moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

O direito da escolha!…

DSC08539

Ao final de cada dia me pergunto se aquelas  24 horas foram bem vividas.  Detesto desperdício, e um dia mal vivido é o maior despedício de todos!

Nos últimos dias, se você vive neste planeta, deve ter visto a capa da Vanity Fair americana com Caitlyn Jenner.

Na entrevista, uma frase me chamou a atenção.  Ela diz: ” “Se eu estivesse no meu leito de morte e tivesse guardado esse segredo toda a minha vida e nunca tivesse feito nada sobre isso, eu pensaria: ‘Você jogou fora toda a sua vida. Você nunca lidou consigo mesmo ‘, e eu não quero que isso aconteça.”   Estas palavras vindo de uma pessoa que ganhou a medalha de ouro na Olimpíadas, casou-se três vezes e tem seis filhos!

Bruce Jenner nos anos 80

Mas apesar da presunta contradição, acho a sua atitude nobre, correta, justa!  Fiz um paralelo com o artigo que escrevi sobre ser velha no Brasil (AQUI) onde entendi que neste país não é ruim, mas errado ser velha!!  E fiquei pensando se estou ou não desperdiçando a minha vida…

O estar bem consigo mesmo, dentro da tua pele, tem muito mais a ver com a cabeça do que com o exterior.  Caitlyn ainda tem um pênis, mesmo sendo mulher.  (Existem regras  que estabelecem o quanto você tem que se transformar para se considerar de um ou do outro sexo.)  Bruce havia algo chamado de dyxphoria de gênero.  Ele nasceu homem apesar de ser mulher.  Mas isto não afetava a sua sexualidade.  E Caitlyn decidiu ficar com um pênis.  (Estudos aconselham esperar um ano depois da transformação antes de decidir quanto a este último aspecto.)

As fotos de Caitlyn Jenner por Annie Leibowitz para a Vanity Fair são lindíssimas!

Esta é a minha favorita

É interessante notar o quanto hoje ser transgender é mais aceito.  Vejam só a capa da Time do ano passado com a atriz transgender, Laverne Cox, do seriado Orange is the New Black onde a revista diz ser esta a nova batalha de direitos civis.

Ou também no fato que a universidade onde minha filha vai o ano que vem nos USA tem entre seus cursos o Gay, Lesbian and Transgender Studies.   Existem ao redor de 700,000 transgenders nos Estados Unidos.  E hoje, através da internet, eles se comunicam e ajudam um ao outro na escolha de como lidar com as suas escolhas.  Tecnologia ajudou muito esta causa tanto com a web quanto com as operações que existem para ajudar na transformação física.

Mas para a minha ou a tua dificuldade, seja esta qual for, podemos usar a tecnologia?  Acredito que sim!  Mas de nada serve sem a determinação e sem sabermos o que queremos.  O poder da NOSSA escolha tem que vir junto com a ciência do que queremos.

A minha foto do outro dia de biquini foi emblemática para mim.

Eu sempre tive vergonha de tirar a bendita saída de banho.  Assim que ela desaparecia, era um tal de segurar a barriga para dentro.  Mas o outro dia, na frente de todos aqueles homens lindos e outras mulheres mais magras do que eu, me senti bem e não segurei a barriga para dentro.  Tive sim que me “transformar”.  Quis perder quilos com o #ouvaiouracha.  Mas a tecnologia ajudou.  Sabemos comer melhor e existem pastilhas naturais que ajudam a metabolizar gordura e carboidratos de forma mais eficiente.  Apesar da minha pele ser mais velhusca, nunca me senti tão bem nela!!  Ao ponto de ter que entender que cheguei à minha meta 2 quilos mais pesada do que queria.

Para mim, este é o poder da minha escolha.  Acredito que cada um de nós temos uma.  O importante é viver em contato consigo mesmo e entender o que queremos.  Claro que isto subentende não fazer mal a mais ninguém, que no caso de Bruce foi mais complicado por causa da 3 esposas e 6 filhos!!  E temos que estar cientes de mais uma coisa, o processo nunca termina…

Caitlyn diz finalmente não ter mais mentiras.  Bem, isto o tempo vai avaliar.  Quem não tem?!!!  Mas certamente o peso de uma sua grande mentira ela não carrega mais.

E não quis terminar este artigo só com o meu relato.  Pedi a alguém que respeito muito, Patrício Bisso, qual foi a sua realidade, e o que é o poder da escolha na sua opinião. (deixei os erros de ortografia por refletirem o seu maravilhoso sotaque argentino!)

Patricio Bisso

Quando eu tinha uns onze-doze anos, queria ser mulher. Não era nada sexual, isso nem passava pela minha cabessa. Mas eu gostava de vestidos, fazer teatrinho com as bonecas, desenhar, ler, qualquer coisa menos jogar futebol. Tinha convencido ao meu pai, que nesse carnaval ia sair de “hippie”. Na verdade tinha acabado de assistir “O Mágico de Oz”, e estava encantado com a Judy Garland. Deixava o meu cabelo crescer, para (escondido, é claro) fazer essas duas maria-chiquinhas que a Dorothy usava. Um dia o meu pai entrou de sopetao no banheiro, e quando me viu com aquele penteado, me mandou CORRENDO para o barbeiro, que passou a sua máquina ZERO nas minhas lindas madeixas. 

Com o tempo fui aprendendo que não precisa ser mulher para usar lindos vestidos, e o teatrinho de bonecas, acabou virando teatro na vida real. O meu problema estava resolvido. Mas vemos cada vez mais, pessoas que não estão satisfeitas com o sexo que figura na sua partida de nascimento. Tem pessoas muito conhecidas, que acabam virando capa de revista e apresentadoras de televisão. Mas fico pensando que deve ter MILHÕES de outras, que a gente não conhece. Para cada filha de Angelina Jolie que quer ser rapaz, deve ter um monte de outras que não tiveram a sorte de ter uma mãe “MODERNA” …
O mundo atual pode ter um monte de defeitos, cada vez mais, ou pelo menos antigamente não ficávamos sabendo de tantos podres. E embora paressa divertido ver a Caitlyn-Bruce saindo na capa da Vanity Fair, pensemos um pouco em como ele deve ter sofrido estes anos todos. E como se ainda isto fosse pouco, fez parte do Klan-Kardashian, o que garantiria várias re-encarnassões livres de karma. As pessoas parecem esquecer que esta figura folclórica já foi um medalhista olímpico, e não é para qualquer um levar uma medalha de ouro. E ainda por cima, ficou razoavelmente bonita na sua nova fase. Conhesso MUITAS que perderiam feio nas Olimpíadas do Sex-Appeal …
Laerte não desenha pior pelo fato de usar um vestido. Uma das maiores estrelas atualmente na Argentina, nasceu homem, mas se casou, teve dois filhos que ela adora (o esperma era do marido), tem RG com o seu nome de mulher, e é dona de uma língua ferina, que faz com que cada vez que aparessa na TV, alguma coisa acontessa. Se por um lado, a hipocrisia é cada vez maior, temos que agradecer que estamos sendo testemunhas de uma revira-volta geral. Quer usar um vestido …? Use. Quer por um terno …? Ponha. Quer aparecer pelado …? bem, aí já são outros quinhentos …

Patricio como Olga del Volga, sexóloga Russa com Anouk Aimée (não parece com a Costanza?!!)

Obrigada Patricio!!

Exit mobile version