moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

One Love, One Rhythm…será?!!!

One-Love-One-Rhythm-The-2014-FIFA-World-Cup-Official-Album-1200x1200

Quando estive no Brasil no mês passado, estava me arrumando no banheiro escutando o rádio.  Começaram a falar do disco oficial da copa do mundo.  Estes críticos de música estavam ultrajados!  Depois de ouvir o que haviam a dizer, tive que concordar.

Mesmo que seja difícil negar que uma grande parte da organização da copa é um samba, eu tento sempre ver o lado positivo.  É muito mais fácil reclamar do que elogiar.  Mas neste caso eu tive que concordar em cheio com o programa do rádio: A CANÇÃO OFICIAL DA COPA É UMA PORCARIA!!

Parece que foi, mais uma vez, um interesse institucional.  Do momento que o projeto do disco foi dado à Sony, ela usou só os seus artistas.  O resultado é algo que tem bem pouco de Brasileiro ao não ser por um batuquezinho no fundo musical ofuscado pelo ritmo latino e cantada rap em inglês e ESPANHOL!!!!!  Onde já se viu, num país conhecido internacionalmente pela beleza e sofisticação de sua música, usarem Pitbul como autor da canção oficial?!?!??!?!?!!!!!!   E com este resultado???!!   É inegável que a música tem um catchy tune, mas nada de brasileiro, nada de elegante e nada de memorável.  Vejam só:

No iTunes só se ouve três canções do álbum por enquanto e são todas estrangeiras.  Pode-se ver que existem algumas canções brasileiras no disco, mas não entendi o raciocínio ou critério de escolha.

Como pode esta canção acima competir com o angst, vibração, alegria, inspiração e esperança do hino que em 1970 aos 6 anos ouvi, de olhos arregalados, torcedores berrarem com lágrimas nos olhos pelas ruas de São Paulo penduradas em seus carros !!

“Todos juntos vamos … de repente é aquela corrente pra frente…parece que todo o Brasil deu a mão, todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!!” !!!!!  Isso sim!!   Ainda choro!!

Mesmo a linda canção deste ano da Itália pelo Negroamaro, Un Amore Così Grande, apesar de melancólica, traz uma emoção que une e emociona!!!!!

Com este vídeo sensacional, eu choro todas as vezes!!  E olhem que torço pelo Brasil ao 1000%!!!

Mas fiquei brava.  Achei este álbum oficial um desaforo.  Se fosse para homenagear todas as nações, teria que ter uma canção para cada uma.  E não tem!!

Não gosto de ser do contra no blog, mas no rádio sugeriram que artistas independentes fizessem um álbum não oficial como protesta a este.  Achei uma ótima idéia!!  E só para por o dedo na ferida, de cara sugeriram algumas canções de Jorge Bem…

Zagueiro

Fio Maravilha

e a mais recente, regravação de Ponta de Lança com Mano Brown

É lógico que não teria que ser um disco vintage, “pra frente Brasil”!!  Mas sim um disco que reflete a emoção brasileira, o nosso ritmo e o que esta nação, ideologicamente, gostaria de passar com esta copa.

Gostaria muuuuito de ouvir argumentos contra o meu para entender o que não estou conseguindo ver!! Pois one love eu entendo, mas one rhythm?  Só se não for o nosso!!

____________________

PS: A Ana Placido nos comentários sugeriu uma ótima canção que estou adicionando aqui para fazermos a nossa trilha sonora da Copa do Salotto!!  Quem tem mais sugestões?…

Roberto Sá- Alô Fevereiro

A Fátima sugeriu a querida Elza Soares!

Esta do Itaú, sugerida por Bruno, é meio institucional, mas as toda vez que assisto me emociono na parte que diz “cantando o hino em a capella “Pátria amada, Brasil”, mostra a tua força Brasil e amarra o amor na chuteira!”

Exit mobile version