Filhos emprestados…


Como sempre, nossa amiga do Salotto, Cris Zanferrari, emociona tocando com precisão em sentimentos crus!  

The Meeting Place, St Pancras Station, London

The Meeting Place, St Pancras Station, London

FILHOS EMPRESTADOS

Cris M. Zanferrari

Quando uma história de amor chega ao fim _ e algumas inevitavelmente chegam_ chegam ao fim também os relacionamentos que se estabeleceram por intermédio do casal. Aqueles cujo convívio foi se estreitando, se aprofundando, na mesma medida do bem-querer entre o par. E que agora, no momento da separação, são obrigados a se romper junto com ela. Estou falando dos relacionamentos que, como pais, nos impomos por amor aos filhos: acolher aquele ou aquela a quem eles escolheram para uma vida a dois.

Quando se tem um genro ou uma nora a quem se quer bem, é como se a vida nos emprestasse um novo filho, uma possibilidade de amar o já-criado, assim como é, assim como chegou, sem ter de submetê-lo a alguma disciplina ou educação. Aos poucos vão se achegando à nossa mesa, se esparramando em nosso sofá, se integrando à nossa paisagem familiar. Quando se vê, fizeram morada em nosso coração.

Os mais espiritualizados dirão que estamos aqui de passagem e que vivemos permanentemente desses “empréstimos”. O que, em outras palavras, quer dizer que Heráclito estava certíssimo: Panta Rei. Tudo muda. Tudo flui. Sabemos disso, sabemos que afetos vêm e vão, e que todo “olá” é o começo de um novo “adeus”. E sabê-lo deveria tornar mais fáceis, ou ao menos mais aceitáveis, as despedidas. Mas no espaço entre saber e aceitar cabe um universo de sentimentos e sensações.

No entanto, é preciso. Aceitar. Aceitar que quando um casal se desfaz, se desfaz também a convivência com os familiares e amigos que orbitavam em torno dos dois. Subitamente ficamos interditados, privados de dar continuidade a esse convívio, impedidos de colocar o prato à mesa, de ceder prazerosamente o lugar no sofá. Somos convocados a reinventar uma já tão familiar paisagem.

Com filhos adolescentes, é difícil prever quantos filhos de outros ainda nos trarão emprestados, ou por quanto tempo. Com filhos adolescentes, aprendemos que amar e desamar são verbos intercambiáveis e que nem por isso houve menos amor. Com filhos adolescentes, ensaiamos um aprendizado que dura uma vida inteira: conhecemo-nos um pouco mais a nós mesmos.

Por isso, quando a história de amor que chega ao fim é a de nossos filhos, sofremos duplamente: por eles e por nós. Na casa e na vida, haverá certas ausências que serão mais sentidas do que outras, haverá ausências que passarão a habitar em nós. Afinal, este é o material de que somos feitos: afeto.

Que ao final da história, tenhamos aprendido_ juntamente com os filhos, os nossos e os emprestados_ tão somente a amar com mais fervor, com mais entrega, e com menos expectativas. Que ao final da história, reste apenas a lição do escritor que tem no sobrenome a força e a sensibilidade da palavra Mãe: “Quem tem menos medo de sofrer, tem maiores possibilidades de ser feliz.”

Cris Zanferrari

Observação: O autor referido ao final do texto é Valter Hugo Mãe, e a citação vem do livro “O filho de mil homens”.

Obrigada Cris!!!

Tenho sentido ultimamente justamente o que Cris escreve.  Me parece que amar seja um ato extremamente altruista, pois significa se expor ao sofrimento de perder (porque vai embora, briga, morre, desaparece, etc.).  Mas a alternativa, não amar, não existe para mim… portanto sabemos de nos colocar em risco.  Mas a conclusão de Cris diz que para ser feliz, não tem que se ter medo de sofrer!  Portanto, vamos amar, sem medo!! 

Se gostaram, sigam o Instagram de Cris: Prosapoesia !

YOU MIGHT ALSO LIKE

Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Outubro é uma promessa! Mas qual? Por Cris M. Zanferrari
October 25, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016
O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
July 13, 2016
De juízes e juízos por Cris Zanferrari…
May 19, 2016
Das pequenas (e ternas) coincidências – por Cris M. Zanferrari
October 02, 2015
Cuidar das Palavras
September 04, 2015

96 Comments

Maria Benincasa
Reply 31 de March de 2015

Ufa!! Meu rimel está escorrendo e o dia está apenas começando!! ai ai! Que texto lindo e dificil!
Eu tenho muita dificuldade com a idéia de separação. Separação dos amigos e daqueles que amamos, porque as vezes a vida os leva pra longe. E sofro de verdade com a separação de casais proximos. Estranho, isso me toca de uma forma que nao entendo bem! E esse texto me lembrou um comentario que minha sogra me fez uma vez: 'Nossa, mas vc gosta de tudo que da trabalho, bicho, plantas" e eu respondi: e do teu filho, né!! rsrsrs Mas se a gente for ver, tudo o que dá prazer também dá trabalho pra cuidar e medo de perder, portanto, pode imprimir algum sofrimento. Filhos, marido/namorado, plantas, cães.....amores no geral. Mas como viver sem prazer?
Concordo com vc Lady Linda e com a Cris e com o Valter. Prefiro sofrer a deixar de amar!!
bjs da roça

    consueloblog
    Reply 31 de March de 2015

    Vc colocou em palavras o q sinto!! Meu rímel também escorreu!! bjs linda Lady!

      Viviane Marques
      Reply 1 de April de 2015

      Sorte a minha, no momento em que li o texto já estava sem rímel, escorreram apenas as lágrimas ap pensar nas perdas. Talvez pela profissão, consigo trabalhar um pouco melhor com a perda "morte". Mas tenho uma dificuldade imensa em relação à perda "viva", pessoas que amo, e que por qualquer motivo, deixam de fazer parte da minha vida, do meu dia-a-dia, e passam somente a vagar pelos meus sonhos, meus pensamentos. Talvez por isso optei por não ter filhos, amaria todas as noras e todos os genros, e quanto não sofreria a cada separação, como seria difícil, nada, nunca, me fez pensar tanto nisso, como esse texto. Consu linda, vc sempre nos tocando a beleza, a alma e até o coração. Obrigada, bj!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Maria,
    adorei a resposta que vc deu à sua sogra...kkkkkk
    Mas "quem ama, cuida". É por aí mesmo!
    Bjs com açúcar (já que estamos em época de Páscoa)

      Maria Benincasa
      Reply 31 de March de 2015

      bjs pra vcs meninas!!

        iara
        Reply 1 de April de 2015

        Adorei Maria, minha irmã tbem fala a mesma coisa , que eu adoro perder tempo e tomar trabalho com casa e plantas, mas eu curto , me dá prazer e é uma forma de driblar o medo , sei que todos nós somos finitos mas não quero ficar anestesiada para vida! Amar e contemplar sempre! Já que estamos de passagem, vamos fazer valer a pena! bjus".... são só dois lados da mesma viagem, o trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é tbem despedida..... é a vida desse meu lugar, é a vida!"

    Cecilia Souza
    Reply 3 de April de 2015

    Cris, mais um texto maravilhoso.... Muito obrigado
    Maria, concordo 100% contigo.
    Bjs a todos

      Cris Zanferrari
      Reply 6 de April de 2015

      Que bom que gostou, Cecilia!
      Obrigada!!
      Bjs

Cassiano Soares Lopes
Reply 31 de March de 2015

Amo incondicionalmente e também prefiro sofrer a deixar de amar, como bem disse a Maria. Amor é amor. E viva! Bjocas.

    consueloblog
    Reply 31 de March de 2015

    VIVAAAA!!! bjs c

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Isso mesmo, Cassi!!
    Uma Páscoa cheia de amor pra vc, querido!!
    Bjs doces

      Cassiano Soares Lopes
      Reply 31 de March de 2015

      Obrigado Cris! É só isso que quero ultimamente, amor! Em doses cavalares e quantidades absurdas hahaha! Bjocas amada!

        Marina Di Lullo
        Reply 31 de March de 2015

        Muito amor pra vc Cassi (e sei bem a quem vc se referiu nas "quantidades absurdas", é um dos jurados/chef de cozinha do "Cozinheiros em Ação", certo?). Bj

teresa
Reply 31 de March de 2015

E esse livro que ela cita, O filho de mil homens do Valter Hugo Mãe, é imperdível!!!! "Toda maneira de amor vale aquela, qualquer maneira de amor vale amar", Paula e Bebeto, Milton Nascimento!!!!

    consueloblog
    Reply 31 de March de 2015

    Nossa!!! É isso mesmo!!! E por já conhecida que seja, uma das minhas favoritas "q seja eterno enquanto dure!" e adiciono, "a qualquer preço!" bjs c

      Marina Di Lullo
      Reply 31 de March de 2015

      Yes amiga!! Bjão

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Ah, Teresa, que bom saber que você também aprecia o Mãe!!
    Já leu "A desumanização"? É o mais poético dos livros dele!
    Bjsssss

      teresa
      Reply 31 de March de 2015

      Ainda não, mas já aceitei o convite e vou ler assim que possível! Obrigada.

Andreia Mota
Reply 31 de March de 2015

Este texto foi feito com cebola?!?! Estou igual à Maria, mas sem rímel. “Quem tem menos medo de sofrer, tem maiores possibilidades de ser feliz.” Preciso ler várias vezes esta frase, sei lá, talvez na verdade eu tenha medo da dor, quem gosta de sentir dor? Medo não, mas dor sim. Felizes são os espiritualizados. Parabéns Cris por promover as mais diversas reflexões sobre o tema, parabéns Diva por dividir seus sentimentos conosco. Beijos em todos.

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Obrigada, querida Andreia!!
    Guimarães Rosa dizia que "a vida é um rasgar-se e remendar-se." Penso que escrever (e por extensão, ler) também é!
    Bjs meus

      Andreia Mota
      Reply 31 de March de 2015

      Linda Cris, meu coração agora está em paz. Um abraço carinhoso. ;)

Jovita Agra
Reply 31 de March de 2015

Ainda com um nó na garganta e olhos marejados de tanta emoção, agradeço a vocês, Cris e Consuelo, por este post tão verdadeiro. Não tive filhos mas tenho sobrinhos, sobrinhos-agregados e um sobrinho-neto que tenho amor como assim os fossem, vibro com as conquistas de cada um e confesso que é duro ver algum deles sofrendo por qual motivo seja.
A última frase é mais que verdade. Temos que saber que a vida não é feita só de momentos bons, e que é na "queda" que nos fortalecemos para levantar e seguir adiante. Bjos Salotto.

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    É isso mesmo, Jovita!!
    Obrigada pelo carinho, querida!
    Bjs doces

Mercia
Reply 31 de March de 2015

Texto lindo!
Escreveu todo um sentimento de perda que dói fundo no coração, mas ela também, no caminho, constrói um grande universo que é mágico e, eu acredito, é a base do ser, quando diz: "Que ao final da história, tenhamos aprendido_ juntamente com os filhos, os nossos e os emprestados_ tão somente a amar com mais fervor, com mais entrega, e com menos expectativas."

Cada vez mais o blog encanta!
Bjo grande

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Que bom que gostou, Mercia!!
    Uma feliz e abençoada Páscoa para você e seus queridos!!
    Bjs

Rosa
Reply 31 de March de 2015

Não é possivel não se emocionar com um texto tão belo quanto refletivo.
Na realidade, nós vamos passando por isso, a cada namorado (a) novo(a), vamos deixando o convívio com o (a) anterior, mas é curso natural da vida e nada mais nos resta do que aceitar e amar o próximo, como já amávamos o anterior.
Eu, ainda, acho mais difíceis as situações de casais que se separam, depois de terem convivido anos com os filhos de cada um e, que depois disso, o outro não voltará a ver, porque não tem direito a isso ou porque o pai ou a mãe deles não o quer, por vingança por exemplo. Ignorando as relações afectivas que se estabeleceram durante anos.

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Verdade, Rosa!! Também acho que essas situações são ainda mais difíceis... e nem por isso deixaremos de amar, não é mesmo?
    Bjs e o desejo de uma feliz Páscoa!!

Luciene Felix Lamy
Reply 31 de March de 2015

"Quando se vê, fizeram morada em nosso coração."
Encantada com toda essa sensível poesia, Cris.
Zilhões,
lu.

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Lu, querida!!!
    Lisonjeada com esse seu comentário!! Obrigadíssima!!
    Bjs com afeto

Mari
Reply 31 de March de 2015

Como sempre texto lindo Cris!!
Como não amar os "escolhidos" dos nossos amados!? penso q o melhor é não se preocupar muito c o amanhã, viver o hoje e amar por hoje..até porque não quero fazer
a linha sogra megera.. rsrsr ;) :)
Super beijo queridas Consu e Cris

PS Que lindo trazeres a poesia de Mãe, esse livro é lindo lindo,
de chorar do inicio ao fim !

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Obrigada, Mari querida!!
    E que alegria saber que também conheces e aprecias o Mãe!! "O paraíso são os outros" é o último livro dele, e acho que o título já diz tudo, não é mesmo?
    Bjs afetuosos

      Mari
      Reply 1 de April de 2015

      Ahh esse já vai p listinha! ;)
      Li tb a máquina de fazer espanhóis, livro lindo e comovente..
      Grande beijo

        Cris Zanferrari
        Reply 2 de April de 2015

        Mari,
        "A máquina..." foi o meu primeiro livro do Mãe!! Desde então, virei fã de carteirinha...kkkkk...
        "O paraíso são os outros" é narrado por uma menina, é um livro para jovens (os de corpo e os de espírito)!
        Bjão

maria valéria de moraes
Reply 31 de March de 2015

Amor é fundamental pra mim, tenho sempre um certo receio, mas não deixo de procurar aquilo que me faz mais inteira.

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Você está certíssima, Maria Valéria: amor é fundamental!!
    Bjs e muito amor!!

BEL MILLER
Reply 31 de March de 2015

Lindo!! Amar sempre!!! Amar o namorado, marido, filhos, sogros, vizinhos, colegas, enfim: amar!!! Nada existe sem amor...

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Verdade, Bel!!
    O amor é a essência da vida!!
    Bjsssss

Denise Luna
Reply 31 de March de 2015

Cris,
Texto tão tocante, parabéns.
Ninho vazio não é mole. É coisa para gente "grande". Como a música diz tão bem: Only the strong survive!
Mas amar é se arriscar, não é mesmo? Quem não se abre para amar somente sobrevive, não VIVE!
Viva a vida, viva o amor, viva a superação das perdas.
Bjs

    Marina Di Lullo
    Reply 31 de March de 2015

    Muitos vivas De!! E Cris, obrigada pelo texto tocante e que faz refletir. Bjs

      Cris Zanferrari
      Reply 31 de March de 2015

      Marina querida,

      pulei seu comentário, me desculpe!!
      Obrigada pelas queridas palavras!!
      Bjs doces pela Páscoa!

        Marina Di Lullo
        Reply 1 de April de 2015

        Oi Cris!! Eu que devia ter escrito este comentário a parte, foi o afã de te escrever!! Bjão e obrigada por ser tão cuidadosa!!

          Cris Zanferrari
          2 de April de 2015

          Imagina, Marina!!
          Não posso mesmo perder um único comentário, porque acho tão bacana que haja quem se disponha a tirar esse tempo para "conversar por escrito"! Faz um bem danado a todos nós!!
          Beijão e boa Páscoa, querida!

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Denise querida, muito obrigada pelo carinho!!
    "Ninho vazio" é um tema que dá pano pra muita manga...kkkkk...
    Bjs e uma boa Páscoa, cheia de amor!!

Simone Carvalho
Reply 31 de March de 2015

Excelente texto!

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Obrigada, Simone!!
    Beijos

anna monica
Reply 31 de March de 2015

Lindo! Lindo! Lindo! Texto e comentários!!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Valeu, Anna!!
    Boa Páscoa pra vc!!
    Bjs

RENATA
Reply 31 de March de 2015

sem palavras...so lagrimas por toda beleza do texto! obrigada

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Que bom que gostou, Renata!
    Obrigada pelo carinho!!!
    Bjs para secar as lágrimas...kkkk

Katia Holanda
Reply 31 de March de 2015

Belissimo

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Obrigada, Katia!!!!
    Bjs pra vc!!

Maria Vilma
Reply 31 de March de 2015

Emocionante...!!!
Eu também prefiro e quero continuar amando, amando, amando, mesmo que
vez ou outra eu tenha que parar tudo e chorar.
Amar, amar e amar... Sempre!
Bjs, MaVi

    Marina Di Lullo
    Reply 31 de March de 2015

    "Amar e não ter a vergonha de ser feliz..." (Gonzaguinha). Bj amiga

      Maria Vilma
      Reply 1 de April de 2015

      Minha doce Nina. Amar, não ter a vergonha de ser feliz e
      nem de demonstrar com todas as letras esse amor.
      Bjs, querida!

        Marina Di Lullo
        Reply 1 de April de 2015

        MaVi, vc é tão tão tão amável, que só posso te dizer obrigada, obrigada e obrigada!! Cheiro de hortelã pra vc minha querida

    Andreia Mota
    Reply 31 de March de 2015

    Certíssima amiga querida, não sei se fui objetiva, meu medo é de sofrer com a dor da perda, hoje tive a perda de um grande amigo e mesmo que faça parte da nossa vida, sou "um tiquinho" egoísta neste sentido, não quero abrir mão dos amigos que se vão. Já chorei todas, ele era muito festeiro. Um beijo grande e falar com você hoje por telefone foi revigorante, beijos Nina querida também.

      Denise Luna
      Reply 31 de March de 2015

      Andreia, que pena, sinto muito pela perda do seu amigo :(
      Bjs e vamos amar a vida ainda mais!

        Andreia Mota
        Reply 1 de April de 2015

        Amiga, vc mora no coração, bj grande.

      Marina Di Lullo
      Reply 31 de March de 2015

      Meus sentimentos Andreia, sinta um abraço bem apertado meu. Bj querida

        Andreia Mota
        Reply 1 de April de 2015

        Que abraço gostoso Nina, renovei as energias! Um bj querida amiga.

      Cris Zanferrari
      Reply 31 de March de 2015

      Meus sentimentos, Andreia!! E um abraço daqueles que dispensa as palavras!!!

        Andreia Mota
        Reply 1 de April de 2015

        Cris você é muito querida mesmo, recebi em silêncio seu abraço carinhoso.

      Andrea - Curitiba
      Reply 31 de March de 2015

      So sorry Xara.....Bjs...

        Andreia Mota
        Reply 1 de April de 2015

        Ô amiga querida, obrigada pelo aconchego, sei que pensou em mim, bj grande.

      Maria Vilma
      Reply 1 de April de 2015

      Ô querida, pelo que vc me falou dele, ele era um iluminado
      e gente assim é parente próximo de Deus, que deve tê-lo
      recebido com muito carinho em sua casa.
      Cheiros!!!

      Mari
      Reply 1 de April de 2015

      Andreia meia atrasadinha mas quero deixar aqui meus pêsames p perda de teu amigo..
      Bjs querida!

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Apoiado, Mavi!!!
    Amar sempre é a melhor das escolhas!!!
    Uma feliz e amorosa Páscoa pra vc, querida!!
    Bjs

Roseana
Reply 31 de March de 2015

Filha emprestada quando chega as vezes é meio estranho, aquela pessoa "tomando posse" do nosso sofá ,do lugar a mesa... a gente pensa ...humm ...não sei não ...
Mais devagarinho vai se aconchegando no nosso coração e preenchendo aquele espaço de amor que sempre cabe mais.
De repente me impediram de conviver, mas não de amar.
Ai como doi ! Doi até hoje. Mas o espaço no coração continua quentinho.

    Marina Di Lullo
    Reply 31 de March de 2015

    Ai Roseana, agora foi demais, vc me comoveu. Ninguém nem nada vai tirar o que vcs viveram querida. Bj

      Denise Luna
      Reply 31 de March de 2015

      Muito lindo o que a Roseana falou, né, Marina?
      Bjs para as duas!

        Marina Di Lullo
        Reply 31 de March de 2015

        Obrigada De, beijo afetuoso pra ti

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Verdade, Roseana!!
    Adorei que tenha dito "me impediram de conviver, mas não de amar."
    É exatamente isso!!!
    Bjs afetuosos

Andreia Mota
Reply 31 de March de 2015

É aqui que encontro uma das raīzes que me fortalece, mesmo em tempos de seca. Um abraço carinhoso em cada um. Hoje o dia foi pesado, mas nada como passar por aqui antes que ele termine. Perdão pelo desabafo. Amo vocês.

    Maria Vilma
    Reply 1 de April de 2015

    Nós amamos vc também, querida!
    Um cheirinho leve, suave... para ninar seu coração.

      Marina Di Lullo
      Reply 1 de April de 2015

      E eu as amo!!!

        Maria Vilma
        Reply 2 de April de 2015

        SMACK!!!

Andrea - Curitiba
Reply 31 de March de 2015

Mais uma perola de texto de nossa querida amiga Cris que tanto tem a nos ensinar!! Bjs.......

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Andrea querida,

    obrigada pelo carinho, mas acho que ainda tenho tanto a aprender...
    Bjs com afeto!!

Antonia
Reply 31 de March de 2015

Lindo e tocante texto.

Muito difícil e dolorida a dor da separação,
Vinda de forma natural ou compulsória...
Chegando de surpresa ou planejada...
Seja de amigos, namorados, filhos emprestados, vizinhos, animais...
Quem quer que seja...

O the day after exige coragem,
Pede resiliência,
E requer fé na vida !

    Cris Zanferrari
    Reply 31 de March de 2015

    Isso mesmo, Antonia: que nos falte coragem e fé!!
    Obrigada pelas queridas palavras!!
    Bjs afetuosos

      Cris Zanferrari
      Reply 6 de April de 2015

      Ops... que NÃO nos falte coragem e fé!!

Marina Di Lullo
Reply 31 de March de 2015

Querida Cris, amar com mais fervor e menos expectativas é pra refletir muito e praticar. Lembrei-me da amiga Karen, que me disse que há na sabedoria oriental um ensinamento que diz que há um espírito menor que nos habita e que precisa ser contido pelo nosso espírito mais alto, pois aquele é voluntarioso. Conversar com ele com carinho e compaixão ajuda no desprendimento. Beijos e Feliz Páscoa Cris e Salotto

    Cris Zanferrari
    Reply 1 de April de 2015

    Que coisa linda, Marina!!
    Obrigada pelo ensinamento!!
    Uma feliz e abençoada Páscoa pra vc e todos os seus mais queridos também!!
    Bjs doces

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 1 de April de 2015

Toda perda nos traz uma reflexão:De como é importante viver intensamente cada momento de nossas vidas como se fosse o último e nos preocuparmos com o que andamos fazendo dela......Eu sei que já chorei muito e ainda vou chorar por perder pessoas que amo,mais eu decidi que enquanto eu estiver por aqui vou viver e ser feliz intensamente e fazer o que me dá prazer.Viver cada momento cada segundo ao lado das pessoas que amooo, deixar um sorriso em seus rostos, compartilhando e fazendo o meu melhor enquanto estivermos juntos!!!! Ai entra a palavra que eu mais AMO SAUDADES, porque no final é ela que fica.A AUSÊNCIA de não conviver.A FALTA que sentimos.As LEMBRANÇAS que apertam o coração.Os MOMENTOS que passamos.As MÉMORIAS que permanecem.Tudo isso se resume na SAUDADES....... Na SAUDADES que sempre vai ser ETERNA!!!!! Obrigado Cris por esse lindissimo texto!!!! Um enormeeee beijo a todos!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 1 de April de 2015

    Obrigada pelas queridas palavras, Dani!!
    Fez-me lembrar do conselho de Pessoa: "Vive o momento com saudade dele/ Já ao vivê-lo."
    Bjo doce pela Páscoa!!

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 1 de April de 2015

Querida Andreia meus sentimentos......Força tenha certeza que a passagem de seu querido amigo em sua vida foi marcante tanto para vc como para ele, pois vcs tiveram o privilégio de se encontrarem nesta vida!!!Bjsss no seu coração!!!!!

    Andreia Mota
    Reply 1 de April de 2015

    Dani querida, que lindo o que você escreveu!!! Fica a SAUDADE, pensamentos positivos e momentos felizes. Obrigada por seu carinho em plena madruga, um beijo grande.

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 1 de April de 2015

Bjsssss querida sempre que precisar eu e o Salotto estaremos aqui!!!!!

Janisete Miller
Reply 1 de April de 2015

Lindo texto, Cris!
"Na casa e na vida, haverá certas ausências que serão mais sentidas do que outras, haverá ausências que passarão a habitar em nós." Foi o trecho que mais me tocou e emocionou e que traduz tão bem este sentimento e é tão verdadeiro para perdas e ausências diversas...Minha maior perda na vida até hoje foi a perda do meu pai que sinto como uma ausência que habita em mim, tomando emprestadas suas palavras - mas também sei que a dor da perda é proporcional à importância que ele teve em minha vida e por isto serei eternamente grata, pois tive um pai maravilhoso...
Obrigada por compartilhar!
bjs.,

    Cris Zanferrari
    Reply 2 de April de 2015

    Janisete querida,

    que sabedoria reconhecer que "a dor da perda é proporcional à importância que ele teve em minha vida". Penso que assim é!! Que bênção ter tido esse pai maravilhoso!!
    Uma feliz e iluminada Páscoa pra vc!!
    Beijão

Viviane Marques
Reply 2 de April de 2015

Amados(as) Salottistas, a Páscoa está chegando e os chocolates devem estar morrendo de inveja de vcs. Sabe porque??? Porque vcs têm Talento, Prestígio e valem mais que Ouro Branco, brilham mais que Diamante Negro e merecem receber uma Serenata de Amor, viver um lindo Sonho de Valsa, e quem tem a amizade de vcs pede Bis. Kibom fazer parte do Salotto. Feliz Páscoa e Bacione à todos.

Viviane Marques
Reply 2 de April de 2015

Se me permitem, acho que cabe aqui também, um texto de Santo Agostinho:
A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.

Santo Agostinho

Cris Zanferrari
Reply 2 de April de 2015

Viviane!!

Que texto mais liiiiiiiindo!!! Amei!!
Muito obrigada por compartilhá-lo!!
Uma doce e abençoada Páscoa pra vc!
Bjs

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 3 de April de 2015

Adoro essa oração é lindaaaa,sempre que leio lembro do meu avô que tb se chamava Agostinho!!!!!Obrigada Viviane por compartilha e uma Feliz Páscoa!!!!!Bjssss

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 3 de April de 2015

Cris que lindo o que vc disse!!!!! Obrigada vc por ser essa pessoa especial e que sempre nos emociona com seus lindíssimos textos!!!Uma Super Feliz Páscoa a Vc e sua Família!! Um beijão de chocolate!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 6 de April de 2015

    Obrigada por tanto carinho, Dani!!
    Estou saboreando esse "beijão de chocolate" que você me deu!!
    Abração!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *