Amadurecer… nós e eles…


11191158_458338420991383_382743704_n

Foto Roberto Leone

Quando apoio a cabeça no travesseiro para dormir, a primeira e última coisa que penso é onde estão apoiadas as cabecinhas dos meus dois monstrinhos, Cosimo (22) e Allegra (20).  Foi neles que pensei e pelo meu amor a eles que chorei quando assisti o último episódio da série The Middle neste fim de semana.

Já há algum tempo tenho dito que gosto muito mais de séries televisivas do que da maioria dos filmes milionários com budgets gigantescos de publicidade.  Nelas as palavras reinam ao invés de explosões ruidosas e infinitas!  Ontem, assistindo o seriado The Middle sobre uma família americana média no meio dos EUA onde tudo é médio, me encontrei chorando em um momento de epifania dos pais… e quem sabe meu também.

Acho a série fantástica por expor a ingenuidade americana e usá-la da forma mais pura para entender as realidades importantes nos relacionamentos humanos.  É hilária e tão profunda ao mesmo tempo, como a melhor forma de humor deveria ser.  O que acontece no episódio 20 da 7ª estação?  A mãe encontra um sapatinho de Barbie na sala (ela nunca passa o aspirador) e morta de saudades combina de almoçar no dia seguinte com a filha que está morando na universidade.  Por sua vez, o pai vê que o filho maior deixou seu exame de idoneidade física para jogar futebol na sala.  Ele precisa deste para jogar na universidade que está cursando senão não receberá a bolsa de estudos.  O pai decide levar o exame ao filho.

Ao chegar na universidade da filha, a mãe descobre que ela está namorando um ativista idealista.  Durante o almoço a filha expõe como ela e o namorado irão à luta contra uma série de injustiças do mundo.  A mãe, no cinismo da sua meia idade, finge entender.  Mais tarde, inevitavelmente, elas discutem sobre as diferenças de opinião, e se separam brigadas.

Já quando o pai leva o exame ao filho, ele comunica que quer abandonar o time e procurar outras opções de bolsas de estudo pois quer aproveitar seu último ano de universidade.  O pai fica ultrajado e eles também brigam.

Transtornados e abalados, os pais se encontram no bar da cidade (os dois filhos vão à mesma universidade meia hora de casa) onde o Happy Hour oferece cerveja a 10 centavos.  Eles acabam bebuns e vão dormir no trailer do filho que está vazio.  Abraçados e ainda falando dos filhos, eles têm uma conversa linda.  O pai conta que seu momento mais feliz na vida era quando ele guiava o carro para qualquer lugar e tinha a esposa ao lado e os três “idiotinhas” no assento de trás. “Tudo estava bem e eu estava no controle.”

Bicas abertas!  Chorei!!  É exatamente como eu me sinto quando sei que eu e meus filhos estamos sob o mesmo teto e estamos todos bem e felizes…  Felicidade e controle… Sei também o quanto esse momento é fugaz.  Parte da razão dele ser tão especial…

Colocamos nossos sonhos sobre suas cabeças… apesar deles serem suas próprias pessoinhas… Ainda bem!  Eles hão de trazer outras coisas ao mundo e deixar as suas marcas.  Mas queremos ajudá-los com a nossa experiência… Às vezes podemos, mas às vezes temos que entender que a estrada é deles e que deixando-os percorre-la, farão coisas novas…

Voltando à série The Middle, quando os pais acordam, o filho e seus companheiros de trailer já estão preparando o café da manhã e trouxeram os pais de volta para casa.  Os papéis se invertem por um momento…

Passada a tempestade e todos mais tranquilos, pais e filhos conversam separadamente e vêm que a verdade está no meio.  Se abraçam… se entendem!  Que sorte essa, a da dinâmica da vida, pois assim entendemos que cada um de nós temos um nosso por quê!

Os nossos sonhos não devem ser os sonhos deles.  Não devemos fazer as nossas expectativas as deles. Me questionei pouco tempo atrás por que não nascemos sabendo o que a geração anterior já sabe e construimos sobre isso… Mas hoje já acredito que é o viver e o aprender a beleza da vida e que estar nesta terra significa tentar tirar o melhor do que nos é oferecido.  Como sempre digo: viver é uma responsabilidade.  Faça do viver algo de lindo sem machucar aqueles ao teu redor.

O amadurecer vem com responsabilidades, foi isto que os filhos da série aprenderam.  Como todos nós o fazemos.  E é esse o processo que me entristece na corrupção sem limites e sem construção.  Todos os governos roubam.  É parte de ser humano.  Quando muito poder te é dado por muito tempo, quando não tem consequência ao comportamento vil, o ser humano tira vantagem.  Eu tenho certeza que aconteceria com qualquer um de nós.  O que é insuportável para mim, é quando isto gera mal aos outros.

Eu não consigo pensar nas milhões de crianças que não têm uma boa educação, uma educação válida!  Imagino os pequenos gênios no meio delas que poderiam curar o câncer, ou serem um maravilhoso artista ou poeta.   Que nunca terão a chance de sê-lo por não saberem escrever, ou não terem acesso a um bom livro.  Quando se aprende a escrever aos 16 anos e se vira presidente, como pode-se virar as costas a isso?

Ou o transporte.  Por que temos tão poucos portos?  Por que as estradas são tão perigosas?  Por que não existe um trem bala entre São Paulo e Rio?  Imaginem o desenvolvimento que isto geraria!

E nem vamos começar a falar da saúde que, sempre na minha opinião, deveria ser socializada… Um direito civil!

Não quero defender um partido ou outro.  Uma administração ou outra. Quero defender a civilidade.  O Brasil precisa de infraestrutura.  E no momento não parece existir planos para isto.

Precisamos de líderes.  Não só no Brasil, mas no mundo!  Falei no meu Snap, para mim, agora, a única pessoa que é um líder é o Papa Francisco.  E não só os cristãos acreditam nisto, mas sim pessoas de quase todas as religiões.  E o que ele defende?  O amor, respeito, civilidade e justiça!

Sempre quis que o blog fosse um espaço de lazer e não de polêmica.  Mas hoje me emocionei e falei.  Imagino que cada um de vocês terá a sua opinião.  Gostaria de lê-la, mas peço que os comentários sejam civis e educados. Por favor, senão vou ser obrigada a desligá-los para este post.

O processo de amadurecimento é lindo, em nós e nos outros.  Tentamos aprender com o passar do tempo e respeitarmos uns aos outros.  A verdade nunca é uma só.

bjs,
c

  • April 18, 2016
  • 28

74 Comments

Márcia Freitas
Reply 18 de April de 2016

Consuelo, belo texto. Sensível e verdadeiro. Vivemos questões pessoais, mas não podemos esquecer o coletivo. O planeta passa por transformações e elas são dolorosas. A votação pelo impeachment de ontem deixou bem clara o oba-oba dos congressistas, a falta de responsabilidade com o que é público. Farinha pouca, meu pirão primeiro. Infelizmente somos um povo muito individualista, apesar de nos acharmos solidários. Vivemos de uma imagem que não condiz com o que foi revelado ontem. O tempo requer um olhar no espelho detalhado, maturidade pra encarar as sombras e, consequentemente,força de vontade pra transformação. Exigir dos políticos sim, mas exigir mais ainda de si. Bjkz dessa carioca que vos escreve.

    consueloblog
    Reply 18 de April de 2016

    Muito interessante isto que vc descreve da nossa cultura! Não havia notado. Realmente, foi um tal de falar de si mesmos... Vamos pensar no nós! Bem dito! bjs c

Kety Saraiva
Reply 18 de April de 2016

Amadurecer talvez seja encontrar o ponto entre manter a firmeza e a doçura do ser humano,assim como acontece com os frutos de uma árvore!
Entender que não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos e os que estão ao nosso redor ,de alguma forma ,serão contagiados.
Talvez muitos dos que poderiam ser líderes simplesmente não amdureceram ,pq se perderam na dureza da sua ganância, das suas ideologias retrógradas e esqueceram que para governar um povo não basta tocar a sua mente tem que tocar o seu coração também. Isso significa se importar pela dor do seu povo!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de April de 2016

    Bonitas palavras! Obrigada! bjs c

      Kety Saraiva
      Reply 18 de April de 2016

      Eu que te agradeço por dividir a sua maturiade conosco.E por criar uma reflexão tão significativa num mundo com tão poucas reflexões.
      Obrigada bjs

Maria Benincasa
Reply 18 de April de 2016

Puxa, nao contente em chorar, faz a gente chorar também, hein Dona Lady! Ainda tenho os meus pequenos no banco de tras do carro e as cabecinhas deitadas nos quartos ao lado do meu, mas sei que por pouco tempo.
Ontem assistimos a um show de horrores aqui no nosso parlamento. Um show dado por parlamentares eleitos pela maioria da população, democraticamente. A mesma democracia e a mesma maioria que leva alguem a presidencia!!! Esse pessoal era, em grande parte, aliado do governo, mas por algum motivo, sairam correndo do navio. Talvez tenha acabado o dinheiro para segurar essa "lealdade". Foi um dia triste, anyway. Mas porque ainda tenho filhos pequenos, os quais tenho a intenção de criar no meu pais, preciso ter esperança. Concordo em absolutamente tudo o que vc disse. Nao tenho duvidas de que o atual governo foi um dos mais corruptos da historia, maquiado com uma pele de cordeiro e comprando por migalhas a lealdade de um povo que foi privado de ter acesso a educação. Mas não acredito que devamos parar por aqui. Ninguem faz uma cirurgia (a nao ser plastica) porque quer. Mas porque é necessario para sua sobrevivencia. Sinto muita tristeza ao ver quem sao os que representam o pais no momento. Mas tenho que discordar de que somos todos individualistas. A maioria de nos é trabalhadora. Paga impostos exorbitantes e tenta fazer sua parte. A falta de educação e de cultura, no entanto, nos leva a aceitar e fazer parte do subdesenvolvimento humano que impera por aqui. Se um governo se preocupar só com isso (a educação) e nada mais, vai fazer desse pais um verdadeiro gigante. Todo o resto florecerá! REsta saber a quem isso interessa, pois nos ultimos anos tenho visto uma antipropaganda bem eficiente com relação a educação. Estamos num momento em que se oferece conhecimento, gratuito, mas quase nao tem quem o aceite. Que Deus nos ajude!!
bjs da roça, onde tem gente que trabalha e muito para poder seguir em frente com dignidade!

    Isa Bsb
    Reply 18 de April de 2016

    Concordo plenamente com o que você disse, Maria. Mas não conseguiria colocar tão bem em palavras! Obrigada por compartilhar o que pensas....

      Maria Benincasa
      Reply 18 de April de 2016

      Ahhhh Isa!!! Obrigada!
      Bjs

    Denise Luna
    Reply 18 de April de 2016

    Mary, tenho o mesmo sentimento em relação à nossa política. Muito triste MESMO.
    Bjs

Angela Motta
Reply 18 de April de 2016

Consuelo, que maravilha!! A minha opinião é a sua, tudo o que colocou é verdadeiro e tão real que me emocionei!! Parabéns, escrito com o coração, emoção e a razão! Equilíbrio total, adorei. Bjs

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 18 de April de 2016

Sábias palavras...

Marta Alves de Lima
Reply 18 de April de 2016

Lindo texto, me fez chorar também!!!
Sei bem como é quando eles estão longe..
Moro em Curitiba e minha filha em Santos.
Isso se encostar a cabeça no travesseiro e pensar onde ela estará é bem assim....
Mas faz parte da vida....
E sempre procuro pensar que nossos filhos foram feitos para o mundo e seguro a minha onda.....
Bjs

    luciene felix lamy
    Reply 18 de April de 2016

    Querida Marta,
    Permita-me um alento à sua cabecinha de mãe ao travesseiro...
    Meus sogros residem em Curitiba e nós, aqui em Santos (o melhor bairro de SP \o/ ).
    Quando puder, me envie um e-mail (mitologia@esdc.com.br) para que eu possa te dar meu endereço, pois adoraria que sua filhinha soubesse que - para o que precisar e a hora que for - pode contar conosco aqui. Também tenho filhos (Sofia quase 16 e Théo 13 aninhos) e sei que só de saber disso, a gente já dorme melhor. Confie que Nossa Senhora zela por ela. Eu também zelarei. Mil beijos,
    lu.

      Maria Benincasa
      Reply 18 de April de 2016

      Lu, vc é incrivel!
      Bjs

        Sara
        Reply 19 de April de 2016

        Eu acho que a Luciene não existe!!!! Que oferta incrível!!!

      Carmen Nogueira
      Reply 21 de April de 2016

      Lu, essa sua oferta de ser um apoio a uma jovem longe de casa é algo realmente especial para qq mãe. Que bom saber que existem pessoas com sensibilidade e atenciosas por perto. Bjo

Maria Célia
Reply 18 de April de 2016

Lindo texto...sempre pertinente e sensível...nem tenho filhos..mas eu jamais deixaria de ler um texto seu . Falando de futilidades:comprei um lindo vestido preto na COS e me lembrei de Você . A bientot

Mirian
Reply 18 de April de 2016

Faço milhas as tuas palavras. Acredito que a mudança tenha que ocorrer dentro de cada um de nós. Ética, moral e civilidade. Temos que amadurecer.

Marina Di Lullo
Reply 18 de April de 2016

Consu querida, texto tocante!! Os nossos filhos escreverão sua própria história, neles, há algo do que legamos, amor, respeito, o exemplo dado sem que percebamos.
O momento reflete uma história antiga e que não cabe mais hoje. Já é passada a hora de se pensar num projeto capaz de nos devolver a esperança.
Beijos

    Denise Luna
    Reply 18 de April de 2016

    Marininha, belas palavras!
    Bjs

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 18 de April de 2016

Boa tarde!
Coincidentemente escrevi algo sobre maturidade hoje e coloquei no fb, mas com outro foco, fruto de uma noite mal dormida por causa de indignação, e perguntas e mais perguntas.
Falta muita coisa, e desde o princípio tem sido assim; não vamos conseguir consertar isso em pouco tempo, mas quero pegar carona no otimismo de um amigo meu que é cientista político e diz que o Brasil está tomando um novo rumo e só depende de nós não deixar a oportunidade passar.
Para mim é dificílimo tomar essa carona com ele, pois por mais fé que eu tenha, sou muito pragmática, mas até mesmo por um questão de bem estar, decidi tentar.
Não posso abrir mão do conceito de certo e errado. Há uma ética com valores absolutos, e por mais que tentem relativizar tudo, isto é meu norte.
Com cada coisa a seu tempo e muito foco podemos construir uma base bem sólida para o futuro.
Dentro do pragmatismo de novo, ressalto que economia sólida e frutífera não se faz com discurso bonito e fácil, se faz com acertos fiscais e contábeis e uma conta básica que qualquer ser humano responsável sabe fazer ao lidar com suas finanças: jamais gastar mais do que tenho disponível.
Este será um caminho amargo que teremos que trilhar para colocar a casa em ordem de novo.
Nem vou me delongar mais nesse ponto, porque é difícil passar isso para quem está convencido de que as coisas estavam certas.
obs.: Só vou deixar o comentário e vou me abster de qualquer tipo de debate ou embate, pois com toda sinceridade, estou exausta de tudo isso e acredito de todo coração que o blog e você merecem todo respeito e carinho.

Obrigada pela oportunidade e parabéns pela sua coragem!

Beijos,

AL

    Denise Luna
    Reply 18 de April de 2016

    AL, sou sua fã de carteirinha.
    Bjs

Silvana Sato
Reply 18 de April de 2016

Consuelo, adoro vc, seus textos são sempre pertinentes e de muito bom entendimento, adorei esse seu desabafo( do coração ) e fiquei mais feliz ainda em perceber q suas leitoras eseguidoras, são essas pessoas sensatas e inteligentes, as quais em seus comentários sabem expor tb os sentimentos mais profundos, frutos da boa educação q tiveram dos pais e acesso a escolas boas, eh isso q queremos para o Brasil, como disse uma leitora(Maria Benincasa) a Educação está sendo negligênciada por interesses eleitoreiros, isso precisa mudar!!! urgente!! 💋💋💋

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Também tenho o maior orgulho de todos vcs do Salotto!
    bjs
    c

Reply 18 de April de 2016

Enquanto o ser humano está preocupado com o "ter" e não com o"ser", viveremos momentos inglórios como este! Acho vergonhoso, afinal, quem tem competência em meio a um turbilhão de desonestidade instalada?
É lamentável.

    Denise Luna
    Reply 18 de April de 2016

    Rô, acho que o ser humano em geral nunca vai se preocupar mais com o SER do que o TER. Somente os que buscam as coisas "lá de cima" irão nesse caminho que é MUITO estreito segundo Jesus.
    Bjs

Mia Athayde
Reply 18 de April de 2016

Ahhhhh que boa surpresa vc nos fez com este teu relato reflexivo ...
Seria tão bom conversar com vc e com esse grupo, de forma calma e mais demorada sobre a vida, estas experiências marcantes e as possibilidades de nós humanos ...
Quem sabe um dia ...
Mas o final do teu texto me chamou muito a atenção porque, ontem e hoje novamente, eu conversei com pessoas diferentes sobre essa falta de líderes, de exemplos, de espelhos não só no Brasil mas, infelizmente, no mundo todo ...
Claro que este assunto veio à baila por conta do que vimos ontem, pelos que nos representam e que vieram se mostrar em dia de gala e em seu melhor estilo ... triste ...
Difícil ou melhor, impossível nominar uma pessoa que hoje esteja em alguma posição de destaque no planeta e que possa ser aplaudido, ouvido e percebido por proposta de construção de um caminho mais digno, mais coerente, mais honesto e de bem estar aos que de alguma forma lideram.
O Papa Francisco, com sua atuação responsável e eficiente nas várias searas das relações, é a única exceção como vc bem colocou.
Mas apesar de sermos falhos e suscetíveis às lambanças de toda ordem, temos também em nossos DNAs o Bem ... e eu ainda acredito que seja possível e factível viver nesta vibe, com este propósito, e com esta vontade inata de acertar.
Deve estar ocorrendo mesmo uma transformação gigantesca no planeta Terra ... de ordem social, religiosa, econômica, ética, política ... está tudo meio desordenado ...
Acredito que todos nós sejamos agentes deste movimento de mudanças ... e seria muito bom termos mais homens como o Papa Francisco ... ajudaria bastante!
Obrigada querida.
E parabéns pelo teu texto que emociona e faz pensar!

Luciana Lima
Reply 18 de April de 2016

Querida Consuelo, lindo seu texto !!! Amanhã farei questão de te dar um abraço muito carinhoso!!! Estarei lá com vc em São Paulo !!! Beijos, Luciana Lima.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Estou te aguardando!
    bjs
    c

Andrea - Curitiba
Reply 18 de April de 2016

Lindo e comovente texto, Cons! Obrigada por compartilhar conosco as tuas opinioes, os teus temores, as tuas emocoes...por isso somos este salotto, firme e forte na amizade, na educacao , na aceitacao e na compreensao ! Bjs.........

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Obrigada Andy! Vc viu só como os comentários são todos bacanas?!!
    bjs
    c

      Andrea - Curitiba
      Reply 19 de April de 2016

      Sempre, querida! Ha tempos nao vemos aqui algo de desagradavel.....Thank God! Bjs.....

Isa Bsb
Reply 18 de April de 2016

Consu, concordo muito com suas palavras! Minha veia otimista me diz que estamos em um processo de cura! Longo, mas curador. Acho que todo o mundo neste momento está sendo convidado a olhar para si e pensar no que pode fazer pelo próximo, pelo mundo... Com educação, ética e cultura as coisas seriam mais fáceis aqui no Brasil, mas enfim... Tenho fé! Cabe a cada um evoluir e fazer a reforma íntima. Vão aí 3 frases da grande dama Thatcher (mais atuais do que nunca!)!!!!

"A democracia pode não eleger o melhor governo mas seguramente depõe os piores”. THATCHER, Margareth

"Os socialistas gritam ‘Poder ao Povo' e erguem o punho cerrado enquanto o dizem. Todos nós sabemos que o que realmente querem dizer é ‘Poder sobre as pessoas, Poder ao Estado’. THATCHER, Margareth

“Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional" . THATCHER, Margareth

    Denise Luna
    Reply 18 de April de 2016

    Isa, tomara que sejamos curados nesse país! Herdamos de Portugal hábitos terríveis como o caixa 2, abuso do poder,propina, etc. Eles não aplicavam lá, mas por aqui, abusaram MUITO e daí, deu no que deu!
    Bjs

Denise Luna
Reply 18 de April de 2016

Querida amiga,
Vou me ater no assunto pessoal porque o político anda estressante ultimamente.
Mia tem toda a razão, que pena que a gente não tenha tempo hábil para sentar e falar da vida sem pressa, sem barulho e trocando figurinhas sobre a vida.
Já te disse que temos muitas coisas em comum, uma delas são os seriados americanos, que com seu humor ingênuo, passa tanta coisa importante. Algumas amigas americanas não entendem como eu gosto do seriado The Middle, mas taí, minha Musa também adora! Tenho todo o aval! kkk Por aqui, eles ora passam, ora não :(. , mas adorei o "spoiler" porque foi como estivesse ao seu lado e tivéssemos analisado o que aconteceu.
Como moro no Brasil e, por aqui, é mais difícil os filhos saírem de casa cedo por questões financeiras e cultural, minha filhota de 24 anos ainda está no banco de trás do meu carro, embora com muita independência, mas sei que logo, ela sairá do banco de trás para o da frente, em outro carro, e eu viajarei no meu carro, pertinho do dela, se Deus quiser.
Obrigada por me mostrar o caminho, amiga, porque um dia, ele chegará e estarei melhor preparada!
Bjs e parabéns pelo texto tão lindo! Fiquei MUITO EMOCIONADA!

Jovita Agra
Reply 18 de April de 2016

Mais um texto incrível e emocionante, Consuelo. Sim, amadurecer é complexo. Principalmente para os pais que sempre pensarão em seus "meninos", independente da idade que tenham pois sempre serão os "meninos". E quando eles vêem que seus meninos estão tomando rumos, se assustam. Só que com o passar dos anos a coisa se inverte e aí os "meninos" serão os pais idosos cujos filhos terão que cuidar. Isto é a ordem natural da vida.
Nosso momento político também passa por um amadurecimento. Ainda acredito que nossa realidade será algo bem melhor, e para isso precisamos todos contribuir para se alcançar esta maturidade.
Mais uma vez parabéns pelo texto e beijo a todos do Salotto.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Obrigada! Esperança!! Oh emoção maravilhosa!
    bjs
    c

Ana Abate
Reply 18 de April de 2016

O controle e o alívio dos pequenos ao nosso lado é uma das maiores graças recebidas nessa vida, só perdendo para a satisfação de saber que eles podem voar com as próprias asas mas que nós ajudamos a firmar para alçar esse voo solo, sempre ali assistindo!
Ainda bem que a vida é dinâmica e as coisas seguem seu fluxo e acredito ser esse o grande aprendizado da maturidade : trabalhar os desapegos gradualmente...
Seu texto é quase um desabafo coletivo e poderia ser das Anas, Marias e josés de qualquer lugar do nosso lindo e abençoado país que espera ansiosamente por tudo isso que enumeraste sobre a ética, educação, transporte ( Gritante diferença da Europa).
Honestamente acredito nessa nova geração e na nossa luta para passar para nossos filhos uma consciência ética e assim, esperança! "Esperança não de esperar mas de esperançar!"
Bjs! Ganhei o dia com seu texto!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    E eu com o teu comentário! bjs
    c

Renata Di Pietro
Reply 18 de April de 2016

TEXTO LINDO. ME EMOCIONEI.BJ

Juliana
Reply 18 de April de 2016

Boa noite Consuelo! Inteligentes e sábias palavras! Uma leitura que nos leva a reflexão mas de um modo leve e sadio. Que Deus abençõe a nossa amada nação. E é verdade, Papa Francesco é um grande portadore de Paz. Que Deus continue a fortificar-lo pois a luta é difícil.
Um bjo grande!
Juh

Guto Dalçoquio
Reply 18 de April de 2016

Em que momento realmente vivemos? Que planeta estamos fazendo e dessa forma como iremos deixa-lo. As expectativas são cada dia pior, não estou sendo pessimista talvez um pouco realista demais, e isso cabe refletir. Consuelo vc com esse texto nos faz pensar nisso tudo, o presente e o futuro de onde iremos realmente chegar. Cada um com seus sonhos e conquistas e um mundo com sede, de tantas coisas - me faz lembrar do poema de Fernando Pessoa - ultimatum escrito em 1917 - que é muito atual. Consuelo esse texto nos faz refletir, mesmo ainda não tendo filhos mas sabendo o quão responsável será colocar um filho nesse mundo.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Oi Guto, os filhos são aqueles que hão de mudar o mundo!! bjs c

Sandra Chaves
Reply 18 de April de 2016

Ola Consuelo,
Você tem razão. Eu também sempre penso no Papa Francisco como um líder.
E é do exemplo dele que precisamos. A vida é simples, basta segui-la com dignidade, caráter e princípios. Três palavras que por incrível que pareça mal ouvimos nos dias de hoje. E com as quais o Papa Francisco permeia seu caminho. Imagine um mundo com estas características e tomando por base a educação e a saúde? Por que não?
Adorei seu texto! Bjss

Beijos, Sandra

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Obrigada! Seria um ótimo começo!! E parece tão fácil, né?!! bjs c

patricia
Reply 18 de April de 2016

Consu, que divino ter a oportunidade de desfrutar de suas palavras, suas ideias, sua alma aberta e carinhosa.
É um prazer meesmo. Obrigadíssima Beijão

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    coradinha....

Frederica
Reply 18 de April de 2016

Que lindo e emocionante, Consuelo! Ainda não tenho filhos (louquinha para ter!!), mas um dia adoraria ser um terço que fosse do que os meus pais são. Cada um de sua maneira, num equilíbrio entre as regras e o mimo.
Quanto ao Brasil, fico triste e espero que se resolva o mais rapidamente possível, para o bem de todos. Concordo sobre o Papa Francisco, é o único líder actual, ultrapassando as fronteiras da religião, é corajoso, tem carácter e acredita que o Amor sempre vencerá!
Parabéns pelo post, obrigada Consuelo linda!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Isso mesmo! bjs
    c

Elizabeth Corradi
Reply 18 de April de 2016

Consuelo, você sempre surpreendendo com sua doçura, humanidade, requinte, lucidez, educação, bondade, e civilidade!
Como é inerente a nós pais, este sentimento de controle e querer ter as rédeas dos filhos!!! Mas eles crescem e devem alçar vôo, escrevendo sua própria história, levando consigo nosso dna e nosso exemplo de vida e conduta. Repito isto sempre pra mim mesma, rsrs
Vira e mexe me controlo para não interferir na vida dos meus três que já são adultos. Acho que o maior desafio da educação é colocar limites sem tirar a identidade deles.
Quanto a liderança, o
mais belo modelo é o do líder servidor, ou seja mais do que falar, é dar exemplo com suas ações (o Papa Francisco é ótimo nisso, olha só o exemplo dele levando 12 refugiados para o Vaticano!!! Espetacular!!!! Beijos !!!!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Adorei tuas palavras! bjs c

Roberta Portes
Reply 19 de April de 2016

O texto é lindo! De uma sensibilidade que só o amadurecimento traz! Compartilho com você os sentimentos pelos filhos, agora adultos, que caminham segundo suas próprias ideias e expectativas. E também sobre nosso país. Lamentável o futuro negado as nossas crianças e jovens, lamentável o circo de horrores em que se transformou o cenário político do nosso País. Obrigada por compartilhar suas idéias de uma maneira tão bela!

Simone brum
Reply 19 de April de 2016

Lucidez elegancia emoçao e educaçao
Vens de uma familia de fortes valores o mundo deve resgatar isso , pois essa é a maior riqueza do ser humano , de uma familia , de uma sociedade , de um pais e do mundo
Obrigada pelo lindo e emocionante educativo texto!!!!!!!
Educaçao é a maior riqueza !!!'
Parabens Consuelo tua elegancia é do direito ao avesso!
Bjo

Marcia
Reply 19 de April de 2016

Querida Consuelo,
Enquanto mãe , me emocionei com teu relato e me identifiquei com essa necessária capacidade de
aprender a amar sem controlar, de estar presente sem ser invasiva , de " deixar ir " enquanto a porta continua aberta para reencontros preciosos tecidos pela escuta recíproca ...
Enquanto cidadã brasileira, independentemente de opção política - partidária , penso que é hora de todos repensarmos o exercício da cidadania enquanto responsabilidade de cada um frente ao coletivo social. Um senso de bem comum que não admitiria egos obesos e mentes anoréxicas. Seria transgredir a conduta que parece vigente em nosso país, traduzida , por exemplo , nas cenas lamentáveis protagonizadas pela maioria dos deputados neste último domingo , se empurrando para conseguir dez segundos de fama em frente às câmeras , com seus cabelos tingidos e pouca coisa no cérebro, apresentando uma infinidade de jargões discursivos e pouca ação publica digna de crédito moral .
Vale pensar que a mudança , assim como a maturidade nos relacionamentos e a ética no encontro com os outros ( sejam eles nossos filhos ou qualquer outro habitante deste planeta) deve mesmo começar dentro de cada um de nós!
Obrigada por compartilhar conosco tuas experiências, saberes e emoções . Fazes isto de modo autêntico, sensível e aberto à escuta.
Com admiração e carinho,
Marcia V.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    obrigada marcia!! bjs c

Andrea F.
Reply 19 de April de 2016

Acredito que principalmente nós, que temos boa escolaridade, podenos realmente mudar o país. Deixar de reclamar e participar ativamente. Cobrando os políticos educação para todos. Apenas a educação abre as portas das artes, da importância de ter infraestrutura etc.
O Movimento Vem para a Rua é admirável e diz ser apartidário.
Outras pequenas ações também são fundamentais como cuidar de quem está próximo. Ter mais compaixão.
Não tenho filhos. Mas ganhei sobrinhos. Quero um mundo melhor para eles. Faço algumas coisas e cada dia quero fazer mais.
Ainda tenho esperanças de viver em um país mais desenvolvido, com programas que perdurem.
Fiquei encantada com a sua educação, simplicidade e sorriso sincero, evento da Phebo. Não canso de dizer...
Você poderia ser uma estrela, mas vi uma pessoa e das boas, sensíveis.
Sei que, aos 46 estou, estou amadurecendo porque penso em ter mais compaixão e mais paciência com as pessoas. Não é fácil ter paciência em um país em que está tudo tão errado.... As pessoas "precisam" pensar em si primeiro. Não temos o espírito de comunidade .
Enfim, acordei bem desanimada com o Brasil. Sempre com esperanças de viver em um país melhor do que hoje.
Andar com fé eu vou!

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Continue com a fé e esperança! Faça destas palavras cheias de significado!
    bjs
    c

Alexandra
Reply 19 de April de 2016

Meu amor, como eu gosto e me emociono quando você se expõe assim!
Sua ultima frase diz muito pra mim...."a verdade nunca é uma só"....
Cada um tem a sua verdade (baseada em suas experiências de vida), os seus motivos, as suas prioridades. E se entendermos e respeitarmos isso já estaremos dando um grande passo evolutivo.
Não faz muito tempo que aprendi (decorrente de um fato muito triste ocorrido em família, do qual ainda não me refiz) que não devemos nunca julgar as atitudes do outro. E aqui não estou falando de política ou bandidagem.....isso é outro departamento.
Estou falando daquelas coisas que vemos no dia a dia e pensamos....como pôde fazer isso? Que insensível!!!
Não dá pra julgar! Você não sabe o que o motivou, qual a sua situação, qual a sua realidade.....
Interessante também a sua idéia se deveríamos nascer já com a experiência dos antepassados..... Não dá pra ser assim, querida! E acredito que é pelo simples fato de que somos aquilo que vivenciamos, errando e acertando. Tudo contribui para o ser que seremos ao final da jornada...
Soó é difícil entender isso quando se trata dos nossos filhos, não é?.....rsrs
Obrigada por me fazer pensar. Adoro isso!
Beijocas.

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    E vc a mim! bjs c

Ana Márcia
Reply 19 de April de 2016

Sem palavras,me emocionei.

consueloblog
Reply 19 de April de 2016

Agradeço a cada um dos comentários!! Fiquei tão feliz de ver que todos são construtivos e abertos a discussão. Temos aqui uma linda sociedade!
bjs
c

Maria Luiza Campelo Lima
Reply 19 de April de 2016

Sabias palavras.Emocionada !

fernanda
Reply 19 de April de 2016

oi comsuelo,me chamo fernada e tenho 15 anos
venho sofrido muinto pela ausencia dos meus pais em minha vida
acabo que tendo que aprender sosinha e MT dificil.nao tenho com quem contar
eu viro minha propria pisigologa
mais acredito que estou indo pelo caminho certo adorei o texto obg

    consueloblog
    Reply 19 de April de 2016

    Oi Fernanda, coragem querida! A vida e experiência ajudam. Se circunde de pessoas boas! bjs c

fernanda
Reply 19 de April de 2016

Eu acho linda a relação que você tem com os seus filhos
E MT triste não ter uma relação assim também
Com os meus pais.
mt obrigda

consuelo macedo
Reply 19 de April de 2016

Hoje, olhando para meu neto de apenas 44 dias, estava refletido sobre o futuro dele e da irmã que tem 6 anos.
Me preocupo com o futuro deles, como viverão, com que expectativas, sonhos, realidade e desilusões.
Hoje meu pensamento é dividido entre os filhos e os netos que são os frutos que vou deixar, espero que tenham um caminho de luz e encontrem no futuro um país justo com políticos conscientes e que sejam cidadãos do bem.

LÚCIA BRASIL
Reply 19 de April de 2016

AMO SEU BLOG CONSUELO POR TUDO QUE VC NOS APRESENTA. MAS, O MAIS IMPORTANTE DE TUDO, É PERCEBER NÃO SÓ EM VC COMO EM TODO O SALLOTO, ESTA SENSIBILIDADE QUE VEM FALTANDO NO NOSSO MUNDO.VEMOS ISTO NO TRÂNSITO POR EXEMPLO. A FALTA DE GENTILEZA É ANGUSTIANTE.COMO PODEMOS VIVER BEM SE NÃO EXISTE GENTILEZAS NO TRATAR, COMPAIXÃO NO OLHAR, NO SENTIR...? AINDA BEM QUE TEMOS O PAPA FRANCISCO NOS ORIENTANDO PARA UM RUMO CERTO. TODOS DIAGNOSTICAMOS O PROBLEMA DO NOSSO PAÍS, MAS, VEMOS COM DESPRAZER ALGUNS DOS NOSSOS AGIR COM FALTA DE ÉTICA, EM ALGUM MOMENTO. COM GANÂNCIA QUE NÃO LEVARÁ A LUGAR ALGUM, POIS TUDO FICA DEBAIXO DA TERRA.NOS RESTA MUDAR AQUILO QUE PODEMOS QUE COMEÇA POR MUDAR A NÓS MESMOS. TRATAR BEM NOSSO PLANETA TÃO MALTRATADO, TÃO DESREISPEITADO. QUANTA INGRATIDÃO DO SER HUMANO PELA MÃE TERRA. OS ANIMAIS... ENFIM.. NÃO SOU MÃE, MAS, ACABEI SENDO COM SUA REFLEXÃO TÃO LINDA. MUITO GRATA A DEUS POR SUA LINDA PESSOA E POR ESTE SALLOTO DIVINO COM TANTAS PESSOAS TÃO CENTRADAS E AMADAS FILHAS DE DEUS.

Sheila andrade
Reply 19 de April de 2016

Minhas duas filhas ainda não sairam de casa, se formam no final do ano a mais velha provavelmente sairá pois já morou fora e viu como é viver com mais dignidade. ..
Todas essas coisas que você falou sobre crianças que nunca terão a oportunidade de se educar é o que mais me preocupa em nosso país. ..dou aulas vem casa e atualmente tenho a oportunidade de oferecer meu trabalho gratuitamente ou por um preço simbólico para duas crianças, é muito gratificante, é tão pouco o que faço mas é muito compensador, é um pouquinho de mim pra quem tem menos oportunidades que eu.

Fatima Bertoche
Reply 20 de April de 2016

Sempre bom ler o que você escreve. Quanto ao Brasil há que se fazer uma faxina geral!! Na votação vimos o nível dos parlamentares. Tenho fé que o impeachment passará no Senado e poderemos vislumbrar uma luz no fim do túnel.

Carmen Nogueira
Reply 21 de April de 2016

Consuelo, suas colocações foram ótimas. Concordo com vc.
Bjo

Eduarda
Reply 21 de April de 2016

Oi Consuelo! Que bom que rrouxe essestemas à superfície do Blog!
Concordo com você, Papa Francisco realmente está fazendo a diferença nesse mundo de injustiças e cristianismo de aparências...Pena que poucos verdadeiramente ouçam o que ele tem dito sobre o atual momento histórico do Brasil, não é mesmo?.Bjos

    consueloblog
    Reply 22 de April de 2016

    Acho q todos o escutamos... que mais, quem menos... bjs c

Maria Vilma
Reply 23 de April de 2016

PS: como remendo de reflexão, um trecho de um texto de Lia Luft
"Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.
Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor."
Que assim seja, Eu prefiro acreditar que é possível. Não sei quando, nem como, mas tenho esperança.
Beijos, querida! Obrigada pelo texto lindo!
MaVi

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2016

    Lindo querida! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *