moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Londres: The Wallace Collection

O casarão do Wallace Collection

O casarão da família Seymor-Conway, os Marquess de Hertford que abriga a Wallace Collection foi construido entre 1776-88.

Nos meses de Dezembro e Janeiro, apesar de Londres sempre oferecer estímulos intelectuais em forma de galerias, shows, concertos, teatro, vitrines e até simplesmente caminhadas pelas ruas, reparei que as grandes exposições começam do fim de Janeiro em diante.  Mas não tem nenhuma razão para se preocupar, pois existem coleções permanentes que te dão a possibilidade de se deliciar com maravilhas em qualquer época do ano.

A Wallace Collection é uma destas!  Um presente da família Seymor-Conway, os Marquess of Hertford, grandes colecionadores de arte francesa do século XVIII,  ao país em 1897. Este maravilhoso casarão, uma das residências da família em Londres, hospeda a coleção.  Tem ingresso grátis!

O ingresso é grátis!

Um ótimo programa é depois de uma manhã admirando esta linda coleção, pode-se almoçar no elegante restaurante The Wallace, e ir fazer shopping na Oxford Street ou Marylebon Street que ficam próximas.

O Café no pátio interno do Wallace Collection oferece café da manhã, almoço, chá e jantar nas sextas e sábados.

Uma dica, no dia que forem visitar a Wallace Collection, confiram no site o horário do tour guiado (AQUI).  Vale super a pena!  Uma historiadora acompanha o grupo em um passeio pelas várias salas com milhares de objetos maravilhosos explicando vários e colocando-os no contexto da época.

A nossa tour guide foi gentilíssima, educada e super informada!

O tour começa…

A escadaria principal.

Esperando o tour começar…

Este Prince of Whales era amigo do Marquess e o contaminou com a vontade de colecionar arte francesa do Século 18.

São tantas as maravilhas…nem vou lembrar de tudo…mas vou sinalizando o que sei. Para quem quiser mais detalhes tem no site do Wallace Collection.

Este foi um presente de Louis XV, rei da França à sua filha preferida, Marie Adelaide. É um tinteiro de 1758. É rarissimo por ter estes globos que contem a tinta, areia para secar a tinta, esponja para secar a pluma e um sininho para chamar a servente que enviaria a carta. Um é o globo do mundo e o outro celestial com os signos.

É impressionante como neste museu pode-se chegar pertinho de cada peça!!

Este é um dos quadros mais famosos e intrigantes da casa. O Smiling Cavalier de Frans Hals

Cada detalhe é uma perfeita reprodução da época.

Cada sala tem uma cor…

Quadro de Boucher da Madame de Pompadou de 1759. Ela era amante do rei da França, Louis XV.  Adoro observar, devagarinho, a maravilha que eram as roupas destas mulheres!

Outra obra famosa de Fragonard. O jogo de erotismo e natureza neste quadro da época Rococo é uma obra prima. 1767

Estas são maravilhosas “snuff boxes” ou caixas de rapé. Uma é mais maravilhosa do que a outra em ouro, esmalte, diamantes, cristal de rocca, pedras…uma maravilha!

Hello!

O Roberto encontrou o seu quadro favorito, The Lion in Love!

O Roberto encontrou o seu quadro!

E ainda faltou muito a mostrar…mas nem dá!  Espero que vocês tenham a oportunidade de ir conhecer esta coleção!

Wallace Collection: Hertford House, Manchester Square, London, Greater London W1U 3BN, Tel 020 75639500.

Aberta todos os dias das 10 da manhã às 5 da tarde.

Exit mobile version