moda | estilo | viagens | afins | Consuelo Blocker

Genderless, unisex… WHAT?!!?! Prada SS 16 masculino

Meu look favorito do desfile da Prada masculino desta semana.  Adoraria para mim!

Meu look favorito do desfile da Prada masculino desta semana. Adoraria para mim!

A moda é cíclica… e também se presta a várias formas de interpretação.  Como com qualquer tipo de expressão criativa, ela é analisada diferentemente por cada indivíduo.

Como trabalho neste ambiente há quase 30 anos e vivo nele a minha vida toda, o meu ponto de vista é quase científico.  Coloco uma coleção dentro do tempo e local, como qualquer quadro.  Tento entender de onde vem esta expressão do estilista e o que quis manifestar.  Também tento colocar dentro do zeitgeist do momento.  Ver se tem um significado dentro da história da marca e da era que estamos vivendo.  É por estas razões que achei o desfile masculino da Prada importante o suficiente para querer mencioná-lo entre tantos que acontecem nestes dias.

Como fizeram vários estilistas, Prada apresentou a proposta feminina junto com a masculina.  Só que enquanto passava pelas imagens, sem olhar as cabeças, às vezes não sabia se era um look masculino ou feminino!  Isto entra no que tem-se falado muito ultimamente, a moda genderless. Nela os gêneros não são bem definidos.  Nas vitrines da Gucci neste momento, é quase impossível definir se o look no manequim (que tem um rosto neutro) é masculino ou feminino… (A Gucci está com um estilista novo desde a última estação, Alessandro Michele, que propôs uma moda genderless).   Tenho dificuldade de explicar a diferença entre o genderless de hoje e o unisex dos hippies dos anos 60.  Mas acredito que este último é uma manifestação cultural, e o de agora, mais uma afetação, uma busca de uma estética nova… Uma sexualidade que está mais na cabeça e na atitude do que na roupa.   Mas que AMEI os looks, tanto femininos quanto masculinos, da Prada, AMEI!  Achei chiques e adoraria ter vários!!!  Até mais os dos meninos que das meninas!  Olhem só!

Já o desfile da Gucci, achei muito decorado, muito fantasiado.  Não gostei tanto.

 

Fotos Style.com

No International New York Times, o Guy Trebay escreveu umas coisas que achei muito bem ditas:

“At the core of Ms. Prada’s perverse brilliance has always been her ability to flout the conventions of taste even as she recasts them…. She was falling in line with he new ambisexuality, a trend that motivated the venerable English department store Selfridges to merge its men0s and women’s sections onto three unisex floors this spring.”

Tradução: “No fundo do brilhantismo perverso da Sra. Prada sempre esteve a sua capacidade de desrespeitar as convenções do gosto, mesmo quando ela o reformula…. [Neste desfile] Ela entra na linha da nova ambissexualidade, uma tendência que levou o venerável loja inglesa de departamentos Selfridges a fundir suas seções masculinas e femininas de moda em três níveis unissex nesta primavera”.

Bem temazinho meio polêmico!! Louca para ver o que vocês acham…

Exit mobile version