moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Londres…sempre abre os olhos e a alma

SONY DSCPor que volto sempre a Londres?  Porque com cada visita ela me ensina algo de importante que levo comigo para sempre.  E as coisas acontecem quase que por acaso…  Pude constatar isto nos primeiros dois dias que estivemos aqui em Londres.

Fomos assistir a uma peça de sucesso aqui, o Great Britain.

A peça mostra a redação de um tabloid paper (não sei como se traduz, são os jornais que trazem fofocas diariamente, seria tablóide?) e o desenrolar de uma estória que leva a várias mortes.  É baseada em uma estória verdadeira.  Tem uma superfície cômica, mas o tempo todo sentimos algo de perturbador por trás.

Nisto, quase no final, a protagonista vem à borda do palco e fala conosco, o público.  Olhando nos nossos olhos ela acusa a todos de cúmplices.  Pois só por nossa sede de notícias daquelas que vão no mais íntimo e sombrio das vidas alheias, nos saciamos… por um dia… e o dia seguinte mais histórias tem que ser produzidas.  Essa, diz a personagem, é a razão pela qual ela teve que fazer o que fez… Maquiavélico?…

Fiquei atônita…

Dia seguinte.

Vamos ao Victoria and Albert Museum

No lobby do Victoria and Albert Museum em Londres

Esta obra de vidro é do americano Dale Chihuly do qual falamos AQUI.

Linda foto do Roberto Leone. Eu na frente da ala de arte antiga Romana e do renascimento.

Estas quatro peças do século XV, italianas e alemãs, trípticos em madeira, são de uma beleza comovente e incrivelmente bem expostos.

No fim de semana, o museu tem cantos didático e lúdicos para crianças…

…bem na frente do famoso pátio interno com jardim, fontes e coffee house…

Também tem um restaurante que também às vezes tem música ao vivo…

Fomos para ver uma pequena exposição incrível… Daquelas que chamo eye-opener (abre-olhos).  É a Disobediente Objects (objetos desobedientes).  Fala de objetos que foram criados no mundo afora durante protestas e demonstrações.  Mostra claramente a incrível engenhosidade da mente humana, especialmente em momentos de necessidade e poucos meios.  Nunca me passou em mente o quanto engenho fosse necessário em demonstrações!!

Entre os vários objetos, muitos incríveis e fascinantes.

“Se você veio só para me ajudar, pode voltar para casa. Mas se você considera a minha luta como parte da tua luta de sobrevivência, então talvez possamos trabalhar juntos.”

Uma máscara anti gás lacrimogêneo feita com uma garrafa de plástico usada em Instambul em 2013!!

Um vídeogame onde para vencer tem que escravizar pessoas e outras coisas horríveis para sensibilizar a população às condições dos trabalhadores em alguns países.

“Será que mulheres tem que estar nuas para entrar no museu Met.?”  Demonstração contra o fato que em museus, menos de 4% dos artistas na área de arte moderna são mulheres, mas 70% dos nus são femininos.

As demonstradoras usam máscaras  de gorilas e disseram “você não sabe o que pode sair da tua boca quando você está usando uma máscara de macaco!!”

BLO: Organização de Libertação da Barbie.  Demonstradores compraram Barbies e Kens e trocaram a voz de um pelo outro para sensibilizar quanto a estereótipos, antes de devolvê-las às lojas.  Várias crianças na época ficaram bem confusas!!

Cartazes com capas de livros para evitar a destruição de bibliotecas. Quando os policiais agrediam os demonstradores, agrediam os livros diretamente!

Veículos nas demonstrações…

Panfletos com instruções de alguns dos “objetos desobedientes” para levar para casa.

No meio de tudo isto tinha um vídeo que me tocou!

O momento “pizzada” (ou Eureka) quando uma idéia ou conceito mexe profundamente contigo…

Nele, um demonstrador comenta como sem as pessoas que se movem para defender uma idéia, um lugar, algo ou um direito, o mundo seria um lugar muito diferente!!  Quase me dei um tapa na cara!!!  Como é possível que eu nunca tivesse entendido o quanto o conjunto de pessoas como as suffragettes, Ghandi, Martin Luther King e por aí vai, tivesse moldado a minha vida?!??!!!!  O mundo onde vivo!!!  É muita complacência  a minha!!!!…  A mesma que permite tablóides e seus jornalistas com poucos escrúpulos e muita ambição a continuar cavando na vida alheia ao ponto de destruir algumas…

O que diz isto tudo do mundo de hoje?  Ou do ser humano?…  O que vocês acham?

Exit mobile version