moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha

É realmente maravilhoso o que pode-se fazer quando se usa os meios, inteligência e criatividade.  Falo da lindíssima e estimulante nova exposição na Galleria del Costume (Museu da Moda e Costume) de Florença, que fica no Palazzo Pitti.  A Exposição, Il Museu Effimero della Moda (O museu efêmero da moda), encontra um modo novo e muito interessante de mostrar peças desde 1800 a hoje.  Fica aberta até o dia 22 de outubro, 2017.

Os jardins de Boboli do terraço de onde ficam as galerias do Museu de Moda e Costume no Palazzo Pitti

com Andrea Raffaelli, do Il Blog del Marchese

Minha mãe e eu admirando a Sala Bianca onde começou a moda italiana e o Made in Italy nos anos 50.

A Sala Bianca

Olivier Saillard, seu curador e diretor do Musée Galliera em Paris desde 2010, é dono de um modo original e sensível de ver a moda.  Com esta exposição consegue criar um dialogo entre peças (tanto do acervo Pitti quanto do museu francês) de vestuário reais que abrangem 3 séculos!  No último andar do Palazzo Pitti, antiga sede da família Medici no século XVI, vive-se a experiência de passar de uma sala à próxima onde tais peças se unem em um coro sobre temas que vão das flores às nuvens, dos cabelos às asas.

Fotos Roberto Leone

Importante notar como o cenário mostra um work in progress (trabalho em andamento) através do uso de adereços como molduras antigas dos ricos porões do museu à cavaletes manchados de tinta além de plástico cobrindo cadeiras e vestes.

Fotos Alessandro Ciampi

Depois de ver a exposição em anteprima como um privilégio de ser jornalista durante a feira de moda masculina Pitti Immagine 92,  uma crítica de arte italiana, Chiara Dino, ao meu lado num maravilhoso jantar ao pôr do sol no terraço do museu, me expôs o seu ponto de vista que achei genial.  Ela viu na curadoria singular de Saillard, um modo de dizer que quando tira-se a roupa de sua função primária e a colocamos num museu, ela descaracteriza.  Sendo assim, o curador quase não a figura num manequim, e sim deitadas, penduradas e em caixas.

Antes do jantar no terraço, pudemos admirar as lindas obras renascentistas da Galeria Palatina do Palazzo Pitti em poucos!  Que delícia!  Mais uma maravilha!

Um dos meus quadros favoritos, Madonna della Seggiola de Raffaello Sanzio

O jantar no terraço

E não acabou aí…

Ainda teve um espetáculo na praça em frente ao palazzo dos Sonics.

Se vocês passarem pela cidade, por favor vão deixem de visitá-la se moda for em qualquer modo algo que você goste.  Vale muito a pena.

Mais informação no site AQUI e AQUI.

Encontrei este vídeo no youtube.

Se não abrir, por favor cliquem AQUI.

Ou clique neste link para outro lindo vídeo:  getContentDescriptor.m3u8

Exit mobile version