Aerial Boundaries por Loris Cecchini no Palazzo Strozzi de Florença


As margens do Arno em Florença com a luz do fim da tarde da primavera.

Cliché: Florença é o berço do Renascimento. Como quebrar este paradigma? O Palazzo Strozzi tenta.

Sem dúvida nenhuma, vir a Florença exige visitas ao Uffizi para ver Michelangiolo, Da Vinci, Lippi, Tiziano, Giotto, Bronzino, Boticelli e tantíssimos outros. Merece também admirar a sua arquitetura medieval e do renascimento. Porém, uma cidade com toda esta energia criativa não acompanhou os passos da arte moderna nem contemporânea.

Apesar de seus museus com peças de importância impar para a civilização, como o Uffizi, Bargello e Academia, não existe um museu de arte moderna em Firenze, só em Prato.

Mas o Palazzo Strozzi, bem no meio do quadrilátero de shopping e entre o Duomo e o Ponte Vecchio, tem uma iniciativa que eu admiro muito.  Buscar mostrar ao público novas maneiras de ver o patrimônio que existe na cidade, além de trazer obras modernas e contemporâneas que completam a exposição principal.

No momento, estão expondo “Americani a Firenze” com quadros dos impressionistas americanos que moraram em Florença no fim de 1800 e início de 1900.  Eles adaptaram seu estilo àquele em voga na Europa para criar quadros, e especialmente retratos maravilhosos da época!  Vale a visita até 15 de Julho,2012.

A exposição Americani a Firenze no Palazzo Strozzi

Um dos maravilhosos quadros desta exposição.

Mas tem mais.  Em contemporânea, existe uma outra exposição nas salas menores conhecidas como Strozzina.  No momento pode-se ver American Dreamers: Realidade e Imaginação na Arte Contemporânea Americana (a qual ainda não vi).

E por último, a instalação no pátio central do Palazzo.  Desta vez temos o trabalho do italiano Loris Cecchini.  Peças geométricas metálicas contrastam com a serenidade e sinuosidade do pátio deste Palazzo da época do renascimento (1538).  O tamanho e complexidade destas formas, que parecem pesar mas ao invés flutuam enquanto refletem a luz nas paredes de pedra, trazem uma serenidade a quem as observa.  O título, Limites Aéreos, indica o desafio do artista.  O resultado é lindo e o vídeo do making of aumenta a emoção!

Aerial Boundaries, montado no pátio central do Palazzo Strozzi em Florença.

“Il momento della meraviglia crea trasfigurazione nelle persone. È una trasfigurazione che è di origine visuale pero ha un eco interiore. In questo senso, se le opere lasciano qualcosa, è grazie a questo impatto con la trasfigurazione.” Loris Cecchini

(Tradução: O momento da maravilha cria uma transfiguração na pessoa.  É uma transfiguração de origem visual, mas com um eco interior.  Desta forma, se a obra deixa alguma coisa, é graças a este impacto com a transfiguração. Loris Cecchini)

Mais informação no site do Palazzo Strozzi AQUI.

Quando saí dalí estava um pouco em transe…e fiquei ainda mais apaixonada por esta cidade que nos maravilha a cada dia com sua beleza infinita e atemporal!

Divido com vocês mais algumas imagens para me explicar melhor!

Grazie Firenze!

  • May 21, 2012
  • 0

26 Comments

martha mansinho
Reply 21 de May de 2012

Consuelo, acabo de chegar no ap em Paris depois de um dia exaustivo e com chuva!
Abro seu blog , de brinde vejo uma Firenzi linda, aonde estive faz pouco tempo!!!
Parabens pelas fotos, estao lindissimas!Concordo plenamente com sua observaçao sobre a ausencia da Arte Comtemporanea naquela cidade!
Acho tbem q precisam melhorar a iluminaçao de seu raissimo patrimonio edificado e artistico, exposto pelas ruas!!
Em Sienna achei tudo mais bem cuidado, limpo,provavelmente um prefeito mais competente.
Bjos, Martha

    consueloblog
    Reply 21 de May de 2012

    Acho q sendo menor, Siena consegue cuidar de si mesma melhor...
    Obrigada e um bj!!
    c

loris bibiani
Reply 21 de May de 2012

adoro o seu blog.adoro a Italia.não tenho nada de italiana, apesar do nome.
não sei se posso perguntar algo fora do post.
Mas Loris é um nome de homem na Itália?
é um nome comum?
sempre fiquei um pouco chateada por ter um nome tão diferente.
o Bibianii é do marido. Vou todo ano a Italia, principalmente- Padova por Santo Antonio e Veneza. A Toscana também é maravilhosa. Gosto muito do seu sorriso e elegancia.
parabéns. e muitas felicidades.
abraços Loris

    consueloblog
    Reply 21 de May de 2012

    Querida Loris, acho q por aqui Loris é mais nome de homem, mas não é super comum... Quando era pequena morria de vergonha q meu nome acabava com "o". Hoje adoro!!! Amo ligar e deixar só o meu primeiro nome para que saibam quem sou... Q tal?
    Obrigada e bjs
    c

      Eleonora Carceroni Garbayo
      Reply 22 de May de 2012

      Oi Consuelo ! Sou leitora assídua do seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. Eu me chamo Eleonora e também morria de vergonha do meu nome (era sempre a única Eleonora em todos os lugares). Hoje em dia também adoro !! Acho diferente ! Amo a Itália e sonho em conhecer Firenzi. Esse ano estive em Milão e Veneza e no Lago di Como. Confesso que esperava um pouco mais de Milão, mas a Itália é sempre apaixonante. Um beijo grande !

        consueloblog
        Reply 22 de May de 2012

        Também acho Milão menos emocionante, porém, na verdade tem tantas coisas lindas mas escondidas atrás de paredes muito altas...Mas venha a Florença...aqui a beleza está por todos os lados!
        bjs
        c

Juliana Simão
Reply 21 de May de 2012

Oi Consuelo,

Incrível como seu bom gosto e refinamento emocional conseguem passar um encanto majestoso em suas fotos. Lindas!

Um beijo,

Ju

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Obrigada Ju, realmente tuas palavras são muito gentis! bjs c

Natalie
Reply 21 de May de 2012

Super inspiração!!
Mas essa obra no pátio central parece ser a mais interessante, até porque mesmo por foto da pra perceber que existe um contraste forte entre ela e a estrutura do Palazzo.
As últimas fotos com esse por do sol dispensam até os comentários, lindo demais!
Beijo!

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Foi um por de sol magnifico aquele dia!
    bj
    c

Mariana Barros
Reply 22 de May de 2012

Já te falei que sou tua fã ? Quando eu crescer quero ser igual a tu! kkkkkkk
Fazia tempo que eu não olhava o blog, tá tudo lindo! Não deixo mais de passar sempre por aqui. Beijos

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Então vou ter q me esforçar ainda mais para merecer tanto carinho e admiração!
    bjs

    c

martha mansinho
Reply 22 de May de 2012

Consuelo, gostaria de renovar o corte dos cabelos em Paris.pensei ir la no Studio 34 da Delphine, vc tem ideia do valor do corte?Se preferir pode responder pra meu email.
Desculpa mas uma questao de ir preparada!Bjos, MM

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    O corte na Delphine custa 150 Euros. Bem caro, eu sei, mas realmente muito bom. O meu dura de 3 a 4 meses!
    bjs
    c

      martha mansinho
      Reply 22 de May de 2012

      Entao vale à pena, vou tentar hora!!!
      Obrigada pela gentileza e generosidade!
      Bjo, MM

Ana Laura Rabelo
Reply 22 de May de 2012

Fico sempre tocada quando vejo como a criatividade dos artistas podem atingir as mais altas "aerial boundaries"! A arte me comove muito. Bj,AL

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Esta é realmente uma instalação deslumbrante...Li também q a intenção é refletir nesta forma o palazzo e observador, unindo assim obra, location e nós.
    bjs
    c

Rita Medina
Reply 22 de May de 2012

Bellíssimo!!
Aerial Boundaries me lembrou um grande caleidoscópio prateado refletindo toda a beleza do entorno. Assim como o SEU OLHAR: q "caleidoscopicamente" sempre capta o que há de mais belo e generosamente reflete para aqueles ao seu redor. Que privilégio o nosso participar desse mágico mosaico! Grazie Consuelo! bjs,

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Rita! Vc tem um caleidoscópio de generosidade e carinho no coração!
    Obrigada!
    bjs
    c

Barbara
Reply 22 de May de 2012

Deliciosa a foto do pôr do sol na frente do Arno. :) Estava querendo ver esse mostra, vamos ver se consigo me organizar.

Para quem tiver com saudades de um pouco de arte contemporânea vale a pena ficar ligado nas exposições que acontecem de vez enquando na EX3 (Centro per l'Arte Contemporanea de Firenze) ou la no Le Murate, a antiga prisão de Florença que foi restaurada e aberta para eventos culturais. Não existe um Pompidou por aqui, mas já é um primeiro passo...

Aproveito para compartilhar um link sobre a exposição do brasileiro Ernesto Neto na EX3: http://www.brasilnaitalia.net/2011/02/ex3-e-suspense-arte-contemporanea-e.html

beijocas,

Babi

    consueloblog
    Reply 22 de May de 2012

    Oi Barbara,
    Q ótimo vc ter incluído esta informação!!! Obrigada!!!
    bjs
    c

Adriana Pessoa
Reply 23 de May de 2012

Lindo post! Informações preciosas.
Seu blog cada dia melhor!
Beijos.

Juliana Bergamaschi
Reply 23 de May de 2012

Consuelo obrigado. Não conheço a Itália e sou Costamilan por parte de mãe e Bergamaschi por parte de pai, ou seja, totalmente italiano. Cresci no interior do RS, região colonizada por italianos e ouvindo meus avós falando o dialeto vêneto. Acompanhar as tuas imagens da Itália causa saudade do que eu não vivi. Estranho, não é. Mas adoro. Obrigado!

Maria Luiza
Reply 23 de May de 2012

Florença é uma cidade que emociona. Sua arquitetura renascentista, as esculturas nas praças, os acervos da Galleria Uffizi e Academia são extraordinários. Obras de arte por todos os cantos da cidade. Fiquei também encantada com a perfeição dos trabalhos desenhados no chão pelos estudantes de arte da cidade. Fica como sugestão para um futuro post.
bjos,

Jairene
Reply 25 de May de 2012

Amei a instalação no pátio do Palazzo!! Uma grande colméia,um grande casulo...ou um caleidoscópio,como bem disse a Rita Medina!... As placas metálicas refletindo as imagens,a luz,o encantamento das crianças_Um transe,certamente!! Com o por do sol pra arrematar! Obrigada,Consu! :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *