A evolução de uma artista: Caterina Zangrando


Caterina Zangrando

Caterina Zangrando

Escrevi sobre Caterina Zangrando AQUI já faz 10 meses.  Desde então, ela cresceu muuuuito!!! Sua nova coleção é madura e foge completamente do universo lúdico onde a conheci.

Linda, simpática, talentosa e doce, viramos amigas.  E só agora, escrevendo sobre ela para a Vogue descobri que a sua garra é enorme e que tudo vale para seguir seu sonho.  Pedi para ela escrever de seu punho a sua história (que não cabe toda na Vogue) e aqui está.  Estou publicando tudo por achar que é uma inspiração para tantos!

Mas antes, quero mostrar as peças da nova coleção que vi em Paris em Outubro.  Vejam só a diferença com a coleção do post anterior que eu fiz em Dezembro de 2012.

SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC IMG_0431 copy IMG_0428 copy IMG_0859 copy IMG_0892 copy IMG_0386 copy IMG_0883 copy IMG_0789 copy IMG_0985 copy IMG_0907 copy IMG_0452 copy

 

Aqui vai Caterina Zangrando by Caterina Zangrando:

Como eu comecei ?
Parece trivial , mas na verdade desde que eu era pequena eu desenhava, coloria , bordava… eu tinha uma paixão por canutilhos e miçangas e adorava brincar de desmontar e montar jóias de minha mãe.  Também cortava e costurava roupas para as minhas bonecas.  Barbie para mim era mais uma manequim que usava para experimentar os vestidos que criava… Eu sempre tive uma enorme paixão.

Crescendo meus pais me proibiram de fazer Escola de Arte … pois achavam que era uma profissão sem futuro. Também me proibiram de cursar a faculdade de St. Martins em Londres, pois “eu tinha que fazer algo que pudesse me dar as noções básicas de cultura” e não rabiscos e vestidos !

Cursei a universidade em Milão de Relações Públicas.  Porém, escondida de meus pais encontrei um trabalho no escritório de imprensa da Valentino.  Lógico que com o tempo eles descobriram e ficaram muito bravos, mesmo que me tenha me formado no número de anos certo e com ótimas notas.

Formada, eu disse: ” mãe agora vou para Paris e me inscrevo no segundo grau na École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne , e não me diga nada!”

Nós fomos a Paris e lá a escola me informou que os testes do grau italiano não seriam aceitos na França e que eu teria que começar de novo a partir do zero por 5 anos ….
Desconsolada, disse à minha mãe: “Vamos almoçar no l’Avenue!”  [ndr. Um restaurante elegante e muito frequentado por jet-setters, VIPs e gente da moda.]

No L’Avenue estava André Leon Talley (que nem sabia quem fosse, vi que todos o cumprimentavam e eu pensei que ele era uma estrela de rock).  Ao passar por ele, ele me para e admira o colar que minha mãe estava usando , obviamente, um dos muitos que eu continuei a fazer para mim,  ela e minhas amigas …. Ele disse que na próxima semana me queria em NY com uma coleção …. eu a fiz em 7 dias, me demiti da Valentino e entendi:  ÉSTA É A MINHA PAIXÃO E VAI SER O MEU TRABALHO!!! E o sonho tornou-se realidade

O engraçado é que o colar da minha mãe que originou tudo isto tinha sido feito com um colar de pérolas verdadeiras , que um ex-namorado havia me dado o qual a minha mãe odiava!! Rssss  De brincadeira, como presente de Natal eu desmontei e remontei o colar de pérolas de quem ela odiava e dei de presente para ela!

Por que mudei completamente de gênero nas últimas coleções ?
Fazia tempo que sentia a necessidade de fazê-lo e de repente, a inspiração veio!  Na verdade sou muito egoísta façoas jóias principalmente para mim.  Não sentia mais a coleção antiga com cores, cristais, fantasia e contos de fadas, eu queria algo mais maduro, mais linear, algo que me representasse, neste momento.  Eu queria misturar arte, história, ciência, matemática, física, cidade e as áreas metropolitanas, mas tendo bem clara a idéia de ser mulher.  Queria expor esta feminilidade sem mostrar bling bling …. Queria pérolas porque trazem luz e iluminam sempre, pois joias devem iluminar e decorar não devem ser só moda e metal.  Senti a necessidade da transparência para enfatizar o corpo, a forma o pescoço, os dedos, os lobos da orelha …. e é por isso que eu adicionei o plexiglass. Queria peças simples para serem usadas todos os dias, e para mim, como sempre em todas as minhas coleções, as peças devem ser grandes!  Desejava algo contemporâneo e é por isso que surgiu a “DOUBLE REVOLUTIONARY COLLECTION”! Eu busquei a força de mulheres poderosas que deixaram uma marca na história.  Quis peças que são como talismãs, com a força de sua musa.  Pois eu também sou uma mulher forte que está dando cotoveladas neste mundo da moda que, mesmo frívolo,  é um mundo duro e difícil de ter sucesso. E é por isso que eu dediquei esta coleção para as mulheres fortes da história , ocultando um pouco seus nomes, para que cada um possa escolher a parte que preferem …

Como me sinto quando crio e como trabalho
Sou de uma inconsciência absoluta , crio sonhando… eu ainda acredito em sonhos!   Mesmo sabendo que no fim das contas, tenho que ser prática.  Mas quando eu crio eu penso em tudo de mais lindo e maravilhoso que existe!!   Mais tarde, durante a produção, acabo por descobrir que várias peças que sonhei são impossíveis de produzir.  Mas pelo menos me enriqueci sonhando-as e desenhando-as.  Como a pequena clutch que introduzi pela primeira vez na minha coleção.  Eu sonhei uma bolsa de noite, romântica e também  sonhei o maior anel de noivado do mundo!!  Et voilá … ela apareceu, uma clutch-anel de noivado em plexiglass, transparente, redonda e brilhante!

Trabalho na maior desordem!  Não importa onde, posso estar na minha mesa de escritório, no quarto ou na sala de estar.  Eu coleciono tudo … papéis, imagens, recortes de jornais, fotos, vários esboços, amostras de tecidos, cores, as coisas mais impensáveis ​​e espalho tudo pelo chão!

E depois, uma vez que crio a coleção, quase por superstição mesmo, saio para comprar um batom, e saiba que eu, na maquiagem, NUNCA uso batom… mas sei lá,  é um gesto que me faz rir… é um pequeno,  inútil femminilíssimo prêmio.

 

Adorei estas palavras de Caterina.  Digam a verdade, não é inspirador?

YOU MIGHT ALSO LIKE

Pulseirismo, a minha tatuagem.
December 06, 2016
Caleidoscopio com loja online?!!! VIVAAAA!!!
June 08, 2015
Mais um dia na semana de moda de Paris
March 10, 2015
Primeiro dia do #mfw (Milan Fashion Week) com Gucci, Alberta Ferretti, Nº21 e Caterina Zangrando, além da rua, é claro!
September 18, 2014
Caleidoscópio, de Alagoas para o mundo!
May 28, 2014
Bijoux em lugares surpreendentes
May 02, 2014
A bijuteria maravilhosamente lúdica de Caterina Zangrando!
December 15, 2012
Ca&Lou: haute bijoux moderno com um coração vintage.
April 12, 2012
Stackers…
February 09, 2011

18 Comments

Cassiano Lopes
Reply 22 de October de 2013

Evolução mesmoooooo! Adorei os bracelets da foto p&b e os demais itens da coleção são exageradamente fabulosos. As peças são ultra modernas e super criativas. Acho que a repressão dos primeiros anos fizeram com que ela tivesse essa criatividade fenomenal. Já imaginei você com o primeiro colar em uma belíssima camisa branca. E o bracelete tbm acho que combina com seu estilo. Bjocas diva!

Alexandra
Reply 22 de October de 2013

Se é inspirador? Põe inspirador nisso! Adoro mulheres fortes e de atitude (né Dona Consuelo?...kkkkk)...e isso não tem nada a ver com idade....aliás conheço muito bem uma Catarina tão forte quanto essa (minha mãe)....será que tem alguma coisa a ver com o nome?
A evolução é explícita. Perto desta coleção a anterior parece ter sido criada por uma menininha.
Essa consciência do amadurecimento e a necessidade de mostrar seu momento atual é maravilhosa, pois ela podia muito bem se acomodar no que estava dando certo.....mas não seria mais 100% ela no que faz.
Palmas para ela, uma mulher forte e muito talentosa, além de muito bonita também.
Adorei os braceletes com pérolas bem grandes e a bolsinha/anel de noivado.
Beijos sempre pra você, que nos brinda com tanta beleza sempre.

Maria Vilma
Reply 22 de October de 2013

Consu,
Realmente, super inspirador!!! Para mim pessoalmente... em vários aspectos, como bem disse a Alexandra, independentemente de idade, condição social... tem que correr atrás dos seus sonhos... e também, como mãe de uma Catarina com tendências artísticas (passa a maior parte do dia “todos os dias” desenhando... isso desde que descobriu papel e lápis) e eu e o meu marido temos o mesmo discurso dos pais da “Caterina”... Olha... que equação complicada para ajustar...
Que bom, que para a Caterina deu tudo certo e como resultado, temos essas coisas belíssimas!...
Obrigada,
MV

Conceição
Reply 22 de October de 2013

Fui lá atrás dar uma olhada pra lembrar. Havia esquecido porque achei extravagante demais. Confesso que a coleção atual me surpreendeu. Com mais sofisticação e criatividade.
Parabéns pra ela, pela transformação. Parece que será mais uma que vai se olhar no espelho com o passar dos tempos e se sentir melhor.
Mulher vinho...talvez...rsrsrsrs
Bjs

Carol R.
Reply 22 de October de 2013

Não lembrava, mas fui conferir como era o trabalho. Lindo o trabalho de pedras com acrílico.. bem interessante ver como as escolhas mudam no processo de criação.
bjs

Ana
Reply 22 de October de 2013

Super inspiradoras as palavras dela !!! Realmente as "Catarinas" são fortes e determinadas, além de possuírem criatividade explosiva! Falo também como mãe de uma pequena Catharina já incrível...
Consuelo, agora que recebo o blog todos os dias por email tenho acompanhado mais tuas viagens, muito bacana tudo o que mostras... com tanto carinho e classe...
Ana

    consueloblog
    Reply 22 de October de 2013

    Obrigada Ana!! Fico feliz q vc está gostando! Essa coisa de receber por email o aviso que o post está no ar é "um barato" (como diziam na minha época!). bj à Catarina! e a vc tmbm! c

Therezinha Jorge
Reply 22 de October de 2013

"Perolas trazem luz e iluminam sempre"
Conto de fadas, sorte ou perseverança
Menina poderosa

Ana Laura Rabelo
Reply 22 de October de 2013

Enlouqueci com os anéis e braceletes com pérolas e transparências. Realmente, eu gostei muito mais dessa coleção. Bj,

Lana Maria Carvalho Mota
Reply 22 de October de 2013

Fiquei apaixonada pela coleção inteira! Nao conseguiria escolher a mais bonita! Gostaria mesmo era de ter acesso para comprar alguma! Também estou adorando receber seus posts por email, Consuelo! Facilitou ainda mais uma leitura que adoro! Beijos,

Lana

Elaine dreyer
Reply 22 de October de 2013

Fiquei maravilhada com as peças e fascinada pela artista. Senti primeiro a força, a alma em cada peça que ia vendo e, depois na alma que transbordou em palavras...Me senti homenageada quando fala nas mulheres fortes, é difícil domar a criação para colocá-la dentro da praticidade que precisamos ter...

    consueloblog
    Reply 22 de October de 2013

    Vc entendeu certinho!! bjs c

Eduarda
Reply 22 de October de 2013

Ser de vanguarda e ao mesmo tempo chic não é coisa que muitos conseguem. Adorei.

sil
Reply 22 de October de 2013

Bonita reportagem. Muita sinceridade e simplicidade para explicar o processo criativo! Muito obrigada e parabéns, Sil/SP

Andrea - Curitiba
Reply 22 de October de 2013

Adorei as gargantilhas e seu relato. Que moca de fibra e tambem de sorte, pois receber um elogio de Mister Andre Leon Talley, nao eh para qualquer um!Bjs.......

Mateus Habib
Reply 24 de October de 2013

Que trabalho fascinante! Em tempos não via peças tão bonitas.

Tania Sciacco
Reply 25 de October de 2013

Desde que li o primeiro post sobre ela que Consuelo fez, venho seguindo seu trabalho. Achei esta nova fase lindíssima, mas vejo muitas peças semelhantes dentro do meu relacionamento com artistas que desenvolvem jóias. Minha paixão é a fase anterior. Queria uma peça.
Ah! E amei a história em primeira pessoa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *