Entrevista ao Blog Miss Bazaar!!…


nmm
#FILHA DA MODA

Referência no mercado internacional, a consultora de moda e blogueira apaixonada, Consuelo Blocker, não só é daquelas as quais o estilo, a cultura e a elegância transcendem quaisquer tendências. Afinal, a moda está em seu DNA. Filha da icônica Costanza Pascolato, a blogueira fala com exclusividade ao MISS/BAZAAR.

Desfile-Printing-Verao-2014-FashionRio-3

por RAFAEL PARENTE

Em sua própria definição de ser, “Consuelo é mãe, é vaidosa, é feliz, é apaixonada, é lutadora.” Quer sempre emagrecer, mas sempre sente-se sensual. Quer sucesso, mas ao mesmo tampo admira uma boa dose de tranquilidade, e gosta de encarar seu fim de tarde na companhia de um bom vinho, como ela mesma termina de se resumir. Mas ela é muito mais do que isso. Blogueira – apaixonada pelo que faz, vale ressaltar! -, consultora de moda e filha do ícone da moda brasileira, a empresária e também consultora de moda Costanza Pascolato, a brasileira com residência em Florença, na Itália, Consuelo Blocker é daquelas mulheres de estilo autêntico, de cultura e elegância naturais. Levantando tendências, pesquisando vitrines, assistindo desfiles e acompanhando o street style de grandes capitais como São Paulo, com o SPFW, Rio de Janeiro com o Fashion Rio, Belo Horizonte com o Minas Trend Preview, Milão e Paris, Consuelo lançou há quase quatro anos seu blog, onde diariamente divide experiências dos mais variados segmentos, como moda, arte, estilo e turismo. E é para estes e muitos outros assuntos que ela gentilmente falou com exclusividade ao MISS/BAZAAR. Fala sobre a elegantíssima figura de sua mãe, seu papel fundamental em seu processo de aprendizado de moda e entrega suas predileções para os mais variados assuntos. Afinal, ela entende de tudo, bastante!

Falar de Consuelo Blocker e se lembrar da figura de sua mãe Costanza Pascolato, é automático. Você acredita que ela tenha influenciado de algum modo sua relação com o mundo da moda? Se sim, de que forma?
Muito, lógico. De cara ela sempre foi elegante e quando começou a trabalhar, para vê-la a seguia no seu trabalho no meu tempo livre. Pouco a pouco foi nascendo a paixão pela moda em mim também, que acredito sempre esteve ali, e daí ao invés de só observar, virou um diálogo. Como é ainda!

Em entrevista a “TV Cultura”, sua mãe Costanza Pascolato afirmou que partiu de você o incentivo necessário para que ela desse vida a seu terceiro livro “Confidencial”, onde ela pontua com elegância e profissionalidade questões de moda, estilo e bem viver como o próprio subtítulo da obra revela. Assim como ela você também tem muita bagagem. Pensa também em escrever um livro com suas impressões de moda e de vida?
Muitas pessoas têm me pedido um guia onde eu fale sobre viagens, minhas dicas e meu estilo. É um livro complexo e leva tempo. Minha irmã, Alessandra, é editora e vai me ajudar com isso. Você me diz que tenho bagagem, e tem razão, mas não quero virar “mala”, então tem que ser bem pensado. É preciso fluir, ser leve e divertido, além de útil. Hoje ninguém tem muito tempo para ler, a competição é dura. Para se lançar um livro, o mesmo tem que ser muito bom, divertido e, como disse, útil! [risos]

vv

Retrato das quatro gerações da família, feita por Fifi Tong.

Há muitos anos você reside em Florença, na Itália. Tanto seu trabalho de estilo internacional, quanto as imagens de moda de rua que posta constantemente em seu blog, o “moda,estilo e afins por Consuelo Blocker”, provam que você tem uma relação apurada com o estilo europeu. Com toda essa experiência, quais diferenças e semelhanças você poderia apontar que há entre o estilo de européias e o das brasileiras?
São estilos muito diferentes. A Européia é mais séria e clássica, especialmente na França e na Itália. Já na Inglaterra tem o “establishment” [conceito de ordem ideológica, econômica, política e legal que constitui uma sociedade ou um Estado] que é mais careta e, em contraste, os híper alternativos que “abrem alas” à moda. A brasileira, mais que qualquer coisa quer ser sensual. Qualquer seja seu budget ou tamanho, ser sexy reina! Isto sem nem falarmos do clima que influencia muito como nos vestimos.

A relação de sua mãe com o mundo da moda começou muito cedo, como ela mesmo diz. E sua relação com o mundo da moda, quando e por que começou?
Começou lá pelos meus 15 anos quando fui viver com minha mãe e comecei a seguí-la no trabalho. Os estúdios fotográficos eram quase surreais nos anos 1980. O do Tripoli era todo preto, tocava Pink Floyd super alto o dia todo e tinha um aquário gigante.

Há cerca de três anos e meio você lançou seu blog onde diariamente publica imagens, dicas de passeio, cultura e, sobretudo moda. Como surgiu essa vontade de se tornar uma blogueira?
No começo foi uma iniciativa da Santaconstancia, mas logo entendi que para mim vinha de forma natural. Então me desassociei. Foi crescendo e hoje faz parte de quem sou!

Uma dica para passeio e gastronomia para as próximas brasileiras a visitarem Florença?
Olha, no blog tem dezenas, mas se tiver que dar uma só é passear ao longo do Rio Arno e ir visitar o museu do Uffizzi, isto se for a sua primeira vez na cidade. E vá comer no Sostanza! O omelete de alcachofra é algo que não existe em nenhum lugar do mundo!

Uma dica de moda para nossas leitoras, que você acredite ser útil para todos os biótipos?
Rafael, acredito que isso não exista! [risos]. O seu estilo é reflexo de quem você é por dentro e por fora e é por isso que é individual. Acho que a única coisa que pode funcionar para todo mundo é uma pashmina. Eu não vivo sem! Inverno ou verão, uma viaja sempre comigo e tem mil utilidades. No blog tenho vários posts e vídeos de como amarrá-la!

0

Á esquerda: Livro, “O Essencial”, de Costanza Pascolato, a venda no site da Livraria Saraiva, R$ 42,40. Á direita: página no blog de Consuelo.

O que Consuelo Blocker indica para livro, música e moda?
Para livro “O Essencial por Costanza Pascolato” a re-edição que acaba de sair onde ajudei bastante no texto; Neste momento estou APAIXONADA por Happy, do Pharrell Williams. Para moda, adoro as etiquetas Prada e COS.

Consuelo Blocker, por Consuelo Blocker?
Ame quem você é com os defeitos e tudo mais, pois és a pessoa mais próxima que sempre terás!

  • April 12, 2014
  • 0

19 Comments

Sandra Pires
Reply 12 de April de 2014

Adorei!!! " Tenho bagagem mas não quero virar mala ". Quando sair este seu livro não quero perder de forma alguma. Abraços!

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2014

    Obrigada!! ;-) bjs c

Juliana Sousa Lima
Reply 12 de April de 2014

A foto dispensa comentarios fala por si belissima como voces italianos diriam e falam ao coracao diretamente

Andrea - Curitiba
Reply 12 de April de 2014

Amore, ja te disse varias vezes que quando leio uma entrevista tua, sempre ha algo de novo a aprender com vc. As respostas nunca sao as mesmas, sempre ha algo a mais! E assim como a Sandra, adorei a frase da " mala" !haha...Bjs....

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2014

    ahhahaha! bjs c

      Jairene
      Reply 13 de April de 2014

      Oi Consu! Oi Salotto!
      Entrei nessa brechinha pois concordo muito com a Andrea… Cada entrevista sua é diferente mesmo; E sempre aprendo com vc, e sobre vc!… Estou vendo que vc está bem exigente com o livro que todos pedimos, hein?! Rsrs… Vc está certa em ser criteriosa... Na minha opinião sua forma de escrever/se comunicar já flui, é leve, divertida… E com todo seu conteúdo*, como nos é útil!! "Take your time, baby"… Mas já estou esperando o meu exemplar, e autografado, hehe!! ;) Bjos, dear!!
      *conteúdo, bagagem… Eu tbem adorei a frase da mala! Rs...

        Cassiano Lopes
        Reply 13 de April de 2014

        Vou de carona e concordo com as meninas! Tenho certeza absoluta que seu livro será bestseller dear e cada entrevista sua é um aprendizado novo "mesmo"! Bjocas.

          Alexandra
          13 de April de 2014

          Concordo com vocês! Estamos sempre descobrindo (e aprendendo) um pouco mais a cada entrevista.
          O livro, com toda certeza, fará um grande sucesso, porque você, minha linda, tem um jeito gostoso e único de escrever.
          Já estou contando com o meu exemplar lindamente autografado!
          Beijos a todos. Bom domingo!

Ana Abate
Reply 12 de April de 2014

Esse livro vai ser um best seller com toda certeza e vai rodar o mundo...!
Bj

    Cassiano Lopes
    Reply 13 de April de 2014

    Compartilhamos o mesmo pensamento e opiniao Aninha! Bjocas.

Rafael Parente
Reply 12 de April de 2014

Essa entrevista é uma grande honra para mim! Obrigado novamente, Consuelo. No seu blog, ficou mais linda ainda!!!!! Bjs

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2014

    Obrigada querido! bjs c

Maria Vilma
Reply 12 de April de 2014

Acho interessantíssimas essas entrevistas; sempre proporcionam conhecer um
pouco mais sobre você. Isto é bom...!
Consuelo, subescrevo a opinião das outras meninas sobre vc publicar o seu livro...
Então, quando achar por bem partilhar as suas percepções, sentimentos, olhares, por meio de um livro, com certeza será uma experiência rica e preciosa para todos nós...
Desejo a vc sucesso sempre!
MaVi

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2014

    coradinha.... bjs c

Melissa Matiola
Reply 12 de April de 2014

Esperando pelo livro...

Beijos,

MM

Yula Poletto Dias
Reply 12 de April de 2014

Consuelo...
Acho que um "livro" já está sendo escrito, todos os dias, no teu blog.
Nós, teus seguidores/leitores, estamos sempre esperando, ansiosamente, o próximo capítulo! Pode não ser um livro no estilo acadêmico, mas não deixa de ser um livro, cheio de experiências, vivências, histórias, sentidos, informações, ideias... Faz rir, faz pensar, às vezes até uma lagriminha sai.
Mas vou esperar o livro impresso, viu?
Beijinho,
Yula

    consueloblog
    Reply 12 de April de 2014

    :-)

Niéde Stefani da Costa
Reply 12 de April de 2014

Consuelo
Adorei te conhecer pessoalmente!
Foi muito gostoso conhecer a Alessandra e poder conversar um pouco com vocês.
Espero poder estar presente no próximo encontro do Salotto.
Achei ótima a ideia do livro.Já estou na fila para comprar!!!!! Quero autografado!
Bjo amoroso

CARMEN BASTOS
Reply 16 de April de 2014

c rônicas costanza e Marilu fugiu muito estilo de berço, adotado, admirado, invejado, imitado, de costanza. Em cASA ão descontraído aí sim, pode ser apreciado, mas, muito infantil,são achei digno da costanza, ela é muito mais que isso, é a representação máxima da mulher brasileira. Seria bom rever.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *