Um pouquinho de Prosa e Poesia…


Home Sweet HomeEsta segunda traz muitas novidades no nosso mundo, no nosso país…  E no blog também.  Temos uma nova colaboradora, Cristina Momberger Zanferrari, que é professora de Comunicação e Expressão na ULBRA em Carazinho.  Achei seus textos maravilhosos e inspiradores, portanto um bom jeito de começar a semana.

Cris

Cris

Primeiro um pouquinho sobre ela em suas próprias palavras:

Sobre a Cris

Sou mãe, esposa, professora universitária, e autora de algumas publicações acadêmicas, mas tudo isso está beeeeeeem longe de me definir. Não me entendam mal: desempenho cada um desses papéis com muito orgulho e alguma devoção. Mas é que, como toda mulher, sou meio Clarice (a Lispector, claro) e “o que eu quero ainda não tem nome”. Por isso, ando me permitindo alçar alguns voos, escrever um pouco, decorar a casa do meu jeito, assumir que curto moda, viajar com menos bagagem, ser mais fiel aos meus desejos e vontades, tirar dos dias mais poesia e menos lição.

E por falar em poesia, vou estar por aqui, no Consueloblog, de vez em quando, trazendo algum texto ou imagem que nos convide a ver o mundo com mais sensibilidade, delicadeza, expressividade, e esperança. Sim, porque poesia nada mais é do que um modo de ver o mundo.

Espero a sua companhia! Espero que você goste!

E aqui vai um de seus textos que acompanha a sua linda fotografia acima…

Pequenos nadas

Por Cris M. Zanferrari

Sempre tive um fraco para as coisas desimportantes. Quem nunca? Mas as coisas de que falo são realmente da espécie das “ inutilidades”_ dirão os mais pragmáticos. Explico: artesanato, por exemplo. Feito à mão, tem quase sempre alguma função. Em geral, apenas decorativa.

Outro exemplo de meu interesse por coisas vãs: fi-lo-so-fi-a. Tá bom, fala sério. Alguém aí, nesse corre-corre danado, tem tempo (ou paciência) para discutir o sentido da vida?

Não bastassem esses pequenos nadas, há ainda a literatura. Matéria ingrata a vestibulandos e candidatos a prestar o Enem: demanda a decoreba dos períodos literários e seus autores, além da leitura _obrigatória_ dos livros recomendados. Serventia? A de garantir a aprovação num desses tais concursos, talvez.

Confessado meu apreço por essas desimportâncias, preciso advertir que essas inutilidades podem conduzir a uma fonte inesgotável de beleza e de prazer. Também explico: artesanato, por exemplo. Feito à mão, pode encantar pela delicadeza dos traços, em se tratando de uma pintura; pelo acabamento dos pontos, se for uma peça de tricô ou croché; pelo refinamento do talhe, no caso de um artefato de madeira ou cerâmica. Uma peça de artesanato adquirida em uma viagem ou na lojinha da esquina tem lá seus poderes mágicos: transforma uma casa num lar. Basta imaginar que, após um dia de exaustão no trabalho e desgaste no trânsito, ela estará lá, esperando para ser contemplada, admirada, e nos fará lembrar que tudo aquilo que nos cerca conta uma história: a nossa.

Ok. Mas e o que dizer da filosofia? Bem, nesse caso, parafraseio de uma crônica há muito lida: diz-se de um professor de filosofia que ao primeiro contato com sua turma surpreendeu a todos dizendo que a filosofia para nada servia. Passado o choque dos alunos, emendou: “agora me deem 50 minutos para falar sobre o nada.” É mesmo um espanto! Aliás, o espanto é o pai da filosofia. Sim, pois é preciso espantar-se todo dia com o espetáculo do mundo, no sentido de que é preciso olhar o mundo com olhos de primeira vez, isto é, com olhos curiosos, atentos, questionadores, reflexivos. É preciso que se olhe para o cotidiano como a mãe olha para o filho: com ternura e afeto. Ele é tudo o que nós temos.

Tudo bem. Mas e quanto à literatura? De todas as inutilidades é a que mais me serve. Todos os dias ela me provê com prosa e poesia. Alimenta minha alma, me explica, me entende, me provoca, me comove, me extasia. Sabe por quê? Porque não há tema que não possa ser ou já não tenha sido abordado pelas letras literárias. A literatura está impregnada de vida, de humanidades, de sensibilidades. Pequenos nadas, dos quais podemos nos abastecer sempre que quisermos preencher nosso vazio existencial.

Manoel de Barros é poeta que sabe bem sobre o nada, e fabrica palavras de transver o mundo. É ele quem nos ensina a usar o termômetro de medir a (des)importância das coisas: “Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.”

Assim seja, Manoel. Às inutilidades da vida, vida longa!

Não é lindo?!!!  A mim o que mais me tocou foi:
é preciso espantar-se todo dia com o espetáculo do mundo, no sentido de que é preciso olhar o mundo com olhos de primeira vez, isto é, com olhos curiosos, atentos, questionadores, reflexivos. É preciso que se olhe para o cotidiano como a mãe olha para o filho: com ternura e afeto. Ele é tudo o que nós temos.

E esta manhã, fazer do espanto um questionamento reflexivo é uma ótima ferramenta!!

Se quiserem saber mais desta mulher tão bacana, dêem uma olhada no seu lindo Instagram, @prosapoesia.

Boa semana a todos nós!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Damos pouco valor ao que é grátis?…
February 03, 2017
Mãe – Rivotril
November 23, 2016
Outubro é uma promessa! Mas qual? Por Cris M. Zanferrari
October 25, 2016
Da carta ao blog: lições da escrita
September 12, 2016
Dia feliz por Cris M. Zanferrari
August 11, 2016
O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
July 13, 2016
De juízes e juízos por Cris Zanferrari…
May 19, 2016
Das pequenas (e ternas) coincidências – por Cris M. Zanferrari
October 02, 2015
Cuidar das Palavras
September 04, 2015

45 Comments

Mia Athayde
Reply 27 de October de 2014

Com ternura e afeto, Bom Dia :)
Bom dia Consuelo, bom dia Salotto e bom dia, cara Cris !
A delicadeza da alma é que nos ajuda a olhar o agora _ porque é só ele o que realmente existe o onde podemos atuar_ da melhor forma.
E este post delicado como um presente que é dado com carinho, é inspirador para quem precisa escolher como vamos lidar com a nossa nova realidade.
ADOREI e agradeço muito a vcs duas!
bjssss e uma ótima semana a todos :))

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Fico muito feliz de saber que gostou, Mia!
    Obrigada e boa semana pra vc também!!
    Bjs
    Cris

Andreia Mota
Reply 27 de October de 2014

Bom dia Consuelo, Cris e Salotto queridos!
Eu sei que é muito cedo, mas hipoteticamente vamos estourar um champanhe para brindar a chegada da Cris com sucesso, ao texto poético e refletidor e ao carinho diário de nossa Diva. Acredito que também é importante ter um olhar poético para as coisas do mundo. É isso que nos faz refletir sobre o certo e o errado, acetinando a nossa visão. Parabéns Consuelo e Cris. Seja muito bem-vinda e uma ótima semana a todos.

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Tim-Tim, Andreia!!
    Obrigada pelo carinho e pela acolhida. Se estou aqui, é porque nossa amada Consuelo é de uma rara sensibilidade, e a ela sou especialmente grata!
    Bjs e boa semana!!

Ritinha Medina
Reply 27 de October de 2014

Hoje, preciso me aquietar...
Acordei com o gosto amargo da desesperança impregnada n' Alma.
Mil desculpas a todos.
Inté,

    fatima
    Reply 27 de October de 2014

    Estou de ressaca.... arrazada... sou de Minas Gerais.....
    obrigada por este alento.
    Bjs Fátima

Dulce Mello de Menezes
Reply 27 de October de 2014

Hoje estou como Ritinha. Mas, porém, contudo, todavia, nada acontece por acaso! Seja bem vinda Cris! Chegaste em boa hora! Vamos precisar muito das suas sabias e animadoras palavras!
Estou triste, indignada, decepcionada, mas acima de tudo ENVERGONHADA! Não deveria, é verdade! Mas o sentimento estar em mim! Por que? Quando tomo ciencia da totalidade de votos em cada estado e leio 70, 40, 60%, em varios e em muitos do nordeste, me entristeço e me envergonho! Me envergonho, por ainda estarmos tão atrasados… Pela ignorancia maciça que toma conta da minha linda região! Pela falta de poder competente que usa e mantem este povo tão amavel na margem da miseria e da ignorância p deles se manterem no poder! E eu de cá me pergunto: Nós, os q tivemos e temos acesso a luz do saber fazemos o q? O que é pior: ignorância ou ausencia? AXÉ! P que a Luz do amor do Universo chegue até nós e nos proteja!

    Andrea - Curitiba
    Reply 27 de October de 2014

    Oi Dulce, que tao bem usa as palavras! Falei em vc em meu comentario abaixo...Bjs...

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Muito obrigada pelo carinho, Dulce!
    Estou mesmo comovida com tanto acolhimento! E devo dizer que, como educadora, sou vocacionada para a esperança. Que ela jamais nos abandone, para que possamos promover as mudanças de que nosso país tanto necessita!
    Bjo afetuoso
    Cris

Mari
Reply 27 de October de 2014

Era tudo o q eu estava precisando nesta segunda bem deprê.. essas flores e essa poesia c certeza vão amenizar meu dia.. ( até rimou..)

Obrigado querida Consu por essa delicadeza, e Cris seja muito bem vinda!
Bjus Consu, bjus Cris e bjus Salotto

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Adorei a poesia da sua acolhida, Mari!!
    Muito obrigada mesmo!!
    Bjs
    Cris

Luciene Felix Lamy
Reply 27 de October de 2014

Espantada & Encantada! :)
Bem-vinda ao ConsueloBlog, Cris.
Essas flores e sua postagem alegrou nossa segunda-feira (de ressaca), amiga.
Beijos, sucesso,
lu.
Em tempo: você é uma mulher linda! E super estilosa! ;)

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Uau, Luciene!
    Muito obrigada pelas queridas palavras!!
    Assim como Manoel, o poeta, também "sou fraco para elogios"... hehehe...
    Bjs e boa semana pra vc!!

Andrea - Curitiba
Reply 27 de October de 2014

Que BELA aquisicao para o blog, pois Cris eh bela em todos os sentidos! Quanto talento! Mas, igual a milhoes de pessoas que acordaram hoje com grande decepcao e desapontamento no coracao, gostaria de copiar o que nossa querida baianinha DULCE escreveu tao bem: ¨...pela falta de poder competente que usa e mantem este povo tão amavel na margem da miseria e da ignorância p deles se manterem no poder!¨... Infelizmente, eh a nossa realidade! Desculpem o desabafo, mas em um pais maravilhoso como o nosso, com tanta potencia e riquezas, eh triste ver que voto eh literalmente trocado por um pacote de leite e a ignorancia do povo manipulada sem do nem piedade.....Parabens Cris e seja muito bem vinda! Bjs e boa semana a todos.......

    Mari
    Reply 27 de October de 2014

    Andrea compartilho contigo esse desabafo!!! metade do País está de luto.. bjus querida

      Cris Zanferrari
      Reply 27 de October de 2014

      Muito obrigada pela calorosa acolhida, Andrea!!!
      Quanto ao seu desabafo, sou inteiramente solidária. Além disso, desabafar faz bem, desafoga a alma e renova as esperanças, que é o que jamais podemos perder!
      Bjo e boa semana, querida!

        Andrea - Curitiba
        Reply 27 de October de 2014

        Bjs linda.......

      Andrea - Curitiba
      Reply 27 de October de 2014

      Bjs Mari......

Cassiano Lopes
Reply 27 de October de 2014

Bom dia Salotto amado e que saudades de todos! Estive ausente, mas já estou de volta! Afinal de contas, não tem como ficar longe muito tempo desse blog mara! E feliz "da conta"com essa nova parceria. Welcome Cris! Que texto lindo! Afago gostoso no coração ler esse texto... Palavras doces que despertam a vontade de querer mais. Agora temos uma "tríade porreta" para inspirar nossas vidas ainda mais: Luciene, Kareen e Cris! E força na peruca meu povo, pois a guerra continua. Bjocas e boa semana a todos.

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Que acolhida afetuosa, Cassiano!!
    Adorei suas palavras! Muitíssimo obrigada!!
    Bjs e linda semana pra vc!

Maria Araci
Reply 27 de October de 2014

Nesta segunda-feira de grande ressaca moral, foi um bálsamo saber desta nova parceria no " nosso" blog! A beleza está realmente nas coisas simples que nos inspiram ternura e beleza e o texto de Cris (bem vinda, bem vinda minha conterrânea!!!) dá mostras que teremos muito disto por aqui!!!! E... falando em poesia, aproveito para anunciar que na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, meu irmão médico e poeta cujas poesias posto todas as quintas em meu blog, irá lançar seu primeiro livro, de poesias é claro!!!!! Boa semana para todos e coragem para engulirmos o remédio amargo que nos foi imposto nas urnas!!!!

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Queridas palavras as suas, Maria Araci!!
    Muito obrigada!!
    Adorei encontrar uma gaúcha por aqui, e gostaria de saber qual é o seu blog, para que possa conhecer as poesias de que falou.
    Abração e boa semana, tchê!

      Maria Araci
      Reply 27 de October de 2014

      Cris: se clicares no meu nome te leva ao meu blog! www.mariaraci.blogspot.com.br

        Cris Zanferrari
        Reply 28 de October de 2014

        Obrigada, querida! Já dei uma olhada e vi que temos algo em comum: apreciamos Downtown Abbey!!
        Parabéns pelo seu blog... voltarei lá em breve.
        Bjs

maria valéria de moraes
Reply 27 de October de 2014

Que bom que a Cris chegou, poesia alegra a nossa alma.

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    Obrigada, Maria Valéria!!
    Fico muito feliz de saber que gostou!
    Bjs e bom início de semana!

Maria Vilma
Reply 27 de October de 2014

Nem preciso dizer do quanto gostei e estou emocionada... Que bom que vc
pousou por aqui, Cris!
Para falar das minhas impressões sobre levezas, delicadezas... vida... do
meu amor pela poesia e filosofia... e de como aguardo amorosamente por
suas semeaduras... peço licença para fazer uso de alguns fragmentos de
textos de outros semeadores...
"Creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as
bolhas de sabão...
Eu aprendi a andar. Desde então, passei por mim a correr.
Eu aprendi a voar. Desde então, não quero que me empurrem para mudar
de lugar.” (Nietszche).
“Se você ama a poesia, naturalmente sua chance de humanização já aconteceu,
e humanizar-se significa possuir recursos para viver de maneira íntegra, na paz
ou na turbulência.” (Adélia Prado).
Que possamos seguir com poesia, prosa, narrativas, crônicas... no comando, na carona... tendo sempre o espanto e o encantamento como companhia...!
Abraços! MaVi

    Maria Araci
    Reply 27 de October de 2014

    MaVi: tens certeza que não és poeta????????

      Cris Zanferrari
      Reply 27 de October de 2014

      Que delicadeza de sua parte, Maria Vilma!!
      Nem sei por onde começo a agradecer, se pela acolhida, ou se pelos fragmentos com que nos presenteou! Fiz especialização em Filosofia e gosto de Nietschze, mas amo mesmo é Adélia Prado e reverencio sua poesia com todo o meu ser!
      De coração, obrigada!!
      Bjs e bom início de semana

        Maria Vilma
        Reply 27 de October de 2014

        Cris, gratas estamos nós...!
        Obrigada, querida!

      Maria Vilma
      Reply 27 de October de 2014

      Hahaha... Ô querida, quisera eu... Não tenho essa
      competência. Mas amo poesia...Tenho encantamento
      por gente que faz poesia... e concordo com Caetano Veloso quando ele diz:
      “...Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
      (E, sem dúvida, sobretudo o verso)
      É o que pode lançar mundos no mundo.”
      No meu mundo... sim!
      Bjs

    consueloblog
    Reply 27 de October de 2014

    Tô contigo MaVi! bjs c

      Maria Vilma
      Reply 27 de October de 2014

      Juntas... Consuelando, poetizando... Sempre!
      Bjs, querida!

        Maria Vilma
        Reply 27 de October de 2014

        MA, o comt. p/ vc ficou embaixo... Desculpa.

        consueloblog
        Reply 28 de October de 2014

        ;-)

Caren Muraro
Reply 27 de October de 2014

Olá a todos! Adorei a delicadeza da Cris. Fiquei tocada pela leveza do texto. Parabéns e espero lê-la sempre por aqui.
Bjks

    Cris Zanferrari
    Reply 27 de October de 2014

    E eu adorei suas palavras, Caren!
    Muitíssimo obrigada pela afetuosa acolhida!!
    Bjs e uma semana inspiradora pra vc!

RENATA
Reply 27 de October de 2014

TRISTE

Silvia Hahne
Reply 27 de October de 2014

Que coisa boa esta nova colaboradora do blog; boas vindas Cris, (desculpe a intimidade) mas seu texto é tão bom e tão próximo, que mais parece conversa de velhas conhecidas.
Hoje, então veio à calhar, pois com o espanto que nos assola por mais quatro anos, nada como uma reflexão sobre o acontecido. Beijos.

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de October de 2014

    Querida Silvia,

    adorei suas palavras!
    Muito obrigada pela acolhida!!
    Bjo
    Cris

Jovita Agra
Reply 27 de October de 2014

Cris você veio completar este blog tão especial. Parabéns pelo seu talento e obrigada pelo seu texto.
Salotto querido, não vamos nos deixar levar por este sentimento de tristeza,não vamos nos abater e, mais que nunca, não vamos desistir do nosso país e da plena democracia. Independente de região, somos todos brasileiros. Vale lembrar que metade do povo brasileiro está mais que de olho nas 'presepadas' que aprontarem a partir de agora.
Bjos a todos.

    consueloblog
    Reply 28 de October de 2014

    A oposição sempre foi algo muito sadio na democracia! bjs sc

    Cris Zanferrari
    Reply 28 de October de 2014

    Obrigada, Jovita!
    Espero encontrá-la outras vezes por aqui!!
    Bjs
    Cris

Catarina de Lisboa
Reply 27 de October de 2014

Que frescura, que espanto, que raio de sol me surpreendeu enquanto na fila para um tabuleiro de almoço, no hospital onde trabalho, abro o canal que me liga ao salotto! Vêem estas surpresas, estes pequenos e deliciosos presentes, que alegria, que alegria! Consu como, como alguma vez poderíamos viver sem o Consueloblog? Damos toda a tolerância, temos toda a compreensão, estamos na torcida pela Allegra! (li no dia, mas só hoje me consigo manifestar!:) )
um beijo grande para a Consu e para todo o salotto
Catarina, de Lisboa
P.S. estou solidária com o vosso estado de espírito de hoje...

    consueloblog
    Reply 28 de October de 2014

    Oi Catarina, que lindo! obrigada! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *