moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

SPFW Nº41: Apartamento03, Ronaldo Fraga e Paula Raia e algumas cositas mas…

Minha companheira de SPFW!

Minha companheira de SPFW!  Meu vestido Martha Medeiros

Ontem foi o primeiro dia da 41ª edição do SPFW.  Entre ontem e hoje vi 3 lindos desfiles.  E o que mais os diferencia é o fato de cada um dos seus estilistas terem algo de forte que gostariam de passar.

Com o vestido de Martha esse bracelete incrível de Claudia Arbex!

Primeiro foi o Apartamento03.  Conheço o estilista Luiz Claudio Silva desde que realmente morava no apartamento de número 03 em Belo Horizonte há mais de 15 anos.  Desde o início me surpreendi com o seu talento para alfaiataria e volumes.  Ele consegue fazer algo voluminoso ficar leve!  Torcer, cortar e enrugar tecidos de forma surpreendente.  E criar uma moda só sua.   Agora sua marca faz parte do grupo Nohda de Patrícia Bonaldi e seu marido  Luis Morais, o que lhe dá uma força para explorar e investir em tecidos e acessórios.

Sua inspiração essa nesse Verão 2017 foi o mago Houdini do início do século passado.  Isso gerou peças “ilusionistas”!  Nem sempre um punho era da camisa, macacões pareciam ser duas peças ou mais pareciam pijamas. E o que dizer dos lindos e intrigantes acessórios por a Figurinista em ouro rosa?  Eram algemas, chaves e cadeados…

O mood board de Luiz Claudio com Houdini como protagonista

Os acessórios da Figurinista em ouro rosa

Depois foi a vez do querido Ronaldo Fraga.  Seus são os desfiles mais poéticos da moda brasileira.  Desta vez ele abordou o tema dos refugiados no mundo todo… No vídeo ao fundo da passarela um barquinho de papel pouco a pouco era enchido com sementes até afundar… Mas a sua busca não era só pelo bem dos refugiados, mas também pelo refúgio pessoal de cada um e como se libertar dele… Pouco a pouco o desfile ficava mais alegre e colorido e quando reparávamos, estávamos sorrindo… Ronaldo vê as roupas “como casa, abrigo, memória e país… é a única herança de sua terra e elemento da identidade cultural que o manterá de pé…é uma arma de ‘re-existência.'”  As peças, com bordados sobre transparências, listras em seda ou um linho cru enrugado estão lindas, entre as que mais gostei de Ronaldo nos últimos anos, e com uma elegância displicente super contemporânea!  Lindo desfile!

E por fim, esta manhã Paula Raia mostrou mais uma vez o que sabe fazer de melhor.  Pegar a simplicidade e transformar em algo de super sofisticado.  Com as notas do desfiles a estilista se expressa tão bem…:

A coleção foi construída com materiais que simulam a ação do tempo.  Sedas feltradas à mão lembram uma paisagem sépia vista através de janelas empoeiradas, bordados em ponto francês remetem ao acúmulo de líquen que cresce sobre árvores e paredes, tules de algodão frágeis como gazes e teias, peças que trazem trepadeiras aplicadas como se estas tivessem se apoderado da arquitetura precisa das roupas, cores desbotadas e envelhecidas, trilhas compostas por cordas de algodão com suas pontas desatadas e estampas craqueladas como pinturas que sofreram a ação tempo. Detalhes de camisaria servem como contraponto de resistência à força do tempo e camadas de tecido reproduzem os sedimentos de uma topografia dos sonhos. 

E esse tudo, que passava na nossa frente, parecia uma poesia!

Paula explicando o desfile a Lilian Pacce

————————

Antes de ir aos desfiles participei de um bate papo no showroom da Swarovski,  Lá 4 companhias de bijoux, Caleidoscópio, Korpusnu, Monica di Creddo e T.Arrigoni, companheiras há anos, se uniram para mostrarem suas coleções além de peças conceito em um desafio da marca austríaca.  O tema era os 4 elementos… cada um interpretou o seu…

Caleidoscopio com água

T.Arrigoni com fogo

Korpusnu com ar

Monica di Creddo com terra

A gang!

Momento do bate papo

Look do primeiro dia. Vestido ultra confortável da FIT! Uma malha de bouclê deliciosa e bijoux Caleidoscópio.

E o Snap do dia!

Até amanhã com mais!

Exit mobile version