Jantar cozy na minha sis e cunhadão!


Adoro ir jantar na casa da minha irmã, Alessandra, e seu maridão, Carlos.  Eles recebem com a maior tranquilidade de forma ultra easy mas com comida, bebida e companhia top!

Impossível não mencionar que moram em uma casa icônica tombada por três orgãos nacionais… e por mim também!!  A casa da Rua Itápolis do arquiteto que trouxe o movimento modernista ao Brasil, Gregori Warchavchik, avô de Carlos, que também é um ótimo arquiteto.

Como diz Carlos: “A preocupação era fazer uma casa mais econômica, que fizesse sentido.  Também queria mostrar como a arte pode ser integrada à arquitetura, já com os móveis lá dentro e a decoração.”

Alessandra adiciona: “A casa é de 30, ela tem 80 anos… Ela não participou da semana de 22. Gregori Warchavchik, com a ideia de montar uma exposição que exibisse o protótipo de uma casa modernista, como se fosse um manifesto, construiu a casa dentro do ideal dele de modenismo, desenhou os móveis (dentre eles as poltronas e mesa que estão na minha sala) e convidou seus amigos, artistas modernistas que participaram da semana de 22 para expor seus quadros, esculturas, etc. Dentre os que expuseram na casa modernista estão Lasar Segall, Brecheret, Tarsila do Amaral. A exposição foi um grande sucesso.”

E com enorme naturalidade, a San e o Carlão fazem exatamente isto!

Imagens da casa nos anos 30.  Acho incrível ver como as plantas e as construções ao redor cresceram, e a casa, ao invés permanece linda e híper funcional!

Ale e Carlão...

Para eles o número 22 é muito importante...Carlos desenhou este lindo pendente para Alessndra.

Os detalhes da casa são deslumbrantes!!

Luminária recriadas idênticas às originais.

Alessandra tem um jeito com flores!! Adoro o seu jeito irônico de misturar as peças.

😉


Conversa vai...

...conversa vem!

Os primos...

...e minha irmã, Bianca.

O protagonista da noite foi o Timotheo...

...que queria toda a atenção da Alessandra!

Sapeca!!

Obrigada Alessandra e Carlos!  Foi uma delícia!!

Look da noite: Vestido COS, bolsa Miu Miu, brincos estrela H.Stern e sapato Prada roubado do armário da Mamisa.

O detalhe do zíper nas costas.

  • May 11, 2011
  • 3

51 Comments

dricamelo
Reply 11 de May de 2011

O caráter essencial da arquitetura – o que a distingue das outras atividades artísticas –está no fato de agir com um vocabulário tridimensional que inclui o homem. A pintura atua sobre duas dimensões, a despeito de poder sugerir três ou quatro delas. A escultura atua sobre três dimensões, mas o homem fica de fora, desligado, olhando do exterior as três dimensões. Por sua vez, a arquitetura é como uma grande escultura escavada, em cujo interior o homem penetra e caminha. (ZEVI, 1996, p.17).

Porém, argumenta Bruno Zevi (1996), a arquitetura não provém de um conjunto de larguras, comprimentos e alturas dos elementos que definem e encerram o espaço, mas sim, do espaço encerrado, o vazio, onde os homens possam viver e caminhar. Este espaço interior, só pode ser conhecido se for vivenciado por experiência direta, ele é o protagonista do fato arquitetônico. A bela arquitetura será aquela que tiver um espaço interior que nos atrai, nos eleva e nos subjuga espiritualmente.

E finaliza "... a arquitetura não é apenas arte, nem só imagem de vida histórica ou de vida vivida por nós e pelos outros: é também, sobretudo, o ambiente, a cena onde vivemos a nossa vida..."

Consuelo (como sempre +++ chic), a casa está incrível... o avô ficaria orgulhoso. Parabéns ao casal em dar "Vida" ao ambiente e preservar este patrimônio histórico tão valioso à arquitetura brasileira!!!
Bjs

    Marina Di Lullo
    Reply 23 de May de 2015

    Adorei seu comentário-aula Drica!! Obrugada!! Bjs

Adrianne
Reply 11 de May de 2011

Que noite iluminada. A casa eh maravilhosa mas perde para aqueles que nela habitam. A eles descreverei com um termo usado pelos meus amigos aqui da regiao : maravilindos!!!!!! Hoje tambem te vi pelas fotos do Glamurama, em outra noite iluminada. Volto a dizer, realmente divino o modelo Casassola, acompanhado do seu sorriso ficou imbativel. E o arranjo de galhos com as velinhas na mesa ?Impossivel nao amar o efeito que demonstra a delicadeza do anfitriao. Agora vou trabalhar, depois voltarei para curtir mais um pouquinho. Bjs e + bjs para todos, os maiores sao sempre seus.

Raquel Sebe Muller
Reply 11 de May de 2011

A Bianca está linda!

Ana Laura Rabelo
Reply 11 de May de 2011

Vestido lindo hein Consu?
Achei demais as fotos da década de vinte e a casa hoje: ela simplesmente permanece.
Parabéns a Alessandra e marido, e a você, por ser tão generosa e compartilhar .bj,AL

Luciene Felix Lamy
Reply 11 de May de 2011

Tudo maravilhoso!
A casa e a terna cumplicidade do casal, timótheo (descobrindo o que é bom), a elegância dos convivas, da dona do Blog e a aulinha da Drica!
Beijos, lu.

    dricamelo
    Reply 11 de May de 2011

    Lu, não foi aula não, é que td que faço coloco paixão e amo dividi-la ... me emociona, neste caso, observar que a arquitetura que é criação do espirito de seu autor resulta em um espaço harmõnico positivo que perpassa gerações ... o texto (gravado no lap) é um fragmento do livro "Saber ver a Arquitetura" que utilizei para a minha mono sobre "integração das artes" na pós/FAAP e tbém em uma das disciplinas do mestrado na FAUSP/SC. Bjs
    Consuelo desculpe pela intensidade ... adorei a não cor (preto) no mobiliário que serve como base para integrar as obras de arte. Bjs

      Mia
      Reply 11 de May de 2011

      Drica, adorei, adorei!
      Aguardo muitos outros.
      Apaixonou?
      Partilhe sim, a gente apaixona junto.
      BJK

      consueloblog
      Reply 12 de May de 2011

      Drica!!!! Nunca mais peça desculpas!!! Adoramos teus comentário lindos, informados, didáticos e intensos!! Eu aprendo sempre com eles, especialmente o lado psicológico que é sempre o "undertone" do teu raciocínio...
      Continue assim, que cá entre nós vc já é amada!
      bjs grandes
      Consu (em trânsito no aeroporto de Roma)...

        dricamjselo
        Reply 12 de May de 2011

        Obrigada pelo carinho e ótima viagem!!!!!!!

          dricamelo
          12 de May de 2011

          Só para completar... Alessandra está correta, e em meu coment no post "Mala" escrevi que a casa foi visitada pelos integrantes da semana de 22 e não que fez parte.
          Na semana de 22 apesar do espírito moderno reinante entre os artistas das áreas de artes plásticas, literatura e música, a arquitetura não representou o mesmo espírito. Os arquitetos convidados a participar da exposição, Álvaro Moya e Georg Przirembel, apresentaram projetos de caráter eclético com motivos pré-colombianos e alinhados ao movimento neocolonial.
          A arquitetura brasileira, naquele momento, não estava alinhada a produção da vanguarda internacional, e Aracy Amaral esclarece em seu livro “Artes Plásticas na Semana de 22” este descompasso: ... “A exposição de artes plásticas da Semana de 22 apresentou antes intenções de modernidade que modernidade propriamente dita [...]”
          Só após a construção da casa da Rua Sta Cruz o movimento arquitetônico moderno passou a tomar forma entre os modernistas das outras áreas, como confirma Mario de Andrade em 1928 ... "Por mais que certas tendências e idéias se tenham incrustado na minha cabeça, não acho isso um mal não. Mas não posso achar que seja um bem, apesar de todo o meu entusiasmo pelo que seja brasileiro. Meu espírito a esse respeito, anda numa tal barafunda, que resolvi adquirir idéias firmes sobre o caso."

          consueloblog
          12 de May de 2011

          Essa tá linda, mas só vou conseguir absorver tudo quando passar o jetlag...
          bjs querida!!!
          c

Mia
Reply 11 de May de 2011

Não vou repetir o que já está expresso.
Perspicazes são essas suas seguidoras, não é Consuleza?
Porém, vou destacar do todo lindo, a imagem que capta o jardim: o cacto volumoso e a cadeira Gaivota, que amo de paixão, do designer francês Reno Bonzon, que veio para o Brasil nos anos 80.
Sobre o look da convidada européia, viu Estê, que é muito mais fina do que aquela que foi na sua casa, digo que o mix COS + sapato roubado ficou estupendo!
BJK

    Estêvão Toledo
    Reply 11 de May de 2011

    Mia Cara ,
    não vem vc desfazer das minhas amizades não!!!
    elas não tem Pascolato no nome mas são linpinhas e honestas!!!KKKKK!!!
    Um beijo grande, que bom que voltou com tudo!!!!

      Estêvão Toledo
      Reply 11 de May de 2011

      E tem mais, a CS também não está nem aí, vive esfregando na minha cara que morre de amores pelo Caio, avá!!! Eu também tenho outras blogueiras européias na minha list uber(como se diz por aqui) bacanas!!!
      Bjs Estê.

        Mia
        Reply 11 de May de 2011

        KKKKK.
        Estê, eu, Lu e Adrianne achamos você um super, mega, uber designer... e com essa cabeleira "bafônica" então....
        BJK

          Estêvão Toledo
          11 de May de 2011

          Minha IT cabeleira!!!!!!
          Bjsss Estê.

          Adrianne
          11 de May de 2011

          Mia, assino totalmente embaixo. A elevada moral do Caio eh indiscutivel, mas Este eh nosso irrevogavel queridinho. Alem disso, ele vem com a bela Pam e o principe Roquito, ou seja, combo poderosissimo!

        Estêvão Toledo
        Reply 12 de May de 2011

        Boaaa Dri,
        Muitio obrigadio!!!!!
        Bjss Estê!!

Carina
Reply 11 de May de 2011

Que casa linda!!!! Amei tudo, energia boa!

Beijosss!

Simone
Reply 11 de May de 2011

Tudo lindo e maravilhoso. E tu, stupenda!

Elizabeth Kasper
Reply 11 de May de 2011

Amei seu look! Simples, elegante e perfeito!
Gente fina é ouuuuutra coisa!
Muito legal as fotos da casa nos anos em que ela tinha sido recém construída. Jóia rara e tombada com toda razão e pelo visto, continua em boas mãos.
Das fotos adorei o cabideiro exótico, a da tela de Mondrian, a da mesinha com o livro em francês das Aventuras de Tintin e as do gato sapeca. Demais!!!
bjs

Cláudia
Reply 11 de May de 2011

Só conhecia a casa por fora e adorei vê-la por dentro, super bem decorada, recheada de peças incríveis. Qual não foi minha grata surpresa, encontrar na varanda, uma das minhas paixões, que é a cadeira de balanço Gaivota, assinada pelo designer Reno Bonzon.
Adorei o sapato da "mamisa". Vc usará outros, como havia dito no post da mala? Esse ficou lindo e o vestido é bárbaro!!
Btw, desculpe a curiosidade, a Bianca é irmã por parte de pai? Se vc já falou dela no blog, eu não li e nem vi!!!
Bjs

    consueloblog
    Reply 12 de May de 2011

    Oi Claudia,
    Ainda tem mais um look incrível (modéstia a parte) com vestido Casasola e sapato icônico da Mamisa...entra nos próximos dias...
    A cadeira Bonzon também é uma minha favorita e ficou linda exatamente lá!! A Alessandra tem muitíssimo jeito com decoração de casas.
    Nunca havia "postado" imagens da Bianca, que, sim, é filha do meu pai, pois não nos vemos muito por morarmos em cidades diferentes. Mas agora ela está em SP e adorei esta foto dela! Ela é a caçula...
    bjs
    c

      Cláudia
      Reply 12 de May de 2011

      Nem precisa nem falar, entro todos os dias mesmo, vc está nos favoritos e obrigatórios.kkkk!!!!
      Que sorte ela tb estar por aqui e vcs se encontrarem! Dá p/ ver pelas fotos o clima "cozy" da noite!!!
      Bjs

Estêvão Toledo
Reply 11 de May de 2011

Sensacional o projeto!!!
Uma inspiração e tanto, adorei o projeto, parece ter sido feito recentemente, atemporal, reflexo das coisas que são feitas com verdades, o ponto de equilibrio perfeito entre forma e função. Sei que é desnecessário e pretencioso querer dar qualquer pitaco além das coisas que já foram ditas ás obras de Gregori Warchavchik.
Agradeço aos anfitriões Carlos e Alessandra, a oportunidade de conhecer a casa de vcs, lindo trabalho de conservação e carinho pelos detalhes projetados, verdadeiramente como designer agradeço poder ter conhecido e me encantado!!!!
As luminárias são incríveis MESMO!!!!!!!
Carlos, não quero desafinar seu gosto, sou designer de móveis, mas se quiser dar uma olhada nas peças que faço, um grande abraço.
www.estevaotoledo.com.br
www.estevaotoledo.blogspot.com

Lela digo Gabriela, se vc ler isso um beijo grande pra vc!!!

CS, me desculpe o Timotheo, mas vc estava mais gata que ele, de frente e verso, fiu fiu!!! Agora além de blogueira, palestrante também.
Beijos Estê.

Dany Paiva
Reply 11 de May de 2011

Bom, sou suspeita ... falar de Warchavchik ...
Já conhecia a casa, pelos livros, mas amei ver a casa "habitada", com objetos pessoais, pois nas fotos dos livros é tudo muito frio.

Desde que abriram a Casa Modernista, na Santa Cruz, estou para visitar! Na época da faculdade ... 1994, visitamos a casa, que estava em ruinas ... era uma pena. Mas agora virou um parque, e ainda não fui ver! Tem até um grupo de escoteiros dentro do parque Modernista!

Amei a foto do Timotheo tomando vinho !hehehhe safafinho!

Bjs
Dany

Adriana Pessoa
Reply 11 de May de 2011

Adoro casa com alma!
Delícia de encontro!

Juliana
Reply 11 de May de 2011

Nossa, adorei o blog. Fotos bem legais! parabéns!
bjs

Shirley Stamou - Garotas Modernas
Reply 12 de May de 2011

Consuelo,
Que noite bacana!
Vc ficou linda com este vestido com zíper nas costas, garota! Uau!
bjs,

    consueloblog
    Reply 12 de May de 2011

    Obrigada querida!!!
    Como estas?...
    Bjs
    C

Danielle
Reply 12 de May de 2011

Lindo post, obrigada por ter nos convidado para o jantar rs A casa é fantástica, adorei saber a história. Fiquei comovida com o pendente de sua irmã, dá para sentir o carinho dos dois, muito bonito.
Um beijo.

Maria Luiza
Reply 12 de May de 2011

Acho um privilégio herdar um talento de família! Assim como você herdou de sua mãe e seu cunhado, do avô famoso. Aliás, não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente mas, conheço seu trabalho; é dele o projeto da casa de meu cunhado na Granja Viana.

    consueloblog
    Reply 12 de May de 2011

    Realmente é um privilégio!!! Q bacana que Carlos trabalhou na casa do teu cunhado. Gosto muito dos projetos dele, tem tanto talento para criar espaços racionais, pois ele também é arquiteto urbanista.
    Grande abraço,
    c

Lenita
Reply 13 de May de 2011

Consuelo,adoro o seu blog,amei a casa e a descontração elegante dos donos ;gente de verdade.O meu abraço e admiração.Lenita.

gisah
Reply 13 de May de 2011

ai consuelo!
eu sempre te "visitei" mas nunca me manifestei...
mas com esta casa bapho, eu quase morri!
a gente estuda, vê o projeto... mas sendo habitada, utilizada e acarinhada (e muito bem tratada!) aí é muito legal!
mil beijos para vc e óbvio para sua mãe!(vou perder a chance?!) e mais mil congratulações para sua irmã e cunhado por cuidarem tão bem deste patrimônio icônico.
gisah

Angela Christina Ely Cordeiro dos Santos
Reply 13 de May de 2011

Chic demais!!Mas vamos combinar q a casa da Constança e a "sua" casa tb são maravilhosas!Diferentes no estilo mas com o mesmo DNA do bom gosto gostoso.
Adoro o seu jardim em Florença!No inverno ou na primavera!Lindo demais!!!
Abração carioca,Angela

Thaysa
Reply 24 de May de 2011

Consuelo, esse seu vestido é lindo! O detalhe do zíper nas costas é sensacional!
Linda!

Beijocas

Ana Beatriz
Reply 18 de February de 2013

A casa e linda,adoro arquitetura modernista! O casamento foi chique e moderno,adorei!!Eu tambem me casei de dia.Felicidades para vcs!

sebastian
Reply 19 de February de 2013

nossa nunca vi tanta veiarada junto, e o casamento dela.. tenha dó, terceira geraçao mermmmo

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2013

    Ué, quando se casa aos 40 vc espera o que?...
    Quantos anos vc tem?
    bjs c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 19 de February de 2013

      Consuelo com sua afinada educação sabe lidar tão bem com as vicissitudes que se apresentam, e porque não dizer que com uma boa dose de bom humor.
      Não recomendamos que ao adentrar em lugar por tantos cuidado e cercado por tanto carinho e admiração se bata a porta, ou se grite à anfitriã. Vc teria tido uma recepção tão festejada e acalorada se tivesse demonstrado respeito. Ainda, há tempo, trata-se de um lugar aberto aos que tem coração puro e amigo. Quem sabe se você não encontra essas qualidades aí dentro e apareça de uma próxima mais leve e sorridente, e de preferência com o nome e sobrenome verdadeiros? abraços, AL

    Adrianne
    Reply 19 de February de 2013

    Caro Sebastian , espero que voce tenha tempo para amadurecer e nao simplesmente envelhecer...

    Luciene Felix Lamy
    Reply 19 de February de 2013

    Ah, santa ingenuidade a minha... E eu achando que estava falando com 'gente', rsrs.
    Na 1ª vez, achei que era um idiota, agora não tenho a menor dúvida.
    Esse "Sebastian", ao invés de estudar, lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após e minimizar o tempo na web, fica aqui, fazendo traquinagens.
    Consu, se não houver mesmo como bloquear e/ou excluir (deletar) postagens infantis, creio que ignorá-las seja o mais sensato a fazer.
    Beijos,
    lu.

      consueloblog
      Reply 19 de February de 2013

      Poderia cancelar, mas acho q ele tem o direito a seu espaço, mesmo se ninguém concorde com ele ou se poucos o escutam... Bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 27 de February de 2013

    Somente agora, apos trocar figurinhas com minha querida amiga Lu sobre o andamento dos post antigos, estou tendo o disprazer de saber que o tal ¨Sebastian¨, que com certeza eh um nome falso, estava novamente tentando dar seu pitaco mais do que inoportuno aqui em nosso salotto. Ele nao foi convidado para ¨nosso cha¨, mas mesmo assim, por generosidade da DONA desse blog e aquariana legitima, como diz a Lu, pode expressar sua infeliz opiniao. Ve-se muito bem que tal pessoa( nao se sabe se homem ou mulher, pois internet eh ¨terra de ninguem¨) , esta apenas com provocacoes chulas, alias, muito comum nesta ¨terra de ninguem¨. Eh lamentavel a falta de dignidade desse povinho imbecil em denegrir imagens ao querer aparecer. Sim, liberdade de expressao para todos, mas do nosso lado, podemos apenas lamentar....
    p.s1. Sei que mesmo atrazado Cons, vc vai ler meu comentario...
    p.s.2 ¨Sebastian¨: antes que vc tente me corrigir ou tecer algum comentario sobre o por que de eu nao utilizar a pontuacao quando escrevo, te digo de ante mao que meu computador eh preparado para o ingles, o qual eh fluente, coisa que vc nao deve saber o que eh, ja que ao nao faz a concordancia nem mesmo na lingua portuguesa. E tenho dito!

      Andrea - Curitiba
      Reply 27 de February de 2013

      Desprazer, nao disprazer....Quando o sangue me sobe a cabeca, digito rapido e sem pensar...hahahahahahaha

Luciene Felix Lamy
Reply 19 de February de 2013

"(...) ele tem o direito a seu espaço (...)".
Não há nada + aquariano que isso!!!
Danada! Você é realmente admirável.
Beijos,
lu.

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2013

    Obrigada querida...penso sempre isto de ti!... bjs c

Gigi
Reply 25 de May de 2015

¡Hola Consuelo! Soy de Paraguay mas moro na Espanha, acompanho muito seu blog e todos os dias seu snapp Como a Toscana e linda <3 Gostaria muito que voce falasse em algum momento sobre monos/macacao (¿?) e quando e ideal úsalos. Muchas gracias y ¡Salud!

    consueloblog
    Reply 25 de May de 2015

    Oi Gigi, vc quer q eu fale de quando é bom usar macacão? É isso?... bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *