moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O Essencial Costanza Pascolato: making of por Alessandra Blocker

Essencial Costanza Pascolato

A reedição do livro O Essencial Costanza Pascolato, atualizado e renovado já está nas bancas!! Aqui Alessandra Blocker, editora e minha irmã, conta um pouco do making of do livro.

A linda e editora do livro, Alessandra Blocker

Making of: O Essencial

Já fazia tempo que vinha ensaiando fazer uma nova edição do primeiro livro da Mamisa, que na época virou bestseller imediato e aclamado por todos. Mas o projeto gráfico estava perdido, muitas das fotos ultrapassadas e as outras que ainda estavam atuais não tinham arquivo digital. Teria de fazer tudo de novo, o que daria um trabalhão, além de custar uma fortuna!

Por isso acabei deixando o projeto de lado, lançamos o Confidencial, um livro mais autoral, com fotos de família, muitas delas feitas pela minha irmã Consuelo. Mas todos sempre pediam um relançamento d’O Essencial. Uma editora parceira da Jaboticaba, a Sextante, tinha lançado A Parisiense com muito sucesso, achou que O Essencial poderia atingir um público semelhante e apostou numa co-edição. Esta parceria me deu a tranquilidade de que o livro seria bem distribuído e divulgado, então resolvi encarar o desafio!

Respirei fundo, e comecei a pensar no que fazer. Para me ajudar a atualizar o texto, a escolha era óbvia. Quem melhor do que minha irmã superfashionista Consuelo. Relemos o texto todo, sinalizamos o que estava datado, o que precisava de mais elaboração. A Consuelo me mandava os textos, eu editava e passávamos tudo para a Mamisa que dava o arremate final.

Faltava agora o mais difícil. Como conseguir produzir todas as fotos para o livro? Como encontrar um designer gráfico que pudesse dar uma cara moderna para este projeto? Mas, como dizem, quando nos empenhamos em um projeto, direcionamos nossa energia e o universo conspira em nosso favor.

Bem nesta época a mamisa lançou o site Costanzapascolato.com.br e sua página no Instagram, costanzapascolatobys2g. Uma luzinha se acendeu! Que tal usarmos a linguagem visual do site no livro? Algo mais jovem e dinâmico usando fotos de street style, misturando tipografias, muitas cores… A mamisa fez a ponte com a turma da Shop2Gether, que faz o site e da Cherry Plus, responsável pelo projeto gráfico. Foi amor à primeira vista! Aí todas as peças se encaixaram. A Shop2Gether foi supergraciosa, produziu todas as fotos, fez e refez até ficar tudo de acordo com o gosto da Mamisa, entrou em contato com as assessorias das principais marcas (Prada, Chanel, Hermès, Balenciaga, Burberry) para conseguir imagens daqueles produtos que tanto almejamos, também conseguiu da rioetc.com.br fotos bárbaras de street style. Fizemos várias reuniões entre Shop2Gether, Cherry Plus, mamisa, Sextante e Jaboticaba para acertarmos projeto gráfico e cronograma. Ufa! Parece fácil fazer um livro, né? Mas não é!

Tenho que dizer que também contamos com o “efeito Costanza Pascolato”. Ela tem uma mágica, uma energia, que consegue que tudo dê certo. É claro que trabalho não faltou, mas um pouco de ajuda Divina sempre vai bem! Rsrsrs.

O resultado está aí! Um livro contemporâneo, divertido e muito útil. Escolhemos uma modelo bem jovem para as aberturas de capítulos que se mistura com as modelos trinta, quarenta, cinquenta e setentonas que aparecem no texto. Isso, porque queríamos mostrar que estas dicas servem para mulheres de todas as idades. Acho que conseguimos. As fãs de Costanza sabem quem ela é, uma mulher que não esconde a idade. Além disso, achamos que a juventude também pode desfrutar da elegância.

Enfim, espero, de coração que vocês gostem! Aguardo pitacos para a próxima edição!

E aqui só algumas páginas que escolhi do livro para aguçar a curiosidade!!  Como sempre, é só clicar na imagem que ela aumenta para poder ler bem.

Tem dicas para casamento também!

A Alessandra também me mandou este ensaio de capa pela Cherry Plus com fotos de Gustavo Jácome que achei sensacional!!  Adorei o processo que Alessandra explica acima todo finalizado com a capa…e honestamente, por mais que A-DO-REI a capa, a outra com a foto “icônica” (óculos e cabelo) também é sensacional!  O que vocês acham?  Qual vocês escolheriam?

E a capa final!! Clicando na imagem, ela aumenta para poder ler…

O livro já está nas bancas!!!!!!

 

Para a compra do livro pela internet, é só clicar sobre o nome de uma destas livrarias on-line:

SARAIVA

LIVRARIA CULTURA

TRAVESSA

Exit mobile version