moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Rocco: a minha pizza favorita do mundo…e em Florença

Ainda bem que o Rocco veio morar em Florença da Calabria!!!!  A pizza no seu restaurante é a melhor que eu já comi!!  Sobre a massa fininha, mas se quiser, também na  grossa, os ingredientes, maravilhosamente frescos e saborosos, acordam o paladar e dizem OIÊEEEEEEE!!!!

Eu gosto das pizzas picantes, e nelas o ingrediente chave é o molho secreto com a ‘Nduja (um patê de salame picante) que o Rocco mesmo faz.  Mas tem de todos os sabores.

O lugar é bem simplês com as típicas toalhas quadriculadas vermelhas que se vê em filmes de restaurantes italianos.  Mas a atmosfera é super familiar, sempre encontramos a esposa e os filhos ajudando.  Fica fora do centro, uns 10 minutos de taxi.

Quando volto de viagem, é um dos primeiros lugares que quero ir, pois sinto que voltei ao lar!  Hoje somos todos amigos e nos domingos que estou em Florença,  é certeza que irão me encontrar alí!

Rocco: Piazza Ravenna 10.  Tel 055 685802– é bom reservar!!
Lembrem que fica aberto só a noite das 7:30 às 11 e fecha terça.

Forno a lenha é o ingrediente mais importante de uma ótima pizza!  O Rocco me conta que uma ou duas vezes por ano ele entra na chaminé para limpar e sai pretinho!!! A esposa o faz tirar a roupa no corredor antes de entrar em casa!!!! 🙂

Maurizio é o experto neste cantinho, mesmo que quando lota, Rocco vai para trás do balcão dar uma ótima mão.

A massa cresce nestas gavetas e são feitas no mesmo dia.

Olhem só como sobe!!…

Daí começa a construção das pizzas. Me explicaram, que além da combinação dos sabores, quando inventam uma nova pizza, eles tomam em consideração o tempo que demora para fazer cada uma. Se é demais, não entra no menu.

A mozzarela chega fresca de Nápoli todos os dias!…

Azeite e manjericão! Hmmmmm!!!

Engraçado como a Margherita, tem as cores da bandeira italiana, não?…

Daí, vupt pra dentro!

Depois de poucos minutos, ela sai deliciosamente quentíssima!! Eu SEMPRE queimo a boca porque não consigo esperar que esfrie…

A minha favorita é a Silana!!! Picantíssima!! Tem cogumelo e salami além da mozzarela e o molho secreto. Com um Chopps, estou no paraíso!!

Mas agora tem esta, a Catarin’, com molho de peixe picante, mozzy e tomate que está chegando pertinho do primeiro lugar… Soa mais ou menos, mas é maravilhosa!!  Gostamos tanto da pizza daqui que comemos uma e ainda dividimos uma segunda!

Outra delícia é a peppata di cozze, mexilhões.  Tem na versão picantes ou não…

Clientes satisfeitos!! Roberto com seu filho Niccoló e Rocco. Todas as famílias tradicionais de Firenze vem comer aqui. Nunca vi um turista…

O Roberto e Paulo ajudam no salão.

Mas o Rocco está sempre de olho e dando ordens! Um velho garçon deixou este cartoon do Rocco gritando aos seus ajudantes “Forza céfali”!!…rsssss E a placa sobre o cliente que reclama, vocês conseguem entender?…

O centro Chopps!

Muitas pessoas levam a pizza para casa, mas eu gosto de queimar a boca!! 😉

Enquete:  Vocês comem pizza com garfo e faca ou a mão?… Eu rigorosamente com a mão!!!! Depois de cortar um triângulo, pego com a mão, ponho a pontinha encima do resto e nhac!!!  Queimo a boca e daí, começo de novo…rsssss!

Exit mobile version