moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller

Continuando com a série de posts sobre educação da alimentação, nossa super nutri, Jaqueline Müller nos oferece planos de nutrição! Lembrem de só seguí-los sob a orientação de um médico!!!

Alimentação, com comida de verdade !!!

Os posts anteriores foram passos para te auxiliar a ter um norte quanto às metas, contudo longe da pretensão de substituir sua nutricionista.  O post de hoje serão planos alimentares que seguem a mesma regra. Nada pode ser feito ou desenvolvido sem o acompanhamento de um profissional. São para que possa entender por qual razão foram elaborados.

Continuando com a série de posts sobre educação da alimentação, nossa super nutri, Jaqueline Müller nos oferece planos de nutrição! Lembrem de só seguí-los sob a orientação de um médico!!!

Alimentação, com comida de verdade !!!

Os posts anteriores foram passos para te auxiliar a ter um norte quanto às metas, contudo longe da pretensão de substituir sua nutricionista.  O post de hoje serão planos alimentares que seguem a mesma regra. Nada pode ser feito ou desenvolvido sem o acompanhamento de um profissional. São para que possa entender por qual razão foram elaborados.

Vamos lá?

Seguem 2 exemplos de planos alimentares. Ambos com baixo valor calórico mas com qualidade nutricional alta. Portanto repito: nada pode ser feito sem acompanhamento da nutricionista, ela é quem vai adequar sua verdadeira necessidade nutricional para a quantidade de nutrientes inseridos na sua dieta.

Plano 1

Café da manhã – com 3 opções para escolher

Lanche da manhã – 3 opções –

Em todas as opções salpicar canela em cima e gengibre em pó + 1 c. sopa de amaranto em flocos (veja abaixo nas considerações).

 

Almoço – 3 opções

Lanche da tarde – 3 opções

 

Jantar – 3 opções

Ceia – 3 opções

Considerações do plano 1 –

O café da manhã – precisa ser com energia para que possa modular a fome do dia, além disso, precisa ser rico em antioxidantes, pois durante toda a noite seu corpo trabalhou arduamente para te deixar preparada para o dia. Isto leva a uma produção de radicais livres. Nada melhor que nossas frutas maravilhosas para nos salvar dos temíveis radicais envelhecedores !!!!

Lanche da manhã – gosto de deixar fazer rodízio entre nuts e frutas.  São alternativas para levar ao trabalho ou mais fáceis de ter na bolsa. Oriento gengibre e amaranto para que possa ser termogênico e conferir um pouco de proteína.  No caso das nuts – não oriento colocar o amaranto

Almoço – sempre coloco fonte de proteína, carboidrato e vitaminas e minerais.  Hortaliças e os tipos de carboidrato podem variar com cada momento e ciclo da dieta

Lanche da tarde – também gosto que façam rodízio entre as opções porque dentre cada pode contar a que tem mais proteína ou mais carboidrato.  Vai também depender do teu dia

Jantar – depende do dia. Priorizando a tua necessidade por carboidrato, proteína e minerais.

Ceia – caso ainda esteja com fome ou necessidade de ingerir algo – não é obrigatório e não é assim. Aqui deixo apenas uma opãoç. Pode variar desde abacate com chocolate em pó, tâmaras com pedaços de chocolate, iogurte e por aí vai. Depende sempre de cada pessoa e sua necessidade. Não coloco gelatina convencional por conter muitos corantes e açucares disfarçados. Prefiro que prepare sua própria gelatina a partir da gelatina incolor

 

Plano 2

½ limão espremido em ½ copo de água morna – ao acordar

Café da manhã – 2 opções

Ou

Lanche da manhã – 3 opções

Almoço –

1 xícara de sopa de legumes sem batata ou outro tubérculo ou raiz –

Salada verde a vontade com pimenta dedo de moça ou pimenta biquinho – pimenta é termogênica + ½ xícara de tomate picados

½ xicara de cogumelos

2 c. sopa de grão de bico ou feijão fradinho

2 c. sopa de atum ou sardinha ou 1 filé de 100g de peixe grelhado ou 100g de frango orgânico

Sobremesa – gelatina incolor feita com suco de maracujá adoçado com adoçante

Lanche da tarde – 3 opções

Jantar – monte seu prato !!

Considerações do plano 2 –

Café da manhã – com diferentes opções de carboidrato porém com proteína, vitaminas e minerais

Lanche da manhã – sempre dependerá do que o cliente faz neste horário. Se tem atividade física ou não, se apenas quer um pequeno “spuntino” como dizem os italianos. Uma boquinha ou se realmente será importante. Então a variação será muito grande, desde panquecas, doses de proteína, a frutas e nuts.

Almoço – aqui deixo já as opções para que o cliente faça sua composição

Lanche da tarde – gosto também de colocar uns crackers pois existem paladares que pedem um biscoitinho a tarde, que podem variar com cookies, bolos de caneca paleo e por aí vai… sempre com o mesmo princípio: individualidade!!!

Jantar – não pode faltar proteína. Caso a fome seja grande ou presente, mas não tenha tempo, sempre oriento para que a proteína seja priorizada. Também depende da manhã no dia seguinte ou como foi seu dia.

Receitas !!!!

Acho que mesmo que não cozinhamos como algumas de nós gostaríamos , pelo menos alguns pratos coringas gostamos de preparar. E se for saudável então para fazer uma bela figura, aí sim a pontuação sobe. Anotem então 3 receitinhas bem fáceis:

Arroz de couve-flor

1 couve flor pequeno ou metade de um grande

1 c sobremesa de óleo de coco ou manteiga ghee

2 c sopa de cebola ralada

1 pitada de sal

Lavar muito bem, deixar de molho na agua com vinagre e 1 c. café de bicarbonato de sódio, enxaguar, no processador colocar crua e pulsar ate ficar trituradinha so a arvore. Ou no liquidificador coloque pequenas porções crua e pulse. Em pequenas porções. Coloque uma panela com óleo de coco cebola e refogue, não precisa dourar. Acrescente a couve-flor e refogue bem. Mexa de vez em quando. Não precisa colocar agua que em minutos estará cozida. Acerte o sal.

Peixe ao forno (Fácil)

1 cebola em rodelas
2 Filés de peixe (Abadejo)
Sal
Limão
Pimenta
Alcaparras

Sálvia desidratada
Azeite de oliva

Semente de linhaça dourada, gergelim ou chia – 1 colher de sopa

Modo de Preparo: Tempere o peixe com sal, limão, pimenta.
Disponha em camadas, a cebola, o peixe, e as alcaparras, salpique a sálvia e de uma passada de azeite. Salpique as sementes. Pode utilizar outros temperos naturais a seu gosto. Levar o prato montado ao forno por 20 minutos

Escondidinho de abobora com frango

Ingredientes:

2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 peito de frango cozido e desfiado
cebolinha, salsinha, alecrim, sal e pimenta a gosto
2 colheres de creme de leite de soja

Abóbora
4 xícaras de abóbora japonesa em cubos
2 colheres de creme de leite de arroz

2 colheres de óleo de coco

2 dentes de alho

1col de café de açafrão da terra

salsinha, tomilho, sal e pimenta a gosto

Preparo: Para o frango: refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o restante dos ingredientes e mexa bem. Reserve.
Para a abóbora: cozinhe a abóbora junto com o tomilho em fogo baixo por cerca de 20 minutos até amolecer. Esprema a abóbora até virar um purê. Junte o restante dos ingredientes e misture até formar um creme homogêneo.

Montagem: Em um refratário distribua o frango e cubra com o purê. Leve ao forno médio por 15 minutos para esquentar e sirva

Salada de frutas só que não !!!

1 c chá de cebola roxa picada – não precisa colocar caso não aprecie

1 c chá de salsinha picada

1 c chá de cebolinha picada

1 c chá de coentro picado – não precisa colocar caso não aprecie

Suco de ½ limão

1 c sopa de vinagre balsâmico

3 c sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

100g de castanhas de caju

1 caju ( fruta mesmo ) grelhado

1 goiaba grelhada

40g de coco verde fatiado – aquela carninha do coco

140g de manga em cubinhos pequenos – se sair caldinho, na hora do corte, separe para colocar no molho da salada

Em uma tigela, misture a cebola, a salsinha, a cebolinha, o coentro, o suco de limão, o vinagre, o azeite e sal. Acrescente castanhas picadas ou inteiras como preferir, o caju, a goiaba grelhados, o coco verde e a manga. Regue com o suco da manga e misture.

Wrap de couve ( o da foto ) – rechear cada folha de couve com antepasto de berinjela ou pasta de grão de bico ou cottage lac free, coloque frango desfiado com molho de tomate + salpicar sementes + incrementar com brotos ou cenoura ralada, azeitonas picadas – para acompanhar monte um molho de pimenta tabasco, limão, vinagre, um pingo de shoyo de boa procedência, misture tudo. Pode acrescentar os temperinhos que gostar, vá molhando o wrap neste molho e aprecie seu prato.

 

Espero que tenham curtido o post. O próximo falarei de jejum intermitente. Deixe suas perguntas nos comentário, combinado?

Obrigada, um beijo!!!

Jaqueline Müller – nutricionista
Atendimentos: São Paulo – Rio de Janeiro e mundo!
Snap: nutrijaque
Insta: @jaquelinemullerp

 

Exit mobile version