7×1…
Bom, the day after… nem ia falar da copa, mas foi algo de tão chocante, assustador, sem sentido, arrasador, epocal que não posso ignorar.
Foi 1… tá bom, vamos segurar que tem muito tempo…
Foi 2… ai, ai, ai…vamos para o empate, tem tempo ainda…
Foi 3… começamos a ver as imagens de crianças e mulheres chorando no estádio, de homens sem ar, sem forças para torcer… Mas era aqui que realmente deveríamos ter começado a torcer com todas as forças!!!…
Foi 4, 5… como seguir o resto do jogo?!!… Alguns torcedores começaram a abandonar o estádio… e as mídias sociais começaram a estourar com críticas, piadas e gozação…era o jeito de segurar…
Meio tempo…
Foi 6, foi 7… já não tínhamos mais esperança. Falou-se muito de humilhação, mas não foi o que senti. Senti tristeza, pelo único fio de orgulho que a copa ainda segurava para o nosso Brasil. E foi essa a reação nacional…
Hoje fala-se só de política. De como, como brasileiros, temos que tomar responsabilidade pelos nossos atos e votar certo em Outubro. Mas por que? Por causa de um jogo perdido? Lógico que não!!! Respeito o voto, seu poder e mais do que tudo a responsabilidade que cada “x” representa na urna. Mas não por causa de um resultado, mas porque amamos o nosso Brasil. Sabemos que nossa terra e nosso povo tem um potencial gigantesco. Precisamos de líderes, e foi isto que faltou, infelizmente, nesta copa. Não é hora de dar culpa, mas é hora de sermos orgulhosos!!
É a hora de mostrar que o nosso 1 gol é a semente…
- July 09, 2014
- 0
Tino Zahedi
9 de July de 2014FUTBOL?? My Foot!!
WHO GIVES A DAMN ABOUT SOCKER and some smelly and loud berserks, WITH YOU, YOUR MOM, YOUR SIS, ADRIANA LIMA and ALESSANDRA AMBROSIO AROUND???
❤♚❤
Andrea - Curitiba
9 de July de 2014Great, Tino!!
vera
9 de July de 2014Olá,
Acho que nos falta uma seleção de craques, como num passado nem tão remoto assim (Zico, Gerson, Tostão, sem falar de Romário, Cafu, Ronaldo e tantos outros). A seleção atual é fraca e vinha apenas se arrastando, com um pouco de sorte. Parabéns à Alemanha, pela técnica e pelo respeito por não tripudiar ainda mais sobre o Brasil (poderia ter dado de 10, se quisesse).
Ana Laura Rabelo
9 de July de 2014É isso mesmo que espero. Responsabilidade na hora de votar. Ah, como tenho sonhado com isso! Bjs AL
Mia Athayde
9 de July de 2014Caríssima, bom dia !
Muito bem posto ... muito bom seu post !!!
Bem escrito, com clareza, competência e emoção.
E o bom humor tão típico do nosso povo, está aqui ilustrando o que as suas palavras contam!
Prá mim, ficou uma coisa bem clara e séria: temos que ser MAIS COMPETENTES em muitos aspectos. Vamos jogar melhor e votar melhor.
Aliás, podemos já, agora! E daqui a 4 anos a gente mostra na Rússia, como treinamos para sermos Hexa !!!!!!!
bjs
Luciana de Oliveira
9 de July de 2014Consu,
Na minha opinião somos um país de gente maravilhosa mas que por falta de investimento em direitos básicos como educação, saúde e segurança, este mesmo povo acaba depositando sua esperança e patriotismo no futebol, onde somos abençoados sempre com otimos jogadores e isso acaba sendo uma certeza de podermos nos orgulhar de sermos brasileiros, é um momento de união de toda a nação.
Acho que o que as pessoas ( que tiveram chance de estudar) querem é que este orgulho de ser brasileiro nos faça escolher nossos líderes com mais responsabilidade, pensando em um futuro melhor e sem corrupção.
Parece simples mas não é! Imagina pessoas sem nada, quando eu digo nada, é sem chance de trabalhar, ou ao menos ter água
Luciana de Oliveira
9 de July de 2014para cozinhar, seus filhos sem escola, emprego ou casa.. Esta pessoa não tem discernimento para votar pensando no bem do país, ela vota em quem oferece ajuda, o que muitas vezes é uma ajuda mentirosa em troca de votos. Mas nesta hora, quando nossa seleção, que traria um tantinho de alegria a esse povo tão sofrido, perde. Eles tem a chance de acordar de um transe e pensar que tudo poderia ser melhor.
Isto tudo que escrevi aqui, tem base na conversa que tive com minha nova ajudante aqui de casa que acabou de chegar de Alagoas.
Segundo ela, a família que mora no sertão pensa exatamente assim!
Triste demais né?
( estou digitando do iphone por isso a quebra de texto)
Bjs
Andrea - Curitiba
9 de July de 2014Infelizmente eh nossa realidade, Luciana....
Sandra
9 de July de 2014Concordo plenamente, Luciana, disse TUDO. Momento altamente propício para reflexão geral sobre os rumos da NAÇÃO...
consueloblog
9 de July de 2014Exatamente Lu! bjs c
Dulce
9 de July de 2014Em nosso país futebol e politica estão intrinsecamente ligados, infelizmente ou como agora felizmente! Tomara que este 7x1 sirva p algo, tomara! Axé!
Luciana de Oliveira
9 de July de 2014Tomara mesmo Dulce!!!
Bjs
consueloblog
9 de July de 2014Tomara! bjs c
Ana Placido
9 de July de 2014Oi Consuelo! Gostei da emoção na dose certa do texto, muito bom. Vendo na TV ontem vários programas com análises sobre a "tragédia", o que mais gostei foi o da - sua amiga - Monica Waldvogel. Um psiquiatra, um comentarista esportivo e ela própria concluíram que o Brasil joga por causas demais: "pra dar um pouco de alegria a esse povo sofrido, pra justificar gastos astronômicos, pra vingar a derrota de 50, pelo Neymar..." Isso tudo aumenta a carga emocional e somado a outras deficiências estruturais dá no que deu. Precisaríamos nos livrar disso tudo e asssimilar a verdadeira dimensão do esporte, competitivo e apaixonado mas não motivo de honra de uma nação. Enfim, o que valeu pra mim nesse dia foi me divertir com as redes sociais que souberam criar os mais divertidos memes. Da metade pro fim fiquei com um olho no jogo e outro nas redes, como quem preferiu definitivamente rir pra não chorar. Amo esse país!
consueloblog
9 de July de 2014Estou totalmente contigo e não abro!!! Da metade da primeira metade já estava com cel na mão... queria muito colocar o vídeo da cerveja arrasando a caipirinha, mas não consegui, ainda...
A Mônica é uma COISA!!!! Ela sempre discute com fatos e pontos de vista diferentes e inteligentes! Isso sim q é orgulho!! Esta brasileira, que AMA futebol!
bjs
c
Ana Placido
9 de July de 2014Ah...esse vídeo cerveja X caipirinha eu não vi, vê se consegue postar sim hahahahaha sensacional!! Bjos
Andrea - Curitiba
9 de July de 2014Grande post, Cons! Ja se escreveu de tudo na rede, ja se disse de tudo na tv....Como a Ana Placido escreveu, nossa miga Moniquita em seu programa disse tudo: justificativas aqui e ali, alegria para o tao sofrido povo brasileiro, e outras verdades......Hora do povo acordar nas urnas.....mas sera que tem que perder na Copa para isso acontecer?? Deveria ser sempre assim, saber-se votar e escolher seus politicos, sem justificativas....Fica a tristeza nos rostinhos das criancas, o futuro de nossa nacao...Educacao DJA, meu povo!!! Bjs....
consueloblog
9 de July de 2014Não deveria ser assim, mas foi um sistema criado...e é ora de quebrar isto! bjs c
Andrea - Curitiba
9 de July de 2014Com certeza!!
Maria Vilma
9 de July de 2014Querida consu, eu até já falei um pouco do que eu penso a respeito... no
comentário anterior...
Antes de qualquer coisa, muito obrigada por esse post. Bem feito, bem escrito,
como bem disse a Mia...
O sonho não acabou... O sonho só acaba para quem morre... Será??? Eu tenho
as minhas dúvidas...ahaha...No que ao esporte diz respeito... renova-se a cada
quatro anos... Ganhamos... perdemos...ganhamos...e assim... sucessivamente...
É vida em curso...
Perdoem-me não quero, não devo, não posso e nem dá para ser arrogante...mas quando eu vejo tudo isso... atrevo-me a dizer...que a Copa do Mundo de Futebol
só tem a graça, a beleza que tem, por causa do Brasil... dessa emoção desmedida
dos brasileiros...
Viva o Brasil!!! Viva todos nós brasileiros...!!! Daqui a pouco tem mais... e haja
milho para eu me empanturrar de pipoca e gritar até ficar rouca... tudo de novo
outra vez!!!
Um ABRAÇO do tamanho do Brasil para todos!!!
MaVi
PS: Eu não sei se eu sou ingênua ou ignorante mesmo...porque eu não consigo
associar política com esporte e nem acho que os brasileiros fazem isso... Pelo
menos nessa dimensão que a maioria diz...
consueloblog
9 de July de 2014acho q muitos fazem sem ter noção... bjs c
Carlo
9 de July de 2014Bom dia, Consu, ache ótimo o seu ponderamento. A torcida no estádio deveria também ter sido mais guerreira.
Tenho orgulho do David Luiz, Neymar e Thiago Silva. Adorei a alegria e vontade do David Luiz, tornei-me um fã dele.
Sobre as eleições. Acho estranho que a imprensa brasileira faça um jogo tão vergonhoso. Futebol não tem nada a ver com eleição. Usam da boa vontade das pessoas para induzi-las. São violentos e propagam violência. Deveríamos estar felizes, pois se dentro de campo não conseguimos chegar, temos que nos lembrar (é estranho ter que lembrar isso) que estamos recebendo e fazendo a "Copa das Copas". É assim, que boa parte dos estrangeiros está descrevendo o evento. Estão maravilhados com a estrutura que montamos. Sim! Ao contrário do que esperavam os sabotadores do país (alguns candidatos da oposição, principalmente), a Copa está sendo um sucesso, não houve caos aéreo e já estamos chegando a final do evento. Como você mesmo diz, somos gigantes. Agora, temos que nos lembrar que temos 1 presidente da República, 27 governadores, 81 senadores, 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais. Mais de 5.591 prefeitos e mais de 51.819 vereadores. Além do executivo, temos o legislativo e judiciário. Temos que aprender, para não sermos simplistas, a entender o que é responsabilidade de cada agente público. Acho que essa é uma boa lição para todos nós.
Grande abraço e seguimos (abraços a todos os visitantes que passaram e passam pelo Brasil, voltem sempre),
Andrea - Curitiba
9 de July de 2014Otimo texto, Carlo! Bjs.....
Maria Vilma
9 de July de 2014Carlo...excelente! E quantas vezes ganhamos?!?!
Quanto lembrarmos de tudo (politicamente)...vc e a
Consuelo disseram bem. É pra sempre...
Bjs, querido!
Carlo
9 de July de 2014MaVi, Andrea, Consu, nós ganhamos e ganharemos muito com essa Copa. O nosso país tem avançado muito, estamos superando a miséria firmemente. Isso é maravilhoso! Enquanto muitos outros países, ainda, tristemente, vêem a pobreza absoluta avançar. Até mesmo em alguns países da Europa, por exemplo, o desemprego está acima dos 26%, enquanto, no Brasil, está em menos de 5%. Claro, desejamos que todo o mundo esteja bem, com comida na mesa, emprego e felicidade. Agora, sobre a Copa temos: 1) infelizmente a FIFA - essa instituição internacional - tão corrupta e envolvida até mesmo em venda de ingressos (i)legais (as notícias falam em mais de 200 milhões de arrecadação por corrupção, uma máfia), que vergonha; 2) a CBF - confederação brasileira de futebol também tem que ser saneada e moralizada, é lamentável termos uma instituição tão corrupta para cuidar do nosso futebol. Temos que reformular a FIFA e a CBF para que elas ajam em prol do futebol e não de interesses particulares. Luta que segue! Grande abraço, queridas!
teresa
9 de July de 2014É isso mesmo Carlo, tive o privilégio de ir ver o jogo BrasilxColombia em Fortaleza e ficamos todos orgulhosos da organização do evento. Desde o estádio impecável (segundo meu marido, melhor que o Camp Nou do Barcelona), transporte, fanfest, gringos de todas as nacionalidades confraternizando, inclusive nos botecos pés-sujos no entorno do estádio, e olha que Fortaleza é Nordeste!!!! Sorte que vimos uma vitória, mas jogo é isso, um ganha o outro perde e a vida segue. Beijos verde e amarelos para todos que sábado ainda tem mais um!!!!!
Sonia
9 de July de 2014Excelente análise, Carlo!
Meus parabéns.
Um grande e carinhoso abraço a todos vocês, queridos amigos e amigas.
Carlo
9 de July de 2014Obrigado pelo carinho, Teresa e Sonia. Nosso país que amamos e contribuímos para ser cada vez melhor, para todas e todos. Abraço fraterno,
consueloblog
10 de July de 2014Como admiro os diálogos aqui do salotto!! bjs c
Maria Benincasa
9 de July de 2014Bom dia Lady, bom dia SAlotto!!
Ontem fiquei triste. Fiquei triste pq mesmo tendo muitas criticas a essa copa, sou brasileira e estava torcendo. Mas fiquei mais triste por causa do meu filhote de 8 anos, que ficou desolado e não conseguia parar de chorar. Mas graças a Deus e a muita conversa, está aprendendo a lidar positivamente com as frustrações.
Não pude perder a chance de explicar pra ele que esporte é assim mesmo, um dia se ganha e no outro se perde. Mas que quem se prepara mais, luta mais, se esforça mais e é mais perseverante, tem mais chances de ganhar, não só um campeonato, mas na vida. Expliquei também, que os paises que se destacam no esporte, na sua maiorira, se desenvolvem antes em educação e que isso é fundamental.
Adorei seu post todo, mas a minha parte preferida é a ultima foto. #vamosBrasil!!!
bjs da roça
consueloblog
10 de July de 2014É isso aí querida!!! Transformando uma situação negativa em positiva!! bjs c
cezar estorani
9 de July de 2014Nao ligo muito para futebol, nunca foi meu esporte preferido. Queria ate ser como algumas pessoas que sofrem que choram por 11 homens correndo atras de uma bola. Mas essa copa foi diferente, acho que descobrimos muita coisa importante. Pessoas começaram a prestar atenção em política. Talvez votemos errado, mas ninguém fala que não temos em quem votar, essa pra mim é a realidade. Um viaduto caiu , matando pessoas. e pessoas alfabetizadas, formadas , diplomadas e etc... só deram importância a um chute mal dado numa coluna de um jogador recém saído das fraudas. Apenas uma mulher não consegue afundar um país. E o que essa copa trouxe de bom , pro ramo em que trabalho? NADA! muito pelo contrário, lojas em liquidação antes da data, costureiras nas ruas, lojas fechando. enfim minha torcida foi pra terminar logo com isso!
Jaqueline Müller
9 de July de 2014E para arrematar, um lindo poema...
Enquanto isso, durante o jogo...
Agora um poema:
A copa é bonita
A copa é estranha
Enquanto vc lia
Mais um gol da Alemanha!
Guga
9 de July de 2014kkkk! Muito bom, Jaqueline!
Adrianne
9 de July de 2014De repente do riso fez-se o pranto. Silencioso e branco como a bruma...
E vamu que vamu, hoje eh outro dia. Post muito bem construido, baby!
consueloblog
10 de July de 2014thanks querida! bjs c
Rose
9 de July de 2014Muito triste....
Mas uma coisa que nao me sai da mente e me enche o coracao de uma alegria inenarravel foi apos o jogo, meu filho no chuveiro cantando ainda com um fio de amor no coracao, com seu sotaque carregadissimo: " Brasil, meu Brasil brasileiro..." Gente, chorei!!!!
E isso ai, e desta forma, uma vez Brasileiro, mesmo que so pela metade, sempre Brasileiros. Nosso Brasil e assim, cativa e a gente ama incondicionalmente!
Maria Benincasa
9 de July de 2014Que bacana Rose!
bjs
Adrianne
9 de July de 2014Ah, Rose, maravilhoso!!!!!!!
Obrigada por dividir conosco.
Maria Vilma
9 de July de 2014Lindo!!!!
consueloblog
10 de July de 2014Q lindo Rose! Obrigada! bjs c
Antonia
9 de July de 2014Para atingir a vitória não podemos continuar trabalhando com improviso e acreditando que o malfadado- jeitinho brasileiro- pode resolver tudo !
Faltou técnica e, segundo meu ponto de vista, faltou coach !
Eduarda
9 de July de 2014Venceu o melhor.O muito melhor.Parabéns à Alemanha. A Copa está aí, e até agora muito boa, independentemente de nós custarmos tanto a aprender a perder, mesmo que de goleada.E também independentemente de nós custarmos tanto a entender que alhos não são bugalhos.Foi um jogo triste para nós, mas sem violência e onde o futebol impecável dos alemães teve seu melhor dia às custas de nossas deficiências técnicas. Consciência política passa também por dimensionar corretamente o resultado de uma competição esportiva.Continuarei a torcer pelo Brasil no sábado e sempre!
consueloblog
10 de July de 2014Perfeito Eduarda!! Obrigada! bjs c
Paula Limena Cury
9 de July de 2014Amiga querida, eu fiquei na realidade mais chateada com o 7 do que com o fato de perder. O que alguns dizem: não merecíamos. Merecemos. Nosso técnico é obsoleto e teimoso. Sem visão estratégica. Cansado. Fazer o quê? Cada time tem o líder que merece. Mudar, só querendo. O Brasil tem que se mexer. Senão vai perder ainda mais. Antes dos jogos perdemos todos os 40 Bi que tínhamos para construir circos ( que chamam de arenas). Agora, perdemos o jogo, a diversão. O que nos falta perder? Ainda temos um pouco de dignidade. Temos que defendê-la nas urnas. Quem sabe assim, nossa auto-estima possa estar pronta para situações como a de ontem. perder o jogo, ok. Perder a razão...
consueloblog
10 de July de 2014Paula querida amiga!! (saudades) Sempre inteligente e precisa nas palavras!!! Obrigada! bjs c
Andrea - Curitiba
10 de July de 2014Grande comentario, Paula!!
Jovita Agra
9 de July de 2014Consuelo, parabens por eu texto deste post. Sim, mais importante que uma copa perdida (tomara um 3º lugar como consolação) é tomarmos uma decisão certa em outubro próximo. Nosso povo sofrido e guerreiro em batalhas diárias para sobrevivencia merecia sim a alegria da vitória, mas ao mesmo tempo esta derrota abriu os olhos de todos e que sirva de lição para que deixemos de agir com o coração e que usemos mais da razão. E este mesmo povo merece melhores governantes. Um beijo grande para voce.
MARI
9 de July de 2014Oi Consu amei o post.. e tuas palavras sempre inteligentes e sensatas...concordo c vc..temos um potencial incrível e um povo maravilhoso!!! Gigante p própria natureza!!! a primeira foto o q me chamou a atenção foi a exuberante natureza atrás do Cristo!!! então bola pra frente.. perdemos um jogo apenas..outros virão!!! minha Bandeira continuará tremulando na minha sacada até domingo...e meu coração p sempre verde e amarelo!!! :)bjusss a todos
PS Tbém não precisava ser de 7 x1 né!!!???rsrss
consueloblog
10 de July de 2014rssss...realmente!!...
lucy
9 de July de 2014oi Consuelo
adorei a sua materia, mas falar em politica neste momento é mais que necessario.
esta copa nao deveria ter vindo, pois nunca poderiamos gastar o que foi gasto, em estadios, que ficaram as moscas, e obras inacabadas prometidas e um saldo de 24 bilhoes de gastos que nos teremos de pagar.
vc vive fora, nao imagina como esta o pais, nem sonha ver por dentro e viver por dentro
sabemos que a derrota fara o povo pensar mais e mais ainda que nos somos lesados,
pois a vinda da copa e o proximo evento das olimpiadas é totalmente politico e perpetuaçao de poder para ficar igual a cuba ou venezuela, este é o ideal de vc sabe quem, que anda lançando ideias especiais de retroaçao para o povo mas sem que querem o bem do pais ao jeito deles, onde tudo q. acontece com cuecas é normal
admiro o legado que eles deixaram e torço para que eles pensem bem e usem o coraçao para o bem maior e nao para outras coisas, que venho outubro e a justiça do bem maior seja feita.
um abraço e DEUS ilumine os meninos do jogo e os responsaveis por esta naçao
consueloblog
10 de July de 2014Sim!! Iluminação para todos nós escolhermos quem realmente liga para o "nós" mais do que para o "eu"!! bjs c
Ana Abate
9 de July de 2014Ainda estou meio emocionada com os olhares marejados, com os choros compulsivos das crianças ( que já nascem nesse país valorizando a bandeira através do futebol...) com aquele senhor de bigodes agarrado na taça.... Eita povo sofrido desse maravilhoso país de belezas e riquezas naturais! O nosso orgulho tem que ser outro, o de um país em crescimento e de crianças que se orgulham da bandeira pela educaçāo, saúde e igualdade social!!! Será que presisamos disso para olhar para esse lado?
Quando falamos em outros paises que somos brasileiros o pessoal so pensa em carnaval e futebol... Quem sabe mudamos essa mentalidade aqui e fora para valorizarmos outros aspectos mais importantes! É cultural e sadio, mas nem só de pāo e circo sobrevive um país.
E cá entre nós, estou fā desses alemāes táticos ( com fama de frios(?)) que em nenhum momento se vangloriaram desse massacre e em redes sociais postam solidariedade e respeito ao nosso povo! O exemplo é tudo !
Bj Consu, salotto e que bom que podemos dividir essa tristeza!
consueloblog
10 de July de 2014Fantástico, como escreveram acima, foi nenhuma violência!!! Viva!! bjs c
Ana Abate
9 de July de 2014Corrigindo: Precisamos
Maria Vilma
9 de July de 2014Consuelo e Salotto querido!
Passei novamente... para mostrar essa crônica de Carlos Drummond de Andrade, escrita quando o Brasil perdeu a Copa de 82.
Vale a pena (re)ler...Porém por ser muito extensa e falar de acontecimentos e
nomes de pessoas específicos daquela época...vou colocar aqui apenas alguns
trechos que a meu ver, calha bem para hoje/esse momento...
Perder, Ganhar, Viver
“(...) Paciência, não vamos transformar em desastre nacional o que foi apenas
uma experiência, como tantas outras, da volubilidade das coisas.
Perdendo, após o emocionalismo das lágrimas, readquirimos ou adquirimos, na
maioria das cabeças, o senso da moderação, do real contraditório, mas rico de possibilidades, a verdadeira dimensão da vida.
Não somos invencíveis.
Também não somos uns pobres diabos que jamais atingirão a grandeza, este
valor tão relativo, com tendência a evaporar-se.
(...) A Copa do Mundo de 82 acabou para nós, mas o mundo não acabou.
Nem o Brasil, com suas dores e bens.
E há um lindo sol lá fora, o sol de nós todos. E agora, amigos torcedores, que
tal a gente começar a trabalhar, que o ano já está na segunda metade?”.
E... pronto!!! Vale para 82...2014... Vale para a vida!
Adrianne
9 de July de 2014Ah, minha MaVi, vale mesmo. Grande lembrança.
Eu levei hoje para a turma do escritorio ( todos baby face),
o "Foi-se a Copa?" do mesmo Drummond, mas datado de 1978...
Maria Vilma
9 de July de 2014Então... minha Dri, são muitas Copas... E virão outras...e ganharemos e perderemos outras tantas...e nos
frustraremos e comoraremos igualmente...e votaremos
nos políticos “certos”...e votaremos nos políticos “errados”...
e, sobretudo, aprenderemos...! É a vida que segue independentemente de tudo isso...
A propósito, sábado vem aí...e aí???? Comemoraremos,
ou nos frustraremos?...Aguardaremos!!!
Eu sou brasileira... Não desisto nunca!!! Qualquer coisa,
daqui a quatro anos tem outra! Hahahaha....
Bjs, linda!
Maria Vilma
9 de July de 2014* comemoraremos
consueloblog
10 de July de 2014Que lindo MaVi!!! Para sábado, como li no Facebook, pipoca polvilhada de Rivotril!!! ahhahahha!!! Não tomo quase nenhum remédio, além de aspirina e alia seltzer, a não ser q seja importante, mas gostei da graça!! bjs c
Sonia
9 de July de 2014Muito bom, Maria Vilma.
Drummond é sempre bem vindo, um dos muitos que nos dão orgulho deste País!
Obrigada.
Um beijo, querida.
Maria Vilma
10 de July de 2014Hahaha... Consu, melhor pipoca com suco de maracujá
(é amarelo...inclusive...).
Mas depois que eu vi num jornal na TV, as respostas que algumas crianças (faixa etária... 6/7anos) sobre como eles estavam se sentindo sobre o acontecido... eu fiquei/estou tranquila...!
A reportagem foi numa escola infantil de SP ou Rio... que preocupada com a reação das crianças chamou um
especialista para conversar e trabalhar com essas crianças
a problemática: vencer/perder...
No final, o repórter fez várias perguntas e elas falaram
sobre o amor e o orgulho que sentiam pelo Brasil...Porém,
o que me livrou de qualquer sobrosso foi quando uma
delas disse (apoiada pelas outras, com gestos e
sorrisos...): “Tudo bem. Eu estou feliz! Ainda tem o 3º
lugar... e também 4º... ou...” E riram muito...!
E eu???... “Eu fico com a pureza das respostas das
crianças: É a vida! É bonita e é bonita! Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz...” (Gonzaguinha).
Beijos pra vc e pra Sônia!
Adrianne
11 de July de 2014Keep Calm & Drink Champagne
Maria Vilma
11 de July de 2014Hahaha... É bommmm... né????
Um abraço bem carinhoso, minha linda!
Eduarda
9 de July de 2014Que carta linda...Assino em baixo!
Meninos,
(sim, meninos, porque quando uma seleção é eliminada na Copa do Mundo, não há mais homens no gramado. Há meninos. Com olhos vazios, sem rumo e sem qualquer indício de vergonha ou de pudor.)
Escrevo só para agradecer.
Agradecer porque vocês nos fizeram sentir o que há muito tempo não sentíamos.
O nervosismo. A voz embargada. Tensão. Alegria. Nó na garganta. Dor de garganta. Explosão. Tristeza. Desilusão. Um turbilhão de sentimentos condensados em 4 semanas.
Agradeço porque vocês conseguiram mexer com muitas emoções que andavam paradas. Bandeiras na janela por amor a um país (e não apenas a uma seleção), acima de qualquer outra questão.
Porque vocês fizeram mais do que colocar corações para bater mais forte. Vocês colocaram corações absolutamente brasileiros para bater.
Agradeço porque a cada jogo que passava, me sentia mais parecida com os desconhecidos na rua. Mais próxima do meu país, da minha gente.
Agradeço porque o desfecho traumático não anula a alegria vivida.
E por saber que vocês vão ter que encarar aqueles brasileiros de momento, que até ontem tinham orgulho e hoje já acham que “isso é Brasil”.
Mas não se preocupem, para nós também é difícil suportá-los. Tamo junto.
E o fato é que a tristeza é geral: do campo, do banco de reservas, da arquibancada, do sofá da sala, do banco do bar, da sarjeta.
Mas, por favor, entendam, nós não estamos tristes com vocês, estamos tristes JUNTO com vocês.
E tanto é assim que posso garantir que milhares de brasileiros queriam poder dar em vocês hoje o abraço que o David Luiz deu no James depois da eliminação da Colômbia.
Obrigada, meninos.
Obrigada por me lembrarem que eu nunca quis ser europeia. Alemã, holandesa, francesa, belga… Nem que me dessem um belo par de olhos claros.
Que o que eu quero sempre é minha camisa amarela, minhas emoções escancaradas, quero o choro embriagado de hoje, esquizofrenicamente orgulhoso de ser quem somos até quando estamos apanhando como apanhamos.
Abracem seus pais. Seus filhos. Suas mulheres. Seus amigos.
Façam isso por nós, que queríamos abraçá-los talvez até mais do que iríamos querer se ganhássemos a Copa.
E continuem sendo assim, brasileiros, acima de tudo.
No cabelo enrolado, nas danças no vestiário, nos abraços verdadeiros, nos choros sofridos, na oração sincera e na certeza de que, bem ou mal, a gente segue em frente.
7 a 1? Dane-se.
Vocês me representam. E não é pela bola que jogam, é pelos caras que são.
Maria Vilma
10 de July de 2014Eduarda, também assino embaixo.
A minha visão, o meu entendimento é sob essa perspectiva...
Bjs, querida!
Eduarda
9 de July de 2014Os créditos da carta: RUTH MANUS!
consueloblog
10 de July de 2014Muito sincero, tocante, verdadeiro!!! Achei bacana mesmo! bjs c
Alexandra
9 de July de 2014Minha querida, belo post o seu!!!!
Eu só acho muito triste e estranho que tudo se resuma a futebol. Sinceramente (correndo o risco de parecer grosseira, rebelde ou sei lá mais o quê) eu acho que é hora de dar um basta nessa hipocrisia toda (e meu incluo nisso). Fala-se tanto em patriotismo, mas explora-se aqui o que nosso país tem de melhor mas na hora de gastar, de investir nosso dinheiro, pensamos no exterior. Não quero de maneira alguma levantar bandeira contra a "elite" os "ricos", mas não vejo os brasileiros valorizando o que é seu. Eu mesma esses dias estive me analisando.....qual é um dos meus maiores sonhos? Conhecer a Europa (mas não conheço metade do Brasil)! Olho meu armário e de minha filha e percebo que temos muito mais do que precisamos, quando muitos aqui mesmo em minha cidade não tem nem um Havaianas. Vejo as mães dos amiguinhos da Lelê reclamarem que a escola custa um absurdo, mas essas mesmas aparecem toda semana com um sapato ou bolsa novos. Ficamos batendo no peito e falando sobre a pobreza e a miséria mas queremos pagar o mínimo possível pra quem nos serve, pra nossos funcionários.
Infelizmente vivemos num país onde os valores são confusos e muitas vezes invertidos (e sei que esse não é um mal apenas daqui), então não dá pra exigir discernimento na hora de votar de alguém que mal tem comida no prato pra comer.
É público que muitos dos funcionários do hotel onde a Alemanha está concentrada disseram que iriam torcer pra eles, pois estão sendo muito simpáticos e educados com todos. E eu me pergunto...por que será? Porque foram tratados como gente, de uma maneira que muitos brasileiros não os tratam.
Me desculpe se estou sendo sincera demais, mas é isso que penso. É hora de deixar esse mi mi mi e esse blá blá blá de lado e se olhar mais criticamente, com sinceridade e lucidez.
Historicamente temos essa cultura de crianças mimadas. Enquanto não pisam no "meu" calo tá tudo certo.
É hora de parar. Talvez assim, agindo como deve ser, teremos futuramente um país melhor. Enquanto estivermos plantando hipocrisia não colheremos outra coisa.
Deixo claro que essa é apenas a minha opinião, que respeito todas as outras opiniões e que principalmente, continuo acreditando e amando meu país, porém tentando mudar a "minha casa" primeiro pra exigir algo mais.
Super beijo a você e a todo Salotto.
Alexandra
9 de July de 2014Ah.....escrevi tanto, mas me esqueci de algo importante.....
Eu era totalmente contra a Copa do Mundo por aqui, mas apesar de todos os problemas e da roubalheira, está ficando um lado positivo que me surpreende e encanta......mostramos ao mundo a real faceta brasileira.....séria e organizada quando é preciso, gentil, calorosa, alegre e solícita também.
O que achei demais no facebook ontem foi a criatividade de muita gente pra fazer graça com o que era catastrófico.....muito bom.
Isso tudo me encheu de orgulho!
Bjs
Guga
9 de July de 2014Olá, Alexandra e amigos do salotto! Concordo plenamente com a sua opinião! Já passou da hora dos brasileiros aprenderem a dar prioridade, às questões mais cruciais que uma nação deve buscar solucionar como educação, saúde e, mais que do que isso, construir um espírito de coletividade e de cidadania. Mas somos muito mais do que bons no futebol! Será que o Brasil não tem outras referências para se orgulhar? Tom Jobim, Portinari, Ariano Suassuna. Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Chico Buarque, Villa-Lobos, Zumbi dos Palmares, Sebastião Salgado, Aleijadinho, Glauber-Rocha, Vinicius de Morais e tantos outros não são muito mais importantes e perenes que um punhados de jovens correndo atrás de uma bola?
Grande abraço
Alexandra
10 de July de 2014Beijos Guga!
Adrianne
10 de July de 2014Beijos, Ale!
Alexandra
11 de July de 2014Dri minha flor mais que amada, saudades tantas de você!
Beijos mil.
consueloblog
10 de July de 2014Guga, tudo conta!! bjs c
Andrea - Curitiba
10 de July de 2014ALE e Guga, grandes textos!! Bjs........
Guga
10 de July de 2014Obrigado, Andrea, Alexandra e Consuelo! É um grande prazer encontrar na internet um espaço em que se pode ter acesso à opiniões tão consistentes sobre os mais diversos assuntos. De tão contagiado, resolvi registrar a minha! rs
Grande abraço
Alexandra
11 de July de 2014Andrea amada, fico feliz por ter conseguido ser entendida.
Um beijo imeeenso e saudoso.
consueloblog
10 de July de 2014Ale, muito bom, obrigada! bjs c
Alexandra
11 de July de 2014Eu quem agradeço, amore!
Fiquei com medo de não ter conseguido expressar direito meu sentimento, mas sei que você, capricorniana como eu, não gosta de muitos mi mi mis e vai sempre direto ao ponto....isso me deixou um pouco mais a vontade para publicar minha opinião.
Feliz por ser compreendida.
Beijocas.
Clarice Gomide
9 de July de 2014Gostei muito do seu post, concordo plenamente com o seu texto. Temos orgulho de nosso País, mas ele não é só feito de futebol. Como você mesma disse, precisamos de lideranças. Lideranças no esporte e, principalmente, na política. Por isto temos tanta dificuldade em escolher quem comandará o nosso País. Mas temos que ser perseverantes, vamos votar, errar, errar, até acertar um dia! Parabéns pelo seu blog sensacional. Leio sempre!
consueloblog
10 de July de 2014Oi Clarice, foi isto mesmo que quis dizer!! O voto é um direito que temos e que recebemos também graças ao sacrifício de muitos. Temos que usá-lo com responsabilidade!! E só errando aprendemos! bjs c
maria celia farina figueiredo
9 de July de 2014consuelo sigo voce todos os dias,acho voce uma pessoal sensacional,suas postagens maravilhosas e o legal e que me encantei com seu blog sem saber que voce e uma das filhas de cpascollato.tudo isso poque voce é show,antenada,interessante......hoje sua postagem esta tao verdadeira ,tao real que resolvi me identificar.mais um parabens.....continue ser esta pessoa especial
beijos
consueloblog
10 de July de 2014Oi Maria Celia!!!! Q delícia ouvir isto!!! É muito importante para mim! Obrigada de coração e bjs c
Laíse
9 de July de 2014Alexandra, Guga, me identifiquei muito com o que escreveram. A profundidade de seus pensamentos externados em palavras, a seriedade, a real preocupação com o nosso amado e idolatrado País. Obrigada e confesso que até me senti melhor após o ocorrido ontem. Bjs
Alexandra
10 de July de 2014Beijão Laíse!
Guga
10 de July de 2014Que bom, Laíse!
Grande abraço
Denise Luna
9 de July de 2014Desculpe, mas não aguento essa seleção com total descontrole emocional.
Quase todos os jogadores jogam na Europa, são novos sim, mas experientes, viajados e convivem com os outros jogadores europeus. O técnico Felipão também não é marinheiro de primeira viagem para errar tanto no esquema tático.
Apagão? Que desculpa mais primária. Isso não é time juvenil, mas time de Copa do Mundo.
Agora, o Neymar vai sair do repouso no Guarujá para ir à Granja Comary para dar "força" aos pobres rapazes traumatizados.... É muita fragilidade emocional!
Alexandra
10 de July de 2014Realmente Dê querida!
Já passaram desta fase a muito tempo.
É disso também que estava falando acima....ver as coisas com clareza, como realmente são.
Beijos.
Denise Luna
10 de July de 2014Beijo, Alê, querida!
Realmente, não dá para aguentar essa seleção master se portando como junior!
Parem de chorar e honrem a Amarelinha ou voltem correndo para a Europa com seus salários milionários.
Chega de fazer o nosso povo, tão sofrido, passar vergonha com esse placar.
Perder, não é desonhoroso de forma alguma, mas com esse placar? Vamos ser gozados até levar o Hexa (sabe lá quando).
Iara
10 de July de 2014Acho que a seleção representou bem a situação do Brasil, não achei ruim não, estamos todos perdidos! bjs
Denise Luna
10 de July de 2014Se estamos Iara.... Muito bem colocado!
Bjs