moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Tesouros da coleção Al Thani de joias indianas incríveis!

Bejewelled_Treasures_Banner2Quando estou em Londres sempre gosto de ir aos museus, especialmente o Victoria & Albert que, além de lindo, sempre tem alguma exposição interessante.  Desta vez foi a Bejewelled Treasures: The Al Thani Collection . (21 Novembro 2015 – 10 Abril 2016.) Uma apresentação de joias indianas incríveis do início do século XVII a hoje mostrando como a Europa foi influenciada pela técnica e estética indiana e vice-versa.   Até a rainha emprestou três peças à exposição que ajudam a ilustrar.

Os marajás sempre amaram e ostentaram jóias.  É lógico que para mostrar seu poder e opulência, mas, apesar do excesso, a beleza e elegância de suas pérolas e joias é inquestionável!

Adoro essa fartura, acho belíssimo!

O fato que diamantes, rubis e safiras se encontravam em suas terras (esmeraldas vinham da américa do sul depois do século XVI), os davam o direito e a oportunidade de ter a disposição algumas das pedras mais importantes do mundo!

Na exposição do V&A existem peças com uma quantidade de pedras enormes impressionantes e também algumas pedras históricas.

As decorações dos turbantes eram muito importante e magníficas.  Haviam plumas ou as imitavam.

O esmalte é uma técnica que os indianos dominaram por muito tempo que provavelmente aprenderam dos europeus.

Enamelling from Victoria and Albert Museum on Vimeo.

As pedras com corte indiano são fáceis de reconhecer.  São mais brutas e menos profundas.  O brilho é bem inferior.  A técnica do corte foi uma das coisas que depois os indianos adotaram do ocidente.

Para dar a ilusão de maior profundidade aos diamantes, folheavam a parte de trás das pedras grandes e as montavam mais “altas”.

O método de “embutir” as pedras, é único à Índia.  Funciona bem para poder unir pedras de tamanhos e formas diferentes em um design complexo.  É uma técnica que funciona com o corte indiano.  Já as pedras lapidadas ocidentais necessitam mais “ar” para que possam brilhar!

Kundan Setting from Victoria and Albert Museum on Vimeo.

Na exposição também estão presentes estas duas peças do trono destruído de Tipu Sultão de Mysore.

Outras peças magníficas da expo

Essa é uma peça incrível. Não adoro o design que lembra a arquitetura Mughal, mas a cor da esmeralda ao vivo é incrível. Ela está sobre uma ágata e incrustada por um cristal de rocha puríssimo transparente ao seu redor.

Estas espadas são peças cerimoniais.

Com a vinda de mais ocidentais à Índia, especialmente com a colonização inglesa desde a metade de 1800, e mais tarde com Indianos que vinham à Europa e compravam joias de grandes joalheiros franceses e ingleses, as informações estéticas começaram a se amalgamar.

Vejam só estas peças abaixo do início do século XX, durante o período da Art Deco,  como maison de jóias importantes da Europa se influenciaram pela estética indiana.

O azul e verde era raramente usado no início do século na Europa.

Uma peça mais recente

É tudo de tirar o fôlego, não?

Não era permitido tirar fotos, portanto estas imagens eu tirei do site do museu.

Exit mobile version