moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O que fazer com crianças em Paris…

O artigo do International Herald Tribune por Pamela Druckerman

O artigo do International Herald Tribune por Pamela Druckerman

Outro pedido que recebo muito é: o que fazer com crianças em Paris.  Como os meus filhosj á estão grandes, fico meio sem resposta.  Porém  li o outro dia um artigo no International Herald Tribune (jornal que respeito muitíssimo) exatamente sobre isto.

O artigo é de Pamela Druckerman que é a autora de “Bringing up Bébé: One American Mother Discovers the Wisdom of French Parenting.”   Livro que criou grande controvérsia pelo mundo afora porque a autora discute como o sistema francês de criar um bebê é mais sábio do que o americano.  Independente do que você possa acreditar, o artigo é ótimo e as dicas também.  Aqui vão elas!

Museus:  Ela sugere aqueles menores onde um tour dura pouco mais que uma hora para que ninguém se canse.  Suas sugestões:

Musée de la Chasse et de la Nature (60 rue de Archives, 3º arrondissement): tem um mix de arte e ciências naturais lindo e divertido.  Pamela garante o sucesso às crianças quando se menciona que tem gavetas com excrementos de vários animais!…

Imagem http://hipparis.com/

Jardin des Plantes (Place Valhubert, 5º) tem um zoológico do século XIX como também uma coleção de esqueletos de animais e os lindos jardins são do século XVIII.  Tem um carrossel e lugar para almoçar quando estiverem prontos para um descanso.

imagem http://www.parisiensalon.com

Centro Pompidou (19, Rue Beauboug, 4º arrondissement), um dos museus modernos mais famosos de Paris.  Foi aberto em 1977 e desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano (falamos dele neste post AQUI).  Pamela conta que existe uma área para crianças chamada La Galerie des Enfants (a galeria das crianças).  Nela exposições concebidas por artistas se revezam (em Outubro 2013 começa uma sobre Frida Kahlo).  É grátis para crianças.  Adultos precisam de um bilhete ao museu que dá direito à visita da coleção permanente.  Vale a pena ir ao 6º andar para ver a vista maravilhosa da cidade.  É aí também que tem um lindo restaurante.

Imagem: http://pictify.com/user/Pompidou

O Musée des Arts et Métiers (60 Rue Réaumur, 3º arrondissement) nota bem Pamela, é o modo de mostrar a esta geração de pimpolhos que existia vida antes da internet (será?).  Tem coleções de câmeras de filmar, televisões, carros, prensas, instrumentos científicos todos antigos.  Estes ajudam a explicar a comunicação em massa e contam a história da revolução industrial.  Período o qual, na minha opinião, tem que ser entendido para que possamos explicar quase tudo que acontece nas nossas vidas hoje, tanto tecnicamente quanto socialmente.

Imagem: http://traveltoeat.com

Quanto a monumentos importantes em Paris, a catedral de Notre Dame é a que Pamela sugere para levar crianças, e ela tem razão.  Não só seus lindos vitrais deslumbram, mas fica em uma região gostosa da cidade onde dá para passear.  Ela bem lembra que no domingo das 8 às 19 tem a feira de flores e passarinhos na Place Louis Lépine bem ao lado.

Notre Dame

Jardins:

Tuileries

Tuileries com o museu do Louvre no fundo

Os jardins Tuileries (Place da la Concorde 1º arrondissement) e Luxembourg (6º arrondissement) são a pedida para a criançada.  O segundo, inclusive, tem um área a pagamento para crianças com banheiro, passeios em pony e barcos a vela de brinquedo no lago central. Tem até um show de marionetes todos os dias às 16 e nos fins de semana às 11 e 16 (é em fancês).  O Tuileries fica entre o maravilhoso obelisco de Luxor na praça de la Concorde e a pirâmide de I. M. Pei do Louvre (veja abaixo), ambas bacanérrimas para mostrar às crianças.

O obelisca de Luxor na Place de la Concorde

Eu também sugiro o Palais Royale, a pirâmide do Louvre e o teto da Galeries Lafayette!! (Cliquem no nome para ver o post)

Um dos pátios do Palais Royale

Vista da pirâmide do Louvre pelo Café Marly

Vista no teto do Galeries Lafayette

Dicas com crianças em Paris:

O artigo continua dizendo que o transporte público é ótimo e que com carrinhos de bebé é melhor usar ônibus.

Todos os cafés com mesinhas na rua fazem sanduíches (inclusive os deliciosos croque monsieur) e omeletes que são sempre favoritos com a criançada.

Existem banheiros públicos gratuitos pela cidade em forma de quiosque.  Um adulto deve entrar com a criança e lembre de levar lenços úmidos! 😉

Ela tem toda razão quando diz para evitar a subida à Torre Eiffel (muita gente e fila) preferindo observá-la de baixo.

—————————————————

Para mais dicas de Paris, colocar “Paris” na busca do blog acima à direita!  Mas só para dar o gostinho, ESTE post é bem bacana!

Exit mobile version