moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Marrocos: Volubilis

Volubilis

Entre Fez e Meknes, encontramos as ruínas de Volubilis.  Esta foi a maior cidade do império Romano no norte da África entre 40 AD e 270 AD.

No caminho a Volubilis de Fez, paramos neste ponto para tirar fotos dos lagos. Camisa COS (nova), calça Prada (velha), cinto Marroquinho (ulta-novo) e as minhas amigas Rondini!

Hoje, protegida pela UNESCO, Volubilis está no processo de restauro (sofreu muito com o mesmo terremoto que destruiu Lisboa no início de 1700).  Ela pode ser visitada e existem, in loco, vários guias que falam tantas línguas.

Nós tivemos a sorte de estar lá num dia lindíssimo.

Cliquem na imagem para ver o panorama completo.

Na cidade moravam 20,000 pessoas!

A arquitetura imponente revela uma civilização sofisticada, preocupada com a estética e prazer.

Guglielmo se divertiu tirando fotos de todos nós…

A via central continha as várias lojas. Suas portas eram em cedro, madeira da área, que escorriam sobre as pedras. Vimos os sinais!

Os lindos mosaicos não estragam a céu aberto por serem feitos com pedras naturalmente coloridas.

Roberto e euzinha…

O deslumbrante arco no final da rua central.

O grupo tirando fotos…

Os mosaicos faziam parte das salas mais importantes como a sala de jantar. Ao redor deles, existiam sofá-camas onde quase deitados comiam os Romanos.

Próximo à sala de jantar, ficava o “banheiro”. Os Romanos podiam se “sentar” em até dez pessoas e continuar aqui a conversa…. Também existe neste cômodo o “vomitarium” pois era usado comer, vomitar e voltar a comer…

O céu estava tão azul!!!

Também existiam banheiras a céu aberto com jardins ao redor onde várias pessoas relaxavam juntos!…

O grupo!

Dando uma de estátua…

…mas o Guglielmo que estava tirando as fotos disse que eu parecia mais estátua egípcia…então perguntei o que parecia esta estátua… rssss!

Na saída da cidade, um adeus…

Paramos para fazer um piquenique. Trouxemos os nossos sanduíches pois não tinha muito o que comer. Lembrem que no Marrocos não existe carne de porco e nem alcoól.

Até amanhã com mais Marrocos para vocês! bjs

Exit mobile version