As mulheres brasileiras se vestem para homens ou mulheres?


As mulheres brasileiras se vestem para homens ou mulheres?  Esta foi a pergunta que fiz aos meus amigos de profissões, sexos e preferências sexuais das mais variadas…  Aqui o resultado.

379329_10151408715452445_1753313806_nJac Leirner, artista e olho supremo

“Me visto para os que sabem que ‘menos é mais’, para alcançar o mistério dos seres andróginos. Me visto também para que a roupa não apareça… And I love black!”

 

 

 

 

rfra_bck_v12_171Ronaldo Fraga, estilista, poeta, pensador, sonhador!

Na prática nao tenho duvidas que a mulher veste sim,para as outras mulheres.
Agora , instintivamente , a escolha da roupa é uma conquista amorosa com o
grupo, com o outro e consigo mesmo. E a mulher domina isto muito bem !

 

 

 

282199_4545108316429_235204879_nSilvia Poppovic, jornalista e incrível apresentadora

“As mulheres se vestem para atrair os homens e para impressionar as mulheres.”

 

 

 

 

ImageCostanza Pascolato, mãe e consultora de moda (também diva! ;-))

“Acho que a maioria das mulheres se veste para as outras mulheres. Mais do que isso, para se adequar ou ajustar ao seu meio, grupo ou ao que ela aspira como categoria.
Um fenômeno que vem crescendo ultimamente é o da “erotização” da maneira de vestir da mulher brasileira. Nem estamos só falando das populares “periguetes”. Decotes vertiginosos e saias desenfreadamente curtas parecem ser lugar comum entre aspirantes a “it” girls (e nem tão girls assim) de todas as categoria sociais.
Não decifrei ainda a razão desta exibição desenfreada de hiper feminilidade. Parece ser um depoimento de “eu posso sim” uns trinta anos depois do evento do feminismo. Não creio que seja para seduzir os homens. Estes, suspeito, ficam atordoados com as leguas de pele aparecendo, toneladas de longos cabelos esvoaçantes em looks que são tediosamente quase iguais, só que mal ou bem sucedidos. Isto sem falar da desvairada exibição de saltos e plataformas que a princípio deixam qualquer silhueta mais sensual e elegante mas que com suas alturas excessivas, fazem do caminhar um exercício doloroso e desajeitado.”

222666_504540699588131_434062835_nWalter Rodrigues, estilista e um gentleman

” Mulheres”
“Sempre busquei entender na hora de vestir as mulheres que com muito prazer vesti, se toda a energia gasta em provas, acertos e na alegria do resultado final era para os homens ou para as outras mulheres…confesso que entendi que no final era para as outras mulheres, não por disputa, não por “revenge” e sim por puro prazer de ser a mais linda. E sendo a mais linda ela teria sido a mais inteligente na escolha da cor, do tecido, da forma e do estilista que era sim seu cúmplice, afinal um vestido é apenas um vestido sem esta mágica, mágica esta que é possuir e ser possuída por ele. Tornando-se um só e matando as outras mulheres de ciumes.”

MONICA-WD-223Mônica Waldvogel, jornalista e maravilhosa apresentadora

“As mulheres se vestem ora para os homens, ora para que as mulheres a admirem. Mas, antes de tudo, as mulheres se vestem para a imagem que têm delas mesmas nas diferentes situações. Um vestido não é um vestido não é um vestido, ao contrário do célebre verso de Gertrude Stein sobre a rosa. Um vestido é um sonho detalhadamente planejado nas nossas fantasias, quando nos enxergamos protagonistas de um enredo qualquer produzindo efeitos em volta de nós. Claro que essa fantasia é contaminada pelos códigos de cultura,  diferentes em cada país. Uma mulher francesa segue os cânones da elegância diferentemente de uma italiana ou de uma inglesa. No Brasil, nos imaginamos mais sexies, exibidas e enfeitadas, com nossos cabelões, fivelas douradas nas bolsas e saltos altíssimos no metrô. Os homens vão absorvendo esses modelos em suas secretas viagens eróticas inspirados nas mulheres à sua volta. Talvez fiquem irremediavelmente atraídos pelo que vêem. Mas acho que os pobrezinhos estão sendo enganados. Nós, brasileiras, não estamos nos produzindo para eles. Estamos mancando sobre os saltos, apertadas em saias curtas e balançando nossos brincos apenas para continuar na nossa busca pela felicidade como fazem as moças das novelas e das revistas. E, cá entre nós, por que não?”

photoDidi Wagner, apresentadora, beleza, pessoa linda!

“Não sei dizer se a mulher brasileira se veste para o homem ou para a mulher. Acho que antes de mais nada, a mulher deveria se vestir para si mesma. Ou seja, a gente deveria sempre pensar primeiro no que gostamos e em como queremos nos ver e nos mostrar para o mundo, para depois decidir “qual público” queremos encantar mais, se o feminino ou masculino. O perigo de se vestir para a mulher é ostentar demais; o complicado de se vestir para o homem é exagerar nas peças justas e decotadas. Como achar o meio termo? Procurando em você a sua verdade, acho que é isso!”

540583_10200203167537629_286752723_n

 

Fernando Sommer, criador e divertido proprietário da Casa 92, casa noturna em São Paulo que amo! Fiz um post AQUI.

“É logico que as mulheres se vestem para as mulheres!!! Que homem que gosta de unha azul,ou deseinhos… batom roxo,calcinha vermelha? Aqueles sapatos Sneeker??? Ou pior aquelas sandálias Spartacus !! As mulheres deveriam perceber o quanto ficam lindas de vestidos,saias , cabelinho na cor que Deus deu e do jeito que era para ser!!! Menos é mais!! Minha mãe que fala, mulher bonita não precisa usar maquiagem!!!!”

546846_10151251532889839_1842848920_nJohnny Luxo, DJ, super Instagrammer e lançador do bazar online Johnny Luxo.

“Eu acho que tem os 2 casos, mas na maioria das vezes elas se vestem para elas, por uma questão de vaidade, auto estima e concorrência.”

 

 

foto em alta

 

Jussara Romão, jornalista e ótima designer de jóias.

“Mulher gosta de ser admirada.
Por homem, por outra mulher, tanto faz.
O importante é ser admirada.
Ego, autoestima, sedução.
O vestir traz sensações diferentes.
Por isso a importância dada à moda.”

 

 

Portrait-Paula-CademartoriPaula Cademartori, designer de bolsas que carregam seu nome e um grande novo talento

Acho que as mulheres em geral deveriam vestir-se mais para elas mesmas em primeiríssimo lugar…
Mas sou bastante consciente que isto não acontece…Acho que depende muito se elas querem “seduzir ou serem notadas” ou até mesmo os dois!
Seduzem o partner e querem ser notadas por outras mulheres ao mesmo tempo…
Plumas, paetês e salto alto, e como as paulistas falam “força na peruca”, com alguma marca ou brand que ao mesmo tempo possa ser reconhecido e admirado por olhinhos alheios…
Todos temos um percentual de instigar e atrair atenção das outras pessoas…
70% para as outras mulheres e 30% para os homens…Pois estes 70% de olhares e comentários alheios trazem outros 90% de atenção de outros homens…

P1030719_2_2Kika Repeto, personal stylist, best friend e dona de um pulso épico no guarda-roupa

“A sensualidade da mulher brasileira na minha opinião vem do prazer de vestir sua própria “pele” de mulher.
Do cuidado e respeito com a sua feminilidade e da atenção que ela dá ao seu corpo, cabelos, pele. A roupa acompanha esse balanço languido e musical.

Isso me faz pensar que a mulher brasileira se veste para o seu homem, para o seu objeto de desejo.
Ao mesmo tempo, ela está sempre de olho na concorrência; as outras mulheres. Estas são um mix de fonte de inspiração e competição.

As outras mulheres, são também as que realmente entendem “o que” ela esta vestindo.
Aquele sapato, bolsa, colar ou vestido que já vem homologado com uma identidade na língua que só as mulheres e alguns poucos homens entendem.

Sabemos que o que conquista o homem é o estado de espirito em que a roupa que ela veste a coloca.
É o que ela transmite, e é o que ele percebe.
O homem não fala a língua Celine, Prada, Miu Miu.  Pode até apreciar, mas não entende a história por trás do objeto.

A outra mulher, concorrência ou não, decodifica imediatamente as várias mensagens por trás de um “look”.   E com certeza é um grande prazer que alguém entenda exatamente o que você esta querendo comunicar.  Há uma cumplicidade implícita e imediata.

Então acho que a mulher brasileira se veste para os dois, homens e mulheres, por razões diferentes!”

383565_543874962295266_2097576565_n

Rastko Kovacevic Key, marido da Marta, ponto!

“Mulher se veste para os homens?

Na verdade, sempre me visto para mim mesma, para me sentir bonita, confortável e moderna…e nada é mais confortável do que salto 17 e a mini-saia de couro.
Não tem nada a ver com a opinião dos homens, até me sinto desconfortável quando eles olham…realmente, só por causa que coloquei blusa decotada, e sem nada por bor baixo, eles tem que encarar daquele jeito?
Eu sou uma dama, não uma mulher oferecida que eles imaginam.
E as namoradas deles devem me encarar com raiva só porque sou uma mulher bem-sucedida, com certeza. Coitadinhas, inseguras…

Mulher se veste para as mulheres?

Essa estória de competição entre amigas é tudo papo de homem. É só ver eu e a minha melhor amiga…
É verdade que podemos chamar ela de “cheinha”, e ela não é exatamente o paradigma de bom gosto em roupas, mas isso é coincidência, somos amigas por questão de afinidades, de longa data, desde que a minha última melhor amiga deixou de retornar as minhas ligações, não sei porque. A culpa não é minha que o namorado dela tem queda por blusa transparente, que usei naquela noite quando peguei ele para dançar comigo…
Mau-caráter, isso é que ele era! Mexer com amiga da namorada é muito baixo, ainda mais quando elas são tão próximas e nada competitivas.

Mulher se veste para se sentir respeitada no trabalho?

No trabalho é a mesma coisa…eu me visto para me sentir confortável, porém correta… básica sandalha tipo grega, sabe, aquela que sobe amarrada até os joelhos, simples, prateadas, nada demais…e combina bem com a saia comportada, simples, aquela que cobre as coxas, pelo menos a metade superior delas…afinal, só por causa que sou uma profissional, não deixo de ser mulher, né? Mas lá vão as pessoas, fofocando, julgando a aparência alheis.
E, me digam, porque não a maquiagem um pouco mais alegre no trabalho? Vermelho forte não é nada fora deste mundo, nunca entendo estes olhares das moças no escritório….só por causa que eu fico sempre arrumada para os clientes?
Verdade é que nunca se sabe quando pode ocorrer happy-hour com algum deles, e temos que estar bem-vestidas, sempre, a nossa empresa é muito exigente com o visual dos funcionários, isso é normal.
O fato de eu ser transferida de novo é puro mal-entendimento…a esposa do nosso diretor é uma mulher insegura, e é difícil lidar com isso…ainda mais quando não há motivo algum. Somos todos profissionais aqui, antes de tudo!”

283468_10150241455084290_6026306_nMarta Putz, esposa do Key, poker face!

“Eu me visto pro Key! Continuo com meu jeito mas gosto de agradá-lo e apenas moldo algumas coisas que sei que ele prefere.”

 

 

 

 

579146_10151327020757289_1228356990_n

Rubem Duailibi, jornalista, amante de carros e filho de divo da publicidade

“O corpo da mulher brasileira, valoriza qualquer roupa que veste!”

 

 

 

 

SONY DSCRoberto Leone, fotógrafo e HDMV (homem-da-minha-vida)

Women dress to feel good about themselves. If they make other women envious, all the better…
Women also dress to feel attractive. And if they actually attract other men, all the better again… 😉

Tradução

Mulheres se vestem para estarem bem com elas mesmas.  Se fazem outras mulheres a invejarem, bom pra elas…
Mulheres também se vestem para se sentirem atraentes.  E se atraem outros homens, bom pra elas mais uma vez! 😉

SONY DSCEu, yours truly, blogueira e filha de uma diva da moda e um esteta-mór!

A mulher brasileira gosta de ser sensual.  Ela se sente bem nestes panos.  E com isto falo das mulheres que não trabalham na moda.  Colocadas em uma cultura que não é a sua, parecem deslumbrantes pássaros coloridos com suas plumas brilhantes…e fora do contexto.  O culto, e técnica, do cabelo longo e alisado tem se exportado com sucesso.  Me questiono, por que não conseguimos ainda fazê-lo com a nossa moda.  Mas estou extraviando.  Esta mulher se veste para si, e escolhe o look de acordo com a ocasião.  Devo dizer que as mais espertas são de grande eficiência.  No meu caso, faço assim.  Estudo a situação, analiso as variantes (inclusive a altura de quem está me acompanhando) e escolho as melhores roupas (ferramentas) para a ocasião…sem trair o meu estilo.

E você, o que acha?…

  • February 07, 2013
  • 0

91 Comments

Raquel Ramos dos Anjos
Reply 7 de February de 2013

Por homem? Por mulher? Eu, Raquel, me visto para me sentir admirada.

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Boa!! Adorei a tua honestidade! bjs c

    maria valéria de moraes
    Reply 7 de February de 2013

    Eu me visto pra mim mesma, se me sinto bem, e de acordo com o que me proponho, então fico bem com todos a minha volta.

Ana Laura Rabelo
Reply 7 de February de 2013

Muito bom! Existe um excesso de sensualidade com o qual, confesso, não me sinto bem.
Além do fato de se vestir inapropriadamente para a idade, o que não acho legal mesmo para quem está em forma.
Aí, entra o "tal"estilo pessoal não é? É nessa hora que acredito que podemos tirar o melhor, se estivermos bem informadas e de bem conosco, e nos firmar, mostrando quem somos e, de alguma forma, até nossos valores. É muito bom descobrirmos nosso eu e o mostrarmos no estilo de vestir. É uma delícia.
Mas, acredito que a maioria das mulheres brasileiras se vestem para outras mulheres. bj e continue provocando essas ótimas discussões! AL

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Querida vc trouxe um ponto que todos acima esquecemos de mencionar o importantíssimo Age-appropriate!!
    Era uma argumento q há tempos queria abordar mas n sabia como fazer um post dele. Aí pensei nesta opção de várias pessoas opinarem...Eu gostei e me surpreendi!
    bjs
    c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 7 de February de 2013

      Adorei esse estilo de post Consu! Mias um vez você merece 10! bjks 1000,AL

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 7 de February de 2013

No impulso inicial, acredito que as mulheres vestem-se para si mesmas, mas de olho no seu público alvo,o que dependerá da situação e vale para as mais bem sucedidas no quesito estilo.
Mesmo as brasileiras mais discretas ostentam uma latinidade charmosa , tão bem identificada pela Consuelo, como deslumbrantes pássaros coloridos.
Mas escapa à minha compreensão, o erotismo escancarado do estilo periguete presente em todos os grupos sociais. Seria uma regressão ou uma afirmação, como escreveu Costanza ? Agradam a quem, com seus improváveis sapatos e cabelos leoninos?
Seria possível falar em mulheres " com penso ou sem penso", sem parecer esnobe?
Que acham?

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    HAAAAAA!!! Adoraria criar este quesito!! Voto pelo "com penso ou sem penso" obrigada!!!
    bjs
    c

Jana_M
Reply 7 de February de 2013

Eu acho que é a história de matar dois coelhos com um golpe só, no mais das vezes; isto é, a mulher brasileira se veste para que as outras mulheres admirem suas escolhas, sofisticação e criatividade. Para as que repousem o olhar nelas pensem "Nossa, isso fica bom com aquilo? Como não pensei nisso antes? Vou tentar!". Mas também se vestem para os homens, mesmo sabendo que o que será admirado será o todo, a imagem geral, e não as tais escolhas mais específicas que compuseram o todo...

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Realmente! Obrigada! bjs c

Camila_NK
Reply 7 de February de 2013

Ana Laura, Consuelo...
Penso que o problema não é o excesso de SENSUALIDADE, mas o entendimento que se tem de sensualidade. O termo certo, no meu ver, é a "erotização" exagerada, como colocou a Costanza. A sensualidade não é necessariamente a exposição do corpo (fendas, decotes, barriguinhas...), pode ser uma roupa, um gesto, um andar, um tom de voz, um olhar...
Meu marido, que tem um olhar perspicaz sobre o assunto, disse certa vez que " as mulheres são vítimas!" Questionei: de quem?? da moda? das tendências? "Do se próprio pensamento", disse ele. Achei ótimo, e acho que é isso mesmo, um pensamento errado sobre a sua própria imagem.
Sobre o questionamento, pra mim depende do contexto que a mulher (eu) vive no momento.
Bjs.

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Posso falar por mim, só nesta idade, e com um companheiro que me admira, consigo hoje aceitar quem eu sou com os meus pontos fortes e fracos curvas...rsss
    Obrigada e bjs
    c

      Camila_NK
      Reply 7 de February de 2013

      Que consolo ouvir isso...rs, sempre me achei uma retardatária!! Pra dizer a verdade vc tem grande participação no meu processo de percepção/aceitação, e pra minha sorte, também tenho um companheiro que me admira! Tks! Bj.

        Ana Laura Rabelo
        Reply 7 de February de 2013

        Muito boa colocação Camila! AL

          Camila_NK
          7 de February de 2013

          Obrigada. Bom esse debate, né?!
          Bjs,

Andrea - Curitiba
Reply 7 de February de 2013

A meu ver eh um pouco de cada comentário acima: claro que nos vestimos para as outras mulheres, para que todas vejam o quao chique, na moda e linda somos, alias, mais do que todas as outras. Claro que para o homem com quem estamos, também. Para que ele e somente ele tenha orgulho de estar ao nosso lado e pense que cara de sorte ele eh! Claro que para os outros homens nos acharem bonitas .Claro que deveríamos nos vestir apenas e tão somente para nos mesmas...As vezes isso até acontece...Terapeutas e psicólogos incentivam - nos a sermos assim. Culturalmente, nos brasileiras, queremos ter o corpo mais lindo, o bronzeado mais dourado, a roupa de grife mais cara, o cabelo mais liso e por aí vai...Francesas se acham as mais elegantes e magras do planeta. Americanas com o estilo mais low - profile possível. Será que temos que ter sempre um adjetivo a nos introduzir na sociedade ou poderemos sermos nos mesmas e criarmos a nossa própria identidade ? Eu sou mais eu!

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Bom pra ti!!! Que bom que temos ao q aspirar, não, e a cada dia, escolhendo o look do dia, que responda a quem somos e faça o nosso homem feliz!
    bjs
    c

Linda
Reply 7 de February de 2013

Acho que no geral para ser admirada p/ mulheres e por homens, de maneiras distintas :) Eu posso dizer apenas, que no meu caso, visto algo que acho que me cai bem, que me dê conforto e segurança, ... absorvo as tendências de moda se acho que aquilo funciona em mim ou em detalhes. Acho que esse excesso de erotismo em se vestir, no geral, vem de uma disputa diária de conquista. Seja admiração feminina ou desejo masculino. Beijos :)

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Penso como vc! Bjs c

Josele Lopes
Reply 7 de February de 2013

Cada pessoa tem o seu estilo e o seu charme, só precisa descobrir...
Bonita no espelho e na vida real.
Bjs bjs.

Maria Araci
Reply 7 de February de 2013

Que debate bom!!!! Acho que quando a mulher escolhe uma roupa ela tem uma intenção e esta intenção que vai guiar a sua escolha do que vestir. Vou me vestir para meu marido, namorado, para outros homens? escolho uma coisa. Quero impressionar, mostrar que estou por dentro da moda para outra mulheres? escolho outra coisa. Mas acho também que a mulher, na maturidade(não a maturidade da idade, mas a da segurança em si mesma) se veste para ela mesma e assim atinge os dois públicos alvo num "tiro" só!!!!

Charliany Santos
Reply 7 de February de 2013

Consuelo
Só voce mesma, para nos trazer um assunto tão instigante e ainda mais com esse time!
A meu ver, um pouco dos dois. Uma (pequena) parte para impressionar aos homens na hora da conquista,da sedução e um grande parte para impressionar às outras mulheres, com uma dose de competição, afirmação social, ser "A Poderosa". Até aí, para mim, tudo bem, cada uma com seus motivos.
Mas o que mais me acha atenção, em uma época em que nós mulheres temos tanta liberdade, liberdade essa tão arduamente conquistada, e como bem disse a Constanza" trinta anos depois do evento do feminismo"( Vive La Différence!) é a padronização do visual. Temos que ter muito cuidado para não sermos meros imitadores de tendências, perdendo um pouco da nossa individualidade.
Nesse quesito,me preocupo muito em distinguir o que fica adequado à minha idade, meu tipo físico,minha história de vida. Nessa altura da vida, não me vejo adotando certos estilos, os quais ficaríam mais adequados às amigas adolescentes dos meus filhos.
Mas voltando à sedução, lí em algum lugar a seguinte frase: " Nada é mais afrodisíaco do que ser verdadeira e espontânea". Pode até parecer meio cliché, mas prefiro acreditar que ainda é por aí. :)
Bjs,
Charly

Christina
Reply 7 de February de 2013

Acredito que a regra é que as mulheres se vestem para as outras mulheres. Agora, claro, como todas as regras, tem suas exceções (ou situações).
Mas o mais importante, é que após ler todos os comentários pensei: somos tão inteligentes e interessantes que podemos vestir o que quisermos ou desejarmos, ou quem sabe, nem nos vestir....rsrsrs. Bjs

Christina

Cleuza Lucia Marcondes Pedott
Reply 7 de February de 2013

Sua mãe Constanza, do alto de sua vivida e sábia experiencia, disse tudo que eu gostaria de dizer, absolutamente realista.
Bjs

Mia Athayde
Reply 7 de February de 2013

Sou uma esteta e bem crítica com a questão da adequação.
Adequação ao ambiente, à idade, ao grupo, ao contexto.
E gosto de pensar que as mulheres mais do que se vestir, gostam de se adornar.
Acredito que o uso dos adornos funcionam como recursos que ajudam a mulher a atingir seus objetivos em relação a um outro - homens, mulheres - e a si mesma.
Seja a piriguete que quer ser comida (com os olhos ou até literalmente) , aquela senhora em elegância discreta que deseja ser respeitada ou a artista que no vestir, transmite um pouco do seu mundo.
Porque, mesmo em biquinis pequenininhos ou cobertas por burcas, as mulheres desejam sempre ser percebidas ... por outras mulheres, pelo(s) homem(ns) e sempre, pelo espelho ....
Deve ser da natureza feminina ....

    Maria Araci
    Reply 7 de February de 2013

    Gostei muito, Mia, do que escreveste! A única coisa que a mulher não quer é ser invisível!!!!

Julian@ .. Gyn
Reply 7 de February de 2013

Hoje, com a maturidade, posso dizer que me visto para mim mesma, sem me preocupar com modismos, tendências (coisas que aliás nunca segui) e com o que os outros vão pensar - embora eu não me vista de forma "chamativa". Gosto do que é belo aos meus olhos, e prezo pelo conforto. Acho que atração vai além da casca .. vestimenta .. de quem quer que seja.
Bjos, Consuelo!

    Julian@ .. Gyn
    Reply 7 de February de 2013

    Aliás, acho que hoje em dia esta faltando PERSONALIDADE nas pessoas.
    Os "clones" estão se alastrando! Rs ..

walter rodrigues
Reply 7 de February de 2013

Wow que sucesso!!! Precisamos mais desta maneira elegante e sutil de descobrirmos os desejos e os argumentos das mulheres, pelo que já li aqui elas se libertam e respondem com carisma e honestidade, ate porque confiam em você Consu e como eu também acreditam que és um exemplo a ser seguido. Parabéns pela adorável discussão...que venham muitas outras!!Kisses!!

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Oh Walter, vc é sempre tão carinhoso...e inteligente!! Obrigada pelas, palavras, participação e opinião. Adorei saber o teu ponto de visto, tão ìntimo que vc dividi com mulheres que escolheram a ti para fazer uma peça muito importante. Os fittings, a reação ao resultado final, são coisas que só vc pode ter visto!
    bjs

    c

Mateus Habib
Reply 7 de February de 2013

Não sei para quem se vestem, mas sei para quem deveriam se vestir: para elas mesmas!

Maria Araci
Reply 7 de February de 2013

Bah!!!! Tô metida! Já estive 3 vezes aquí, hoje!!! Mas é que me lembrei do Saia Justa de algumas semanas atrás onde os participantes desta temporada, só homens(Léo Jaime, Xico Sá, Dan Stulbach e Du Moscovis) escolheram a mulher carioca como a ideal para eles: são as únicas que saem para a rua de cabelo molhado, usam pouca ou nenhuma maquiagem e se vestem com completa descontração. E discutindo o item sobre os homens notarem o que as mulheres estão usando, disseram que só notam se são perguntados. Outros pontos de vista!!!!!!

Mariana (@andpizzazz)
Reply 7 de February de 2013

Que lindo post!

No meu caso eu concordo em gênero, número e grau com vc: "Estudo a situação, analiso as variantes (inclusive a altura de quem está me acompanhando) e escolho as melhores roupas (ferramentas) para a ocasião…sem trair o meu estilo.". Adorei mesmo sua explicação!

Silvia Poppovic
Reply 7 de February de 2013

Nossa que bafo, Consuelo! Esse debate é sempre ótimo e oportunino para se colocar na roda... Parabéns!Conte comigo para os outros!!! bjs

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    Adorei a tua presença!! É uma sorte podermos contar com a tua opinião!! Obrigada!!! Vou contar com a tua ajuda outra vezes, sim!
    Bjs
    C

Cláudia
Reply 7 de February de 2013

Todas as colocações são válidas e interessantes, mas sua mãe apreciou a questão de forma completa. Escolher uma roupa significa mostrar para o mundo como vc deseja ser visto...
Bjs

Salete Pinheiro
Reply 7 de February de 2013

Consuelo,
Em primeiro lugar parabéns por este espaço privilegiado que é o teu Blog – são milhares deles hoje, mas poucos conseguem abordar de forma profissional e com muita elegância temas relacionados a moda, estilo, entre outros.
Sobre a pauta de hoje, em minha opinião, as mulheres brasileiras erram muito na produção, principalmente para trabalhar. Moro em Brasília e vejo no dia-a-dia muitos exageros, como decotes, fendas, ou produções sem graça, que não valorizam o que têm de melhor.
Gosto de me vestir de forma confortável, portanto as roupas e sapatos devem ter bom acabamento, nada apertado ou sobrando, tudo na medida. Com o passar dos anos vamos conhecendo melhor nosso corpo e percebemos o que cai bem e o que não deve entrar de forma alguma no armário. Para ser bem sincera eu não me visto para meu marido, nem para as outras mulheres, me visto para me sentir bem, porque acredito que nenhuma produção deve ofuscar o que uma mulher tem de mais belo: a inteligência.
Beijos

Luciene Felix Lamy
Reply 7 de February de 2013

Se para homens ou mulheres? Creio que para as "n" circunstâncias mesmo.

Ah, são tantas as variáveis... Um dia, estamos assim, no outro “assado” e daí, tudo muda.

Somos sujeitos de “Alteridade” (o termo ‘técnico’), ou seja, além de "com nossos botões”, vivemos COM o(s) “Outro” (s). Costumo brincar que existir é COM, e agora, PONTOCOM, rsrs.

E quem são esses “Outros”? Como já li numa das obras de nossa adorável "Mamisa", pode ser o companheiro, a amiga, a cunhada, a colega de trabalho, a caixa do supermercado, enfim, são todos os demais que, mesmo que em graus diversos, participam de nossas vivências. Leitoras do Blog que aguardam ansiosas pelos looks do dia, inclusas!

Se arrumar, no capricho, mesmo sabendo que naquele dia não teremos nada para fazer fora de casa também pode ser prazeroso. Tão prazeroso quanto o esmero na hora de colocar a mesa para uma refeição igualmente solitária.

Mas, não é todo dia que estamos a fins... Às vezes, nem tiramos o pijama ou, na pressa, acabamos engolindo algo rapidamente, correndo, sem ao menos poder desfrutar de toda uma mesa elaborada. Resumo: tanto nas vestes do corpo quanto na apresentação da mesa, há de se dispor de tempo, dos elementos e principalmente dela, a bendita VONTADE.

O problema é que VONTADE (esse desejo genuíno que determina o estar ou não “a fins”) é caprichosa e, assim, às vezes, surge do nada: é influência da “Lua”*, eu digo: se estiver em Touro, primará pela sensualidade; em Leão, vai querer se exibir; se, em Virgem, perseguirá adequação; já em Libra, nada menos que sofisticação; Se estiver no ‘folgado’ do Sagitário, nem pensará muito nisso; em Escorpião, optará por certo mistério; em Aquário, pelo inusitado e, em Peixes, até um singelo pijaminha pode fazer sua felicidade. E por ai vai. A propósito, hoje e amanhã, está no mais clássico em termos de vestimenta: Capricórnio.

Mas independente e até mesmo “além da Lua”, há momentos em que somos instigados por nossa vaidade, por nosso “natural” e primitivíssimo senso de competição.

O filósofo francês Jean Jacques Rousseau, em seu famoso “Discurso sobre a origem da desigualdade dos homens” menciona a dança como exemplo de promoção de destaque. Imagine uma horda de bárbaros em volta da fogueira. De repente, alguns começam a dançar. Obviamente, um ou outro começa a chamar a atenção e os demais voltam seus olhares para ele. Pronto: está descoberta a pólvora, trazendo em seu bojo o mais constrangedor dos pecados capitais: a inveja.

Se ponderarmos sob o viés psicanalítico e trouxermos de Freud a Zygmunt Bauman, concluiremos que o ser humano, basicamente, busca o prazer o evita a dor. E nada é mais prazeroso que nos sentirmos amados, seguros, protegidos, amparados.

A experiência agradável (bastante positiva como foi no exemplo da dança acima) nos empenharemos em repetir: “caprichei no look, me surpreendi positivamente com a “resposta” [atenciosidade, carinho, atenção, desejo, admiração e até mesmo certa ‘inveja’] do(s) “Outro(s)” (do companheiro, da amiga, da cunhada, da colega de trabalho, das leitoras do Blog, etc.), vou caprichar ainda mais, fazer ainda melhor, me superar!”.

Limitar aos sexos (M/F) é restringir demais as inúmeras, vastas e até inimagináveis influências que nos permeiam.

Hoje, preciso estar pronta para necessidades mundanas, ordinárias, prosaicas, de responsabilidade. Chove, a Lua está a 10° de Capricórnio e logo mais precisarei levar o caçula ao pediatra. Vestirei uma simples camisa branca, jeans escuros, botas e um cardigãzinho bordeaux por cima. Complementarei com discretos brinquinhos de ouro envelhecido, um belo bracelete e colares fininhos (como os que a Consu usa) e o relógio. O relógio (antídoto para um espaçoso Ascendente Sagitário) porque para uma “cabra” imperativo é cumprir o dever, sobretudo com a família.

Amanhã, sexta-feira, dia de Vênus (Afrodite), capricharei para o meu Amor (tb não deixa de ser para mim). ;)

Mil beijos,
lu.
(*) muda de 2 em 2 dias.

    Quiteria Franco- Visual (in) desejado
    Reply 8 de February de 2013

    Luciene, que resumo maravilhoso!
    Sabes, quando eu dava aulas de História da Moda, ao conversar sobre "quando a roupa se torna moda"? dizia para os alunos que é a INTENÇÃO da escolha que qualifica a roupa e a transforma em Moda.
    Nossos pensamentos se identificam, não? Ou seria pretensão minha?
    A tua imperiosa vontade , é ainda mais forte que a minha tímida intenção. Adorei a palavra!
    Vou copiar teu texto .Bjos.

      Luciene Felix Lamy
      Reply 8 de February de 2013

      Quitéria, querida,
      "Resumo"? Menina, sou tão prolixa... :(
      A Moda é uma linguaguem artística fascinante, mas que não domino... O que sei, vieram das obras de Costanza ("O Essencial" e "Confidencial") e agora, com o ConsueloBlog, descobri quem é Raf Simons e o elegante Walter Rodrigues, por exemplo.
      Creio que nossos pensamentos se identificam, sim, sobretudo se considerarmos que há sempre uma intenção por trás da vontade.
      Beijos,
      lu.

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2013

    Lu,
    É sempre surpreendente como os teus textos, mesmo longos e sofisticados, são divertidos, prazerosos, claros e cheio de informações!! Me parece impossível que uma cabeça só contenha tanta informação e tão organizada!! Vc nos presenteia sempre com o teu tempo e raciocínio. Obrigada!!
    Bjs
    C

      Luciene Felix Lamy
      Reply 8 de February de 2013

      B.U.N.Y.T.A. !!!
      Deus te abençoe.

        consueloblog
        Reply 8 de February de 2013

        A vc tmbm! bjs c

          Paula
          8 de February de 2013

          Luciene, li o post, comentei e depois vim dar uma olhada nos demais comentários. O que escrevi é basicamente o que vc diz: não estamos sós, e sendo assim, estamos sempre nessa intrínseca relação com o outro, não existimos sem ela. Nos vestimos para os homens ou para as mulheres? Não sei, acho que não faz diferença com relação ao gênero, ao meu ver, nos vestimos para capturar o olhar alheio, esse desejo genuinamente humano de ser visto. Parabéns por seu comentário, muito bom mesmo! bj

          Luciene Felix Lamy
          14 de March de 2013

          Ah, mas eu fico tão chateada quando descubro que deixei de me manifestar quando alguém "falou" comigo... :(
          Esse é o único "defeitinho" dos Blog's, rsrs.
          Queira me perdoar, Paula.
          Somente agora (+ de 1 mês depois), leio esse seu comentário... Que bom que apreciou, amiga.
          Mil beijos e, tomara que nos vejamos hoje.
          lu.

Maria Carolina F. Fonseca Vasques
Reply 7 de February de 2013

Bem, eu fico até meio sem graça de dizer, mas euzinha me visto para outras mulheres, sem dúvida! Inclusive isso muito me chateia, porque afinal de contas, se eu gosto de homens, por que não me vestir para agradá-los? Uma expressão máxima disso são as bolsas e sapatos. Outra coisa é essa obssessão pela magreza. Eu tenho 1,76 e peso 58kg e estou sempre querendo perder um pesinho. Sei que os homens preferem as mulheres mais "gostosas", mas tenho pavor de engordar. É isso, pensando bem acho que tenho que rever isso! Ótimo post Consuelo, beijos a todos!

Luciene Felix Lamy
Reply 7 de February de 2013

Socorro!
Quem assina o texto dessa doida, entre a Kika e a Marta Putz?
Quer me matar de rir, maluca? :) :) :)
Beijos,
lu.

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2013

    É o Key!... Marido da Marta. rssss

      Luciene Felix Lamy
      Reply 8 de February de 2013

      O "Key"? Sei... ;)
      Absolutamente sem noção, a mulher brasileira* é de uma vulgaridade ímpar. E burra, pois qual Homem**, em sã consciência, acalentaria predileção ao grotesco em detrimento do sublime? Só um jumento. Mas é assim, que as "metades" se encontram.
      Beijos,
      lu.
      (*) Disse "brasileira", mas cônscia de que generalizei. Não atenta ao clima; à ocasião; à idade; ao peso, estado civil e etc e etc.
      (**) "H"omem! Já os "zômi"... Quanta diferença!

Rita Branco
Reply 7 de February de 2013

Grande Fernando Sommer!!!! Adorei a sinceridade dele!
Consuelo, eu me visto para mim. Adoro estar confortável, à vontade e seguir o bom senso, principalmente no que diz respeito ao que vai bem com a minha idade e as minhas... curvas (adorei essa tua). E acho que isso dá certo. Porque se eu estou bem comigo mesma, automaticamente sou admirada pelas mulheres e pelos homens (estou tão modesta hoje rrsrsrsrs). Mas acho que deu para entender, né? bjs!

Estê Toledo
Reply 7 de February de 2013

Dear CSJ4Me,
UUU que ebó vc causou no seu salotto, agora quero ver ter café no bule pra oferecer para todo mundo por aqui.... a não se esquece dos amantegados, para um gentleman de fino trato como eu .

De modo geral, acho que as Mulheres se vestem mesmo para outras mulheres, porém, semelhante a aquela pergunta: Quem é o dono da Lua? Ora, dono da Lua é aquele que olha pra ela. Quando botamos os pés fora de casa, a bem da verdade e sem saber, nos vestimos para qualquer um que nos observe.

OBS: Mônica Waldvogel, jornalista e maravilhosa apresentadora, os "pobrezinhos" foi sacanegem hein?
Deixe nos seguir cegamente pelo caminho dos tolos, acreditando que somos o centro de interesse das mulheres, tenha misericórdia deste "pobrezinhos" e dê nos o direito de que, esta "mentirinha", vista se de verdade para diminuir os sofrimentos da vida daqueles que usam cuecas, e as vestem com todo o carinho para vcs.... ainda que furada e laceada...hihihi..
Beijocos Estê.

Maria
Reply 7 de February de 2013

Adorei!!! muito bom. Sua amiga Kika é super estilosa, toda vez que aparece, está maravilhosa. Mande mais alguns looks dela por favor. Os seus looks tem estado maravilhosos!!! Beijo grande!

Rachel Castro
Reply 7 de February de 2013

Concordo 100% com a Constanza.

Paty
Reply 7 de February de 2013

Amei o parecer do Fernando Sommer....hehehehehe.....

Vera
Reply 7 de February de 2013

Nossa Consuelo o seu blog é tão delicioso como uma taça de vinho ou um cognac que sabe tão bem degustar!
Bjos de Lisboa pá!

Annkarin Aurelia Kimmelmann e Silva
Reply 7 de February de 2013

Hi,
acho que o seu Roberto acertou na mosca, e olhe nao e puxa-saquismo nao, ha,ha...
Bjos, Aurelia

Karina Mendez - Los Angeles CA
Reply 7 de February de 2013

Muito bom!!!
Fernando Sommer:
“É logico que as mulheres se vestem para as mulheres!!! Que homem que gosta de unha azul,ou deseinhos… batom roxo,calcinha vermelha? Aqueles sapatos Sneeker??? Ou pior aquelas sandálias Spartacus !! As mulheres deveriam perceber o quanto ficam lindas de vestidos,saias , cabelinho na cor que Deus deu e do jeito que era para ser!!! Menos é mais!! Minha mãe que fala, mulher bonita não precisa usar maquiagem!!!!”

Maria Carolina
Reply 7 de February de 2013

Eu me visto para ser admirada por mim mesma e pelas outras pessoas
http://www.blushnacozinha.blogspot.com.br

Andrea Powell
Reply 7 de February de 2013

Eu pessoalmente me visto para agradar a mim mesma!

Daniela - SP
Reply 7 de February de 2013

Consu:
Que post FANTÁSTICO ! O tema é instigante e vcê escolheu um time de primeiríssima!
Adoro a inteligência da Silvia Poppovic e da Monica Waldvogel. Aliás a GNT errou feio ao tirar a Monica da condução do Saia Justa!!
bjos
Dany

Juliana Toledo
Reply 7 de February de 2013

Para homens ou mulheres? Ahhhh, devo confessar que neste assunto "já atirei para todos os lados". Hoje, um pouquinho mais segura de mim (depois de uma passada no terapeuta) procuro me vestir primeiramente pensando em mim, mas levando em consideração o tipo de ambiente em que vou estar. O curioso é que atualmente eu procuro me vestir de modo que a roupa "não chegue antes de mim" . Acho que o periguetismo, a ostentação, os excessos em geral e até os seus contrários como o desleixo no vestir representam isso. E desviam a atenção do que realmente importa: da mulher linda, elegante, sensual na medida, educada, alegre, atenciosa, humilde, com olhar e sorriso generosos, confortável na própria pele com suas qualidades e defeitos e que desperta o interesse de outros de maneira discreta. Ahhh, como eu quero ser esta mulher... bjs.

Rosália Moreira
Reply 7 de February de 2013

Boa noite Consuelo!

Adorei esta sondagem de opinião! Parabéns.
- O 1º Prémio para a resposta mais masculina vai para o Roberto ( gosto de um homem que diz tudo o que quer dize, em poucas palavras. Esses homens são tão inteligentes que sabem dever deixar o enrolamento da conversa para as especialistas. Como diz o Saramago: " são as conversas das mulheres que fazem com que o mundo continue a girar ").
- O 1º Prémio para a resposta mais verdadeira vai para o primeiro parágrafo da resposta da Costanza Pascolato (digam o que disserem, pensem o que pensarem ... contra factos não há argumentos. A Costanza, na minha opinião, respondeu perfeitamente à questão: "Para quem se vestem as mulheres?" ... quer elas concordem ou não).
- E, finalmente, o 1º Prémio da resposta com mais humor vai para o Key ( Consuelo e Marta, PORRR FAVORRRR, convençam o Key a, vestido de mulher, encenar este texto incrível. Fico à espera do vídeo).

Beijinhos.

Rosália

    Paula
    Reply 7 de February de 2013

    Na minha modesta opinião, não importa se nos vestimos para homens ou mulheres, ou para nós mesmas. Acredito que o vestir, esse ato tão humano, inevitavelmente passa pelo desejo de capturar o olhar de outro (outro ato genuinamente humano), sendo assim, será que faz tanta diferença se esse outro é um homem, uma(s) outra(s) mulher(es) ou a imagem idealizada de nós mesmas? Acho que não importa tanto para QUEM nos vestimos, o sublime nesse investimento de recobrir o corpo, enfeitá-lo, ao meu ver, é a estreita ligação do humano com o olhar do outro, com o desejo de captura desse olhar externo. E nisso, acredito que carregamos sempre um dedinho (no melhor dos casos) de insegurança, afinal, entre aquilo que fazemos e aquilo que o outro encher há sempre um abismo estrutural.... Essa mesma insegurança, acredito eu, acaba por proporcionar uma beleza que nenhuma roupa é capaz de produzir: a beleza contida no fato de sermos seres de convívio, de sermos seres criados, dentre outras coisas, pelo desejo de se fazer ser visto. Assim sendo, que cada um se vista, antes de mais nada, do desejo de provocar/produzir, esse olhar de um outro, gesto tão legitimamente necessário aos humanos. Só lamento que andamos tão mal resolvidos com essa questão do olhar do outro, resultado: coisificação do olhar, infeliz banalização de um jogo lindamente humano. É o que me fez pensar essa discussão. Bj

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2013

    Ahahahah! Seria muito engraçado! Adorei a idéia! bjs c

Elizabeth Kasper
Reply 7 de February de 2013

Com todo respeito por todos os depoimentos, o da sua mamisa, digno de Ctrl+c Crtlv !!

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 8 de February de 2013

Que bela discussão, de tirar o fôlego, e quanta gente bacana. Ainda se usa essa palavra?
Esse teu blog está criando uma comunicação espontânea e profunda de grande valor.
Parabens!
Bjos.

Jaqueline Müller
Reply 8 de February de 2013

Em primeiro lugar, penso que me vestir ou nós mulheres nos vestimos, por ser divertido. É uma delícia colocar aquele brinquinho que combina com a blusa que combina com a calça que combina com os sapatos e que o todo combinará com a bolsa. Isto tudo é uma delícia. Quando o divertimento acontece, busca se então, capturar olhares para ver se o que foi escolhido, deu certo. Homens, mulheres, crianças...esquecemos delas!! Quem já não foi elogiado por uma criança, não sabe o que estou falando. É simplesmente uma gostosuraaa!!! "Tia, como você está linda" a criança diz. E ela entende de moda? Não! No máximo entende de harmonia, de diversão, de cor, mas não da moda em si. Portanto, quando chegamos então, a este público, a agradar a uma criança, BINGO! Está tudo um luxo, e vamos agradar inclusive a Gregos e Troianos!!
Grande beijo e eu amo isso tudo aqui!!!

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2013

    Amei a estória da criança!! É super verdade!!! bjs c

Rafael Candotti
Reply 8 de February de 2013

Adorei o post e comentário das pessoas que criam, respiram, usam e sabe de moda. Porém a sigla HDMV roubou a cena pra mim rsrsrs.
Ao ver a sigla , antes de ler o significado, pensei que fosse algo super tecnológico em HD rs.

Vou deixar o meu comentário, mulher se veste para ARRASAR ! Se eu fosse mulher essa palavra is vir antes de homem ou mulher .

As mulheres tem que arrasar, seja de jeans ou um longo com calda .

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2013

    É a atitude que conta!! bjs c

Isabella
Reply 8 de February de 2013

Ontem a Leandra (que se veste só pra ela, basicamente) fez um post sobre a Dior em que falou uma coisa muito interessante: disse que o Raf Simons faz com que ela vá até a loja e compre a coleção pret-a-porter porque, ao ver a campanha, ela sente que esquece seu lado quase-garoto e quer parecer uma mulher daquelas. Acho que é bem isso: voce se veste pra parecer aquilo que quer ser.
Por isso, acho que depende de cada um. As moças em festa que usam vestido bandage curto porque os homens gostam e bolsas de grife com monogramas papagaiados pra chamar a atenção das outras mulheres querem ser essa figura e, por isso, se vestem para impressionar os dois gêneros. a Anna Dello Russo, por outro lado, se veste pra impressionar a gente das modas; a Emmanuelle Alt, pra ser cool. e assim vai...

Pretendia não escrever muito mas acho que não deu muito certo hahaha Vou aproveitar essa linda semana inteira de feriado aqui no Rio e me atualizar nos posts. Mas adorei esse, tem vários comentários ótimos aí pra cima!

bjs
http://hrvatic.tumblr.com

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2013

    Obrigada querida!! Bom saber o ponto de vista de todo mundo!! Fiquei feliz que o post teve este sucesso, pois senti muito ele.
    bjs
    c

Marly Papa
Reply 9 de February de 2013

Estou viajando p/ um congresso e confesso que por falta de tempo e cansaço , me ausentei , e hoje cedo , antes de começar outro dia , vim dar uma olhada e me deparo com um post surpreendente , só vc Consu , amei o debate e as pessoas escolhidas p/ dar a opinião , acho que pela idade , os valores vão se modificando , hoje penso mto no conforto , praticidade , e custo beneficio , mas como bom aquáriana , também gosto de uma pitada de modernidade !!!! Mas gosto de sentir que estou num gde momento , como diz uma amiga , e acho gostoso sentir que atraio tanto olhares de outros homens , como de mulheres , p/ mim quer dizer que a escolha foi certa e isso é prazerozo !!!!

    consueloblog
    Reply 9 de February de 2013

    Como te entendo!! Bjs c

Ritinha Medina
Reply 9 de February de 2013

Será q me visto para competir com outras mulheres ou para chamar atenção dos homens?!
Sei não. Acho q preciso refletir um pouco (no espelho e cá com os meus botões)...
Depois de 'ouvir' essa constelação bacanérrima de amigos convidados pela Cons + amigos do Salotto, penso q as minhas escolhas buscam, em 1º lugar, a minha própria satisfação.
Mas não se pode negar a importância do olhar do Outro.
E não é por insegurança não. Trata-se da essência do ser humano.
Tem ocasiões em q 'não se quer fazer feio'. Seja para garantir o status ou pela necessidade de pertencer a um grupo de referência. E aí, o gosto não está em discussão - de It girls à periguetes. E nesses casos, as mulheres, em geral, são o alvo.
Em outras, se quer mesmo é ARRASAR - tanto nos jogos de sedução/conquista como para 'mostrar' prô ex namorado, marido, amante e etc o qto ele ficou no prejuízo e, de quebra, 'botar banca' prá cima da eventual atual do dito cujo. Sem dúvida, aí o alvo são sempre os homens!!!
De toda maneira, acredito q nós nos damos MELHOR qdo estamos coerentes com o nosso estilo e felizes na nossa pele. Depois dessa conquista, que requer trabalho árduo de auto conhecimento e estima, é certo que os refletores se acendam e... Brilhamos!!! (aplausos para Mr. Leone q sintetizou tudo isso com muita precisão!!!).
E essa lição, verdade seja dita, eu aprendi por essas bandas...
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 9 de February de 2013

    que maravilha!! bjs c

    consueloblog
    Reply 10 de February de 2013

    Adorei!!! "O quanto ele ficou no prejuízo"!!! Tenho q confessar q tenho essa fraqueza sim!!! Bjssssss c

    Jaqueline Müller
    Reply 10 de February de 2013

    Ritinhaaaaa, precisamos continuar nossa prosa! Diga me quando, que te ligo. Beijossss que delicia é conversar com você!

Rita Medeiros
Reply 10 de February de 2013

Estou um pouco atrasada, mas só hoje, pude ler com mais calma os comentários. Particularmente tendo para o estilo "sou básica", creio que precisando melhorar um pouco isso. E seus artigos têm sido de grande valia. Mas gostaria de colocar um ponto que não se refere as mulheres de nossa faixa etária,mas sim as garotas no inicio dos vinte, como eu tenho em casa. A disputa pelo melhor visual, no melhor estilo "piri " é foorte, principalmente no Rio. Meninas com um estilo mais elegante, tomam chá de cadeira nas festas. A corrida aos cirurgiões plásticos para o silicone é de um indíce altíssimo. E os cabelos longuíssimos, nem se fala. Pelo que observo há um comparativo entre elas sim, mas o forte do jogo é competir pela companhia masculina, que nesse caso é dessas que eles gostam mais, independente do padrão intelectual e social.

    consueloblog
    Reply 10 de February de 2013

    Mas será q n foi sempre assim?... A cada geração, a sua "piri"?...
    bjs
    c

mona dorf
Reply 10 de February de 2013

Bom debate Consuelo!
No meu caso, posso dizer com toda segurança que
eu me visto pra mim mesma. Muitas vezes de preto,
outras de branco ou com estampas, de acordo com o mood do dia.
Ultimamente priorizo o conforto, talvez por ter passado anos escrava do terninho de reporter hehe...
parabéns pelo blog! bjs

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2013

    Obrigada Mona!
    A quem acha a moda uma besteira, fico triste, pois não vêem não só como reflete os tempos mas também o nosso tempo. A cada momento da vida, nos expressamos de forma diferente através da linguagem do nosso estilo!
    Obrigada pela tua opinião!
    Bom carnaval!
    bjs

    c

      Mona Dorf
      Reply 13 de February de 2013

      Ia terminar com uma frase que acabei esquecendo. Mas no fim, vc a disse na sua resposta!
      Acredito que a gente se expressa através do modo de se vestir, a moda particular de cada um não deixa de ser uma linguagem!
      bjs M

        consueloblog
        Reply 14 de February de 2013

        Ditto! bjs c

Nerci de Carvalho Mendes
Reply 12 de February de 2013

Vale comentário atrasado, rs?
Concordo plenamente com o Roberto e contigo. Eu me visto para mim embora considere diante do espelho que o estilo possa agradar mulheres e homens. E amo me vestir para mim. Me conheço ao ponto de saber exatamente o que me cai bem. Quando compro uma peça, penso no que tenho no armário e tenho cada dia como especial, de verdade.

    consueloblog
    Reply 12 de February de 2013

    Nossa! Somos parecidas! bjs c

adriane
Reply 12 de February de 2013

Consuelo,

A questão da idade é interessante: tenho a sensação de que todas querem ter 30 anos: as mais novas e as mais velhas. E o excesso de sensualidade, ao que parece, enjoa... na conquista é preciso imaginar como será, finalmente.... mas se tudo está tão exposto, a pobre da imaginação, a antecipação não existe.
Mas o que me inquieta, de verdade, é que tenho uma filha de 7 anos, para quem compro roupas, calçados, acessórios. E é incrível que, já para a idade dela temos sapatos de salto alto!! E as mães compram, assim como compram maquiagem para suas filhas, e roupas decotadas... é a erotização final da infância, a perda de um período despreocupado, em que aprende-se o que se quer ser. Preocupante ao extremo, em minha opinião...

    consueloblog
    Reply 12 de February de 2013

    Perigoso! bjs c

Juliana M.
Reply 14 de March de 2013

Nos vestimos para quem gostaríamos de ser e ter.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *