leitura maravilhosa! Sou meio suspeita para falar pois adoro a França e sua cultura mas é muito bom mesmo.
Não sou mãe ainda mas acredito muito nessa coisa mais intuitiva e sem paranoias do jeito francês de criar os filhos, como ela demonstra no livro. Americanos e brasileiros tendem a ser meio neuróticos.
Ela escreve sob seu ponto de vista, enquanto cria seus próprios filhos lá. O livro é quase como um diário delicioso de ler e bem embasado.
Beijos.

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2013

    Não li e nem sei muito bem do q fala...na época li a crítica...mas como quase tudo hoje em dia, já esqueci.. Acho q tem q usar mais intuição e menos raciocínio... Já sinto q vc será uma boa mãe!! bjs c

Célia
Reply 9 de August de 2013

Dicas muito boas! Paris, assim como toda a Europa, tem muitas atrações para as crianças. Nunca entendo quando as pessoas dizem que não viajam para a Europa com filhos pequenos/adolescentes porque eles morrerão de tédio....tem tanta coisa legal para se fazer! E incentivar a ida a Museus ou monumentos é importante para os pequenos também.... e passear pelos parques, brincar de princesa/príncipe naqueles castelos europeus, que criança não gostaria? acho que quem tem preconceito com a Europa são os muitos adultos, que acham que seus filhos só se interessarão por parques temáticos ou grandes lojas de eletrônicos. Ótimo post, Consuelo, com certeza muitas amigas do Salotto vão aproveitar essas ótimas dicas! Bjs!

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Oi Célia, o q vc diz é super verdade, mas vejo q quem vem à Europa, especialmente as primeiras vezes, querem absorver uma quantidade gigantesca de informação sem limites q crianças podem criar. Acredito q seja mais por isso. Vc concorda?
    Bjs
    C

Sonia Heloísa Ferrari Scacalossi
Reply 9 de August de 2013

Oi Consuelo vc já chegou em Firenze?Sobre dicas de Paris com crianças tenho boas.fui com minha filha e 2 netos em julho ,ficamos 2 semanas(5 e 7 anos) conheço bem Paris mas, nunca fui com as crianças passeios: Torre Eiffel, Tour de onibus ( visão geral da cidade)Mont Matre,Região da Igreja Notre Dame, passeio de barco pelo Sena.,Louvre e seus jardins, Versailles e os jardins( show das águas) Giverny( Casa do Monet )passeio mto agradável.m
Mas o melhor de todos é passar um dia inteiro na Cidade das Ciências ( Parc la Villete) esta tendo a exposição do Leonardo Da Vince .Maravilhosa não apenas para crianças tbm para adultos. Cinema 180 graus, ( Geode) planetário,e mto mais. Se ascrinças forem pequenas Jardin d'Aclimatation. Arco do Triunfo e mto mais.Espero ter ajudado.
Bjs Sonia

.

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Sim ja voltei a Fi e quarto parto para a Escócia... ;-)
    Ótimas sugestões!!! Muito obrigada!!
    Bjs
    C

Mar
Reply 9 de August de 2013

Meu filho amou o Musée de l' Armée,nos Invalides.Tanto que tivemos que voltar,de tanto que pediu!Ficou encantado com as armaduras,espadas,e inúmeros artefatos medievais e antigos.Para crianças menores o Bois de Boulogne(Jardin d'Acclimatation) é show!!! Paris sim,é uma ótima pedida para crianças!
Bjssssssss

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Oba! Sabia q o Salotto ia contribuir bem!!! Bjs c

Patricia Rizza
Reply 10 de August de 2013

É meu sonho de consumo conhecer esses lugares maravilhosos. Espero um dia estar lá! Bjs

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Sempre digo, nunca foi tão fácil e tão barato viajar. Sem tirar certamente o preço di sacrifício, vamos nos organizar? Te ajudo! Vc pode realizar p teu sonho!! Bjs c

Dulce Mello de Menezes
Reply 10 de August de 2013

Consuelo e garotas,
Adorei o post. Estou com um filhote morando em Paris. Toda a familia irá passar uns dias com ele. Um tem 10 anos. Estas dicas mastigadinhas é um sonho!
Para a galera que adora parques, lembro o Asterix e Eurodisney.
Fiquei surpresa com a viagem recente que fiz com o de 10 anos pela região historica de Minas. Era igrejas e museus o dia todo! Os ouvidos esticados para ouvir os guias. Não ouvi uma reclamação. O computador não foi aberto um só dia. E olha que ele é fanático por jogos.
Aos outros dois filhos mais velhos, apresentei a europa mais tarde, mas este como é temporão e já tem os irmãos como referencia, acredito ter me atrasado.
Muitas vezes menosprezamos as crianças, elas podem sim ter prazer em admirar e usufruir outros tipos de lazer! Eu me incluo neste hall, mas nunca é tarde!
Carinho cheinho de Axé,Dulce

Sonia Heloísa Ferrari Scacalossi
Reply 10 de August de 2013

Tem mais 2 atrações que. Não citei Paris com criançasMuseu De História Natural o qual fica dentro do Jardin de Plantes(mto interessante )e o Parque Asterix.(ao norte de Paris) Não mencionei a Disney pois, as crianças que vão a Europa ,provavelmente já foram varias ao Estados Unidos. Bjs Sonia

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Obrigada!

Sonia Heloísa Ferrari Scacalossi
Reply 10 de August de 2013

Oi Consuelo eu aqui de novo mal acabei de chegar da França fui consultar um plástico e 2 dias após estou operada( fiz um lifiting) nunca pensei que tivesse coragem.Estou de molho em casa há uma semana.Consuelo vc conhece a região da Umbria e Marche? Gostaria de algumas dicas.( acho que vc esta se tornando agente de viagem........) Bjs Boa viagem a Escócia. Com mtas fotos. Sonia

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2013

    Ahhhhhh!!!! Q coragem!!! Como ficou?!?!
    Conheço só um bem pouco da Umbria... Tenho q procurar o lugar onde fiquei q é lindo. Marche nada... Sorry...
    Podexá q fotos da Escócia vai ter de montão!! ;-)
    Bjs
    C

Adriana Pessoa
Reply 11 de August de 2013

Quando meu filho tinha 10 anos o levei a Paris. Conto minha experiência no blog Conexão Paris, e depois desses anos, ainda sugiro o mesmo roteiro! Sim, Paris é feita para crianças.http://www.conexaoparis.com.br/2008/08/11/roteiro-paris-para-criancas/

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *