Lane Marinho: o bom gosto em sapatos artesanais!


Lane Marinho cria sapatos artesanais de grande gosto e beleza!

Lane Marinho cria sapatos artesanais de grande gosto e beleza! (Os quadros no fundo, também são de sua autoria.)

Daquelas coisas que acontecem por acaso…estava conversando com a minha nova linda amiga Tutu de como fico feliz quando encontro novos talentos e que prazer isto me traz.  Foi quando seus olhos brilharam e ela me mostrou seu celular com uma foto.  “Comprei esta sandália da minha amiga Lane que as produz artesanalmente.  São lindas, você não acha?”  Olhei e gostei.

Mas foi só mais tarde, quando acessei o site de Lane Marinho que me apaixonei.  Achei elegante as cores, materiais e decorações destes sapatos que lembram férias, alegria, verão.  São artesanais, cada um é diferente do outro, talvez um pouco tortinhos, algo que não estamos acostumados, mas neste caso acho que dá um grande charme à peça.  Cada par de sapatos é fotografado em um  still life que ela mesmo monta no site, criando um ambiente ultra sofisticado.  Olhem só.

dora_vermelha_1 900x900_905 dora1 900x900_905 mariaflor_2 900x600_905-1 doralice1 900x900_905 luiza1 900x900_905 izaura2 700x900_905 marina1 900 X 900_905-1 dora_branca_2 900x700_905 izaura1 900X900_905 tereza_azul2 700x900_905 gal1 900x900_905 tereza_praia2 900x700_905

De quebra, Lane é linda e um doce.  Leiam só o que ela me escreveu!

Meu primeiro trabalho, aos 18 anos, foi como assistente de designer de jóias em Salvador-BA, e essa paixão pelas pedras, gemas e formas naturais foi crescendo com opassar dos anos. 

Depois trabalhei 4 anos na Grendene (sul do país) e depois 5 anos na Arezzo, como estilista da Schutz e Alexandre Birman, empresas em que aprendi muito sobre desenvolvimento de produto de forma industrial.

Ano passado fiz uma imersão de 40 dias no Rio de Janeiro, um curso de desenho, que na verdade era mais que isso e eu redescobri a paixão de trabalhar com as mãos; desde pequena, os desenhos, bordados, costuras, sempre fizeram parte do meu universo.

Depois do curso, comecei a fazer pinturas à óleo e o universo das pinturas, que são plantas, flores, conchas e corais, me fizeram pensar em como traduzir isso nos sapatos.

E é esta ponte entre pinturas e sapatos, e suas cores e formas, que vejo surgir resultados inesperados e interessantes. 

Do lindo Instagram de Lane.

Do lindo Instagram de Lane.

Faço os sapatos para o cliente, como se fosse pra mim. Acho importante o cliente perceber essa paixão que tenho por fazer o que faço, caso contrário o produto não tem vida.

Sobre o processo criativo, é estar em movimento sempre. Desenho, corto e testo as formas o tempo inteiro. E pesquiso muito, arte e moda. E vou criando um arquivo de coisas interessantes, que volta e meia me voltam à lembrança e eu começo a explorar de novo.

Nesta coleção apresento idéias que estavam na minha cabeça há um tempo, que sempre gostei até mesmo pra mim: sandálias com tiras retas, o uso de talagarça sobre couro (que é aquela tela quadriculada que uso como identidade – e é o gráfico-base para pontos de bordado, crochet, etc – ) e sapatos com inspiração masculina (smoking shoes), mas com apliques de pedras naturais e muita cor.

É um estudo, um recomeço. Quero ainda explorar muitas coisas. 

Faço tudo manualmente e sozinha, por isso é mesmo uma produção exclusiva e tenho uma lista de pedidos que vou entregando a medida que vou acabando os pares. Cada um leva no mínimo 2 dias pra ser confeccionado.

Do Instagram de Lane

Do Instagram de Lane

Entrego no Brasil, mas no exterior ainda não enviei. É possível sim. Os sapatos custam por volta de 5o0 a 600 Reais.

Gostaram?

YOU MIGHT ALSO LIKE

34 Comments

Maria Araci
Reply 20 de October de 2013

Que lindas fotos!!! Que sofisticação!!! O sapato passa a ser quase que um objeto de arte!!! Me lembrou a apresentação dos produtos da http://www.anyahindmarch.com onde as bolsas e outros itens também, pela produção das fotos, parecem uns quadros! Quando estás voltando pra casa??? Bjs e boa viagem!

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Estou voltando hoje! ... bjs c

Maria Araci
Reply 20 de October de 2013

Consuelo: entrando no site da Lane fiquei encantada também com as pinturas! Ela é uma artista fantástica em tudo que faz!!! Vou fazer uma postagem com as pinturas dela. Adorei!!! Obrigada por esta descoberta!

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Realmente! Tem um força, cor, luz que tocam a gente... Ela vai ficar muito feliz! bjs c

Grazia Cardoni
Reply 20 de October de 2013

Olá Consuelo! Você, mais uma vez, nos presenteando logo cedo, nessa manhã de domingo , com o trabalho da Lane Marinho. Que sensibilidade e criatividade! Maria Araci tem razão: ela é super talentosa e vale a pena entrar no site p/ conhecer suas pinturas. Essa travessia da pintura p/ a confecção de sapatos revela a grandeza da artista. Realmente o texto que ela te enviou e a maneira que expõe sua obra, nos emociona! Vou passar agora mesmo p/ minha filha que é arquiteta e mora no Rio, que com certeza ,vai amar e identificar-se com o trabalho da Lane.
Obrigado pela partilha e bom retorno pra casa!

Todo o bem , baccio da Grazia

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Grazia!! Obrigada!! Quero saber, pf, o q a tua filha achou! bjs c

Dulce Mello de Menezes
Reply 20 de October de 2013

Consuelo, uma novidade meeeesmo! O inusitado e original ainda tem espaço neste mundão de meu Deus globalizado. Belíssimo trabalho de Lane Marinho, mãos e mente divinas!
Carinho com Axé a você e a Lane, para que a vida continue a presentear vocês com este olhar cheinho de lindos sentimentos esteta. Dulce

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Ela é da tua terra... e o teu reconhecimento certamente lhe será querido! bjs c

      Dulce Mello de Menezes
      Reply 20 de October de 2013

      Pois é Consuelo, pensei nisto: Lá se vai mais um talento pra fora da mágica terrinha! Esta é a nossa mais pura realidade! Criamos filhos para viverem fora, o mercado local não absorve. Isto gera um ciclo que cada vez mais, fica mais difícil de ser quebrado. Sempre achei a Bahia um estado único dentro do Brasil. Este quadro está mudando, e para pior. Estamos pagando e vamos pagar mais ainda,um preço alto por termos abandonado o nosso jeito original "nagô" de ser e copiado um modelo, um padrão que não é nosso, não entendemos e não sabemos fazer. Estamos perdidos! Jogamos fora o nosso melhor e o que o mundo mais valoriza atualmente: Originalidade! Viver comprovando isto é bem triste e doloroso. Carinho cheio de Axé na esperança que este quadro seja somente uma fase e muito breve voltemos a nosso trilho. Dulce

Lane Marinho
Reply 20 de October de 2013

Consuelo Querida! Muito feliz com o post e com toda a sua delicadeza! Nada mais gratificante que ver pessoas que admira (de longe! e há tempos!) escrevendo sobre o seu trabalho. Tenho tanto amor fazendo tudo isso que meu objetivo maior é levar coisas bonitas para os olhos das pessoas. Ainda preciso melhorar e aprender muito, mas este já está sendo um começo maravilhoso, com muitas mensagens carinhosas. Obrigada mais uma vez! Um super beijo e boa viagem! Lane

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Lane querida, q delícia te ver por aqui! Vc merece todo o carinho e reconhecimento!!! bjs bjs bjs e obrigada!c

Alexandra
Reply 20 de October de 2013

Quanta belezura!!!! A Lane é linda, e extremamente talentosa.....coisa boa de ver!
Que sorte a nossa, que temos estes olhinhos faiscantes e ultra ligados no que é belo, novo e especial....
Muitos beijos. Boa viagem, amore.

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    awnnnn querida thanks!! Mas se falasse ao vazio, valeria quase nada...ainda bem que tenho vcs!! bjs c

      Alexandra
      Reply 21 de October de 2013

      Você NUNCA falará ao vazio, my love. Falo por mim e tomo a liberdade de falar em nome de todo nosso amado Salotto também....
      Bjs

Marcia A.
Reply 20 de October de 2013

Puxa vida, são sapatos para nos tirar do anonimato (e o folego também). Quem os usa não passa despercebido em lugar algum. Parabéns para a jovem artísta, que diz não ao ritmo industrial e sim para o prazer do ritmo humano!
Bom final de semana paratooooooooooooooooodos!

    consueloblog
    Reply 20 de October de 2013

    Lindo isto!! bjs c

      Marcia A.
      Reply 20 de October de 2013

      Boa viagem de regresso, Consuelo. O Robie deve estar saudoso e ansioso, né não?
      Beijo carinhoso.

Solange Brasil
Reply 20 de October de 2013

Lindos e parecem bem confortáveis!!!!! Beijos

Nyscia Pinheiro
Reply 20 de October de 2013

Lindos! Me parece que de muita qualidade!! Vou pedir!

Cassiano Lopes
Reply 20 de October de 2013

Trabalho originalíssimo e digno de um corner nas grandes lojas de departamento desse mundão de Meu Deus. Me remeteu à minha infância... Teve uma época em que minha mãe usava muita coisa de influência étnica, principalmente africana, pois meu pai trabalhava na Nigéria. Parabéns à essa artista belíssima que é a Lane. Bjocas amada e bon voyage!

Luisa Demuth
Reply 20 de October de 2013

Uau......que trabalho lindo! Bonito de se ver e usar. Merece ganhar o mundo! Obrigada por compartilhá-lo, Consulelo.... Beijos....

Monica Pena
Reply 20 de October de 2013

Parabéns Lane Marinho! super talentosa e criativa. Arte em suas mãos se transformam em peças e cenários belos.
Parabéns Consuelo, sempre atenta e disponível a reconhecer novos artistas!
É uma delícia visitar o Blog!! :)
Bj's e boa viagem!

Ivo Viana
Reply 20 de October de 2013

Lindos! Adorei. Parabéns pra Lane. Eu conheci ateavés do Linkedin. Trocamos msgs, mas não conhecia o trabalho dela. Bjs.

Jairene
Reply 20 de October de 2013

Oi Consuelo querida!!... Que maravilha de post!... Emocionante ver um artista trabalhar assim com verdade, com paixão... E ainda mais com o relato dela, sem nenhuma arrogância, explicando estar "em processo"... Em que lindo processo de criação ela está!! Amei. Parabéns, Lane Marinho!! ( Além de tudo ela é linda, hein?!)
E as fotos com aquela produção esmerada, Consuelo?! "Comofaz"?? Compra a sandália, fica a tarde inteira olhando as fotos,e faz um quadrinho com os desenhos dela? É isso, Consuelo?? Rsrs... ;) OMG! Bendito seja seu olhar/radar sempre a nos mostrar novos talentos!! Vc tbem, minha menina Consu...com tanto conteúdo,e sempre sem nenhuma arrogância!! Love you <3
PS: 1- Concordo tanto,tanto com a Dulce sobre a forma como o brasileiro vê sua própria identidade... E olha que agora já melhorou, já se pode falar em usar arte/artesanato/design brasileiro sem ser olhado como um ET... Mas isso é uma loonnga discussão!!
2- Consu, te falei há muuito tempo, que a família da minha saudosa Mamy é toda de artesãos, e meus tios eram sapateiros,inclusive! Então esse universo me encanta: linhas, bordados... retalhos de "talagarça" eram brinquedos para mim!! Emoção... <3
3- Boa viagem, querida! Obrigada por tudo que vc nos trouxe... Vá com Deus!

    consueloblog
    Reply 22 de October de 2013

    Oh querida q máximo!! Este post "falou contigo!!". Mas tenho q confessar que nenhuma destas fotos é minha... Foi a Lane quem me mandou... Mas o olho para entender o seu talento sim, este é meu sim! bjs c

Mia
Reply 20 de October de 2013

Numa só palavrinha, pode ser?
Luxo!
Bjk

Andrea - Curitiba
Reply 20 de October de 2013

Tudo super lindo, com muita bossa!! Parabens a Lane! Bjs......

Maria Vilma
Reply 20 de October de 2013

Lane, menina baiana linda, talentosa e corajosa, vc vai longe!!!...
Deus não poderia ter sido mais generoso com vc quando colocou em seu caminho essa pessoa competente e de coração generoso que é Consuelo !!!
Sucesso!!!
Bjs! MV

Célia
Reply 20 de October de 2013

Sapatos e artesanato?? O que mais posso querer? ;-)
Como artesã também, valorizo, admiro e me identifico com esses sapatos. Acho que combinariam com algumas das jóias que faço... ;-)
Parabéns, Lane, pelo lindo trabalho; parabéns, Consuelo, por incentivar e dar espaço a quem faz com carinho e talento aquilo que hoje em dia está cada vez mais raro: o trabalho artesanal de alta qualidade. Bjs.

helen cosac
Reply 29 de May de 2014

Os sapatos são lindos mas as fotos são emocionantes!!

    consueloblog
    Reply 29 de May de 2014

    Tem tida razão!! Bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *