moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O maravilhoso Antico Setificio Fiorentino

SONY DSCO Antico Setificio Fiorentino  (não deixem de visitar este SITE, é maravilhoso!)é uma das minhas paixões fiorentinas desde que entrei pela primeira vez no apartamento elegantérrimo  da minha tia nos meus primeiros dias nesta cidade.  Suas cortinas tem essa textura, brilho opaco e cor indescritível!!  Ela sorriu e disse, “Gostou?  É de uma tecelagem centenária aqui de Florença.”  Logo descobri o que significava…

A casa da minha tia com as cortinas de seda do Antico Setificio Fiorentino

É lógico que teares tocam fundo no meu coração.  Desde pequena via a evolução dos teares às circulares que hoje vivem no chão da Santaconstancia.  O barulho repetitivo, quase um mantra, é fascinante.  Mas não estava pronta para o que veria na minha visita ao Antico Setificio Fiorentino.  Briza, uma amiga do Salotto brasileira, trabalha lá e me convidou para o tour.

Com Briza no meu tour pelo Antico Setificio Fiorentino!

Venham comigo!!

A especialidade do Setificio (como amorosamente nos referimos ao ASF em Florença) é obviamente seda.  Incrivelmente, ela é importada do Brasil!!  Pois temos a seda mais forte no mundo, me contam, ideal para o sistema totalmente artesanal que usa pesos para a tensão do fio.

Aqui existem máquinas de 1700 e 1800, inclusive uma peça desenhada por Leonardo da Vinci!!

A máquina inventada por Leonardo da Vinci!

A produção é totalmente manual, exigindo um certo tempo.  Os “operários” na realidade são artistas.  Eu adoro o cheiro da seda e fiquei encantada com a beleza!!

Entre seus clientes estão a nobreza italiana, o Vaticano, o museu Uffizi (quando foi necessária o restauro de sofás e tecido de parede, como também o Palazzo Madama em Roma (o senado italiano) e o Kremlin em Moscow.

O showroom é outra maravilha.  A escolha parece infinita, também porque não tem uma coisa feia lá dentro!

Uma novidade para o Setificio é a decoração de super yachts.  É lógico que este é um produto de altíssima qualidade e caro.  Mas eu tenho o meu pedacinho de Setificio na minha bolsa!!  Um saquinho com o pot-pourri da Farmacia Santa Maria Novella, que sempre usou o tecido desta nobre tecelagem!  É um pequeno grande luxo ao qual me dou direito!

O saquinhos com tecido do ASF e pot-pourri da Farmacia Santa Maria Novella. Duas maravilhas Fiorentinas!

As peças maravilhosas que podem ser compradas no showroom do ASF, além dos tecidos, é lógico!

Por vários anos o Setificio pertenceu à família do Marquês Pucci, o mesmo da maison de moda.  Há poucos anos passou a Stefano Ricci, fabricante de moda masculina high end.

Vocês também podem fazer o tour!!  Faça a reserva através do email info@setificiofiorentino.it .  Digam que são brasileiras assim vocês terão a Briza para vos guiar.  O custo é de 100 Euros.

Exit mobile version