moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

10 dos meus conselhos de como viver melhor

Nesse mês de retrospectiva, e nesse fim/começo de ano, cá estão alguns dos meus conselhos de como viver melhor!

 

A vantagem de envelhecer é a vontade irrepremível de querer estar de bem com a vida! Foto Roberto Leone

Olá!!  Cá vão 10 conselhos com os quais tento reger a minha vida! Ou seja, como viver melhor!  Confesso humildemente que nem sempre consigo ser fiel a todos.  Porém, quando lembro e mordo o lábio para me policiar e fazer a coisa certinha, me dou muito melhor!  Compartilho só como sugestão, talvez possam ajudar a você também!

  1. Aceitar um elogio: Não sei bem por que é tão difícil aceitar um elogio.  Acho que já falei aqui, deve ser por causa do nosso upbringing (educação) religioso.  Mas quando alguém diz que você é ou está linda, jovem, rica, magra, de bem com a vida ou algo de positivo, sempre diminuímos o elogio mostrando o lado negativo.  Tipo “Imagina!  Sou uma falsa magra!”  Ou “São as roupas!”.  Não gosto disso pois coloca a pessoa que foi gentil o suficiente para te dar um elogio numa posição desconfortável de ter que se defender.  Além do que, você não aproveita o vibe positivo do elogio!  É o que se chama uma lose-lose situation (situação perde de um lado e do outro)!!  Portanto, vamos fazer um esforço de olhar a pessoa no olho, abrir um grande sorriso e dizer: “Muito obrigada!!  Você é muito gentil e carinhoso!”  Surra de vibe positiva!!!!!!!
  2. Never complain, never explain (nunca se lamente e nunca explique): Essa quem me deu foi a Rainha da Inglaterra!!  Viram só que ibope o meu?!??!?!  É sabido que ela vive por este cânone.  Na verdade, desta forma evitamos entrar na defensiva que é certamente uma posição muito mais fraca em qualquer discussão.  Portanto, quando a situação não está do teu agrado, sacode a poeira e vai pra frente!  Não tente explicar por que fez algo que não agradou ao outro.   Foi a tua decisão e pronto.  Defenda-a (se foi bem pensada) sem explicar ou se lamentar.  Senão diga que errou (sempre uma grande demonstração de inteligência) e que tentará fazer melhor da próxima vez.  Viu só?  Não entrou na defensiva.  O outro não tem onde agredir mais!
  3. Você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Essa foi meu sábio pai quem me deu.  Poucas vezes meus pais me pararam para dar um conselho.  Neste caso, ele estava me deixando em algum lugar onde eu começaria uma vida nova (nem lembro qual das várias).  Fomos almoçar e no final ele me disse: “Lembre sempre de duas coisas: você não precisa responder na hora (daí o morder os lábios que mencionei acima) e você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Escute, pare, analise, re-analise e só depois fale.”  Muito, muito bom conselho!
  4. Não coloque a carreta na frente dos bois.  Essa é da minha mãe.  Ela seeeeempre diz isto!  Ou seja, não se estresse antes de ver a situação.  Vai usar um monte de energia sem poder resolver nada pois ainda não viu qual é o problema!  Ou seja, poupe-se, você vai precisar da energia mais pra frente!
  5. Faça o esforço de sorrir, mesmo quando não sente a vontade.   Essa foi a minha irmã Alessandra quem me deu.  Eu estava bem, bem triste.  Tadinha, ela ficou com tanta pena de mim e já não sabia mais o que dizer para me consolar .  Então me falou para forçar um sorriso.  “Você vai ver, não parece verdade, mas só o fato de sorrir te ajuda a sentir melhor.”  E sabe que é super verdade?!!  Tentem!
  6. Tudo que a vida pede de ti é coragem!  ou “A vida é um sutiã, mete os peito!”  Esse é um mix do que estava escrito atrás de um caminhão (a segunda parte) e um comentário no blog.  É de alguém importante mas não lembro quem.  Por favor me lembrem?… [em tempo: nos comentários várias pessoas me ajudaram.  A citação é de Guimarães Rosa.  Com direito à poesia toda no comentário de Ana Plácido.]  A vida sempre está te oferecendo oportunidades!  Está a ti tomar a coragem para pular e agarrar o cipó!
  7. Sempre traga uma idéia de solução quando for apresentar um problema!  Opa!  Essa é imprescindível!  Funciona tanto com o chefe, filho, marido como também um mecânico ou o pentelho no call service!  O problema existe, ponto.  Você vai ter que expô-lo.  Mas ao invés de irritar a outra pessoa tendo que deixar a ela o ônus de resolvê-lo, dê uma estrada (pensada, lógico).  As vantagens: 1) A outra pessoa pode gostar da tua solução e seguí-la feliz contigo. 2) Você pode colocar a outra pessoa no caminho que você quer 3) Deu uma idéia que a outra pessoa não gostou e já elimina entre as possibilidades.  De qualquer forma te ajuda.  Me expliquei?
  8. Canalise a energia Nem vou contar onde aprendi esta (com a obstétrica no parto!  Ela dizia, ao invés de berrar, use a energia para empurrar!).  Tem um pouco a ver com o conselho número 4, use a tua energia sabiamente.  Ela é um bem limitado.
  9. Não ter medo de mudanças Steve Jobs disse no seu commencement speech em 2005 na Universidade de Stanford (AQUI), que a cada manhã você deve se olhar no espelho e perguntar “Estou feliz com o que estou fazendo?”  Se a resposta for não por muitos dias seguidos, é hora de mudar!  Como ele lembra, é importante “Love what you do!” (amar o que se faz).  É provado!  Quem ama o que faz tem muito mais sucesso.  Além do que, chacoalhar as energias, sempre é bom.
  10. Ti voglio bene! (Gosto tanto de ti!)  Essa é minha!  Nunca perca a oportunidade de dizer que você gosta de uma pessoa.  Não tem outra razão a não ser o bem estar de todos!

Já dava para fazer um colar de tantas pérolas de sabedoria!! Rss 😉  Não quero me levar muito a sério, mas se uma destas acima te ajudar de alguma forma, já valeu me expor!  Vi voglio bene! 

bjs c

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

Exit mobile version