moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

A moda do sem glúten na dieta … será moda ou uma real necessidade?

wheatA querida Jaqueline Müller nos oferece mais sugestões alimentares, desta vez falamos de glúten!

A moda do sem glúten na dieta … será moda ou uma real necessidade?

Gostaria de primeiramente explicar o que é o glúten. Glúten refere-se às proteínas do trigo na planta. A parte do glúten tanto nutre o trigo durante a germinação tanto enquanto a planta está em crescimento.

Quando colhido, o trigo é moído e beneficiado para a produção de várias preparações, tornando-se então a farinha de trigo. O glúten é fração do trigo que afeta a elasticidade da massa, e lhe confere aquela “crocância” à massa, ou seja, aquele pãozinho francês fofinho que você ingere, é assim graças ao glúten.

O glúten é encontrado então no trigo, cevada e centeio. A aveia é dita que contem glúten, por contaminação em máquinas que também processam o trigo, e em seguida processam a aveia. Mas hoje já existe no mercado a aveia sem glúten. Que é aquela que foi processada cuidadosamente em máquinas que não processaram o trigo. Portanto, o arroz, o milho, o feijão, a mandioca, o inhame, o cará e tantos outros alimentos, por sua natureza, não contêm glúten. A não ser que tenham sido contaminados ou preparados juntos.

E por que existe então a moda do “sem glúten” ou glúten free?

Bem, existem muitos motivos que podem ser apresentados. Eu posso descrever os meus que constato dia-a-dia no meu consultório em Taubaté-SP e na clínica que atendo no Rio de Janeiro, relatos de amigos nutricionistas e amigos que vêm conversar comigo.

Hoje em dia se eu parar para te perguntar como é seu dia alimentar, possivelmente você vai me descrever assim:

No café da manhã eu como 2 torradas integrais ou não integrais, com queijo, café e um suco. Na hora do almoço, como estou com pressa, como uma massinha. A tarde quando consigo dar uma paradinha, compro uma coxinha com refrigerante. A noite, quando chego morta em casa, faço uma pizza de frigideira porque é rápida ou um rapidex porque é pratico e recheio com presunto e queijo. E antes de dormir como um docinho foleado. Descreva – me o que se vê mais predominantemente neste dia e o que menos tem? Eu respondo: Muita farinha e menos fibras, vitaminas e minerais. Resultado? Muito cansaço. Cansaço crônico, distensão abdominal, inchaço nos pés, dores de cabeça e por aí vai.

Quando ingerimos uma quantidade enorme de um determinado alimento, a tendência é desenvolvermos certa intolerância para este alimento. Comer poucos alimentos ricos em fibra como frutas e vegetais, também vai ajudar a aumentar esta intolerância.

Eu gosto de interpretar de uma maneira muito simples a intolerância ao glúten. Retire-o completamente da sua dieta. Fique pelo menos 1 mês sem. Recoloque. Se tiver alguma reação como diarreia, distensão abdominal, retenção de liquido, dor de cabeça, tontura… repense sobre este alimento. Faça o mesmo com maçã, melão, peixe. Retire e recoloque e veja a diferença. Se você ficar sem alguns alimentos um tempo e recolocá-los, provavelmente nada vai acontecer, e é assim que os alimentos que contém glúten devem se comportar.

À retirada do glúten por um tempo maior, ou qualquer alteração na sua dieta, é melhor se acompanhada por um nutricionista, pois pode programar e colocar melhores opções para que não falte energia e nenhum nutriente.

Fazer rodízio de alimentos e fontes alimentares é uma idéia bem saudável. Super saturar o organismo de um tipo só de ingrediente, é sobrecarregá – lo sem trégua para a recuperação.

Claro que o arroz com feijão é bem-vindo, e muito, todos os dias, mas são grãos e na sua maioria integrais. Portanto, vamos agitar o dia – a – dia incluindo outros tipos de alimentos.

E que tal então, para brindar este assunto, nada melhor que umas receitinhas sem glúten, e bem gostosas é claro!!!

Para começar, amo e adoro, um bolo de cenoura delicinha!!

Bolo de cenoura

Ingredientes:
3 cenouras médias
3 ovos
2 xicaras de farinha de arroz
1 xicara de açúcar demerara
1 vidro de leite de coco
½ xicara de óleo de coco
1 c. sopa de fermento químico

Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o açúcar, acrescente aos poucos a farinha de arroz e por ultimo o fermento. Unte uma forma com óleo de coco, fubá e canela. Asse por 40 minutos. Desenforme. Polvilhe por cima canela e açúcar demerara com o bolo ainda quente.

Crepioca – um clássico..rs e uma delícia

Ingredientes:
1 ovo
1 c. sopa de farinha de tapioca
1 c. sopa de aveia
1 c. sopa de farinha de linhaça
Sal a gosto

Preparo:
Bater todos os ingredientes, aquecer a frigideira pincelar óleo de coco e colocar a preparação de modo que fique fino. Fazer o crepe e rechear como preferir. Neste caso tomate picadinho, temperado com azeite de oliva extra virgem e manjericão ( Bruscheta delicia!!!)

Macarrão de abobrinha

Existe um aparelhinho que faz macarrão de abobrinha. Gente, é um sucesso absoluto este macarrão. Delicioso, saudável, sem contar que a abobrinha é uma delicia e cheia de nutrientes e ajuda no emagrecimento ( para quem quer emagrecer, tá? ). A casca contém muita fibra e não deve ser cozida por mais de 10 minutos.

Duas opções de aparelhos para fazer o macarrão de abobrinha. Nada impede de usar outras verduras também!!

Empadão de grão de bico

Ingredientes:
500 gramas de palmito fresco
500 gramas de grão-de-bico
Cheiro-verde picado (um molho)
Sal a gosto
Alho e azeite a gosto

Preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho por 2 horas. Cozinhe com um pouco de sal até ficar macio; escorra e passe na peneira ou espremedor de batata; bata com um pouco de azeite e forre uma vasilha refratária, deixando um pouco de massa para cobrir a torta.

Faça um refogado com azeite e alho. Coloque o palmito picado e o cheiro-verde, tempere com sal e cozinhe até ficar macio. Recheie o refratário e cubra com o restante do purê.
Pincele com azeite e leve ao forno para dourar.

 

Obrigada, um beijo e até a próxima!!!

Jaqueline Müller
Nutricionista
Instagram: jaquemullernutri
Face: Jaqueline Müller
jaquenutrition@gmail.com

Exit mobile version