moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Museo das Obras do Duomo!

Fomos visitar o Museo del Duomo que foi restaurado divinamente!

Fomos visitar o Museo del Duomo que foi restaurado divinamente!

O Duomo de Florença é algo de magnífico!!   Seu tamanho, proporção e beleza seduzem e sua posição na cidade impõe!  Nem se imagina o quanto é necessário para mantê-lo e a estrutura ao redor.  Falo um pouco disto neste post incrível AQUI que mostra o laboratório onde restauram e criam as peças de mármore para o Duomo.  Um pequeno segredo maravilhoso!

Bem, também existe um museu que tutela algumas das peças mais importantes do Duomo, Battistero e Campanile, o complexo das três estruturas da praça.   Ele acaba de passar por uma enorme reforma e reabriu as portas menos de um mês atrás.

O restauro ficou lindo e elegantíssimo!!  É todo moderno contrastando com as peças do renascimento.  Se vierem a Florença, não deixem de ir!! É incrível!!!!  Fica na praça bem atrás do Duomo.
Piazza del Duomo 9

No site do Duomo AQUI, encontrei essa explicação perfeita:

Dia 29 de outubro de 2015 irá abrir as portas da maior concentração de esculturas monumentais de Florença: estátuas e relevos medievais e renascentistas em mármore, bronze e prata dos maiores artistas da época. Obras-primas que, na maioria dos casos, foram feitas para o exterior e interior das estruturas de igrejas que ainda estão na frente do museu: o Batistério de San Giovanni, a Catedral de Santa Maria del Fiore e Campanile de Giotto. A missão especial do Museo dell’Opera del Duomo é de fato para apresentar adequadamente as obras feitas para estes edifícios que constituem em conjunto o que hoje é chamado de Il Grande Museo del Duomo.

Um verdadeiro museu no Museu, uma concentração de fé, arte e história que é única no mundo porque tem suas raízes na cultura ocidental. Uma área de cerca de 6.000 metros quadrados divididos em 25 quartos e dispõe de 3 andares, organizado em uma maneira espetacular e expõe obras primas únicas para o mundo apresentadas pela primeira vez,  da forma fiél  para a qual foram criadas.

Para explicar a árdua tarefa confiada ao novo museu é o seu Director Artístico, Timothy Verdon, neste curta-metragem.

Desculpem, não tinha subtítulos em Português.   Se não conseguir abrir, por favor cliquem AQUI.

Vejam a nossa visita!

A tarde já começou linda!!

Os preços para o horário, por favor ver o site abaixo que por sinal está lindíssimo!

Museo dell’Opera del Duomo

A Isabella, amiga de Saint Tropez e dona da melhor loja de bijoux Chanel vintage do mundo, estava em Florença e veio conosco. Ela trouxe o seu amigo professor. Estas são as placas originais da porta do Battistero por Lorenzo Ghiberti de 1403. São consideradas uma das obras mais importantes do Renascimento. Até meados dos anos 60 ficavam fora. Mas na enchente de 1966, elas se destacaram da porta com a força da lama. Por milagre, todas ficaram presas no portão que as separavam do público! Desde 1990 estão neste museu e agora encontraram uma exposição maravilhosa!

Vejam a loja de peças vintage Chanel de Isabella AQUI.

Um dos grandes mistérios do Duomo é como o construiram com a tecnologia da época. Eles tentam explicar mais aqui!

Não deixem de visitar o terraço no último andar!

Os responsáveis por este projeto são Monsignor Timothy Verdon, historiador e diretor do museu desde 2011, em colaboração com os arquitetos Florentinos Adolfo Natalini, Piero Guicciardini e Marco Magni.

Depois fomos jantar no 13 Gobbi e ainda fomos tomar um drinque no novo Il Locale.  Vejam o vídeo abaixo!  Se uniu a nós Caterina Zangrando e seu namorado Alvise. Vejam mais sobre o que faz Caterina AQUI.

No Il Locale para encerrar a noite, também com a Caterina Zangrando!  Estou usando um seu bracelete.

Fotos Roberto Leone

O Snap da noite!

Se não conseguir ver o vídeo, por favor clique AQUI.

Um artigo sensacional que explica tudo é este AQUI do New York Times.

Exit mobile version