O casarão da família Seymor-Conway, os Marquess de Hertford que abriga a Wallace Collection foi construido entre 1776-88.
Nos meses de Dezembro e Janeiro, apesar de Londres sempre oferecer estímulos intelectuais em forma de galerias, shows, concertos, teatro, vitrines e até simplesmente caminhadas pelas ruas, reparei que as grandes exposições começam do fim de Janeiro em diante. Mas não tem nenhuma razão para se preocupar, pois existem coleções permanentes que te dão a possibilidade de se deliciar com maravilhas em qualquer época do ano.
A Wallace Collection é uma destas! Um presente da família Seymor-Conway, os Marquess of Hertford, grandes colecionadores de arte francesa do século XVIII, ao país em 1897. Este maravilhoso casarão, uma das residências da família em Londres, hospeda a coleção. Tem ingresso grátis!
O ingresso é grátis!
Um ótimo programa é depois de uma manhã admirando esta linda coleção, pode-se almoçar no elegante restaurante The Wallace, e ir fazer shopping na Oxford Street ou Marylebon Street que ficam próximas.
O Café no pátio interno do Wallace Collection oferece café da manhã, almoço, chá e jantar nas sextas e sábados.
Uma dica, no dia que forem visitar a Wallace Collection, confiram no site o horário do tour guiado (AQUI). Vale super a pena! Uma historiadora acompanha o grupo em um passeio pelas várias salas com milhares de objetos maravilhosos explicando vários e colocando-os no contexto da época.
A nossa tour guide foi gentilíssima, educada e super informada!
O tour começa…
A escadaria principal.
Esperando o tour começar…
Este Prince of Whales era amigo do Marquess e o contaminou com a vontade de colecionar arte francesa do Século 18.
São tantas as maravilhas…nem vou lembrar de tudo…mas vou sinalizando o que sei. Para quem quiser mais detalhes tem no site do Wallace Collection.
Este foi um presente de Louis XV, rei da França à sua filha preferida, Marie Adelaide. É um tinteiro de 1758. É rarissimo por ter estes globos que contem a tinta, areia para secar a tinta, esponja para secar a pluma e um sininho para chamar a servente que enviaria a carta. Um é o globo do mundo e o outro celestial com os signos.
É impressionante como neste museu pode-se chegar pertinho de cada peça!!
Este é um dos quadros mais famosos e intrigantes da casa. O Smiling Cavalier de Frans Hals
Cada detalhe é uma perfeita reprodução da época.
Cada sala tem uma cor…
Quadro de Boucher da Madame de Pompadou de 1759. Ela era amante do rei da França, Louis XV. Adoro observar, devagarinho, a maravilha que eram as roupas destas mulheres!
Outra obra famosa de Fragonard. O jogo de erotismo e natureza neste quadro da época Rococo é uma obra prima. 1767
Estas são maravilhosas “snuff boxes” ou caixas de rapé. Uma é mais maravilhosa do que a outra em ouro, esmalte, diamantes, cristal de rocca, pedras…uma maravilha!
Hello!
O Roberto encontrou o seu quadro favorito, The Lion in Love!
O Roberto encontrou o seu quadro!
E ainda faltou muito a mostrar…mas nem dá! Espero que vocês tenham a oportunidade de ir conhecer esta coleção!
Wallace Collection: Hertford House, Manchester Square, London, Greater London W1U 3BN, Tel 020 75639500.
Aberta todos os dias das 10 da manhã às 5 da tarde.
maria valéria de moraes
5 de February de 2013Deslumbrante todas as salas , os quadros, e as caixinhas de rapé, belissimas. Lindas as paredes dos ambientes, me parece brocado, sem palavras. Parabéns pro casal.
consueloblog
5 de February de 2013As paredes são revistidas de seda que conseguiram re-editar na mesma fábrica q os fez no Séc 19!! bjs c
Alexandra
5 de February de 2013Consuelo querida, a arte enriquece o intelecto e aquece a alma, não é mesmo. A energia deste lugae deve ser maravilhosa. Amei cada detalhe (estou a mais ou menos 40 minutos olhando tudo e voltando em cada foto). Não sei te dizer do que gostei mais, mas o salão verde e as snuff box me encantaram....
Obrigada por me apresentar mais um cantinho precioso do mundo. Beijo no coração.
consueloblog
5 de February de 2013Querida! Imaginei que a tua sessão de hoje seria mais longa e talvez pedisse por dois cafés!! Impressionante, não é, ter estas belezas disponíveis na ponta dos dedos e de forma gratuita todos os dias da semana!! É isto que digo de Londres...N q n encontremos outros lindos lugares pelo mundo...
É impressionante como podemos chegar próximos às obras e tirar fotos de tudo.
Escolho deixar as fotos em resolução mais alta, justamente para q vcs possam aumentá-las clicando duas vezes. Pode demorar um pouco mais para carregar a página, mas acho q vale a pena.
Este foi o post com o maior número de fotos que já fiz!!
Fiquei feliz q vc gostou. Imagine o dia q vc levará a Letícia a conhecer tudo isto!! Tinham 3 meninas no nosso grupo...
bjs
c
Alexandra
5 de February de 2013E você acredita que agora, ao acordar, enquanto esta tirando o pijama, ela estava me falando das estrelas, da China e de quando iremos todos para a França (vou convencê-la de ir primeiro pra Itália, tá bom?....rsrsrs). Mas não é incrível que essa menininha de 4 anos já seja tão curiosa pra conhecer o mundo?! Não sei de quem herdou isso.....rsrsrs. Bjs
consueloblog
5 de February de 2013Adivinha de quem ela pegou este "bug"!! Rssss!!! Estamos te esperando!
bjs
c
Alexandra
5 de February de 2013Ah....e eu adorei saber que vc já me conhece e sabe o que prende mais minha atenção. Que presente da vida foi descobrir esse blog e a pessoa linda por trás (e a frente) dele.... Bjs
consueloblog
5 de February de 2013obrigada querida!! mas me lembro bem q inicialmente vc receiava deixar comentários?...
Me faz um favorzinho? Pede à Letícia para deixar um comentário deste post? Ela te dita a frase e vc escreve...de repente do q ela mais achou lindo, o q ela acha das roupas q usavam na época... qualquer coisinha...
bjsc
Janisete Miller
5 de February de 2013Alexandra, que lindo e que bom que a Letícia tenha esta curiosidade, não? bjs
Alexandra
5 de February de 2013E não é mesmo?! Ela é uma garotinha muito inteligente e especial. Super curiosa. E nós tentamos direcionar para um lado legal...tomara que consigamos fazer um bom trabalho...rsrsrs. Bjs querida.
consueloblog
5 de February de 2013Tenho reparado, e acho q outras mães de rapazes maiores também podem ajudar com esta opinião, que o exemplo é o q mais marca...
Sem descontar a força de algumas palavras, inclusive o "Não"!
bjs
c
Janisete Miller
5 de February de 2013Maravilhoso, Consuelo! Sempre muito gostoso explorar as galerias e coleções com você! Excelente companhia para o meu Earl Grey matinal...;) Adorei que você tenha fotografado os detalhes tão ricos. Amo caixinhas e estas são primorosas!
bjs.,
consueloblog
5 de February de 2013Ahhh!! Q delícia!! Vc já estava no tema!! Eu sou fissurada nestas caixinhas!!! Vc viu quantos brilhantes?!! Quando Portugal descobriu diamantes nas colonias Africanas, eles faziam estas caixinhas todas encrustadas com diamantes como se fossem jujuba!!... Eram presentes e igualmente peças que indicavam o nível social de quem as possuia. Existem de bolso e para apoiar... Todo um universo a ser explorado...
bjs
c
Alexandra
5 de February de 2013"Consuelo, eu gostei de tudo. Beijos e abraços". Letícia (escrevi exatamente o que ela me falou.
Querida, ela comentou que gostou muito das cores e o que mais chamou sua atenção foi o quadro de Boucher da Madame de Pompadou.
Obrigada por seu interesse pelo que tenho de mais precioso no mundo. Isso me enche o coração de alegria.
PS: tinha receio de comentar no início porque achava que podia parecer querendo forçar algo...que deve nascer naturalmente.....amizade e afeto.
Beijos sempre.
consueloblog
5 de February de 2013Ahhh! Ela gostou da beleza e riqueza da peça da Madame Pompadou!!! fantástico!
bjs
c
Maria Araci
5 de February de 2013Gostei muito da nossa guia neste tour!!!!! Que maravilhas!!!!!!!! Quero aquelas caixinhas !!!!!! Vou voltar aquí, mais tarde para rever tudo com calma! Que amor esta guriazinha da Alexandra!
consueloblog
5 de February de 2013Não é mesmo?!!! Obrigada querida! Queria lembrar mais para contar de cada peça...mas na verdade, a beleza de tudo já é um presente!
bjs
c
Alexandra
5 de February de 2013Obrigada querida. Bjs
Ana Leite
5 de February de 2013Oi! Consuelo
Amei seu passeio pelo Wallace Collection, fiquei encantada com tudo. As fotos ficaram maravilhosas.
Eu amo história e saber como essas pessoas viviam. Sim, as caixinhas são lindas e um luxo, assim como os quadros e fico também pensando nas roupas que as mulheres usavam, muito chique rsrs. Não esquecendo também de comentar os outros objetos como os lustres, a cadeira (queria senta nela rsrs), as esculturas, o tinteiro entre outras maravilha.
Obrigada pelo lindo passeio.
Bjs e abraço
Ana
consueloblog
5 de February de 2013Ahhh!! Os lustres! Esqueci de mencionar, mas são todos importantes e cada um tem a sua história! bjs c
vera masagao
5 de February de 2013OBRIGADA!!!! OBRIGADA!!!!!! POR POSTAR COISAS TAO LINDAS!!!
ADOREI AS CAIXINHAS! bJ
VERA MASAGAO
consueloblog
5 de February de 2013Eu q agradeço por vc passar por aqui! bjs c
Ana Laura Rabelo
5 de February de 2013Esse é o tipo de passeio que mais adoro fazer. Viagens no tempo.
Sempre amei as caixinhas antigas, de todo tipo, acho fascinante. Você se superou nessa dica! Cada detalhe é lindo! Perto de Bath, tem uma Manor House que se chama Bowood House que é espetacular,nunca vou me esquecer desse lugar. Mas, essa que vc visitou é bem mais suntuosa. Incrível! Anotado. bj,AL
consueloblog
5 de February de 2013Eu só retratei! Mas fico feliz q vc gostou! bjs c
PS Anotei a tua dica também!
Ana Laura Rabelo
5 de February de 2013http://www.bowood-house.co.uk
XXX, AL
consueloblog
6 de February de 2013Nossa q lindo! Adorei, obrigada! bjs c
Manuela Salazar
5 de February de 2013Esse museu é um sonho! Você sai do zumzum da Oxford St. e entra nesse refúgio de beleza. Silencioso, deslumbrante, opulento, com essas cores! Um contraste com o nosso atual utilitarismo.. amei amei!
consueloblog
5 de February de 2013Que bom!!! bjs c
Maria Carolina
5 de February de 2013que lugar MARAVILHOSO
http://www.blushnacozinha.blogspot.com.br
consueloblog
5 de February de 2013Lindo mesmo! bjs c
claudia
5 de February de 2013Que viagem neste Museu..adorei , não conheço ele, mas lógico que foi para as mnhas anotações...obrigada por compartilhar! beijos e bom dia...
consueloblog
5 de February de 2013Quando puder, vá! Tire um dia devagar e take your time! bjs c
PS É um "calmante natural" ;-)
Daniela - SP
5 de February de 2013Consu: Que museu maravilhoso, adorei cada detalhe que vcê nos presenteou!!
E vcê, aguardando o tour começar, estava chiquerrrrima, parecia uma princesa...
Tenho uma filhota muito esperta , que se chama Maria Luisa e adora viajar.
Vou mostrar as lindas fotos para ela!
bjos
Dany
consueloblog
5 de February de 2013Oba!! Depois nos conta o que ela disse?! Vou adorar saber! Mas por favor diga tim-tim por tim-tim o q ela disse. Se vc ler acima aqui nos comentários, outra garotinha do salotto, a Letícia, filha de Alexandra tmbm deixou seu depoimento. Acho maravilhoso!
Obrigada!
bjs
c
antoine
5 de February de 2013thank you so much for this visit, and the high res photos possibility by clicking..
Very very nice indeed !
consueloblog
5 de February de 2013So glad when you like my posts! Thank you for following! best c
Luciene Felix Lamy
5 de February de 2013Um museu realmente encantador, repleto de detalhes, detalhes, detalhes.
Ahá: olhaí o balancinho de Fragonard! :)
Eu teria ficado paralizada diante dele.
Mil beijos,
lu.
consueloblog
5 de February de 2013Não tenho dúvida! Sabe Lu, tem outro detalhe. Uma das únicas condições quando doaram toda esta maravilha ao país, é que nenhuma peça saia da casa nem temporariamente. Portanto estas obras podem ser vistas só aqui!
bjs
c
Luciene Felix Lamy
5 de February de 2013Entendo... :( Ao menos, permitem fotografar! :)
Um dia, vou olhar bem dentro dos seus belos olhos e perguntar: "Quer coisa?"...
Pq também é assim que o "Universo" a interpela!
Te adoro!
beijos,
lu.
consueloblog
5 de February de 2013Eu também!!! E espero saber o q te responder...
bj gigantesco!!
c
PS Acho q vc também ficaria paralisada com o tinteiro. Pensei tanto em ti quando o vi... No globo celestial, tem furinhos onde estão as estrelas. Dentro tem uma esfera de ouro com a areia para secar a tinta. Com a luz das velas, e o ouro no interno, os furinhos brilhavam parecendo...estrelas!!
Ana Laura Rabelo
6 de February de 2013Que fofo esse comentário da Lu! Achei muito lindo, fiquei pensando nele até que tive que voltar aqui para dizer que essas coisas fazem a gente se sentir bem. bjs em vocês,AL
Luciene Felix Lamy
6 de February de 2013Nem vai precisar dizer nada, só contemplar!
E, o mito que há por trás da obra... É de pirar.
Pensas que não vi o tinteiro?
Trocaria-o easy-easy por TODO o museu!!!
Faz bem mesmo, Ana Laura, e como!
Principalmente quando conseguimos indagar para o maior nº de Almas possíveis: "Quer Coisa?"
Amo a Consu; Amo o Salotto e todos vocês!
Beijos,
lu.
consueloblog
6 de February de 2013Eu amo vcs!! Bjs c
Guga
5 de February de 2013Oi,Consuelo! Que post fantástico! O lugar é realmente lindo mas a forma como voce o mostrou foi excepcional. As fotos além de muito boas (parabéns ao Roberto!), mostram os detalhes, e isso faz toda a diferença!! A pintura do verso do espelho dourado é lindíssima mas de todas as obras que voce mostrou, o que mais gostei foi o "Smiling Cavalier de Frans Hals".
Bjs
consueloblog
5 de February de 2013Excuuuuse me?!??!?! Fotos do Roberto? Fora aquela de mim, são TODAS minhas!!! Juro! rssss!
Sabe q este quadro foi pagado varias vezes o seu valor no leilão porque dois grandes colecionadores o disputaram!
Tem mais info sobre o quadro aqui: http://wallacelive.wallacecollection.org/eMuseumPlus?service=direct/1/ResultDetailView/result.tab.link&sp=10&sp=Scollection&sp=SfilterDefinition&sp=3&sp=0&sp=4&sp=SdetailView&sp=0&sp=Sdetail&sp=1&sp=F&sp=SdetailBlockKey&sp=0
Fiquei feliz q vc gostou!
bjs
c
Guga
5 de February de 2013Nossa! Parabéns, Consuelo! Ficaram excelentes!! Agora vocês já podem se revezar...enquanto você fotografa, o Roberto fala de moda e estilo masculino! Boa idéia? ;)
bjs
consueloblog
6 de February de 2013Vc não sabia q eram minhas as fotos? Eu sempre tive paixão. Desde o inicio, quase tidas as fotos são minhas. Quando são dele dou o credito. E quando as fotos são de mim, quase sempre é ele quem tira.
Ele me ajudou a escolher a Camera e a aprender uns truques. Mas se vc vê uma foro minha e ima dele de um lugar, tem interpretações diferentes.
Q bom q vc gostou!
Bjs
C
Maria Luiza
5 de February de 2013Que deslumbre esta "Wallace Collection"! Gostei muito de visitar o museu, de apreciar os maravilhosos quadros, os móveis, as porcelanas, as cortinas adamascadas, os lustres e as delicadas e preciosas "snuff boxes". E para encerrar o programa com "chave de ouro", tomar um chá no elegante "The Wallace". Um programa completo. Obrigada pelo passeio, hoje vou dormir feliz!!!
bjos,
consueloblog
5 de February de 2013Q delícia, até pra mim parece viver tudo outra vez... bjs c
Andrea - Curitiba
5 de February de 2013Adorei este post. Riquissimo em detalhes. Tenho muitas colecoes( sim, ¨coleciono colecoes¨), mas uma de minhas preferidas eh a de caixinhas. Imagine como gostei de ver tao lindas pecinhas! Adoraria te-las em minha colecao! Tudo eh muito lindo, as porcelanas, os quadros, as molduras, tudo. Mas ha um detalhe que me chamou a atencao: a tua beleza, de preto, sentada em um canape vermelho de veludo, com uma pose linda, olhando para um ponto fixo, assim como quem nao quer nada....Esta linda mulher entrelacou-se com as mais finas pecas do salao. Ela, com sua simplicidade requintada, deu um ar cool e charmoso ao ambiente....Mais que moveis e objetos, gosto de reparar em gente, em poses, em olhares....Amei a foto de vc e Robby no espelho. Robby de oculos fica elegante...Adoro ver as fotos de vcs dois juntos, sempre curtindo os mesmos passeios. Companheirismo! Isso, nao tem preco! Bjs.......
consueloblog
5 de February de 2013OH Andy, vc sempre me faz feliz! obrigada! bjs c
PS Eu tambem adoraria algumas das caixinhas...
Rita Branco
5 de February de 2013Nossa Consuelo!!! Estou até emocionada de ver tudo isto!! Quanto história! Que luxo! Que patrimônio cultural! Muito obrigada por nos mostrar! Quando eu for a Londres vou mesmo ver isto. Um beijo!
consueloblog
5 de February de 2013Vale a pena Rita!! É lindo mas também muito agradável! bjs c
vera
5 de February de 2013E pensar que aqueles vestidos deslumbrantes foram todos feitos à mão! A máquina de costura só foi inventada em meados do séculoXIX!
consueloblog
5 de February de 2013Opa! Legal esta info! bjs c
Claudia K
5 de February de 2013Consuelo Blocker + Ipad = Felicidade!
Fiquei em êxtase com esta coleção. E muito feliz pois você pode nos proporcionar estas fotos. Na Frick Collection não se pode fotografar nem o jardim interno. Você está um charme no sofazinho capitonné. A foto do casal refletido no espelho está sensacional.
consueloblog
5 de February de 2013Oi Claudia!! Muito obrigada!! Adorei a frase chave. Se algum dia fizer uma publicidade do blog vc me empresta?...
Acho tão chato, especialmente hoje com o salotto me esperando, n poder tirar fotos... Adorei este lugar!
bjs
c
Claudia K
6 de February de 2013Oi, a frase é sua! Bjs
consueloblog
6 de February de 2013Oba!! Muito obrigada!!! Enorme a tua gentileza!
Na Páscoa estou indo a NY e já havia pensado em fazer um post no Frick! Q chato q n deixem fotografar!!!
bjs
c
Juliana Toledo
5 de February de 2013Peraí que vou fazer um capuccino porque o post de hoje tá demais! Bjs Consuelo e obrigadaaaaaaaaaaaaa!!!!!Jú.
consueloblog
5 de February de 2013Obaaa! companheiro perfeito! bj
Nite
5 de February de 2013Oi! Consuelo
Amei seu passeio pelo Wallace Collection, fiquei encantada com tudo. As fotos ficaram maravilhosas....um luxo!!
Bjs.
consueloblog
5 de February de 2013Obrigada! bjs c
Elaine Barra
6 de February de 2013Pessoa mais que especial....
Obrigada por esse presente maravilhoso nessa noite insone!!
Nem sei dizer do que mais gostei.... Mais me relembrei de quantas vezes estive por esses lugares tambem pelas maos de outra grande compartilhadora de emoçoes e olhares, a romancista inglesa Barbara Carthland que tanto me fez viajar por toda essa Londres e seus castelos de inverno nessa época de Reis, Condes, Marqueses suas casas, suas louças, suas caixinhas , suas roupas, suas coleções e principalmentes seus romances tumultuados!! Você ilustrou maravilhosamente lembranças de tempos inocentes em que eu vivia por sonhar com esses ambientes!! Você é tão sensível e tao generosa que fico mais que grata...maravilhada seria a palavra!! God blesses you!
Bjsss mil.
Elaine.
consueloblog
6 de February de 2013Elaine, espero que neste momento vc esteja dentro de um destes sonhos cheio de detalhes das estórias de Carthland e das imagens do Wallace Collection. Sei exatamente do que vc fala, pois eu também adoro viajar nestas épocas onde tudo parecia ser tão lindo. Tenho certeza que eram... Mas, cá entre nós, sentiria a maior falta da minha internet e de como mulher, poder dizer o que penso!! Não é?
Porém, mesmo com esta noção na cabeça, descarto o q tinha de ruim e sonho com o lindo! Obrigada pelas palavras tão gentis e carinhosas!
bj
c
Elaine
7 de February de 2013Querida C,
O grande lance naqueles romances é que BC sempre escolhia as vanguardistas para protagonizar suas estórias, as que como nós provavelmente seríamos, nao aceitavam as limitações da época!!! Era realmente um sonho ..... E o que o seu post proporcionou, foi realmente um presente!!! Guardei como dica valiosa ja que pretendo passar esse final de ano lá com meus meninos!
E mais uma vez.... Obrigada por podermos compartilhar da sua companhia sempre tão rica de dicas , tão generosa e simpática!!!
Como dizemos em Minas, você é"tudibão"!!! Rssss.
Beijos mil,
Elaine.
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
6 de February de 2013Excuuuuse me?!?!!!!!!!!!!!!!!!!! Tuas fotos estão de tirar o fôlego.
Voltei várias vezês ao blog para admirá-las.
Quanta informação privilegiada. Thanks.
Bjos.
consueloblog
6 de February de 2013Rssssss! Eu adoro o Guga e seu ponto de vista masculino. Mas tive que "set the record straight" né não?!!!
bjs
c
MARIA TEREZA
6 de February de 2013Que post maravilhoso !
Lindas fotos, dica imperdível;
Obrigada por compartilhar conosco.
Abraços
MT
consueloblog
6 de February de 2013Bjs MT! C
Daniela - SP
6 de February de 2013Consu:
Conforme vcê pediu, seguem os comentários da minha filha Maria Luisa, a respeito do Wallace Colection:
"Mami, é um palácio? Ele virou um museu?? Que lindo! O que eu mais gostei foram as caixinhas, muito bonitinhas!!!"
Bjos
Dany
consueloblog
6 de February de 2013AMOOOOOO!!!! Obrigada!!! Fico tão feliz de ouvir o q os pequenitos tem a dizer. Q bom q ela gostou! Vc foi um amor de me contar. Quantos anos ela tem? Bjs c
Daniela - SP
6 de February de 2013Consu: A Maria Luisa (Luli) tem cinco anos de idade. Tenho tbém dois meninos mais velhos (Ottavio Augusto e Marco Tullio) , um com treze e outro com onze anos de idade. Minha família e a de meu marido são 100% italianas e, por tal motivo, as crianças já tem cidadania italiana e são apaixonadas pela Itália!! bjos Dany
consueloblog
6 de February de 2013Q Amor, 5 anos e com tanta opinião! Parabéns! E haja para ter tanto italiano em uma casa só! Rssss Olhe no meu Instagram (acima a direita) o comentário sobre ser italiano...
bjs
c
Daniela - SP
6 de February de 2013Vou dar uma olhadinha, querida, obrigada!!
Camila_NK
6 de February de 2013Consu,
Esse post é de cair o queixo! Além de todos os detalhes que ja foram mencionados...as caixinhas, os detalhes, os lustres, achei linda a iluminação do lugar! Iluminação de museus em geral é algo fantástico e dificílimo de fazer. Já é uma obra de arte em si: captar os detalhes, as cores, dando ao mesmo tempo sensação de aconchego dentro do espaço! Imagino que as tuas fotos não estão longe da sensação ao vivo. Os papéis de parede são deslumbrantes também.
Bj.
consueloblog
6 de February de 2013Oi Camila,
Vc tem toda razão q a iluminação era ótima! Nas paredes eram tecidos de seda!!! Realmente não economizavam em nada!!!
Obrigada!
Bjs
C
Charliany Santos
6 de February de 2013Olá Consuelo e amigos do Salotto.
Andei meio sumida, muita correria com a volta às aulas das crianças. Fico super chateada quando perco os bate-papos animadissimos por aqui. Mas agora que já estamos de volta à rotina, estou tentando colocar a leitura do blog em dia, aos pouquinhos, me deliciando com tantas imagens lindas!
Que lugar magnifico!
Adoro História e acho aquele período anterior à Revolucão Francesa(marcado pela extravagância e opulência) interesantissimo pela riqueza cultural.As suas fotos estão lindas, mostrando com detalhes os móveis, os quadros, as Porcelanas de Sévres. Pelo que você falou, o acervo deve ser enorme! Talvez até um dos maiores fora da França. Realmente um programa imperdível.
Aquele tipo de lugar do qual você sai ,mas já fica pensando em voltar outra vez.
Obrigada pela dica.
Bjs,
Charly
Ritinha Medina
6 de February de 2013Eba!!!
Charly, ainda bem q voltastes.
Bjkas,
consueloblog
6 de February de 2013Charly!!!!!! Ai como queria vc do meu lado quando escrevo os textos!!... Siiiim!! Sévres e uma das maiores coleções com pecas rarissimas!!
É assim mesmo, se sai satisfeitos, mas esperando voltar algum dia!
Bjs c
Charliany Santos
6 de February de 2013Minhas Queridas,
Já estava com saudades...Além do retorno à rotina de escola e dos afazeres diários, essa semana ainda estou organizando uma festinha de aniversario para o Daniel, que está completando 14 anos e vai receber uma turminha aqui em casa. Adoro fazer festa para meus filhos, então não posso nem reclamar da correria.:)
Aqui em casa, a familia faz tudo , o pai é o churrasqueiro, irmão vai ser o DJ e a mãe, "party coordinator" :)
Mas prometo dar sempre uma passadinha por aqui. O salotto me faz muito bem.
Bjs
Luciene Felix Lamy
6 de February de 2013Charly, querida,
Sua presença tb nos faz bem!
Bem-vinda ao time das atarefadas por conta da "Volta às Aulas"! Aos poucos, a rotina vai se estabelecendo, não é? Com certeza, a festinha de seu amado Daniel será maravilhosa. Um "Parabéns" antecipado ao rapazinho.
Beijos,
lu.
Charliany Santos
6 de February de 2013Lú, querida.
Com certeza, aos poucos voltamos à rotina, mas devo confessar que adoro ter as crianças por perto:)
Pode deixar que eu mando seus parabéns ao Daniel. Obrigada pelo carinho de sempre.
Bjs.
consueloblog
7 de February de 2013Mande fotos!!! E um SUPER feliz aniver pro nosso Daniel!! Bjs c
Charliany Santos
7 de February de 2013Pode deixar!
Agora, vou correndo comentar no post de hoje, que está nota 1000! :)
Bjs.
Ritinha Medina
9 de February de 2013Charly querida,
Beijos, beijos e mais beijos prô Daniel.
Bjkas,
PS - Mas qual é o dia do Bday dele?
A minha Carol tb faz 14 anos no dia 18/02 (Hip Hip Hurra prá todos esses aquarianos - espíritos livres e antenados!!!!).
Esse Salotto é cheio das coincidências...
E eu AMO tudo isso!!!
consueloblog
9 de February de 2013Já tá até parecendo twilight zone... bjs c
Ritinha Medina
6 de February de 2013UAU q incrível!!!
Além da coleção (suntuosa) propriamente dita, fiquei encantada com a qualidade/quantidade de fotos (q exploram tantos detalhes...) e com o capricho na elaboração desse post.
Novidade?! Claro q não!!!
Afinal, é mais um trabalho by ConsueLOVEsky, q vem se superando a cada dia!!!
Os lustres, os tecidos das cortinas, as caixinhas... são de encher os olhos.
E a preferência do Mr. Leone (eternamente in love por sua musa) pelo The Lion in Love... só revela identificação total.
É esse humor entre vcs que faz transparecer uma cumplicidade regada diariamente, em pequenos detalhes.
Delícia poder compartilhar tudo isso!!!
Tks a lot, my darlinrovsky
Bjkas,
consueloblog
6 de February de 2013Darlingovsky,
Que falta vc faz!!! Nem pense em se ausentar outra vez!! Já chega os inomináveis desaparecidos.
Sei meraviglioso!!!
Bjs
C
Ritinha Medina
6 de February de 2013Com inspiração carnavalesca, venho informar que:
"Daqui não saio, daqui ninguém me tira..."
Smack, smack, smack - my sweet darlingróvsky!!!
consueloblog
6 de February de 2013Iupiiiiiii!
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
7 de February de 2013Ritinha,
Concordo contigo, aquele leão entregue, deixando apara as garras é o próprio Roberto derreado por sua "domadora".
Bjos.
Ritinha Medina
9 de February de 2013Pura verdade, não é Quitéria?!
Roberto
7 de March de 2013Parabéns pelo seu trabalho ! E que trabalho deve dar ... Obrigado por disponibilizar e nos ajudar a sermos mais cultos neste nosso Brasil tão inculto de hoje em dia!
Roberto
Maria
31 de August de 2013Oi Consuelo,lembra a Frick C.
Bj
Maria Inês lopes
24 de October de 2014Fiquei emocionada ao ver tantas obras de arte. Benditas mãos que as pintaram.
luciene felix lamy
15 de March de 2019Salotto adorado, hoje, palestro na Aliança Francesa de Santos sobre Baudelaire (Paraísos Artificiais) e alegorias em obras de pintores franceses. Pesquisando para meu trabalho, eis que me deparo com essa preciosa análise do Balancinho de Fragonard, pela estudiosa Laura Ferraza. Como cultura tem + é que ser disseminada, tomo a liberdade de postar o artigo na íntegra a quem possa interessar. Zilhões!!! E fiquem com Deus!
Disfarces pueris: a sensualidade dissimulada em “O Balanço” de Fragonard
A partir da análise de uma tela de Fragonard, a historiadora Laura Ferrazza desvenda os jogos de sedução aparentemente pueris que marcaram a sociedade francesa do século XVIII.
Vivemos hoje um tempo em que o erotismo e a sensualidade estão, muitas vezes, tão explícitos que parecem mesmo cansativos ou esvaziados de sentido. Cada época confere aos jogos amorosos e à sexualidade suas marcas próprias, suas formas peculiares. No século XVIII francês, a dissimulação da conquista às vezes se disfarça em meio a brincadeiras aparentemente inocentes, como o jogo da cabra-cega ou as ondulações de um balanço. A pintura da época, que procurava retratar os mais variados tipos de diversão e jogos amorosos, também dedicou-se a retratar essas brincadeiras aparentemente pueris.
Entre os quadros que trataram do tema, talvez o mais conhecido seja “O Balanço” (1767), pintado por Jean Honoré Fragonard (1732 – 1806). A imagem de uma jovem no balanço já fora retratada várias vezes e formava uma longa tradição artística. Fragonard abordou o tema de forma magistral, mesclando uma técnica ousada de pinceladas fluídas com uma intrincada montagem de cena: de forma aparentemente casual, comanda as ações de personagens que mais parecem saídos de uma peça de Marivaux. O título original em francês é revelador: Les hasards heureux de l’escarpolette, que poderia ser traduzido como: “os felizes acasos do balanço”.
O quadro tem uma biografia interessante. No ano de 1767, o arrecadador de impostos do clero, Barão Saint-Julien, procurou um artista para pintar um quadro cujas minúcias ele mesmo havia idealizado. A primeira opção de Saint-Julien foi o pintor Doyen, que se sentiu ofendido pela frivolidade do tema proposto e logo o recusou. Fragonard, ao contrário, aceitou a encomenda com grande satisfação. Um documento que sobreviveu registra o pedido do autor da encomenda: “Desejaria que você pintasse minha Senhora” – assim ele designava sua amada – “em um balanço empurrado por um bispo. Eu me situarei de maneira que esteja ao alcance das pernas dessa bela mocinha e será ainda melhor se você quiser alegrar um pouco mais o quadro”.
Desse registro, podemos depreender vários motivos, que deveriam aparecer no quadro, mas que talvez o façam de forma velada. Conseguimos também vislumbrar até onde alçou-se a imaginação do pintor, que imprime ao desejo de seu cliente seu toque pessoal, reproduzindo alguns códigos sociais que hoje nos escapam.
De que maneira Fragornard nos apresenta a cena encomendada por Saint-Julien? Em meio a uma paisagem luxuriante de árvores diáfanas, vemos uma mulher banhada por uma iluminação intensa, que voa no ar sentada em um balanço. As cores e as formas de seu traje destacam-se entre os verdes acastanhados da paisagem em torno. A seus pés, está um jovem rapaz, em pose tão teatral como a da moça. Nas sombras ao fundo, um senhor manipula as cordas do balanço. No jardim, algumas estátuas de “puttis” ou amorzinhos evocam as divindades do cortejo de Vênus, a deusa do amor, reforçando o apelo erótico da cena.
A ação se desenrola com ares de espetáculo ao ar livre, num jardim cujas ramagens são demasiado irreais. A luz incide como um holofote, tanto no centro da cena, onde estão a moça e o balanço, como no rosto do jovem abaixado. Além disso, os corpos apresentam uma composição física que os assemelha um pouco às figuras das pequenas esculturas em porcelana, grande sucesso da época. O imobilismo é rompido pelas torções corporais e movimentos diáfanos das vestes.
A dama no balanço era a amante do Barão de Saint-Julien. Ninguém pensaria em colocar uma legítima esposa numa cena repleta de conotação sexual. A personagem central é descrita como uma “bela mocinha”, fato comprovado pela figura do quadro. Seu amado está mesmo na altura de suas pernas, mas todo o movimento do balanço, que faz ondular as saias e as anáguas, deixa expostas para nós, observadores, suas meias e seus sapatos. Esses últimos tinham forte apelo erótico no período: os saltos altos e os bicos finos, que emergiam das saias levemente levantadas, eram muito sugestivos. É preciso pensar que, na posição em que se encontra Julien, algo mais pode ser visto, uma vez que nessa época não se usava nenhum tipo de calcinha ou calçola. Logo, nesse voo aparentemente lúdico e inocente, a coquete revela para o amante a visão de sua mais profunda intimidade.
A satisfação amorosa da jovem não se expressa em sua face, que mantém a desejada aparência de indiferença, própria do período. Suas emoções e sensações podem ser notadas no pezinho em ponta que deixa voar o sapatinho estilo “mulle”, e também na mão que solta a corda do balanço e faz uma intrincada posição com os dedos, e no olhar apaixonado que ela lança ao amado. Além disso, ouso dizer que a convulsão desordenada de seu vestido, que nos revela camadas, rendas, babados e a leveza do tecido, age também nesse jogo amoroso. O rosto do amante aos seus pés é menos sutil, suas faces parecem afogueadas, ante o vislumbre das partes íntimas de sua amada; a boca entreaberta denuncia sua satisfação diante do que vê. O artista destaca a expressão do homem iluminando seu rosto de maneira semelhante à que anteriormente se reservava aos santos, face a uma visão celestial. Contudo, o que o personagem de Fragonard antevê é o prenúncio de prazeres puramente terrenos.
Notemos ainda o homem ao fundo da cena. Ele não está usando vestes religiosas de um bispo, como havia solicitado o autor da encomenda. O artista preferiu transformar o suposto bispo em uma figura alusiva a certos personagens descritos em romances libertinos do período: o marido complacente com as traições da esposa, muito mais jovem que ele. Dessa maneira, o quadro evoca um triângulo amoroso. O sapatinho que a dama deixa escapar reforçaria seu consentimento amoroso para com o amante postado aos seus pés. É preciso lembrar que no instante seguinte ao momento apreendido pelo artista, o marido puxará novamente as cordas do balanço e a dama seguirá equilibrando-se entre um e outro.
O equilíbrio é evocado por Fragonard, a fim de contornar os perigos dos ardis românticos. A ação é óbvia, mas as intenções estão disfarçadas de acaso. O jovem galante parece ter tropeçado e caído no arbusto aos pés de uma estátua que, por acaso, evoca os deuses do Amor. É também por acidente que seu olhar se ergue e ele vislumbra o que há por baixo das saias esvoaçantes da jovem encantadora do balanço. A maneira como a ação acontece nos revela o jogo coquete entre voyeurismo e exibicionismo, entre a sugestão e a ação, numa sensualidade que surge como que ao acaso – e talvez tenha sido exatamente isso o que tornou a cena imortal.
Laura Ferrazza é doutora em História da Arte pela Sorbonne/PUCRS e pesquisadora do PPG de História da UFRGS