moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Tips! É a vez do… Receber em casa!

IMG_8238

A querida Gloria Jane me sugeriu de contar alguns meus segredinhos de receber em casa.  Adorei a idéia!  Mas antes tenho que explicar algumas coisas.  Gosto muito de como recebo, mas é uma maneira toda minha.  É uma combinação do que aprendi em casa e de pedacinhos que venho acumulando nos anos.  Cada vez que fui a uma recepção ou jantar, sem querer, meus olhos viram digitalizadores.  Registro tudo e arquivo o que gosto para uso futuro.  E com isto, acredito que cada um deve criar o SEU jeito de receber.  É exatamente isto que é divertido de ir jantar nos outros, viver experiências diferentes!

Então aqui vai o que gosto de fazer quando dou um jantar em casa.  Ah, e por favor, saibam que em Florença (generalizando) tudo é mais informal.  Isto é por falta de mão de obra e uma questão cultural mesmo.  O Roberto define bem a elite fiorentina como Signori di Campagna (senhores de terras) então tudo tende a ser mais easy e natural.  Mais próximo às origens.  (Para não dizer que não sei fazer muito melhor do que isto! rssss)

Ambiente
As luzes nunca deveriam ser fortes demais.  Uma vez dei uma festa só com luz de velas!  Amei!! Ficou lindo e todo mundo fica mais lindo!  Tenho birra com uma tendência de todos os arquitetos do mundo!!  Aqueles faroletes no teto.  Às vezes até abaixam o teto para colocá-los!  Um absurdo!  Luz de cima não fica bom em ninguém!  Só em fotos sem gente!  No restaurante envelhece todo mundo.  No banheiro é impossível de se maquiar direito e na sala não “espalha a luz”  e sim concentra… Portanto, luz baixa e o máximo de velas possíveis.  (#etiqueta: uma vela em casa nunca deve ter o pavio virgem, mesmo nova, a acenda por alguns minutos e apague)
A música, alegre, baixa e que não roube a cena.  Se depois do jantar, os tapetes forem rolados, aí sim pode aumentar o som e cair na gandaia.
Se for primavera, adoro criar ambientes no jardim, até com sofazinho e tapete, dependendo do tamanho do jantar ou festa.  Mas coloque cobertores a disposição para quando ficar mais fresco.  Assim até quem fuma fora estará confortável.

Se perigar esfriar, cobertas…

Bebida
Tem que dar logo uma bebida para o pessoal ficar alegrinho!  Quebrar o gelo (existe esta expressão em português ou é só em italiano?) é imprescindível para uma festa alegre e animada.  Agora, como tenho sofás brancos, proibi vinho tinto antes da mesa… Aqui na Itália bebe-se praticamente só vinho ou água.  Nada de refrigerante nem suco…  Nem whisky… Talvez uma cerveja, mas é raro, só se for durante o dia.  Até meu filho em suas festas, é só vinho ou prosecco.

Traje
A dona de casa deve estar bem vestida mas não excessivamente para nunca colocar um convidado em posição constrangedora.  Também deve ser algo que é para estar em casa.  Os mais caxias dizem que nem blazer deve-se usar.  E quando penso nisto, faz sentido…  O homem da casa usa um blazer sem gravata ou uma camisa, dependendo da formalidade da festa.  Jeans na Europa, de noite, bem pouco…

Flores do meu jardim…

Decoração
Flores.  Honestamente gosto das flores do meu jardim ou bem pouco elaboradas.  Acho que dá um tom de casa, algo despretensioso.  Quem tem jeito, e se diverte com isto, pode se esbanjar.  Mas não exagere, não é um restaurante, e lembre, nunca na altura dos olhos para não atrapalhar a conversa com a pessoa do outro lado da mesa.

Comida
Sempre busco algo de prático.  Se não é festa grande, nem chamo ninguém para ajudar.  Então deixo os petiscos prontos na sala (pistache, amêndoas, mozzarelinhas, tomatinhos (no verão), pedaços de parmesão) e compro telhas prontas com lasagna em lugares especializados. (Tip: nunca faça algo que nunca experimentou em um jantar!)  Assim é só jogar no forno uns 20 minutos antes de servir o jantar.  Na Itália come-se primo (um carboidrato) e secondo (uma proteína).  Então assim que terminam a lasagna (que escolho vegetariana ou de queijo e tartufo), coloco salada, flans de presunto ou fígado ou algo assim já pronto na mesa.  De sobremesa sirvo uma fruta e sorvete. (Tip: adorei na casa de uma amiga em um jantar em pé, ela serviu em uma tigela bonitinha, sorvetinhos mini de supermerado!  Prático, divertido e gostoso!)  Assim fico zero na cozinha.  Em geral, no fim do jantar já está todo mundo bem alegrinho e conversando horrores.  O certo seria ir para a sala tomar um café… mas se está animado, não mexo ninguém para não romper a vibe (uma gíria que estou adotando com fervor).  Retiro tudo menos os copos e a fruta, se for algo como cereja, mandarim ou morangos, para beliscar.  Coloco água (muito importante),  mais vinho, licores e para quem quiser, sirvo o café.  (Tip: em festas grandes hoje já se coloca até a máquina do café e as pessoas se servem sozinhas!)   Quem quiser a este ponto pode fumar sentado (eu não fumo nem gosto do cheiro, mas tudo para uma festa animada).

Observação:  Sentados acho o número ideal de 8 a 10 pessoas.  Desta forma todo mundo fala com todo mundo.  Mas é lógico que depende da ocasião!

Faltou algo?… Ah sim! Os presentes… Tem duas teorias… não trazer nem flores e nem vinho pois uma boa anfitriã já está preparada… ou trazer… Eu gosto de receber coisas que se consomem como uma vela, creme, sabonete (Granado, iuhuuuu!) com um lindo packaging, ou uma comida típica de algum lugar… e aceito também flores e bebidas!! Hehe!!

Tenho certeza que os comentários abaixo estarão cheios de idéias ótimas para completarem este post!!!  Para quem quiser, também tem outras ideias nestes posts onde falo de festas e jantares que já demos:  AQUI (um jantarzinho em casa), AQUI (dar uma festa low maintenance no jardim), AQUI (festão na Villa Tantafera do Roberto)  e AQUI (meu niver de 50 anos).

bjs, c

Exit mobile version