moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Vitamina D é importante?…

Vitamina D 4

 

A querida amiga do salotto, Jaqueline Müller nos explica a Vitamina D.

_________________

A Vitamina D, realmente é tão importante assim?

Vejamos…

Algumas pessoas ultimamente vêm me perguntando o porquê dos médicos estarem solicitando com mais frequência exame para observar a quantidade de vitamina D no organismo.  Vamos analisar o por quê?

Bem, é pelo fato desta vitamina ser hoje reconhecida quase como um hormônio e pela sua grande importância de atuação no nosso corpo.  O cálcio e o fósforo, elementares para o nosso bem-estar, dependem da vitamina D para sua absorção.  Ela também tem influência na função dos músculos, no equilíbrio do sistema imunológico, na produção da insulina (hormônio importantíssimo), no desenvolvimento cerebral, no sistema respiratório e na prevenção de desenvolvimento de câncer.

Alguns estudos associam a deficiência de vitamina D à diabetes tipo 2, pressão arterial, depressão, Alzheimer, doença de Chron e doenças auto-imune como esclerose múltipla, perda de apetite, de peso e desordens do sono como insônia.  Portanto, não podemos viver com os níveis de vitamina D baixos!

Venham comigo entender a sua produção.  A vitamina D é produzida nos seres humanos quando a radiação ultravioleta do sol atinge as células da pele. Dentro de poucas horas à exposição, uma vitamina já pré-produzida pelo corpo, prontinha para virar vitamina D, vai se transformar em outra que é a pré-vitamina D3 e que, transportada até o fígado, é convertida em outro tipo de vitamina D.  Aquela que serve a nós.  Lembrem, que o interessante é tomarmos um banho de sol antes das 10h da manhã e depois das 16h, de 5 a 10 minutos todos os dias.

Além da ajuda do sol, a alimentação é imprescindível para a criação de vitamina D no nosso organismo.  A encontramos em ovos caipira, carne de porco, manteiga, nata, fígado de bacalhau ( pode ser o óleo de fígado de bacalhau ), peixe e frutos do mar incluindo salmões, sardinhas e atum.

Falando em questão alimentar, a maneira eficiente de absorver esta vitamina é ter um intestino que funcione de maneira adequada e eficiente, pois caso contrário não só a vitamina D não é absorvida, como outros nutrientes também não. Ela é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela está presente em alimentos que contêm algum teor de gordura, o que facilita a sua absorção.

Seus níveis de vitamina D no sangue variam de acordo com a exposição ao sol e com a alimentação. Conforme o corpo vai precisando, a vitamina D vai sendo transformada e utilizada pelo organismo, como vimos anteriormente, para as várias funções.

Portanto, vamos nos prevenir contra a carência de vitamina D, tomando um solzinho e nos alimentando corretamente.  Para garantir, aqui vão algumas receitas.

Algumas receitinhas básicas, com alimentos ricos em vitamina D.

Sanduiche de Atum com uvas rubis

Ingredientes

85 g de atum em água
½ xícara de uva rubi cortadas ao meio
1 colher de sopa de amêndoas em lascas
1 colher de sopa de hortelã picadinha
1 colher de sopa de suco limão
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino
Pão sírio integral

 Preparação

Coloque  os ingredientes em um recipiente, misture tudo  e sirva como recheio de pão sírio integral.

Sanduiche de Atum com hortelã

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
1 ½  colheres de vinagre
¼ xícara de mostarda Dijon
1 pequeno dente de alho amassado
¼ de xícara de cebola roxa cortadinha
Sal marinho e pimento do reino a gosto
200g de atum no óleo drenado
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de hortelã cortadinha
6 torradinhas pequenas de pão sem glúten
¼ xícara de cebola roxa cortadinha

Preparação

Em um recipiente combine o azeite, vinagre, a mostarda Dijon e o alho amassadinho. Mexa bem, adicione a cebola, deixe descansar por 5 minutos. Deixe marinar com o sal e a pimenta, e prove.  Adicione o atum e hortelã e misture. Coloque este preparado sobre as torradas e sirva.

Spaghetti com sardinha

220 g de spaghetti sem glúten ( de quinoa ou de arroz ou macarrão de palmito pupunha – Brasil )
1 funcho médio – erva-doce  (220 g aproximadamente)
2 colheres de sopa de oleo de girassol
1 xicara de cebola cortadinha 3 dentes de alho esmagados
1 xícara de molho de tomate
1 colher de chá de orégano seco
½ colher de café de pimenta vermelha
1 lata de sardinha em tomate, não drenada

Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem; escorra a massa. Limpe as folhas do funcho ou erva-doce. Corte-o e meça ½ xícara.  Corte o bulbo em pedaços compridos, e descarte o coração do bulbo. Aqueça o oleo e refogue o funcho(erva-doce), adicione o alho, molho de tomate, oregano, pimento, e o molho da sardinha em lata. Diminua o fogo. Descarte algum tipo de espinha, caso haja, e adicione a sardinha. Cura e deixe cozinhar um pouco. Coloque a massa no molho. E sirva.

 

Receitas fonte:

http://www.myrecipes.com/recipe/fennel-sardine-spaghetti-10000001932629/

http://www.health.com/health/gallery/0,,20365458_5,00.html

Exit mobile version