moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

A querida amiga do Salotto, Mia, visita e dá suas dicas de Florença!…

L1070190

Aqui a querida amiga do Salotto, Mia, nos conta da sua vinda e dá suas dicas de Florença.  Vamos lá!

Uns dias em Florença ….

Fiquei muito feliz e honrada em receber o convite da Consuelo para contar neste post, como foram os 10 dias que Renato e eu passamos em Florença.  E aqui estão algumas experiências, impressões, lembranças e dicas desta temporada na cidade e arredores. Bem vindos!

Era fim de Setembro/começo de Outubro e a ideia era alugarmos um apartamento para “morarmos” na cidade. Com ajuda da Consuelo e dicas do seu blog encontramos nossa casa através do site Apartments Florence.

Escolhemos ficar em Santa Croce. Uma vizinhança não muito distante à pé para vários lugares importantes, turísticos e centrais _ uns 2 quilômetros do Duomo, por exemplo _ uma área super residencial e com todo o comércio “de bairro” para uma experiência de viver como um local!

Nosso apto, nada sofisticado, era um charme … a dona, Germana, uma arquiteta que ama viajar e tem um olhar estético apurado, deixou seu lindo apartamento cheio de mimos para nós. Frutas e flores, velas e “cheirinhos” pelos ambientes.

A vista do pequeno terraço.

Um cantinho da sala.

Um detalhe do quarto com 2 janelas (que davam para a rua e, por isso, era meio barulhento) e as vigas de madeira no teto.

Quem conhece Florença ao vivo e em cores, já pesquisou sobre a cidade ou acompanha o ConsueloBlog, sabe que a cidade tem alguns “pontos obrigatórios” a serem vistos. Como eu, tendo morado no Rio de Janeiro e passado zilhões de férias lá sem nunca tinha ido _ até alguns dias_ ver o por de sol nas pedras do Arpoador, também em Florença, desta vez, não fomos a muitos destes lugares “necessários”.

Nosso objetivo era descansar, não TER que fazer isso ou aquilo e saborear a cidade com calma. E foi assim !!!!!

Mas algumas coisas super bacanas, a gente fez. E, para mim, uma das melhores foi uma aula de história ao ar livre, num passeio de barco pelo Arno.

Alguns barcos/canoas, usados antigamente pelos renaioli para dragar a areia do rio e permitir a navegação, foram restaurados e, hoje, são uma sala de aula conduzida por um mestre que vai nos contando sobre cada edificação, cada palazzo, torre, igreja ou ponte. O MÁXIMO!!!!! O tour leva 1 hora aproximadamente. O condutor faz suas explanações em italiano mas como estávamos com meu irmão e cunhada que moram em Milão e foram nos ver em Florença, foi perfeito! Mesmo para quem não entende o idioma, recomendo este passeio porque é interessantíssimo ver Ponte Vecchio, Corredor Vasariano, Galeria Uffizi ou o Palazzo Corsini, por exemplo, sob este prisma !!!!! Sem contar as fotos bárbaras que você vai ter depois! [n.d.r. Eu também fiz este tour AQUI e é maravilhoso!!]

Um passeio no Arno com os “renaioli” Da Ponte Vecchio à Ponte alla Carraia ida e volta (dura 45 min.) AQUI
Todos os dias das 10.00 às 19.30  Informação: +39 347 7982356

Outra dica bem legal! Pertinho do nosso apartamento, num larguinho na esquina da Via A. Del Verrocchio com a Via dè Macci, está o CIBRÈO ou, melhor dizendo, estão o restaurante, a trattoria, o café e o Teatro del Sale Alimentari ! A Consuelo já havia comentado num post, sobre o Cibrèo mas eu não sabia que era tão pertinho “de casa” e que seria uma mão na roda tê-lo ali do lado.

Explico: o Restaurante serve uma comida maravilhosa e você é apresentado ao menu quando um dos anfitriões (sim porque ali a família toda te recebe com delicadeza e simpatia) puxa uma cadeira, se senta à mesa com vc e vai te contando o que pode ser servido naquela noite. Adorei!!!!

Pão “osso de dinossauro”!

Café fica aberto dia e noite, ou seja, café da manhã, um lanchinho ou mesmo um delicioso jantar com direito a um papo com Fabio Picchi, o dono, que faz questão de te contar como é feito um prato e de onde vêm os ingredientes (sempre na região da Toscana).

Com “il Picchi” como dizem por lá!

[n.d.r. ESTE post para ver os meus restaurantes favoritos em Florença.]

Ah! E está vendo aquele tecido como uma bandeira pendurada na foto acima?

Pois é: para quem gosta de decoração, cores, e uma pegada artesanal, ali ao lado está a loja da Lisa Corti em Florença. Talvez alguns de vocês já conheçam essa marca porque no Rio tem uma loja dela e em São Paulo a Kika Vianna vende alguns de seus objetos _ tecidos, cortinas, capas de almofadas, roupas e otras cositas más !

Esta foto é da loja da Lisa Corti em Milão.

Eu adoro observar, prestar atenção em detalhes, perceber as curiosidades que estão em volta. Olha só o que andei pescando por ali!

Como tem estas vespas estacionadas por quarteirõessssss !

No trem (depois de Florença fui para Milão), lata de Coca Cola fashion!

Resquícios de juras de amor!

Não é engraçado um bichinho de pelúcia de javali? [n.d.r. Esta eu explico.  Aí do lado tem uma feirinha com uma estátua de bronze de javalí, cinghiale em italiano, chamada Il Porcellino (o porquinho). A tradição quer que se esfregue o seu nariz (que está dourado em contraste com o resto cor bronze, de tanto passarem a mão) para que se volte à cidade!]

Será que com esse possante os carabinieri conseguem prender alguém?

Bom, voltando às andanças, um programa que gostávamos muito de fazer na cidade, era ir ao Mercado de San Lorenzo comprar comezinhas para levar prá casa ou comer lá mesmo, algumas gostosuras que só se encontra ali.

Uma delas: as muçarelas campana _ sabiam que agora com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, mozzarella se escreve assim?????_ do Caseificio Antico DeManio. Para quem gosta de burratas, muçarelas, inclusive defumadas, caccio cavallo, ricottas, etc… é um deleite!

E que tal vc estar dentro de Mercado Central e começar a cair o mundo lá fora? A chuva foi tão forte mas tão forte, que choveu MUITO dentro do mercado também !!!!!!

Quando tudo se acalmou, saímos … e parecia que havia nevado em Florença pela grande quantidade de granizo que se via nas ruas !!!!! [n.d.r. (desculpe, Mia, me intrometer tanto!!) Foi uma chuva histórica!!  E o estranho é que nem estava frio!  Eu não vi pois não estava na cidade, mas todo mundo falou!]

Mas a linda cidade de Florença não é só história, outros tempos, edifícios e monumentos antigos e, foi muito divertido encontrar esta instalação que já está há alguns anos na Vicolo dell’Oro pertinho da loja da Laica _ câmeras fotográficas_ e do Hotel Continentale (com o La Terrazza Bar que a Consuelo tanto gosta 🙂 !)

Depois de alguns dias andando prá cima e prá baixo pela cidade, resolvemos alugar um carro para dar umas voltas pelos arredores. [n.d.r. Há um tempo, fiz ESTE post de itinerários de carro pela Toscana.]
Fomos, entre outros, à San Gimignano e Siena.
Ali, almoçamos na Osteria le Logge!  Deliciosa a comida, muito cortês o serviço e nada de muito caro.
Chegamos cedo, pouco antes da 1 da tarde, porque não havíamos feito reserva e comemos muito bem!

Le Logge: Via del Porrione, 33 em Siena. Fecha aos domingos!

Me esbaldei todos esses dias de tanto comer pratos com trufas nessa temporada em Florença !

A gente anda tanto que em Siena tive que dar um jeito nos meus pãezinhos com ajuda dos “super bandeides/almofadinhas com tecnologia super/mega/blaster”! O Compeed!

Cantina Antinori !

Sabe quando você sabe que está num lugar X mas o que você vê não corresponde e te deixa encantada, impressionada, surpresa?
Foi isso que aconteceu conosco quando chegamos na Cantina Antinori pertinho de Florença!
O projeto arquitetônico é grandioso e elegante e a história daqueles vinhedos e da família que cuida deles há muiiitttooooo tempo, admirável.
Consuelo já fez um super post no ano passado (AQUI) sobre este lugar mas reforço aqui: Vale MUITTTOOOO à pena ! É espetacular!


Gostamos tanto que voltamos no dia seguinte só para almoçar no Restaurante, que se chama Rinuccio 1180.

Florença também tem áreas fora do centro que são lindas e merecem um passeio … a Viale Galileo e a Viale Michelangiolo onde está a Piazzale do mesmo nome, te dão de presente visuais maravilhosos e, se você tiver oportunidade de passear por elas de bicicleta para parar e admirar cada pedacinho, vai ter belos momentos !

Nos arredores da cidade, só há 8 km do centro, nas colinas e olhando para o rio Arno, está Fiesole. E lá, você ganha de presente, além das paisagens lindas na estradinha, um teatro romano, uma atmosfera de calma, o silêncio de um jardim muito bonito e, de quebra, alguns mosquitos !

 Como nossa blogueira querida, Renato e eu também gostamos muitooooo de um bom vinho e por isso, resolvemos ir até Montalcino, que fica há um pouco mais de 100 km ao sul de Florença.
Ali, mais paisagens lindas da campanha, mais história e … os vinhos Brunello.
Visitamos a Cantina di Montalcino que também recebeu um novo e moderno layout.
Aliás, o business do vinho está cada vez mais em sintonia com as referências e estratégias de marketing dos mercados mais arrojados.
Será que isso é bom?

A fachada em ondas da Cantina di Montalcino

E, lá dentro, o revestimento em madeira que faz referencia aos barris de carvalho. Esta é uma ponte de onde se vê boa parte das instalações da Cantina.

Bom, Florença é muito mais que isso e eu espero que vocês tenham gostado desse relato que compartilha com todo o Salotto através da querida Cons, um pouquinho do que fizemos na sua cidade.
Muito obrigada pelo convite, Consuelo!
Muito obrigada a vcs todos ! 🙂

Sou eu quem agradeço Mia!!!  Adorei!! bjs c

Exit mobile version