moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Londres: Serpentine Gallery Summer Pavilion 2013 por Sou Fujimoto

O Summer Pavilion de 2013 é do arquiteto japones Sou Fujimoto

O Summer Pavilion de 2013 é do arquiteto japones Sou Fujimoto

(lembrem que se clicar duas vezes nas imagens elas aumentam)

Faz 13 verões que a Serpentine Gallery comissiona um arquiteto, ou time de design que nunca construiu na Inglaterra, e os convida para criar um pavilhão temporário. Eles tem 6 meses do momento que são convidados para desenvolver o conceito e construir a obra exatamente no mesmo lugar a cada ano.

(Também fiz um post sobre a obra do ano passado AQUI.)

Este ano o vencedor é o arquiteto japonês Sou Fujimoto. Eu achei lindíssimo!!

Aqui está a descrição dos diretores do projeto, Julia Peyton-Jones, Director, and Hans Ulrich Obrist:

“Amplamente reconhecido como um dos mais importantes arquitetos de fama mundial, Sou Fujimoto é de uma geração interessante de artistas que estão reinventando a nossa relação com o ambiente construído. Inspirado por estruturas orgânicas, como a floresta, o ninho e a caverna, os edifícios de Fujimoto habitam um espaço entre natureza e artificialidade.

Ocupando cerca de 350 metros quadrados de gramado na frente da Galeria Serpentine, a delicada, estrutura de treliça e postes de aço com 20 milímetros tem uma aparência leve e semi-transparente que lhe permiti de mimetisar como uma nuvem na paisagem e no cenário clássico da ala leste da Galeria. Concebida como um espaço social flexível, multi-purpose – com um café da Fortnum & Mason situado no interior – os visitantes são incentivados a entrar e interagir com o Pavilhão de maneiras diferentes ao longo dos quatro meses em que a estrutura estará no Kensington Gardens, em Londres.”

Tem um café no interior (que já estava fechando quando chegamos) da Fortnum & Mason

Sou Fujimoto diz:

“Para o Pavilhão de 2013 proponho uma paisagem arquitetônica: um terreno transparente, que incentiva a pessoa a interagir e explorar de diversas maneiras. Dentro do contexto pastoral de Kensington Gardens, preví a vegetação entrelaçada com uma geometria construída. Uma nova forma de ambiente é criado, onde fundir o natural e o artificial, não apenas de forma arquitetônica, nem exclusivamente natural, mas um encontro único dos dois.

O pavilhão é uma estrutura delicada, tridimensional, cada unidade do qual será constituído de barras de aço finos. Ele forma um anel irregular semi-transparente, protegendo ao mesmo tempo os visitantes dos elementos, permitindo-lhes continuar a fazer parte da paisagem. E de 350 metros quadrados e o Pavilhão tem duas entradas. Uma série de patamares irá fornecer áreas de assento que permitem que o pavilhão seja utilizado como um espaço social flexível, polivalente.

A qualidade delicada da estrutura, reforçada pela sua semi-transparência, cria uma forma geométrica, como uma nuvem, como se fosse névoa subindo. De certos pontos de vista, o Pavilhão parecer se fundir com a estrutura clássica da Galeria Serpentine, com os visitantes suspensos no espaço. ”

o teto

Flechas nos degraus incentivam a exploração

O pavilhão fica aberto diariamente das 10 às 18 e permanecerá até o dia 20 de Outubro.

Demais!!! Não acham?…

O dia estava lindo!!

 

Bom fim de semana!

Exit mobile version