Misturar Verão e Inverno para mexer com a temperatura do consumo global: Artigo para a Revista I do Iguatemi


Revista Iguatemi - Backstage0001

(Clicando duas vezes a imagem aumenta e pode-se ler melhor)

Gostei muito do resultado deste artigo, acho um conceito bem interessante.  O subtítulo introduz bem o argumento: Já que o sucesso das marcas de luxo depende do mercado mundial, as grifes misturam verão e inverno para mexer com as temperaturas do consumo global.   O briefing da Revista I do Iguatemi, com quem já tenho contribuído, era “o olhar novo, aquilo que se reinventa”.  Falei da estratégia das grifes mundiais.

Revista Iguatemi - Backstage0001-2

O que vocês acham?  Acertei na avaliação?  Estou muito interessada em saber as suas opiniões.

YOU MIGHT ALSO LIKE

As tendências do Inverno 2014-15 das passarelas européias para a Revista I!
April 16, 2014
Como organizar o teu armário para a nova estação, Revista Iguatemi
October 15, 2013
Tendências para o Inverno 2013-4 na minha coluna para a Revista I do Iguatemi
April 21, 2013
Anime-se e ponto: os desfiles das semanas de moda internacionais!
December 10, 2012

28 Comments

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 16 de June de 2013

É um belo domingo de manhã e não resisti ao teu chamado para palpitar.
Mais uma vez a alta moda captura as tendências das ruas e dos blogs.
Nas tuas tão requisitadas produções fica bem clara a transversalidade das roupas e acessórios, quando conjugas pretinhos, calças básicas,sapatilhas, saltões,botas, pashminas , " a jaqueta de couro preta", bijuterias, jóias e tudo o mais.
É um mix & match que fascina teu Salotto. Aula prática quando arrumas as malas, não é?
Parabens pela postagem.
Bjos.

    consueloblog
    Reply 16 de June de 2013

    Obrigada querida q fala com autoridade! como uma verdadeira professora q és!
    bjs
    c

Antonia
Reply 16 de June de 2013

Bom dia Consuelo,
Super interessante a sua observacao sobre a mistura de estacoes nos desfiles... e penso que a razao para isso envolva menos questoes climaticas e seja mais em decorrencia dos proprios negocios em si. Ou seja, as empresas estao cheias de "boas intencoes "porque assim conseguem responder melhor as demandas atuais que,indiscutivelmente, sao globalizadas.

    consueloblog
    Reply 16 de June de 2013

    Exato!! bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 16 de June de 2013

    Assino embaixo do que disse a Antonia. Sem mais, nem menos!Bjs.......

Marcia A
Reply 16 de June de 2013

Bons dias, salotto, de Maceió com chuvas, oba!
Gostei de suas observações sobre os desfiles e as conclusões nada obvias. Confesso minha admiração e ao mesmo tempo minha ignorância nessa área, pois não consigo(ou não conseguia) fazer conclusões sobre os desfiles. Gostei da aula, parabéns!

    consueloblog
    Reply 16 de June de 2013

    Marcia,ao meu ver, n é obrigação de ninguém que n esteja na "métier" de moda, analisar um desfile. Mas as consequências à sociedade é sempre interessante estarmos cientes. Obrigada por dar valor às minhas conclusões e querer saber mais, mesmo se só sobre a moda, é sempre uma riqueza, não é?... bjs c

Rosália Moreira
Reply 16 de June de 2013

"Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades"

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

Bom dia Consuelo!
Ao ler o seu artigo, à minha mente assomou imediatamente este soneto de Camões.
Apesar do que possa parecer este pode não ser um simples artigo sobre tendências de moda. Vejo-o como um artigo sobre tendências económicas, sobre tendências de pensamento, sobre tendência de estilo de vida, sobre mudanças de estratégia a nível global.
E não poderia concordar mais com a sua análise e a de Lagerfeld.
Duas frases-chave, e passo a citar:
" o novo e potente consumidor do hemisfério sul (...)tem musculatura comercial e exige uma mercadoria que contemple suas necessidades também" ;
" (...) agora os acessórios é que dão o tom da estação".
Adoraria alongar-me no comentário a este seu artigo, mas na minha humilda opinião ele é tão intenso e actual, levanta tantas questões, que poderia ser o ponto de partida para uma excelente tese de doutoramento. O que quer dizer que se começo a dissertar, seria muito difícil parar. E o salotto, e principalmente a Consuelo, merecem muito mais do que isso, neste domingo soalheiro.

Beijos.

Rosália

    consueloblog
    Reply 16 de June de 2013

    Sem humildade, posso dizer q o Salotto (do qual faço parte) merece o teu cérebro especial!! Obrigada Rosália por ter-nos encontrado e por sempre compartilhar de seus pensamentos tão inteligentes e claros. Conto sempre contigo!! E uma dissertaçãozinha é sempre bem vinda!!
    bjs

    c

      Rosália Moreira
      Reply 16 de June de 2013

      Você, Consuelo, para além de inspirar o funcionamento dos meus neurónios, sempre coloca um sorriso na minha boca, um brilhozinho nos meus olhos, e aconchego no meu coração.
      Obriga e parabéns pelo interessante artigo.

      Rosália

    Luciene Felix Lamy
    Reply 16 de June de 2013

    Excelente, Rosália: sua análise e... Camões! ;)

      Rosália Moreira
      Reply 18 de June de 2013

      Abração Luciene!

      Rosália

    Quiteria Franco- Visual (in) desejado
    Reply 17 de June de 2013

    Rosália, como gostei do teu texto.
    É maravilhoso como Consuelo agrega gente bacana.
    Bjos.

      Rosália Moreira
      Reply 18 de June de 2013

      Beijinho para você Quitéria .

      Rosália

Denya
Reply 16 de June de 2013

Oi Consuelo! Eu estava comentando com uma amiga justamente essa questao q vc brilhantemente abordou hj quando ela me pediu opiniao sobre a mala de meia-estaçao para trazer para Firenze. Tinha percebido ja um comportamento assim inclusive nas ruas, quando em pleno inverno, em ambientes fechados, me surpreendia com mulheres com vestidos leves tao harmoniosamente acompanhados por acessorios de inverno (casacos, meias grossas, chapéus e echarpes etc). Parabéns pelo texto, delicia de leitura. Bj pra vcs!!! D

Maria Araci
Reply 16 de June de 2013

Consuelo : acho que o nosso Brasil é um exemplo vivo desta mistura calor-frio, pois nós aquí do sul podemos nos dar ao luxo de usar um look totalmente invernoso quando nosso termometro vai lá pra baixo mas os estados do norte só por um capricho se agasalham! E mesmo nós, de repente temos um veranico em pleno inverno. Acho que é a mudança climática que também está definindo como os estilistas planejam suas coleções! E não há mais aquela rigidez de só se usar a roupa determinada para a estação!!! a gente determina as nossas escolhas!!!Não sei se me fiz entender ou se está certo meu raciocínio?!!!!!!!!

eliana soraggi lima
Reply 16 de June de 2013

Acertou em cheio , com propiedade !

Maria Benincasa
Reply 16 de June de 2013

Querida Lady Consu, adorei essa aula! Clara e objetiva para pessoas que, como eu e outras companheiras de Salloto, gostam de moda mas têm muito a aprender.
Nao posso deixar de agradecer pela oportunidade que o Salloto nos da de desfrutarmos de comentários tão enriquecedores como hoje, o de Rosália.
Sua capacidade de agregar e compartilhar é realmente admirável!
Um bj e boa semana a todos!

    consueloblog
    Reply 17 de June de 2013

    Obrigada querida!!

    consueloblog
    Reply 17 de June de 2013

    Obrigada Lady Mary!! Vc é sempre muito gentil!! bjs c

Dulce Mello de Menezes
Reply 16 de June de 2013

Consuelo,
Adorei seu texto e a observacão pertinente da Rosália sobre a riqueza de estudos que poderão ser gerados deste seu comentário tão bem feito.
Acredito que este mix de estações, tenha ocorrido, visando o mundo globalisado, mas, porém, contudo, todavia, a doutora Dulce, PHD em sociologia e mestra em antropologia, enxerga uma mudança no comportamento de compra da mulher que é o seguinte:
Nós mulheres, cada vez mais sabidas, praticas e antenadas estamos aprendemos a lidar melhor com nosso money. Este é o lado bom da crise. Um bom casaco por fora e a mesma roupa de verão com uma eexcelente underwear, segura muito bem a maioria do nosso inverno global. Os espaços habitados estão cada dia menores, aonde guardar tanta tranqueira? E o trabalhão que dá cuidar de tudo! Acredito que cada vez mais estamos ficando sabidinhas e vamos caminhar para simplificar nossa vida, para que sobre espaços para vivermos o,prazer de nos usufruir. Os técnicos chamam isto de inconsciente coletivo. Dai surgir tantos movimentos ligados a natureza e simplicidade. Tudo isto esta conectado, formando um caldo em nossa cabecinha, para melhorarmos como humanos. Um vestidinho para duas estações não é o máximo! Quando viajo para o frio, uso este artificio e funciona super bem! Não acredito que só eu tive esta sacada!
Bom, já fiz meu discursso, agora vou naná com Morfeu. Carinho cheio de axé, Dulce

    consueloblog
    Reply 17 de June de 2013

    Minha paixão sempre foi comportamento, por isto estudei muito antropologia social na universidade, e talvez também a paixão por marketing.
    Sem dúvida somos mais sabidas e conseguimos "esticar" o nosso guarda-roupa. Sempre digo que o inimigo maior do comércio n é a loja ao lado mas sim os armários lotados!!...rsss Portanto para seduzir, tem q ser algo belíssimo e novo. Mas também acho isto verdade para nós um pouco mais agé... as muito jovens ainda estão habituadas ao descartável...
    bjs
    c

      Dulce Mello de Menezes
      Reply 17 de June de 2013

      Consuelo
      Os meus títulos de PHD e mestra é brincadeirinha viu? Minha formação academica é economia e só, nada mais, bem pé no chão.
      Mas se tivesse vergonha nesta carinha que Deus me deu, deveria e poderia, também adoro comportamento e marketing.
      Carinho sabido cheio de Axé, Dulce

        consueloblog
        Reply 17 de June de 2013

        Sabida!! Vale a paixão!! ;-)
        bjs
        c

Marly Papa
Reply 17 de June de 2013

Mto boa a sua coluna na revista I do Iguatemi , achei muito interessante como o Karl Lagerfeld explica esta mistura de estações , e sinto isso muito de perto com a Mirella , minha temporona que esta p/ terminar a faculdade de moda , cd vez que ela se veste é uma surpresa !!!! A roupa de verão vira p/ meia estação ou p/ o inverno com pequenas interferências , e como rende o seu armário , o mais interessante qdo as irmãs mais velhas , mandam prá cá roupas de outras épocas , ela da uma peneirada , e vira outra coisa , outro dia , ela saiu com um pegnoir de crepe georgette preto , com uma regata preta , shorts de couro , sandália preta alta , acessórios pro prata e usou este pegnoir da Victoria , transpassado como capa , quase cai pra trás , ninguém poderia pensar nesta combinação , é exatamente isso que vc falou , a roupa deve ser usada p/ várias temporadas e de maneiras diferentes , tudo muda muito rápido !!!

Maryanne
Reply 17 de June de 2013

Muito bem escrito Consuelo, parabéns,

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *