David Bowie em expo no MIS de São Paulo


davidbowie-1368019810

O ícone David Bowie é homenageado em uma ótima exposição no MIS de São Paulo.  A amiga do salotto, Tânia Sciacco conta.

**********

Sabe aquele artista que fez parte da sua vida, da sua adolescência?

David Bowie fez parte da minha e eu fui conferir a  exposição  organizada pelo Victoria and Albert Museum (V&A) de Londres apresentada no MIS em São Paulo desde o dia 31 de janeiro.

O MIS em São Paulo

O MIS em São Paulo-foto Daniel Fontoura

“O V&A, um dos mais importantes museus do mundo na área de design, teve acesso sem precedentes ao The David Bowie Archive para criar esta exposição. Além de set lists, letras de músicas, manuscritos, instrumentos e desenhos, a mostra brasileira inclui 47 figurinos, trechos de filmes e shows ao vivo, videoclipes e fotografias. Organizada tematicamente, leva os visitantes a uma viagem por meio de inúmeros personagens de Bowie e performances lendárias, destacando suas influências artísticas e suas experiências com o surrealismo, o expressionismo alemão, a mímica e o teatro Kabuki.

image 10

Entre os figurinos que compõem o inventário da mostra, estão peças do álbum Aladdin Sane, como o macacão assimétrico feito de vinil (Tokyo Pop) assinado por Kansai Yamamoto e a bota plataforma vermelha, ambos usados na turnê do álbum em 1973; o terno azul claro usado na gravação do curta feito para Life on Mars? e o conjunto de calça e jaqueta multicoloridos, de Freddie Burretti, feito para a turnê Ziggy Stardust. 

image 7

A produção fotográfica também traz interessante material, como a foto promocional feita para a banda The Kon-rads, quando Bowie tinha apenas 16 anos; uma colagem feita por Bowie a partir de stills do vídeo de The Man Who Fell to Earth; e outra imagem dele com o escritor William Burroughs, fotografados por Terry O’Neill, e colorida manualmente pelo cantor. 

image 9

A exposição coloca os visitantes dentro do processo criativo de Bowie e mostra como sua obra influenciou diversos movimentos artísticos. Ela apresenta o artista como um astuto observador da nossa sociedade, que sempre fez intervenções significativas na cultura, deixando um poderoso legado.” informações retiradas do site do MIS.

image 8 image 6 image 4 image 11

Eu achei a mostra uma imersão no processo criativo de David Bowie, fiquei quase duas horas e não percebi, mas minhas pernas sim!  Logo no começo da mostra me deram um audio guia e a moça avisou que não precisava fazer nada, só aumentar e diminuir o volume. Aí fui andando e descobrindo que aqueles fios iluminados no chão não eram parte do visual somente, os fios são fibras óticas coloridas que colocam o som de acordo com o local e o que você está vendo. 

Numa sequência a história é contada através dos filmes, capas de cds, músicas, roupas, sketches, letras escritas à mão, depoimentos de parceiros de trabalho, a inspiração em filmes de Stanley Kubrick, vídeo clips e muito som na caixa (ou melhor no fone).

image 5

A minha música ficou BEM alta, no volume que falamos para nossos filhos diminuirem – pra não ficar surdo Menino!!

“Escrever músicas, para Bowie, é parte do processo criativo que integra palavra, música, produção e imagens de modo que a cada vez você veja algo novo”

Pra mim o trabalho do artista David Bowie é uma profunda conexão entre várias expressões da arte e eu acho que vale realmente visitar a exposição, mesmo que ele não tenha feito parte de sua adolescência como fez da minha!

E por falar nisto, qual artista fez parte de sua vida?

No final você ainda pode entrar no studio David Bowie e cantar os sucessos do artista.image 3

Sobre David Bowie
Nascido David Robert Jones, em Brixton no sul de Londres, em 8 de janeiro de 1947. Sua carreira na música já dura quase 50 anos e Bowie pode se orgulhar de seu sucesso comercial e com a crítica especializada. Ele é reconhecido por ser um dos mais audaciosos, influentes e criativos artistas do seu tempo. Autor e intérprete de hits como ‘Let´s Dance’, ‘Life on Mars?’ e “Heroes”, vendeu mais de 140 milhões de álbuns. Foi premiado diversas vezes, incluindo dois Grammys, dois British Awards, três MTV Video Music Awards e um Emmy. No cinema, participou de filmes que até hoje são ícones da cultura pop, como O homem que caiu na Terra (1976), Eu, Christiane F., 13 anos Drogada e Prostituída (1981) e Labirinto, A Magia do Tempo (1986). Em 2013 surpreendeu o público com o lançamento do álbum The Next Day, o primeiro trabalho depois de um hiato de 10 anos. 

Depois de quase 10 anos de silêncio (ele teve um infarte em sua última turnê e colocou três pontes safenas) e reclusão em seu apartamento de Nova York, onde vive, David Bowie lançou um novo disco em abril de 2013. O interessante é que, em tempos de internet, ele conseguiu fazer isto em segredo. Passou dois anos gravando sem que soubessemos. A capa deste novo trabalho, The Next Day,  reproduz a foto de Bowie na capa de Heroes, mas tem um quadrado branco no meio.

Depois de quase 10 anos de silêncio (ele teve um infarte em sua última turnê e colocou três pontes safenas) e reclusão em seu apartamento de Nova York, onde vive, David Bowie lançou um novo disco em abril de 2013. O interessante é que, em tempos de internet, ele conseguiu fazer isto em segredo. Passou dois anos gravando sem que soubessemos.
A capa deste novo trabalho, The Next Day, reproduz a foto de Bowie na capa de Heroes, mas tem um quadrado branco no meio.

E além de tudo isto…

Linda não? Ela desafia a natureza. Do mundo e das coisas. Iman Mohamed Abdulmajid foi descoberta na Somália enquanto era pastora de ovelhas. Virou uma supermodelo, com cliques nas principais publicações de moda. Não bastasse ser uma das mulheres mais bonitas e desejadas dos anos 1990, ainda fisgou o lendário David Bowie, com quem mantém um sólido casamento de mais de 20 anos.

Linda não?
Ela desafia a natureza. Do mundo e das coisas. Iman Mohamed Abdulmajid foi descoberta na Somália enquanto era pastora de ovelhas. Virou uma supermodelo, com cliques nas principais publicações de moda. Não bastasse ser uma das mulheres mais bonitas e desejadas dos anos 1990, ainda fisgou o lendário David Bowie, com quem mantém um sólido casamento de mais de 20 anos.

Exposição de 31jan a 20abr2014
terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 11h às 23h; domingos e feriados, das 11 às 20h
MIS Museu da Imagem e do Som Av Europa 158 Jd Europa

E não poderíamos não incluir alguns vídeos do fantástico David Bowie!

E de amanhã estaremos na Semana de Moda de Milão com Costanza!!  Me acompanhem também no Instagram onde compartilho em direta!!

59 Comments

Ana Laura Rabelo
Reply 19 de February de 2014

Sou muito, muito fã do Bowie. É um dos artistas da música que mais gosto e ouço.
É um dos mais criativos, e para mim, o mais elegante astro do pop rock.
Muito bom o post! Obrigada e bj,AL

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Ana Laura,
    Compartilhamos a preferência!
    Super obrigada!
    Beijos

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 19 de February de 2014

Eu estava de olho nessa exposição, quando- Voilá - surge a bela postagem.
Parabens pelo timing e pela escolha da Tania Sciacco com seu apurado olhar.Se eu estivesse em São Paulo me convidaria para visitar a exposição com ela.
Tipo oferecida mesmo.
David Bowie fez parte da minha vida pelo estranhamento e encantamento que causou.Sua figura andrógina marcou a época das grandes contestações. Lembrei do nosso Ney Matogrosso.
Aguardo ansiosa a Semana de Moda de Milão com a dupla dos sonhos - Costanza e Consuelo. Cruzes!
Bjos.

Luciana Rodrigues
Reply 19 de February de 2014

Meninas, amo David! Taí um homem pelo qual faria uma loucura, tipo... fugir de casa!
Também adoro muito a fase berlinense dele, e às vezes trabalho escutando Heroes. Beijosssss

Beth Bradley
Reply 19 de February de 2014

orgasmic.

    Cassiano Lopes
    Reply 19 de February de 2014

    Adorei seu nome Beth! Super Hollywood! Bjocas.

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Falou tudo em uma palavra!
    Beijos

Cassiano Lopes
Reply 19 de February de 2014

Wow Tânia! TUDOOOOOO!!! Eu que moro em Jaguar City com zero opção de cultura, fico muito grato com esses posts. DB é um ícone pop indiscutivelmente. Seu estilo é único a começar pelos olhos e pela esposa - deslumbrantes! Eu sou fã da fase Ziggy Stardust! Pure Glam! E dizem as más linguas que ele teve um rápido affair com Mick Jagger! Anyway, ele é MARA! Até quando vai a exposição em Sampa? Quem sabe eu possa dar "um pulinho" até lá. Bjocas.

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Cassiano,
    Também sou fã desta fase, desde que fui à exposição, voltei a escutar e escutar...
    Sei não destes boatos com Mick, tô quase acreditando...
    A exposição vai até dia 20 de abril, eu acho que vai dar pra comparecer ao encontro do salotto (que ainda não sabemos o dia) e ver DB.

    Beijos querido

      Cassiano Lopes
      Reply 19 de February de 2014

      OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Tomara que seja em Abril mesmo porque aí podemos ir todos em peso!!! Bjocas Taninha!

    Quiteria Franco- Visual (in) desejado
    Reply 20 de February de 2014

    Ora Cassiano, já és a cultura em Jaguar CitY!
    Bjos.

      Cassiano Lopes
      Reply 20 de February de 2014

      Você é um amor Quity!!!

Neide Felix
Reply 19 de February de 2014

Ah, amei essa postagem!!!
Já tive notícias de amigos que foram ver essa exposição e comentaram da delícia
em apreciar todos os itens do Bowie. O Artur, meu amigo mais exagerado, me disse que dá a sensação que ele está ali por perto. Exagero ou não, deve ser fantástica essa mostra.
Vou estar em Sampa no final do mês e vou ver in loco toda essa maravilha.
Obrigada Tania, obrigada Consuelo. Bjs Neide.

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Neide, me senti como seu amigo Artur!!
    Venha mesmo e depois me fala o que você achou!
    Beijos e obrigada

Maria Vilma
Reply 19 de February de 2014

Tânia, vc sempre nos iluminando com assuntos interessantes...!
Como é bom ter o reconhecimento do seu trabalho ainda em vida... Uma
homenagem bem merecida a um dos artistas mais originais de que se tem notícia... David Bowie é lindo, culto, inteligente e talentosíssimo!..
Na minha adolescência também, algumas das suas músicas foram daquelas que,
de tanto ouvir, ficam presas em nossos ouvidos e nos fazem ficar ouvindo a mesma melodia por muito tempo... ahahaha...
Um Grande beijo,
MaVi

Tânia Sciacco
Reply 19 de February de 2014

MaVi, sabe que acho que a experiência da exposição me tocou tanto porque, além de ver o incrível criativo que este artista é, relembrei minha época de adolescência, sensações, sentimentos e o tanto que eu ouvia as mesmas músicas!
Tipo, desligou o som e a música continuava tocando na cabeça...
Desde que fui lá tenho ouvido muito, tô igual adolescente, hahahah
Querida, muito obrigada!
Beijos

    Maria Vilma
    Reply 19 de February de 2014

    Adooro...!!! Eu sou do tipo de pessoa que associa música a momentos...
    pessoas... É automático... ahaha...
    Bjs,

      Tânia Sciacco
      Reply 19 de February de 2014

      Tipo música tema né? Rsrs

        Maria Vilma
        Reply 19 de February de 2014

        Ahaha... ! Há ainda as que parecem chips encravados
        na memória... São aquelas que ficam para sempre... Quando nos damos conta já estamos cantarolando
        (no chuveiro, por exemplo... ahaha...). A música que sempre aciona a minha memória involuntária... rsss...
        é Can't take my eyes off you...
        Música é magia...!

Conexão Paris
Reply 19 de February de 2014

Tania querida. Belo post, bem escrito e muito bem documentado. Parabéns.
Abraços
Lina

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Obrigada querida Lina, é sempre muito bom ter seus comentários! Beijos

Adri Volpi
Reply 19 de February de 2014

Tânia, é sempre excelente ler compartilhando as tuas impressões.
Parabéns, e à Consuelo também.
Beijos
Adri

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Adri,
    Muito obrigada! O bom da vida é compartilhar! Beijos mil

Maria dos Anjos Oliveira
Reply 19 de February de 2014

Bem , ele também fez parte da minha e ainda tenho quase todos os discos dele.
Para bens pelo trabalho bem feito e documentado e parabéns a você por essa vertente incrível e gostosa de seu trabalho.

Beijos
Mariazinha

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Obrigada querida Mariazinha! Ter todos os discos é um privilégio! Beijos mil

Denise Luna
Reply 19 de February de 2014

Espetacular o post. DB é verdadeiramente um ícone.
Parabéns.

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Denise, super obrigada! Espero seus comentários sempre! Beijos

Dacha
Reply 19 de February de 2014

Querida Tânia Menina competente! bem escrito e bem documentado.
Bela exposição
Bjs

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Dacha querida, obrigada! É muito bom ter seus comentárias aqui!! Beijos

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Dacha querida, obrigada! É muito bom ter seus comentários aqui!! Beijos

Janisete Miller
Reply 19 de February de 2014

Tânia, adorei o post! Ficou lindo!
Adoraria poder ver a exposição - pena que não moro mais em SP e acho que não retornarei aí neste período...
O David Bowie também fez parte da minha vida e adorei ter ido a um show dele em São Paulo há muitos anos - acho que foi no Palmeiras - foi fantástico! Dos filmes, gosto muito de "Furyo" e "Fome de viver".
Mais um excelente post seu"! Parabéns a você e à Consuelo pela bela parceria!
bjs.,

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Janisete, muito obrigada! O bom é compartilhar estas nossas lembranças e preferências e opiniões! Ahhh, vem vai?! Tem encontrinho, tem David Bowie...
    Que tal?? Beijos

Alexandra
Reply 19 de February de 2014

Tânia querida, já tinha lido sobre a exposição e fiquei bem interessada, mas seu texto e tantas informações me deixaram muiiiiiito desejosa...rsrsrsrs
Bom que é um período relativamente grande e acho que vai dar pra dar uma escapadinha.....
Ele não fez parte de minha adolescência, mas depois de "grande" eu passei a admirá-lo pelo conjunto da obra...um artista e tanto, sem dúvidas....e que ainda influência várias áreas.
Obrigada por nos trazer informação da melhor qualidade com esse seu olhar super estiloso e refinado.
Beijo grande.

Tânia Sciacco
Reply 19 de February de 2014

Alexandra querida, vale a pena vir, e não é só porque gosto dele, é porque realmente a expo está bem montada, o clima, as músicas. Estou parecendo embaixadora da expo e do encontrinho, hahahaha! Vem para os dois!! Beijos e obrigada

eliara bevilacqua
Reply 19 de February de 2014

seu trabalho está a cada dia mais gostoso de se ver, parabéns!! sem dúvida, é uma bela exposição de um artista e tanto!! bjs

    Tânia Sciacco
    Reply 19 de February de 2014

    Obrigada Eliara querida! Comentários de uma artista sensível como você são uma alegria pra mim! Beijos

Fernanda Abdalla
Reply 19 de February de 2014

Tâniaaa que máximo! Amo David ( íntima) e amei ler todo seu detalhado e adorável post!!! Que delícia! Vontade de ir!!! Escreve todo dia sobre algo novo!

    Tânia Sciacco
    Reply 20 de February de 2014

    Fe querida, saudade de você amiga!
    Vem pra São Paulo e me avisa!!
    Beijos mil

Jovita Agra
Reply 19 de February de 2014

Muito legal!!!!!!!!!!! Fui passeando tb pela exposição a medida que ia lendo, e imaginando sua satisfação em ver tudo sobre seu ídolo, a gente enloquece e esquece mesmo do tempo. Adoro "Let's dance". Bjos.

Tânia Sciacco
Reply 19 de February de 2014

Jovita, foi assim mesmo, fui andando, parando, voltando. A hora que saí de lá minhas pernocas me mostraram o tempo que fiquei pensando que era uma adolescente! Rsrsrs
Beijos

Maria Araci
Reply 19 de February de 2014

Das vantagens de se morar em Sampa!!!!! Poder ver uma exposição como esta com montagem primorosa!!! Mas ... temos amigas que nos trazem tudo isto !!!! Obrigada Tânia!!! Obrigada Consu!!!!!!

    Tânia Sciacco
    Reply 20 de February de 2014

    Maria Araci, São Paulo tem estes privilégios! É bom demais!!
    Beijos e obrigada

Cristina Fagundes
Reply 19 de February de 2014

Tânia querida , adorei seu post
E como você escreve gostoso ..... Agradável de ler "escutar"
Bjo grande
Cristina

    Tânia Sciacco
    Reply 20 de February de 2014

    Obrigada Cristina,
    Venha sempre pra trocarmos ideias.
    Beijos mil

Monica Pena
Reply 19 de February de 2014

David Bowie sempre um artista original.
Ele já era multimídia antes mesmo da palavra existir.
E lembro dele em um filme antiiigo, Fome de Viver com Catherine Deneuve.

    Tânia Sciacco
    Reply 20 de February de 2014

    É verdade Monica, acho que por isto que influenciou e continua inspirando muita gente né?

      Monica Pena
      Reply 20 de February de 2014

      Muito bom o post, Tânia!

Eduardo Merz
Reply 20 de February de 2014

Ótima matéria, apreciei muito pois gosto do camaleão (Bowie), deixo um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=c5nL1AUPGr0

    Tânia Sciacco
    Reply 20 de February de 2014

    Edu, realmente um camaleão! Já vi o vídeo, muito legal! Beijos e obrigada!

Eymard
Reply 26 de February de 2014

Muito bom. Não conhecia teu lado Bowie. Muito informativo. Estava muito cheio? Foi fácil comprar ingresso? Comprou na hora ou com antecedência?

Tânia Sciacco
Reply 26 de February de 2014

Eymard, até agora não tem muita fila. O dia mais cheio é de terça, porque é dia de graça. Mas de qualquer forma, recomendo, se possível, ir logo que abre o Museu.
Beijos e obrigada

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *