Encontrar o teu próprio estilo!


Foto Roberto Leone

Foto Roberto Leone

Entre os vários argumentos que temos discutido em todas as minhas mídias (blog, Insta, Face e Snap) nos últimos tempos, o que espero saia bem claro é que sou porta-bandeira de “Encontrar o teu próprio estilo.”  Respeito muito mais quem tem um estilo, mesmo que eu não goste dele, como a Jenny Beavan (vencedora do Oscar para melhor figurino de quem falamos nesta segunda AQUI) ou uma periguete (com o maior respeito), do que alguém que não tem nenhum estilo.  E isto é independente dela ser bonita ou feia!

Estamos na era de Aquário como explica a nossa Prof. Luciene Felix Lamy:

“Sim, Consu, estamos na famosa “Era de Aquário”!  Isso significa que o “aguadeiro’ preside os próximos 2 mil anos, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões.  Para quem entende de música, Aquário é uma 8ª superior de Gêmeos, ambos pertencentes ao elemento AR, a mente, que é o que nos separa das Bestas.  A abrangência é vasta, imprevisível e irreversível.”

“Rompendo padrões”, estas palavras para mim significam liberdade… liberdade de procurarmos e sermos nós mesmas!  Quem sou eu para criticar outra blogueira?  Lógico que tenho uma opinião, mas todo mundo não é igual.  E enquanto quem me lê pode querer seguir a minha estética, outras não.  Sempre uso o exemplo de minha mãe, Costanza Pascolato.  Muitas pessoas a acham “a mulher mais elegante do Brasil”, mas quantas sairiam pelas ruas com um topete e óculos escuros?…

Costanza como Minion pela Stylight

Costanza como Minion pela Stylight

Para mim o que foi importante da postura de Jenny Beavan nos Oscars é justamente a ruptura à banalidade e ao medo de não se sujeitar aos padrões.  Ela não ficaria natural nem linda em um vestido de gala.  Ela sabe disto.  É o seu trabalho.  É a sua obrigação.  Então ela foi à cerimônia dentro do seu estilo. Daí subentra algo de bem British em querer chocar (no meu esnobismo adoro a frase “Épater la bourgeoisie” chocar a burguesia).  Não deixa de ser um esnobismo bem sutil, e acho que muitos não entenderam.   O protocolo neste caso toma segundo plano, pois como escrevi ontem nos comentários, são os ousados que mudam o mundo.  Ou como dizia muito melhor Steve Jobs:

Essa vai para os loucos, os desajustados, os rebeldes, os desordeiros, os pinos redondos nos buracos quadrados … aqueles que vêem as coisas de forma diferente – eles não gostam de regras … Você pode citá-los, discordar deles, glorificar-los ou caluniar-los, mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los porque eles mudam as coisas … eles empurram a raça humana para a frente, e enquanto alguns podem vê-los como loucos, nós vemos genialidade, porque aqueles que são loucos o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que o fazem.

(Here’s to the crazy ones, the misfits, the rebels, the troublemakers, the round pegs in the square holes… the ones who see things differently — they’re not fond of rules… You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them, but the only thing you can’t do is ignore them because they change things… they push the human race forward, and while some may see them as the crazy ones, we see genius, because the ones who are crazy enough to think that they can change the world, are the ones who do.)

Nossa, me dá um nó na garganta toda vez!

É por isso que admiro marcas como Dolce & Gabbana, Valentino, Gucci e Dries Van Noten que ignoram as tendências e vão pela sua estrada, e se posso ser sincera, o mundo da moda está entendendo isso e já está mudando junto com eles.  Buscamos uma marca que nos represente e não uma tendência que nos defina.  Vamos nessa pessoal!  Vamos ser nós!

  • March 02, 2016
  • 26

54 Comments

Mia Athayde
Reply 2 de March de 2016

Muito boa essa tua reflexão e as ideias que vc lança aqui ... Faz a gente parar um pouquinho e pensar ....
E, pensando, imagino uma dicotomia interessante, um certo conflito bem próprio do século XXI ...
Temos toda a liberdade, temos acesso a todo tipo de informação, temos todas as possibilidades ...
No entanto, de alguma forma, acredito que o espaço para as ousadias, o ser diferente e para ter estilo próprio _no pensar, no vestir, no se posicionar_ requer uma boa dose de segurança e auto conhecimento.
E viva as diferenças!!!
:))

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Vc tem razão! Justamente quando se tem muita liberdade de escolha a tendência é voltar ao "seguro". bjsc

luciene felix lamy
Reply 2 de March de 2016

Personalidade!
Amiga, que orgulho de você, Consuelo!!! \o/
“Épater la bourgeoisie” foi o que escrevi naquela foto onde você devora (com gosto!) uma costela suína, rsrsrs.
Que o prometeico Aguadeiro que a preside prossiga (e siga) sendo o que é, donzela.
Zilhões!!!
PS: Eu estava ocupada com outro inglês (Thomas More), mas acompanhei tudo aqui, no Blog.

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    smack!

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 2 de March de 2016

Muito bom! É o maior desafio que encontramos, sermos nós e posso dizer que se o aceitamos ele é uma "quest" fascinante. Não há nada que pague a satisfação que a liberdade de assumirmos nos proporciona!
É uma descoberta a cada dia, confrontos, crescimento que nos levam p fora do lugar comum e nos lcra de sermos achatadas pelas imposições.
Conclui, depois de um bom tempo, que querer impressionar é perda de tempo, sabe aquele esforço p agradar? Esqueça. Nada impressiona mais do que ser autêntica, naturalmente autêntica.
Não é fácil, mas vale a pena.

Beijos,

AL

    Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
    Reply 2 de March de 2016

    *livra

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Exatamente!!! bjs c

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 2 de March de 2016

Depois que comecei a te seguir Consuelo larguei de pensar e fui encontrar meu estilo... Adorei!

Fatima Bertoche
Reply 2 de March de 2016

Adorei quando você fala da sua mãe. Realmente só ela pode usar o "topete" e os óculos escuros à noite.

maria valéria de moraes
Reply 2 de March de 2016

Sempre estou procurando me conhecer melhor, pra encontrar o meu estilo.

fatima
Reply 2 de March de 2016

vc como sempre me surpreendendo! fico meses sem ler o seu blog e quando leio..... lá vem mensagem inteligente! vive la difference! vamos ser nós mesmos, coerentes com o nosso interior.. sejamos mais felizes.... chega de usar "o que está na moda"... estamos no século 21 gente....
Fatima V.

Iara
Reply 2 de March de 2016

Por isso que gosto de ficar coladinha em vc, porque depois que comecei a seguir seu blog me libertei de tantas coisas, parei de fazer pose , passei a ser eu mesma e seguir o meu estilo!!Ufa até que enfim, ser livre e ter opinião própria! Estou mais feliz!! bjus

Helaine
Reply 2 de March de 2016

É isso, conhecer seu estilo, é um segredo das pessoas elegantes.😍

Manu Mourão Spaine
Reply 2 de March de 2016

Consuelo sua linda, primeiro por dentro e depois por fora :) , assim como outras leitoras te acompanho e me alinho ao seu pensamento sobre estilo ,moda e comportamento; aliás trabalho com isso aqui no Brasil para algumas marcas bem bacanas, e defendo a linha de Ser Você, não seguir os outros, e descobrir que a maior beleza está mais do lado de dentro e nos olhos, afinal , a vida não é mesmo maravilhosa???? Adoro tudo que vc escreve! beijão

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    obrigada! bjs c

Cissa bettinelli
Reply 2 de March de 2016

O maior desafio esta em ser realmente quem a gente é! abcs

    Andreia Mota
    Reply 3 de March de 2016

    Cissa concordo completamente com o que você escreveu! O nosso maior desafio, com certeza! Bj.

Gloria Jane Melo
Reply 2 de March de 2016

Olá Consu, olá Salotto,
Desde o post do red carpet que eu jå havia achado um alento a escolha de CB pela mais elegante da noite. Acrescento que foi libertador! Nem todas têm porte, corpo e elegância para envergar um vestido de gala. Lembrei-me certa vez que fui comprar um par de brincos e a vendedora queria me vender uns enormes com pedras, falsas claro, azuis turqueza e dizia que estes brincos realçavam a beleza, tinham sidos usados por uma determinada miss, etc... Eu, que sou baixinha, pensei: hå complementos que tanto realçam a beleza como também realçam a feiura. Depende de quem usa. Obvio, nem cogitei de leva-los.
💗💗💗

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    hahaha! Parabèns! bjs c

Sara
Reply 2 de March de 2016

Consuelo, eu adorei ler sobre a Jenny aqui. Poxa, acho que a atitude dela foi tão forte! Eu, da minha parte (hehehe) gostaria muito de ser amiga dela! :-) E me doeu ver os olhares daqueles homens que não a aplaudiram (a falta de educação deles, a meu ver, foi muito pior do que ela não ter seguido o dress code). Enfim... ela é competente, ganhou o Oscar 2 vezes... acho que basta, não? Adorei a tua reflexão. Tenho 40 anos e ando trilhando esses mesmos pensamentos!

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Concordo sobre a mal educação! Muito pior! bjs c

glaucia hoppe
Reply 2 de March de 2016

tudo bem com a roupa, mas aquele cabelo vassoura de bruxa horrível....

Bernadete Marques
Reply 2 de March de 2016

Steve Jobs até podia falar ou pensar dessa maneira, mas eu penso que ele só pode pensar ou falar dessa maneira, porque vivia num mundo, numa época em que as coisas estão um pouco organizadas. Onde não há regras ou ordem, não há liberdade. E todos sabemos que existem pessoas que não querem apenas quebrar algumas regras no vestir.

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Com todo respeito Bernadete, o que vc diz não faz sentido para mim. Quer momento mais biruta que os anos 70 quando Jobs começou tudo? E ele passou por seus altos e baixos. Não era um homem fácil, mas era visionário. Não acho q todos devem ser como a Sig.ra Beavan, eu não faria como ela, adoraria uma oportunidade para ser princesa... mas eu não vou mudar o mundo... ela talvez, um pouquinho sim! Veja o quanto deu a falar!! Abriu a mente a muitos, mesmo os que não concordam.
    Com isso, também não acredito em anarquia, e lógico que generalizar é perigoso. Quanto aos mal intencionados, só podemos tentar nos defender deles.
    bjs
    c

      Isa Bsb
      Reply 9 de March de 2016

      Esse texto pode levar a dupla interpretação - o que é muito bom porque nos faz pensar!!! Nos dias atuais existem muitos loucos - na política, principalmente - querendo impor regras aos alienados que acatam e dão suporte. Mas o mundo precisa dos "loucos" do bem, que nos levam ao lúdico, ao pensar e ao fazer!

Priscilla Leite
Reply 2 de March de 2016

Adorei seu post!!! Você sempre tem muito conteúdo para passar, sempre com embasamento. Realmente acredito que a moda atualmente é para ter e não para seguir, ou seja, chega de tendências, e que venha a liberdade de estilo, beijos querida. (Prii_leite)

Neide Felix
Reply 2 de March de 2016

Sem discurso.
Tô com você Consuelo!!! - Agradar a todos é difícil. Seguir tendências me dá preguiça, e, vamos combinar,
a quebra de padrões sempre incomoda aos "enquadrados" mas sem isso o mundo não anda. A pegada é
deixar-se sair da casinha. Bjs. PS. Amei aquela foto de ontem no face você sendo enlaçada pelo seu namorido.

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Lindo ele, não? bjs c

monica
Reply 2 de March de 2016

Bravo Consuelo!!! Emocionada...Steve Jobs...Salve!!! Amei...vou copiar e enviar pra minha filha de 19 anos, que não se encaixa em padrões e é uma das pessoas mais espetaculares que conheço...não é fácil ser ela mas é magnífico!!! Muito orgulho da minha pequena!!!

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    já sou fã dela! bjs c

      Adrianne
      Reply 3 de March de 2016

      Que lindo, Monica!!!!!!!!!!!!!!
      Maravilhoso, magico e ao mesmo tempo, tão verdadeiro.
      God bless.

Frederica
Reply 2 de March de 2016

Que bom poder ler sobre estilo, moda e a era de Aquário, tudo num mesmo texto, bem articulado entre inteligência e cultura, mas de forma leve! Isso sim, é muito estilo!

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    obrigada! bjs c

Andrea
Reply 2 de March de 2016

Olá Consuelo!Acompanho seu blog,vc inspiradora!inteligente!vc vai além!minha querida!Sou daquelas que sigo algumas tendências mas,no meu estilo!por exemplo não uso vestido,saia,tento!tenho até algumas peças mas não curto!Tbem optei por não ter filhos e sou feliz dessa maneira e completa!Pior eu ter que ouvir o porquê de não ter filhos se sou casada....As pessoas se acham no direito de opinar sobre sua vida sem ao menos vc pedir opinião delas!Se falasse que fosse gay seria mais fácil porque quem hoje iria questionar?(se é que existe ainda alguém que faria...)A maioria não respeitam sua opinião em não ter filhos!Incrivel!E digo: -Nasci pra ser feliz e não pra agradar as pessoas!;)

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Difícil né... mas é cultural... não se preocupe! bjs c

Miriam fajardo
Reply 2 de March de 2016

Seu post me fez lembrar a formatura da minha filha, que odeia esses vestidos de festa. Depois de muita briga me convenceu a deixa - lá ir de tênis all star, camiseta e para me agradar usou uma saia de tule preta super frufruzenta. Foi o maior comentário da noite e a que mais se divertiu. Fez muito sucesso entre os amigos.

Marina
Reply 2 de March de 2016

Olá Consuelo, esse tema é muito interessante. Eu pessoalmente com 48 anos,tenho os meus dias de quebra de padrões.
Que libertador é podermos ser seguros de nós mesmos e saber ignorar a censura dos outros.
Mas... apesar da sua eleita ter personalidade e a tal extravagancia tipicamente britânica, ela quebrou o dress code e falamos DA festa de hollywood ! for God sake :)
Beijinho,

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    Mas vc acha o dress code no Oscar tão importante assim que uma quebra não é positiva? bjs c

      Marina
      Reply 3 de March de 2016

      Olá Consuelo, sim é claro que é positivo e transformador que haja quem quebre regras, pela positiva. Mas o que eu quis dizer um pouco na ironia, é que na essência, os Oscars o evento maior da poderosa indústria do cinema, ainda são o red carpet, o glamour e os actores são as "estrelas" . Jenny B. teve a coragem de aparecer nesse cenário, como uma pessoa saída da vida real, que foi simplesmente ali receber um prémio pelo seu excelente trabalho.
      Na Europa teria sido menos polémico, eu acho. Foi um ótimo tema! Beijinho

Selma Maria Rubick de LIma (curitiba)
Reply 2 de March de 2016

O que é essa tal LIBERDADE que buscamos e queremos senão a atitude de fugirmos dos padrões e normas impostas por uma sociedade hipócrita?? Principalmente na moda!!!! VIDA LONGA À JENNY....com seu estilo próprio!!!
E, vc 'querida Consuelo' q nos mostra todas as nuances da moda e da vida!!!! beijocas estaladas (como manda Cassi). q sou muiiiito fã!!!

Reply 2 de March de 2016

Resta nada a dizer... Salve salve!!!
Beijo

marly Papa
Reply 3 de March de 2016

Querida Consuelo , como é libertador podermos nos vestir como gostamos e nos sentimos bem , como sou de aquário , sempre gostei de me vestir com que combina com meu estilo e me faz sentir segura , adorei o post , vc sempre nos leva a pensar e nos atualizar , obrigada !!!

Cassiano Soares Lopes
Reply 3 de March de 2016

Wise words my friend as always! A moda passa, o estilo fica. Eu tenho o meu e gosto muito! Finalmente encontrei os modelos que me favorecem, assim como cores e materiais. Conforto e praticidade são essenciais. Qualidade também, of course. Portanto, viva a diferença, a democracia e a liberdade de escolha! Bjocas estaladas de Jaguar City meu Salotto amado!

consueloblog
Reply 3 de March de 2016

Todos ótimos comentários que enriqueceram o post!! Obrigada Salotto!!
bjs
c

Nuria Casadevall
Reply 3 de March de 2016

Eu concordo em gênero, número e grau com você, Consuelo. Para mim, encontrar o meu estilo significa olhar um pouco para dentro e me respeitar como pessoa. Acho que estou num momento de ser quem eu sou, cada vez sem "máscaras"!

    consueloblog
    Reply 3 de March de 2016

    fantástico, não? bjs c

Maria Benincasa
Reply 3 de March de 2016

Liberdade! Essa é minha palavra! Liberdade dentro de nos mesmos, para depois podermos externá-la e deixarmos nossa essencia fluir! Isso geraria um mundo mais feliz, com pessoas mais satisfeitas consigo mesmas.
Abordagem supimpa Lady!
bjs da roça

Maria Vilma
Reply 3 de March de 2016

Vamos!!! Com vc nos orientando, certamente será mais fácil! Porque com vc, eu, particularmente, tenho descoberto e aprendido muito sobre mim e além...
Este post me serviu como uma luva... Como a Marly, sou aquariana, de natureza liberal... e por isso, sempre me vi como a descrição de Clarice Lispector:
“Quer saber o que eu penso? Você aguentaria conhecer minha verdade? Pois tome. Prove. Sinta. Eu tenho preguiça de quem não comete erros. Tenho profundo sono de quem prefere o morno. Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração nata por quem segue o coração. Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa! Ser louca, estranha, chata! Eu sou assim.”
Penso que só podemos ser nós mesmas se tomarmos posse do que somos. Isso quer dizer, procurarmos nos conhecer em nossa totalidade, sermos donas de nós mesmas integralmente... Aprendermos a lidar com as nossas qualidades, mas também com os nossos defeitos, nossas limitações...Só assim, conseguiremos ser melhor para nós mesmas e para o outro... É claro que isso é uma busca, um aprendizado que dura à vida toda.
Assim, vamos nessa!
Abraço forte!
MaVi

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 3 de March de 2016

Me desculpe, mas tive que voltar.
Viu isto?
http://revistamonet.globo.com/Premiacao/noticia/2016/03/figurinista-que-venceu-o-oscar-e-chocou-por-look-despojado-diz-que-nao-esta-nem-ai-pela-falta-de-aplausos.html

Realmente os olhares não foram muito amistosos. A coragem dela é que é a marca.

XXX,

AL

Andrea - Curitiba
Reply 3 de March de 2016

Essa eh a minha diva, sempre com sua bela postura, muita personalidade e grande inteligência!!!!!!!!Bjs lindinha......

Cátia Martins
Reply 6 de March de 2016

Olá, Consuelo! Sou aquariana e bastante liberal em quebrar paradigmas...mas estilo é uma coisa, elegância é outra...Vc elegeu a Jenny Beavan como a mais elegante e isso ela não estava mesmo...ela pode ter o estilo dela, usá-lo onde ela quiser, mas para uma cerimônia de gala não estava nada elegante...seria o mesmo que eu ter como meu estilo usar diariamente calça jeans e camiseta branca e eu ir com elas (mesmo sendo de grife) à posse de um presidente na Casa Branca...será que eu corria o risco de ser eleita a mais elegante?😆 Beijos!

LÚCIA BRASIL
Reply 6 de March de 2016

Quebrar regras é libertador. Gostei da moça do Oscar. Eu quebro regras que me agridem. Sou muito criticada por ter escolhido não casar. Já cansei de ouvir: vc é tão bonita, porque não casou? mas, eu adoro namorar gente!! casar pra quê? se sou feliz comigo mesma. Há tanta beleza neste mundo de Deus. Porque se restringir a ditaduras, se podemos ser feliz do jeito que somos? com nossas escolhas assumidas? O Cassi por ex. aqui do saloto. Será que ele seria feliz se não tivesse tido a coragem de quebrar regras na cidade pequena onde nasceu? Felizes aqueles que quebram os paradigmas só assim o mundo se renova.

Ledyanne Carvalho
Reply 8 de March de 2016

Consu, você é uma das pessoas que tem me ajudado a encontrar meu próprio estilo!! Pois, desde de que comecei a te acompanhar, passei a também a observar mais quais são os meus gostos e o quais peças ficam bem em mim. Me sinto mais feliz por isso! Obrigada!

Alice Isabel
Reply 24 de May de 2016

Concordo com você Consuelo. As regras são para serem quebradas, ou não... tudo vai depender da ocasião, da pessoa, da situação, do momento, da emoção!!! Admiro pessoas que tem estilo próprio, mas fico me questionando: O que é ter estilo próprio? ainda não encontrei uma resposta finalizada e acredito que nunca encontrarei... penso que ter estilo próprio é principalmente ter consciência de quem somos, o que fazemos, onde estamos, enfim ... qual nosso espaço neste mundo. é saber se portar em diferentes eventos sem perder a essência. é vestir-se adequadamente para determinado lugar onde temos que ir a trabalho ou lazer de acordo com o Dress Code (que deve ser respeitado) e de acordo com nosso corpo e gosto pessoal ... bom no momento é assim que penso ... mas ... a gente sempre pode mudar de opinião, mudar atitudes, mudar as roupas, o importante é não perder a noção de quem somos
... Smacksss...

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *