Londres…sempre abre os olhos e a alma


SONY DSCPor que volto sempre a Londres?  Porque com cada visita ela me ensina algo de importante que levo comigo para sempre.  E as coisas acontecem quase que por acaso…  Pude constatar isto nos primeiros dois dias que estivemos aqui em Londres.

Fomos assistir a uma peça de sucesso aqui, o Great Britain.

great_britain_1024x576

A peça mostra a redação de um tabloid paper (não sei como se traduz, são os jornais que trazem fofocas diariamente, seria tablóide?) e o desenrolar de uma estória que leva a várias mortes.  É baseada em uma estória verdadeira.  Tem uma superfície cômica, mas o tempo todo sentimos algo de perturbador por trás.

20140705_bkp502 article-2675533-1F46BE8C00000578-485_638x408 11GREATBRITIAN0107A 02great2-articleLarge Great-Britain-2

Nisto, quase no final, a protagonista vem à borda do palco e fala conosco, o público.  Olhando nos nossos olhos ela acusa a todos de cúmplices.  Pois só por nossa sede de notícias daquelas que vão no mais íntimo e sombrio das vidas alheias, nos saciamos… por um dia… e o dia seguinte mais histórias tem que ser produzidas.  Essa, diz a personagem, é a razão pela qual ela teve que fazer o que fez… Maquiavélico?…

Fiquei atônita…

Dia seguinte.

Vamos ao Victoria and Albert Museum

A entrada do Victoria and Albert

No lobby do Victoria and Albert Museum em Londres

Esta obra de vidro é do americano Dale Chihuly do qual falamos AQUI.

SONY DSC

Linda foto do Roberto Leone.  Eu na frente da ala de arte antiga Romana e do renascimento.

Linda foto do Roberto Leone. Eu na frente da ala de arte antiga Romana e do renascimento.

SONY DSC

Estas quatro peças do século XV, italianas e alemãs, trípticos em madeira, são de uma beleza comovente e incrivelmente bem expostos.

Estas quatro peças do século XV, italianas e alemãs, trípticos em madeira, são de uma beleza comovente e incrivelmente bem expostos.

SONY DSC

No fim de semana, o museu tem cantos didático e lúdicos para crianças…

SONY DSC

…bem na frente do famoso pátio interno com jardim, fontes e coffee house…

SONY DSC SONY DSC SONY DSC

Também tem um restaurante que também às vezes tem música ao vivo…

SONY DSC

Fomos para ver uma pequena exposição incrível… Daquelas que chamo eye-opener (abre-olhos).  É a Disobediente Objects (objetos desobedientes).  Fala de objetos que foram criados no mundo afora durante protestas e demonstrações.  Mostra claramente a incrível engenhosidade da mente humana, especialmente em momentos de necessidade e poucos meios.  Nunca me passou em mente o quanto engenho fosse necessário em demonstrações!!

SONY DSC

Entre os vários objetos, muitos incríveis e fascinantes.

nnn

“Se você veio só para me ajudar, pode voltar para casa. Mas se você considera a minha luta como parte da tua luta de sobrevivência, então talvez possamos trabalhar juntos.”

Uma máscara anti gás lacrimogêneo feita com uma garrafa de plástico!!

Uma máscara anti gás lacrimogêneo feita com uma garrafa de plástico usada em Instambul em 2013!!

SONY DSC SONY DSC

Um vídeo game onde para vencer tem que escravizar pessoas e outras coisas horríveis para demonstrar as condições de trabalhadores em alguns países.

Um vídeogame onde para vencer tem que escravizar pessoas e outras coisas horríveis para sensibilizar a população às condições dos trabalhadores em alguns países.

Demonstração contra o fato que em museus, só % dos artistas são mulheres, enquanto nos quadros existem tantas, e várias nuas.

“Será que mulheres tem que estar nuas para entrar no museu Met.?”  Demonstração contra o fato que em museus, menos de 4% dos artistas na área de arte moderna são mulheres, mas 70% dos nus são femininos.

As demonstradoras usam máscaras e disseram "você não sabe o que pode sair da tua boca quando você está usando uma máscara de macaco!!"

As demonstradoras usam máscaras  de gorilas e disseram “você não sabe o que pode sair da tua boca quando você está usando uma máscara de macaco!!”

Demonstradores compraram Barbies e Kens e trocaram a voz de um pelo outro para evitar estereótipos...

BLO: Organização de Libertação da Barbie.  Demonstradores compraram Barbies e Kens e trocaram a voz de um pelo outro para sensibilizar quanto a estereótipos, antes de devolvê-las às lojas.  Várias crianças na época ficaram bem confusas!!

Cartazes com capas de livros para prevenir a destruição de bibliotecas.  Quando os policiais agrediam os demonstradores, agrediam os livros diretamente!

Cartazes com capas de livros para evitar a destruição de bibliotecas. Quando os policiais agrediam os demonstradores, agrediam os livros diretamente!

Veículos nas demonstrações...

Veículos nas demonstrações…

SONY DSC

As instruções de alguns dos "objetos desobedientes"

Panfletos com instruções de alguns dos “objetos desobedientes” para levar para casa.

No meio de tudo isto tinha um vídeo que me tocou!

O momento "pisada" (ou Eureka) quando uma idéia ou conceito mexe profundamente contigo...

O momento “pizzada” (ou Eureka) quando uma idéia ou conceito mexe profundamente contigo…

Nele, um demonstrador comenta como sem as pessoas que se movem para defender uma idéia, um lugar, algo ou um direito, o mundo seria um lugar muito diferente!!  Quase me dei um tapa na cara!!!  Como é possível que eu nunca tivesse entendido o quanto o conjunto de pessoas como as suffragettes, Ghandi, Martin Luther King e por aí vai, tivesse moldado a minha vida?!??!!!!  O mundo onde vivo!!!  É muita complacência  a minha!!!!…  A mesma que permite tablóides e seus jornalistas com poucos escrúpulos e muita ambição a continuar cavando na vida alheia ao ponto de destruir algumas…

O que diz isto tudo do mundo de hoje?  Ou do ser humano?…  O que vocês acham?

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

o que fazer em Londres
O que fazer em Londres
August 26, 2016
Restaurante em Londres, OXO Tower
July 12, 2016
Serpentine Summer Pavilion 2016
July 11, 2016
Bremont, quando o luxo é intrínseco.
February 04, 2016
“To the Ritz, please!”
February 03, 2016
Tesouros da coleção Al Thani de joias indianas incríveis!
February 02, 2016
Passeando por Londres
February 01, 2016
Mala para Londres no Inverno de Janeiro
January 28, 2016
Dicas de Londres…Serpentine Summer Pavilion 2015
July 28, 2015

58 Comments

Ana Placido
Reply 20 de August de 2014

Nossa, quantas informações bacanas, só fazem aumentar minha ansiedade pra estar aí, vou a Londres - pela primeira vez - na semana que vem! Adoro teatro, apenas sinto que meu inglês mediano não seja suficiente pra curtir o espetáculo que vc mostrou. Achei incrível tb a ideia dos objetos desobedientes, tipo da coisa que realmente faz pensar, abrir os olhos e a mente. No último fim de semana aqui em SP, assisti ao espetáculo "Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos" e saí de lá tb pensando em como algumas pessoas moldaram a vida de uma nação e, claro, a minha própria. Chico Buarque é uma dessas figuras: lá eu pude me encantar com a sua genial obra, sua poesia ímpar, romântica, "desobediente" e marcante de cada fase desse país. Demais! São Paulo não é Londres mas tb sempre me aponta mais coisas pra levar pra vida! Bjos

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Este espetáculo é realmente difícil de entender. É rápido e com vários sotaques diferentes. Mas se vc gosta de teatro, não deixe de ir a um musical!! Tem alguns dos melhores no mundo aqui!! E para encontrar bilhetes mais baratos:
    http://www.consueloblog.com/dicas-do-que-e-como-fazer-em-londres/

    Não precisa ser Londres...é q para mim é assim. Também acho SP muito estimulante e AMO Chico Buarque! Espero um dia poder ver esta peça!
    bjs
    c

      Ana Placido
      Reply 20 de August de 2014

      Vou conferir o link, obrigada, sempre! ;-)

Iara
Reply 20 de August de 2014

Mais uma viagem com vc, estou adorando!!!!! bjs e aproveite!

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Hop on!!
    bjs
    c

Adrianne
Reply 20 de August de 2014

Acho que a vida tem infinitas filigranas, belas ou estarrecedoras, que vistas a partir de London-London fazem mais sentido... abrir os olhos, isso pode ser magico!!!!!!!!!
Kisses, BB, enjoy.

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Uma sorte!! E amigos ajudam também!!
    bjs
    c

      Adrianne
      Reply 20 de August de 2014

      Eu que o diga, Dearest!!!!!!!!!!!

teresa
Reply 20 de August de 2014

Está cada vez mais claro que o estamos em fase de mudanças... que bom que existem artistas e inteligentes curadorias para fazer eventos que nos fazem pensar, que educam pelo despertar da curiosidade e da reflexão. Já a mídia... está difícil hoje em dia acreditar em notícias, de todos os lados elas são manipuladas. Quanto mais repertório juntamos, melhor a capacidade de entendimento das coisas. Belíssimo post, congrats!!!

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Teresa!!! Falou e disse!!!
    Blogs fazem parte do bom e do ruim. Os blogs podem servir como polícia e contar o que vêem além do que foi noticiado, mas também, às vezes, falam sem conhecimento de causa. Como vc bem diz, "Quanto mais repertório juntamos, melhor a capacidade de entendimento das coisas" Essencial!!
    bjs
    c

Maria Vilma
Reply 20 de August de 2014

Ah! Como é bom ter: Consuelo-CBlog-Saloto!!!
Aqui eu me ponho em movimento de cá/pra/ lá/pra cá... e até sem sair do lugar... rsss... Desvendo segredos da beleza...de cidades...lugares...de histórias da humanidade...dos saberes e, sobretudo, dos meus não saberes...
Para além de tudo, a sua bela reflexão sobre a nossa interferência ou não no
contexto histórico... É isso mesmo. O tempo todo somos convidados a sermos
autores coautores ou até mesmo, meros expectadores da história... Mas é assim
que é a vida. Tudo é aprendizado... Independentemente das nossas escolhas...
Obrigada, Consuelo! Um dia cheio de percepções para todos nós!
MaVi

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Ecco!!! Está aqui a conclusão a este post!! Obrigada!!
    "O tempo todo somos convidados a sermos
    autores coautores ou até mesmo, meros expectadores da história… Mas é assim
    que é a vida. Tudo é aprendizado… Independentemente das nossas escolhas…"
    bjs
    c

      Adrianne
      Reply 20 de August de 2014

      Perfeito e belo, minha MaVi.
      Beijao pra ti da Dri :)

      Maria Vilma
      Reply 20 de August de 2014

      Consuelo, ser alguém como vc, que provoca amplas
      reflexões acerca dos saberes...de como é importante não deixarmos os aprendizados pelo caminho e também
      de como é imprescindível que façamos novas releituras
      desses aprendizados... faz muita/toda diferença.
      Vc também é uma revolucionária...!
      Há um provérbio africano que diz: “Se vc pensa que é
      pequeno demais para fazer a diferença, tente dormir
      num quarto fechado com um mosquito.”.
      Obrigada!!! Vc é uma pessoa incrível/grandiosa e faz toda diferença.
      Bjs,

        consueloblog
        Reply 20 de August de 2014

        MaVi, a minha coragem vem através do abraço de vcs...a cada dia! bjs c

    Andreia Mota
    Reply 20 de August de 2014

    MaVi querida, eu ainda não vi nada igual como este CBlog! Bj linda :)

      Denise Luna
      Reply 20 de August de 2014

      MaVi, sempre tão certeira em seus comentários!
      Que alegria fazer parte desse seleto Salotto!!!!!!!
      Bjs

    Ruth Kakogiannos
    Reply 20 de August de 2014

    Maria Vilma, que reflexão bela e profunda e concordo com a Consuelo, seu texto encaixa perfeitamente no post!
    And long live London! Eu tambem amo! Uma das mais, senão a mais instigante das grandes cidades do ocidente.
    Bj

    Jovita Agra
    Reply 20 de August de 2014

    Nem preciso dizer mais nada, voce disse tudo, MaVi, e eu assino em baixo. Foi direto ao ponto de toda esta reflexão que esta mostra nos insere. Pensar, refletir, agir... Tão simples e tão difícil de por em prática. Bjos.

      Maria Vilma
      Reply 20 de August de 2014

      Minhas queridas e muito amadas amigas: Dri, Andrea, Rute
      e Jovita. Quando acionei para responder o comentário de
      Consuelo, por algum problema na internet, ainda não
      mostrava os seus comentários, por isso ficou parecendo
      que eu escolhi apenas o de Consuelo para responder...
      Agradeço emocionada e de coração cantando, o carinho
      de vcs! MaVi

        Maria Vilma
        Reply 20 de August de 2014

        Então meninas!... Consuelo, aceite de toda(o)s nós, Abraços que lhe atravessem o corpo alcance a sua
        alma e lhe abasteça de muita força e coragem,
        sempre! Como disse Fabrício Carpinejar, poeta brasileiro, num texto lindo sobre o abraço...
        Apenas um pequeno trecho: “(...) Abraço é para atravessar o nosso corpo. Ir para a margem
        oposta. Nadar para ilha e subir ao topo da pedra
        pela gratidão de sopro.(...)”

          Maria Araci
          20 de August de 2014

          MaVi: poeta brasileiro e gaúcho!!! Lindo isto que escreveste!!!!!

    Denise Luna
    Reply 20 de August de 2014

    Essa MaVi é mesmo nossa poetisa pensadora do Salotto.... que bom conviver com você, linda!
    Smack, como nossa musa faz!

      Maria Vilma
      Reply 21 de August de 2014

      MA, obrigada querida! Gaucho muuuuiiito especial e que
      também faz toda diferença...! Este texto é lindo! Poesia e sabedoria...!
      De, eu também adoro vc, adorei desde o primeiro
      momento... Agradeço e retribuo o seu carinho, querida!
      Andy...!!! A propósito, vc também é dessas que esparrama carinho por onde passa...
      Sou feliz por encontrar semelhantes aqui.
      Um IMENSO e carinhoso abraço pra vcs!

    Andrea - Curitiba
    Reply 20 de August de 2014

    MAVI:PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Andreia Mota
Reply 20 de August de 2014

Bom dia querida e Salotto!!!
Londres é paixão, nem amor nem odio. É muito simples de perceber a beleza, basta olhar com o coração, desarmado de preferência. Eu estou apaixonada, rssss
A peça de bolhas em vidro nas cores azuladas com tons de amarelo, é do escultor Dale Chihuly? Se for, uauuuu. O lobby do Bellagio tem no teto uma escultura de vidro chamada Fiori di Como deste escultor. Se não for o mesmo, o trabalho segue a mesma linha de criação. Sua técnica transcende o soprar o vidro, transformando a areia em peças que ultrapassam o imaginário, com um toque de requinte e luxo.
Bj grande :)

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Sim é dele!! E se vc gostou, vá ao link. Fiz um post sobre uma expo dele aqui. Vc vai amar!!! Questionei se era arte, na época. Mas hoje, pessoas como vc, me convenceram de sim! bjs c

Maria Benincasa
Reply 20 de August de 2014

Bom dia Lady, bom dia Salotto!
Passei pra dizer que amei esse post! Amei vc nos permitir ver coisas as quais não teríamos acesso neste momento. Amei poder alimentar meu cérebro com ingredientes tão nutritivos.
Obrigada...
bjs da roça

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Obrigada querida!! E vc concorda? O que podemos fazer?.. bjs c

      Maria Benincasa
      Reply 20 de August de 2014

      Concordo. E concordo com a MaVi, que vc também é uma revolucionaria e que nunca se é pequeno demais para fazer a diferença. Eu tento fazer aqui no meu pequeno universo...
      bjs da roça

        Maria Vilma
        Reply 21 de August de 2014

        Maria, como a De, também assino embaixo.
        Um abraço apertado, querida!

    Denise Luna
    Reply 20 de August de 2014

    Maria, assino embaixo.
    Gostei tanto que repassei para várias amigas.
    Bjs

      Maria Benincasa
      Reply 21 de August de 2014

      Ah meninas, vcs são lindas!!!
      beijinhos da roça!

Mia Athayde
Reply 20 de August de 2014

Bom dia Consuelo caríssima e querido Salotto !
As artes quase sempre têm o papel de chacoalhar, encantar, incomodar .... de nos tirar da zona de conforto, de nos intimar a refletir e reagir.
É sempre instigante e necessária.
Ter olhos prá ver e o pensar para ponderar o que se passa, é totalmente humano e precioso.
E, claro, muitas vêzes o sofrimento é parte desses processos ....
Mas é assim que construímos a crítica e melhoramos nossas escolhas !
Bacanérrimo este teu post !!!!
Bjs :))

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Bacana isso Mia!! bjs c

De
Reply 20 de August de 2014

Seu post fala de abrir os olhos.... lindo isso! E como a arte faz isso bem... nos desperta, dá uma sacolejada no cotidiano. O ser humano pode ser genial, não é? Mas claro que temos que abrir as portas da sensibilidade para podermos ver o que nos é apresentado. Você é muito sensível, Consuelo. :)
Bjjj

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Obrigada De!! Vc viu? Cada peça, né? bjs c

Maria Araci
Reply 20 de August de 2014

Consuelito: meudeusdocéu!!!! Tu despertas tantos desejos na gente que acho que vou ter que multiplicar minha vida em duas para fazer tudo isto que nos mostras e que se tornam, imediatamente, necessidades fundamentais!!!!!!! Coloquei in box, para ti, sobre este meu post http://www.mariaraci.blogspot.com.br/2014/08/joias-de-novo.html que é sobre uma artista que faz jóias fantásticas e que tem peças no Victoria & Albert. Mas tu já tinhas ido lá!!!!! Bjs

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Vou olhar de novo!! Minha RAM tá tão cheio q não lembro mais nada!! rsss! Obrigada e bjs
    c

Isabel Viana
Reply 20 de August de 2014

Olá Consuelo.
Sempre que viajo para Europa, dou uma espiadinha no seu blog.
Da ultima vez em Firenze eu e minha família jantamos numa cantina deliciosa, indicada por vc aqui no blog.
Voltei de Londres agora e vi uma exposição maravilhosa de vestidos de noiva no Victoria and Albert museum.
Continue com suas dicas deliciosas.
Obrigada
Isabel Viana

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Podexá!! Faço com o maior prazer!! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 20 de August de 2014

M-a-r-a!! O que sao aquelas pecas sacras em madeira?? Lindissimas! Mas Cons, me conte uma coisa: essa jaqueta estilo chines? Nao conhecia..haha...conheco todo teu guarda-roupa! haha.... Otimo post! Bjs.....

    Denise Luna
    Reply 20 de August de 2014

    Que foto espetacular, né, Andrea? Essa jaqueta é muito bacana mesmo!!!!!
    Bjs

      consueloblog
      Reply 20 de August de 2014

      De, também achei uma foto linda e no Insta não fez sucesso... bjs c

    consueloblog
    Reply 20 de August de 2014

    Minha mãe acaba de me dar. Ela não estava usando mais. Bom olho, é chinesa mesmo!!
    bjs c

      Denise Luna
      Reply 20 de August de 2014

      Que bom que ele não estava usando mais....kkk

      Sobre a peça, Consuelo, adoraria ter visto pq esses tabloides (é assim mesmo q se diz) podem acabar com a vida de uma pessoa, vide Lady Di, como desfazer casamentos, tirar gente do armário, acabar com a reputação de pessoas, you name it. E também pegar celebridades num momento relax, tipo, saindo para o mercado, sem maquiagem e detoná-las publicamente.
      Enfim, essa peça é muito atual.
      Bjs

        Andrea - Curitiba
        Reply 20 de August de 2014

        Verdade De....

        consueloblog
        Reply 21 de August de 2014

        Muuuuito atual!! Está lotada a meses!!! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 20 de August de 2014

      Essa Mamisa eh m-a-r-a!!!!!!!

Luciene Felix Lamy
Reply 20 de August de 2014

Esse Post é para filosofar. ;)
Zilhões,
lu.

    Maria Vilma
    Reply 21 de August de 2014

    Um texto seu, com certeza, faria toda diferença...!
    Circulação de saberes... É bom demais!
    Um abraçaço!!! MaVi

    consueloblog
    Reply 21 de August de 2014

    Opa!! Estava esperando o teu parer!... bjs c

Sandra Pires
Reply 20 de August de 2014

Profundas reflexões...me permitam mencionar Vik Muniz e sua iniciativa de transformar a vida dos catadores de lixo do Jardim Gramacho no Rio, o documentário Lixo Extraordinário registrou este trabalho; Mônica Nador, artista plástica que chega a mudar para o Jardim Miriam em São Paulo e funda o Jamac um espaço destinado a oficinas de arte que embelezam o bairro, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo ensinando dança para jovens da periferia de São Paulo e é claro influenciando positivamente em um conjunto de posturas e atitudes...e por falar em influenciar...Consuelo querida , você faz ideia do quanto nos influencia? Este espaço é único, a sintonia que aqui existe , pessoas das mais diversas histórias e realidades que aqui se encontram e se sentem livres para expor o que pensam e participar simplesmente , pode ter certeza você é uma pessoa que faz a diferença, aprendo com você e com as amigas do Salotto. Beijos!

    Denise Luna
    Reply 20 de August de 2014

    Sandra, você tem toda razão!
    Bjs
    ps: Adoro Vik Muniz

      Sandra Pires
      Reply 20 de August de 2014

      Também adoro, ele poderia estar "curtindo"seu sucesso porém através de seu trabalho chama a atenção para importantes questões sociais. Abração !!!

    consueloblog
    Reply 21 de August de 2014

    Sandra!!! Muito obrigada de coração!! bjs c

Lucia
Reply 21 de August de 2014

Hello! Consuelo,
Londres realmente é tudo de bom,viajar nem se fala,adoroooo.
Mas a sua jaqueta.....é maravilhosa!
Bjusss
Lu

    consueloblog
    Reply 21 de August de 2014

    Obrigada!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *