moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Dicas para tentar ser mais feliz…

Hoje falei a uma querida amiga do Snap que ela ama tanto aqueles ao seu redor que acaba esquecendo de se amar.  Pedi para ela desenhar um coração vermelho pequenino em algum lugar da mão que ela vê muito.  Ele serve para lembrá-la que cada vez que o ver, deve respirar fundo e se abraçar.  Se estiver sozinha de verdade, senão figurativamente… Vamos todos tentar?  Essa é a minha mão!

Acredito que a busca da felicidade é o maior desafio da vida!  Muitas coisas nos distraem…

Por exemplo, ficamos muito tempo na frente das telinhas, isso não é surpresa… Mas vale a pena mudar?  Senti na pele que sim… Mudei poucas coisas e fiquei mais feliz!  Mas como?

Acabo de ler no jornal (New York Times International Edition seção Well, por Petri Glass, M.D. 27 Jan 2017) um artigo ótimo e interessante, enquanto também óbvio.  Essa coisa que fazemos com crianças de pedir para tirarem os olhos das telinhas, deveria se estender a nós!

Na mesma página outro artigo conta como estudos indicam que se mexer ajuda a ser mais feliz. (Quem lembra da campanha “Mexa-se?!)   Bem, eu sou testemunha.  Desde que comecei a caminhar há 10 dias me sinto outra pessoa!  Bem não exaaaatamente assim, mas me sinto muito mais feliz.  Com as viagens e festas de fim de ano, abandonei o exercício.  De repente comecei a ficar meio triste.  Podem ter contribuído outros fatores também, mas hoje tenho certeza que parte foi o sedentarismo (existe essa palavra?  Mas acho que vocês me entenderam).

É algo que faço para mim, sozinha, respirando fundo, escutando música.  No início, não era assim. Gravava Lives no Instagram enquanto caminhava, mas percebi que atrapalhava a experiência.  Hoje tiro alguns Snaps e Instas, vídeo e fotos, mas o resto da hora que ando (5 km e 1 hora, tranquilo) é para mim!  Vocês não sabem quantas idéias surgem, como me sinto melhor e de quebra estou emagrecendo!! 😉

Outras regrinhas que o artigo pontua para aproveitarmos mais da vida fora da telinha são:

E para ilustrar um pouco este post, encontrei um artigo do grande fotógrafo Steve McCurry na BBC Culture online que tem a ver com o que estamos falando hoje.

Steve McCurry

Lembram dele?  Ele é famoso por esta foto icônica que foi capa da National Geographic em 1985

Lembram?…

Só de curiosidade… McCurry tentou encontrá-la nos anos 90 e não conseguiu.  Só em 2002 um time da National Geographic fez uma expedição para achá-la.  Ela se chama Sharbat Bibi e mora no Afeganistão.

Sharbat Bibi em 1984 e hoje

McCurry acaba de lançar um livro: On Reading: Steve McCurry

Do artigo:

“Os leitores são raramente solitários ou entediados, porque a leitura é um refúgio e uma iluminação”, escreve Paul Theroux no prefácio do novo livro de Phaidon Steve McCurry: On Reading. “Essa sabedoria às vezes é visível. Parece-me que há sempre algo luminoso no rosto de uma pessoa no ato de ler. “

Ao longo dos últimos 40 anos, ele acumulou uma coleção de imagens mostrando pessoas absorvidas na palavra impressa.

McCurry foi inspirado por um grande pioneiro húngaro. “Conheci o lendário fotógrafo André Kertész pouco depois de me mudar para Nova York”, diz Steve McCurry na introdução do livro. “Algumas de suas fotos mais intrigantes eram fotografias de pessoas lendo. Elas foram feitas ao longo de um período de 50 anos e coletadas em seu livro On Reading, publicado em 1971. “O novo livro de McCurry é, ele argumenta,” minha homenagem ao talento de Kertész, sua influência e seu gênio “.

Chiang Mai, Thailand, 2010

Myanmar, 1994

Umbria, Italy, 2012

Suri Tribe, Tulget, Omo Valley, Ethiopia, 2013

Rome, Italy, 1984

Kabul, Afghanistan, 2002

Kuwait, 1991

Kuwait, 1991

Sri Lanka, 1995

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brazil, 2014

Fiz um post bem bonito sobre o Real Gabinete Português de Leitura no Rio AQUI

Kashmir, 1998

MKS Steelworks, Serbia, Yugoslavia, 1989

Mumbai, India, 1996

New York City, USA, 2015

Lembro quando chegou o momento do meu primeiro filho, Cosimo (hoje 23 anos), aprender a ler.  Entendi, ao ajudá-lo com seus primeiros exercícios de leitura, que a força da palavra, distribuída de forma tão simples sobre uma folha de papel, é enorme!!!   Isto nunca deve ser esquecido.  Nunca!  Especialmente agora…


Em tempo: Mais alguns posts que fiz sobre felicidade…

Ser feliz depois dos “enta” clique AQUI

Ser feliz em um país que não é o teu clique AQUI

Fórmula para a felicidade clique AQUI

Exit mobile version