moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Londres: Serpentine summer pavilion 2012….

Apesar que cheguei em Florença hoje, ainda tenho muito a mostrar de Londres, aguardem!!

Hoje vamos falar do Serpentine Gallery, galeria de arte moderna e contemporânea que fica dentro do Hyde Park.

A galeria de arte moderna e contemporânea, Serpentine Gallery, fica no Hyde Park e está aberta diariamente das 10 às 18 com entrada gratuíta.

Estava um dia lindo e fresquinho na semana passada.  As nuvens carregadas de chuva, deixavam o sol transparecer de vez em quando, criando uma luz maravilhosa!  Decidimos ir visitar o Summer Pavilion do Serpentine Gallery dentro do Hyde Park.

A cada verão dos últimos 12 anos, um arquiteto, ou time de design, que nunca construiu algo na Inglaterra, é convidado pela galeria para criar um pavilhão temporário.  Eles tem 6 meses do para desenvolver o conceito e construir a obra.

Nomes gigantes como Niemeyer, Gehry, Koolhaas, Hadid, Nouvel já parteciparam deste projeto.  Este ano o estúdio suiço Herzog & de Meuron se uniram com o artista chinês Ai Weiwei para dar existência ao pavilhão.  Porém tudo foi diferente desta vez. O estúdio é o mesmo que criou o incrível Tate Modern Museum em Londres e o pavilhão, ao invés de inventar e construir sobre o espaço, que é sempre o mesmo, escavou um buraco e foi buscar as relíquias das estruturas anteriores.  Recriaram as suas formas em cortiça e cobriram tudo com um espelho de água para integrar o tudo.  Este vídeo do ótimo jornal inglês, The Guardian, explica tudo muito bem.


Tudo é feito de cortiça.

A explicação dos arquitetos suíços.

Um pouco da história do pavilhão.

Mas não só disto é feito o Serpentine.  No momento, está terminando uma exposição de obras da Yoko Ono.  Passamos por o que ela chama de Wish Trees.  Baseado em uma tradição japonesa, você amarra o teu desejo nos ramos destas plantas que os cantam aos ventos.  A primeira vez que o fez foi em 1996 e desde então, ela incluí esta obra ao redor de suas exposições.  O Roberto e eu paramos para colocar os nossos desejos…e ler o dos outros…

Folhetinhos ficam disponíveis para cada um que quiser escrever o seu desejo e amarrar nestas árvores.

O que vocês acham que desejei?

Este foi o meu favorito!!

Exit mobile version